Informações

Link de acesso 29/09/23: https://meet.google.com/acb-tjvs-ikb

Link de acesso 30/09 8:00 às 17h: https://meet.google.com/zon-xkgv-hyy

PROGRAMAÇÃO DIA 30/09: Mini-auditório da Uncisal

08h30-09h45 Palestra - Bioética, sigilosidade e segurança digital na medicina

Ministrante:

Dra. Rosamaria Rodrigues Gomes (Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Título de Especialista em Clínica Médica pela AMB/Sociedade Brasileira de Clínica Médica, é Mestre pelo programa de Mestrado Profissional em Pesquisa em Saúde do Centro Universitário CESMAC, com ênfase em Docência em Medicina e Odontologia, Doutorado em Bioética em andamento na Universidade do Porto e possui especialização na área de Ciências Humanas em Moderna Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS. Atualmente é professora titular do Centro Universitário CESMAC no módulo de Bioética, coordenadora geral do internato médico e atua como médica na área de clínica médica/urgência e emergência). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8152845551552800.

10h – 10h50 Mesa redonda - Expectativas e visões de graduandos sobre a medicina do futuro

Artur Bruno Silva Gomes - Acadêmico de medicina na UNIMA Afya (Online).

Moderação

Dr. Fernando Antonio Pedrosa Fidelis

Me. Matheus Bittencourt Cardozo

11h às 12h -Tópicos transversais de telessaúde: Mesa Redonda

Telenfermagem - Perspectivas para o uso da telenfermagem em prol da gestão de doenças crônicas

Dra. Karol Fireman de Farias

Telenutrição - Importância da telenutrição durante a pandemia de COVID-19 e perspectivas futuras

Jorge Vilmar dos Santos Netto

Almoço e networking

30/09/2023 (TARDE) - Minicurso imersivo de telemedicina e telessaúde

13h - 13h50 | Breve história e modalidades de telemedicina

Matheus Bittencourt Cardozo

14h – 14:50 | Teleanamnese, telepropedêutica e humanização do atendimento remoto

Giovanna Soares Nutels (Médica alagoana residente do 2° ano de Oftalmologia (R2) no Hospital da PUC-Campinas. Graduada em Medicina em 2021, com bolsa de estudos integral pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e premiada com Diploma de Honra ao Mérito por 3ª maior média da turma de Medicina na Universidade de Marília. Autora de capítulo, na área de Bioética, no livro "Novos direitos na contemporaneidade" - UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências. Teve artigos completos publicados em periódicos indexados nacionais e internacionalmente. Pesquisadora Bolsista no Programa de Iniciação Científica da Universidade de Marília na área de Educação Médica (2018-2019) e na área de Bioquímica/Estresse Oxidativo (2020-2021). Pesquisadora Voluntária em dois projetos no Programa de Iniciação Científica da Universidade de Marília (2020-2021).

15h - 15h30 | O teleatendimento na prática: simulação realística

Giovanna Soares Nutels

15h35 – 16h15 | Gestão híbrida de doenças crônicas e o case das feridas vasculares

Guilherme Brandão Benjamin Pitta

16h - 16h50 | Desenvolvimento sustentável, iniquidades e saúde planetária: por que a telemedicina é essencial?

Dr. Enrique Falceto de Barros

17h – 17h30 | Conferência e solenidade de encerramento

Moderadores e comentaristas

Dr. Gilmer Brito Silva

---------------------------------

Durante a pandemia de COVID-19, a necessidade de isolamento social e restrições circulalórias, clínicas e consultórios de profissionais médicos foram inesperadamente fechados, exigindo a busca por meios alternativos para a a continuidade do atendimento à população.

Com a ascensão e o crescente desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), a telemedicina, que corresponde a prática da assistência e o cuidado em saúde com a adoção de instrumentos tecnológicos, tornou a se popularizar de modo exponencial em diversos países, incuindo o Brasil, sobretudo, nos eixos Sul-Sudeste.

