O evento busca reunir, pela primeira vez na Bahia, cidadãos, empreendedores, especialistas, agentes públicos e pesquisadores interessados na agenda de dados abertos, novas tecnologias, inovação e modernização da administração pública.
Neste 1º Encontro, no dia 09 de maio de 2018 (quarta-feira), será realizado o lançamento do Índice de Dados Abertos da cidade de Salvador, uma iniciativa de parceiros locais – em conjunto com Open Knowledge Brasil (OKBR) e a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/DAPP).
Serão realizados debates e as seguintes mesas-redondas: Cidade, Governo e Sociedade. Nas mesas, ocorrerão apresentações para que os atores locais compartilhem suas experiências recentes e ações em andamento, reconhecendo a necessidade de promover a cultura de inovação na Bahia para a adoção dos dados abertos como referencial de tratamento das informações públicas.
O que são dados abertos?
Segundo a Open Knowledge, “dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito a, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria e compartilhar pela mesma licença”. Por sua vez, quando os dados são produzidos, coletados ou custodiados por autoridades públicas e disponibilizados em formato aberto, considera-se que são dados abertos governamentais.
O que é o Índice de Dados Abertos?
O Índice é um levantamento que serve como um importante instrumento para a sociedade avaliar o estado da transparência e dos dados abertos e também para construir uma estratégia e recomendações para os governos no sentido de identificar os pontos críticos para avançar nessa agenda.
Para mais informações, clique aqui, conteúdo da Open Knowledge Brasil.
O objetivo do Índice de Dados Abertos é avaliar o estado da política de dados abertos da cidade de Salvador, analisando as seguintes dimensões: finanças públicas, dados socioeconômicos, trasnporte público, atividades legislativos, informações geolocalizadas, indicadores ambientais, entre outras dimensões.
Qual o objetivo do Encontro?
O 1º Encontro de Dados Abertos do Estado da Bahia busca apresentar o conceito e o amplo ecossistema em torno dos dados abertos para engajar a sociedade baiana a produzir conhecimento, realizar o controle social e fomentar a criação de novos negócios através de visualizações e análises sobre os dados abertos e desenvolvimento de aplicativos.
O evento busca ampliar as iniciativas na Bahia em transparência, inovação e dados abertos. Trata-se de uma iniciativa sem fins lucrativos e apartidária. As inscrições, para um público esperado de 100 pessoas, são gratuitas e realizadas via internet, com emissão de Certificado.
Como submeter propostas de atividades?
Chamada aberta para PROPOSTAS DE ATIVIDADES. Clique aqui.