Porém, uma indagação se faz presente mediante à constatação de levantamento estatístico executado pelo Dr. Chao Lung Wen, chefe da disciplina de telemedicina na Universidade de Paulo: das mais de 350 escolas médicas brasileiras, menos de 20 delas disponibilizam uma disciplina para o ensino teórico e prático da referida temática na graduação, o equivalente a cerca de 5% das faculdades de medicina nacionais.

Ademais, temáticas como o uso da robótica, da inteligência artificial, de wearables com enfoque no cuidado e no acompanhamento de dados de saúde de pacientes têm transformado a maneira como se pratica a medicina, de uma prática pontual à possibilidade de acompanhar o paciente de forma continuada com o uso de tecnologias que permitem a conexão remota e um acompanhamento híbrido de um paciente.

Com o tema "Ensino acadêmico e a prática médica conectada", o 1° Congresso de Telemedicina e Inovação Tecnológica, promovido pela Universidade Estadual de CIências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), propõe uma experiência única e inédita para estudantes, docentes, coordenadores, servidores e demais públicos que tornem a participar desse evento pioneiro na cidade de Maceió, incluindo desde a participação em palestras com especialistas locais, nacionais e ininternacionais, a interação em mesas redondas com profissionais de referência até um minicurso imersivo de telemedicina com uma médica alagoana residente de Oftalmologia em São Paulo.

Você é o(a) nosso(a) convidado(a) para esse evento imperdível de três dias em uma universidade que instiga e promove uma educação inovadora para a formação das próximas gerações de médicos e profissionais de saúde no estado de Alagoas.

Bem vindo(a) ao 1° Congresso de Telemedicina e Inovação Tecnológica na UNCISAL!

Conteúdo do curso

O conteúdo do curso ainda não está disponível

Carregando área de inscrição

Instrutores

Saiba mais

Chao Lung Wen

Saiba mais

Paulo Schor

Saiba mais

Alexandre Chater Taleb

Saiba mais

Gustavo Borges de Mendonça

Saiba mais

Guilherme Brandão Benjamin Pitta

Saiba mais

Aline Lutz de Araújo

Saiba mais

Thiago Gonçalves dos Santos Martins

Saiba mais

Rosamaria Rodrigues Gomes

Saiba mais

Giovanna Soares Nutels

Saiba mais

Karol Fireman de Farias

Saiba mais

Hevany Braga de Albuquerque

Saiba mais

Enrique Falceto de Barros

Saiba mais

Matheus Bittencourt Cardozo

UNCISAL

Realização
• Universidade Estadual de Ciências da Saúde

Comissão Organizadora
• Fernando Antonio Pedrosa Fidelis - Presidente de honra;
• Guilherme Brandão Benjamin Pitta - Vice-presidente e coordenador docente;
• Matheus Bittencourt Cardozo - Coordenador geral;
• Léa Jenifer Cordeiro - Coordenadora discente;
• Letícia Melo Moreira - Coordenadora profissional;
• Júlia Carvalho de Miranda - Membro da organização;
• Fernanda Cardoso - Membro da organização;
• Jorge Vilmar Netto - Membro da organização;
• Nathaly dos Santos Nobre - Membro da organização.

Apoio
• Centro Universitário de Maceió - Unima Afya.

Chao Lung Wen

Universidade de São Paulo (USP)


Chefe da disciplina de Telemedicina na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTMS);

Doutor em Informática médica e livre-docente pela USP. Líder de grupo de pesquisa em Telemedicina, Educação Digital e Saúde Conectada. Membro da Câmara Técnica de Informática e Saúde (2015 - 2021) e Comissão de Análise da Resolução de Telemedicina (2.227/2018) do CFM (2019-2021).

Responsável pelo Curso de Telemedicina pelo Departamento de Patologia, para Pós-Graduação Estrito Senso (8 créditos - MPT-5740), Orientador pelo programa de Pós-Graduação da Patologia da Faculdade de Medicina da USP. 

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Telemedicina e Telessaúde Integrada, Educação Digital Metacognitiva, Metodologias Ativas Digitais, Teleassistência, Objetos de Aprendizagem, Moradias Inteligentes, Saúde Conectada 5.0 e Pesquisa Multicentrica). 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9404581635835762.

Paulo Schor

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP)


Médico oftalmologista e cirurgião atuante, formado pela FMRP-USP. Concluiu sua Residência Médica em Oftalmologia em 1991 na mesma instituição, e seu Mestrado (1995), Doutorado (1997) e Livre Docência (2003) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Realizou parte de seu Doutoramento na Harvard Medical School e Massachusetts Institute of Technology, onde também foi Professor Visitante (2012).

Atualmente, é professor associado livre docente da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, foi Diretor da Agência de Inovação e Chefe do seu Departamento de Oftalmologia. É professor colaborador da Faculdade de Medicina Einstein e Coordenador Adjunto de Pesquisa para Inovação da FAPESP. Publicou 150 artigos completos em periódicos especializados com mais de 1300 citações e Fator H = 23, além de mais de 375 trabalhos e participações em eventos.

Possui 50 capítulos de livros e 1 livro publicado. Participou do desenvolvimento de 21 produtos tecnológicos, 25 processos ou técnicas inovadoras, 7 softwares (sendo 3 registrados), além de ter obtido 5 patentes.

É mentor, consultor e fundador de empresas nascentes na área tecnológica (start-ups). Atua como conselheiro de empresas filantrópicas e de capital fechado na área da saúde, acumulando mais de 30 anos de experiência em conselhos de órgãos colegiados da administração pública estadual e federal. É 
bolsista de produtividade em Desenvolvimento Tecnológica e Extensão Inovadora do CNPq nível A, e tem como linhas de desenvolvimento e pesquisa o Design Médico, Bioengenharia, Óptica Fisiológica, Cirurgia Refrativa e Percepção Visual.

Fundou e coordena o grupo multidisciplinar de inovação aberta MedHacker.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3542867700396961.

Alexandre Chater Taleb

Universidade Federal de Goiás (UFG)


Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (1997) 
e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2009), com foco em Telemedicina. 
Atualmente é professor da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade 
Federal de Goiás, coordenador do NUTTs (Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da FMUFG), médico 
oftalmologista e coordenador do setor de neuro-oftalmologia do Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos 
e chefe do serviço de neuro-oftalmologia do Centro de Referência em Oftalmologia do Hospital das 
Clínicas UFG. Membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, membro titular da Sociedade 
Brasileira de Retina e Vítreo e tesoureiro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (2007-2010), 
membro titular da Sociedade Brasileira de Adminstração Em Oftalmologia, membro internacional -
American Academy of Ophthalmology e membro sócio - Pan-American Association of Ophthalmology. 
Membro do conselho deliberativo da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás. Investigador 
principal do Hospital de Olhos de Aparecida de Goiânia/GO, diretor técnico do Hospital de Olhos de 
Aparecida de Goiânia/GO, direitor administrativo do Centro de Referência em Oftalmologia do Hospital 
das Clínicas UFG . Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Oftalmologia, atuando 
principalmente nos seguintes temas: telemedicina e teleoftalmologia, oftalmologia comunitária, 
campanhas de saúde, saúde ocular, neuro-oftalmologia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3191620401627150

Gustavo Borges de Mendonça

Santa Casa de Misericórdia de Maceió


Médico urologista formado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde (UNCISAL), com residência médica em Urologia pela PUC-Campinas e Cirurgia Geral pelo Hospital Guilherme Álvaro. Mestre em Fisiopatologia clínica e chefe do serviço de Cirurgia Robótica na Santa Casa de Misericórdia de Maceió). Lattes:http://lattes.cnpq.br/0954752026693569

Guilherme Brandão Benjamin Pitta

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)


Graduação em Medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas, pós-graduação latu-sensu, mestrado e doutorado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio na Universidade de Leipzig (Alemanha). Pesquisador colaborador do laboratório de Medicina Regenerativa da Universidade de Leipzig.

Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e Professor da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.

Atualmente, é Chefe do Centro de Medicina Diagnóstica e Intervencionista (CMDI) do Hospital Memorial Arthur Ramos (HMAR) em Maceió/Alagoas, Professor Adjunto da (UNCISAL), tutor da liga acadêmica vascular (UNCISAL), da liga acadêmica de saúde coletiva (UFAL), Professor titular do CESMAC - curso de medicina, tutor da liga LANGIO (Liga acadêmica de angiorradiologia do CESMAC). 

Orientador do mestrado e doutorado do programa em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (MPBiotec) e orientador do doutorado em Biotecnologia - Rede Nordeste de Biotecnologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em cirurgia endovascular e Medicina Regenerativa nas linhas de pesquisa em diabetes mellitus, neuropatia diabética, manufatura aditiva, próteses vasculares e endovasculares, reação endotelial e proliferação miointimal). 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9858155599901879. 

Foco: Teleacompanhamento de pacientes com feridas vasculares e pé diabético em Alagoas.

Aline Lutz de Araújo

Segmed


Graduação em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), residência em Oftalmologia no Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre (2007), Mestrados em Patologia da córnea e superfície ocular e em Doenças vasculares e inflamatórias da retina no Institut UniversitariBarraquer / Universitat Autònoma de Barcelona (2009). Realizou fellowships em Córnea e Doenças Externas (2010) e em Lentes de Contato e Refração (2010) no Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP. Principais atuações profissionais no Instituto de Oftalmologia de Porto Alegre e na Clínica Lentecor, na preceptoria da residência médica do Hospital Banco de Olhos, e no Telessaúde-UFRGS, onde foi responsável pelo programa TeleOftalmo. Atualmente cursa o Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Oftalmologia e Ciências Visuais na UNIFESP. Atua como diretora médica sênior na Segmed, startup no Vale do Silício que trabalha com imagens médicas para o desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4758501555157372.

Thiago Gonçalves dos Santos Martins

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)


Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Residência em oftalmologia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo e Universidade de Coimbra. Professor Adjunto A de oftalmologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Macaé.

Médico do Departamento de Oftalmologia do Hospital Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE). Médico do departamento de oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Médico do departamento de oftalmologia do Hospital Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM). Médico do departamento de oftalmologia do Hospital Vila Nova Cachoeirinha.

Estágios no Massachussets Institute of Technology (MIT) Media Lab e no setor de glaucoma e córnea no Massachussets Eye and Ear. Estágio de pesquisa na Augenklinik da Ludwig MAximilians-Universitat Munchen.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7906327075872528.

Foco: O telediagnóstico de pacientes com doenças oculares e avanços tecnológicos.

Rosamaria Rodrigues Gomes

CESMAC


Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Título de Especialista em Clínica Médica pela AMB/Sociedade Brasileira de Clínica Médica, é Mestre pelo programa de Mestrado Profissional em Pesquisa em Saúde do Centro Universitário CESMAC, com ênfase em Docência em Medicina e Odontologia, Doutorado em Bioética em andamento na Universidade do Porto e possui especialização na área de Ciências Humanas em Moderna Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS. Atualmente é professora titular do Centro Universitário CESMAC no módulo de Bioética, coordenadora geral do internato médico e atua como médica na área de clínica médica/urgência e emergência).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8152845551552800.

Giovanna Soares Nutels

Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)


Médica alagoana residente do 2° ano de Oftalmologia (R2) no Hospital da PUC-Campinas. Graduada em Medicina em 2021, com bolsa de estudos integral pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e premiada com Diploma de Honra ao Mérito por 3ª maior média da turma de Medicina na Universidade de Marília. Autora de capítulo, na área de Bioética, no livro "Novos direitos na contemporaneidade" - UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências. Teve artigos completos publicados em periódicos indexados nacionais e internacionalmente. Pesquisadora Bolsista no Programa de Iniciação Científica da Universidade de Marília na área de Educação Médica (2018-2019) e na área de Bioquímica/Estresse Oxidativo (2020-2021). Pesquisadora Voluntária em dois projetos no Programa de Iniciação Científica da Universidade de Marília (2020-2021).

Lattes: 
http://lattes.cnpq.br/6786752271453775.

Karol Fireman de Farias

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)


Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia 
(RENORBIO) - ponto focal UFPE – na área de Biotecnologia em Saúde. Mestra em Ciências da Saúde 
pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do ICBS-UFAL. Especialização em Saúde 
Coletiva pela Universidade Gama Filho. Especialização em Processos Educacionais na Saúde, com 
ênfase em facilitação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem pelo Instituto Sírio-Libanês de 
Ensino e Pesquisa (IEP). Graduada em Enfermagem Bacharelado (CESMAC/FEJAL) e Química 
Licenciatura plena (UNEAL). Professora com dedicação exclusiva na Universidade Federal de Alagoas 
(UFAL). Coordenadora do Laboratório de Inovação e Tecnologia em Saúde (LITS) e Vice-coordenadora 
do Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica (LABMEG). Atualmente desenvolve 
pesquisas relacionadas à ensaios clínicos, câncer do colo do útero, infecções sexualmente transmissíveis, 
saúde do trabalhador rural, transtornos mentais, biomarcadores imunológicos e genéticos, fitoterápicos 
e plantas medicinais, biotecnologia em saúde, urgência e emergência, diagnósticos e intervenções de 
enfermagem, histopatologia, revisões sistemáticas e meta-análises, revisões patentárias, escrita de 
patentes e modelos de utilidade, desenvolvimento de aplicativos móveis para a saúde, Propriedade 
Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, tecnologias educacionais e educação a 
distância.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7216243653437641.

Hevany Braga de Albuquerque

Psicologia


Possui graduação em Psicologia e Letras Português -
Inglês) pelo Centro Universitário CESMAC. Servidora efetiva da SECRETARIA DE ESTADO DA 
FAZENDA DO ESTADO DE ALAGOAS.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9991641517012566.

Enrique Falceto de Barros

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)


Médico de família e comunidade e gestor de inovações e equidades em saúde da Pasta de Trabalho de Meio Ambiente da Organização Mundial de Médicos de família (WONCA). Doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e docente da Universidade FEEVALE; membro do Clinicians for PlanetaryHealth da Escola de Saúde Pública da Harvard University e Membro do Grupo de Estudos de Saúde Planetária do Instituto de Estudos Avançados da Universidade São Paulo (IEA/USP). Conselheiro da Health and Harmony. Revisor da Revista Brasileira de Medicina de Família, Journal of Rural and Remote Health, British Medical Journal e Journal of Family Practice). 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1956836672548703.

Matheus Bittencourt Cardozo

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)


Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e cursista de Formação docente em Telemedicina pela Universidade de São Paulo (USP).

Master of Business Administration (MBA) em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 e especialista em Psicologia Positiva, Ciência do bem-estar e Autorrealização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do 
Sul (PUC-RS). Graduado em Administração pelo Centro Universitário de Maceió (Unima Afya) com extensão em Meio 
Ambiente e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Gestor de planejamento em saúde - Gestão de Compras - do Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso (CEDIM) na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Fundador e líder das áreas de Gestão, Direito e Tecnologia no Grupo Acadêmico-Profissional de Telessaúde, Inovação e Sustentabilidade - GAPTIS.

Possui 2 (duas) patentes depositadas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), decorrente de pesquisas e atividades desempenhadas entre a graduação e a MBA e, até o presente, 1 livro publicado pela Amazon.

É pesquisador, organizador e autor de livros e artigos com linha de pesquisa centrada na gestão estratégica da saúde no contexto alagoano e brasileiro, com ênfase em telessaúde, saúde digital e híbrida, inovação e sustentabilidade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2926140509633125.