O Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas realizará nos dias 28, 29 e 30 de maio a Semana de Geografia. O evento já se tornou uma tradição entre os alunos e profissionais da área, sempre trazendo convidados de outras Universidades para as palestras e mesas-redondas.
Desta vez, elegemos o tema PAISAGEM como central para as discussões. A própria polissemia do termo remete à possibilidade dos mais diversos debates envolvendo profissionais de diversas áreas. Presente na Geografia desde suas origens mais remotas, o estudo, a descrição, a explicação, a compreensão e a representação da Paisagem permite que o profissional de Geografia tenha uma sólida formação para a interpretação do mundo.
De objeto a ser pintado a objeto a ser pensado, a Paisagem, do Renascimento aos dias atuais, exige sensibilidade para ser interpretada. De Humboldt e suas telas sobre o Monte Chimborazo, até Augustin Berque, com a proposição de superar o dualismo homem/matéria para compreender a paisagem, passando pelo pensamento geossistêmico de Georges Bertrand, a Paisagem hoje está muito além do simples olhar. Esta é a contribuição da Geografia para o significado da paisagem.
Para o evento, foram convidados os seguintes palestrantes: o Prof. Dr. Caio Amorim (UFPE), que fará a abertura com a palestra “Paisagem e Símbolo” e o Prof. Dr. Josué Costa (UNIR), que fará o encerramento com a palestra “Amazônia e a Paisagem cultural”.
Também participarão dos debates a Profa. Dra. Adorea Rebello da Cunha Albuquerque, Prof. Dr. Joao Cândido André da Silva Neto, a Prof. Dra. Amélia Regina Batista Nogueira, ambos do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFAM. O Prof. Dr. Gilton Mendes dos Santos, do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM.
O evento é realizado pelo Departamento de Geografia da UFAM e conta com o apoio da Fundação de Amparo de Pesquisa do Amazonas (FAPEAM).
O evento contará com submissão e apresentação de resumos simples. O período de submissão dos resumos será do dia 09.05.19 ao dia 26.05.19.
O resumo deverá ser enviado para o email: semageoufam2019@gmail.com
Modelo e normas do resumo: http://bit.ly/2WBALX6
Informações adicionais:
Local: Auditório Rio Solimões
Data: 28, 29 e 30 de maio de 2019 (Manhã, tarde e noite)
NOITE
Profa. Dra. Mircia Ribeiro Fortes (Chefe do DEGEOG)
Prof. Dr. Ricardo José Batista Nogueira (Coordenador do SEMAGEO)
AGB - Manaus
Paisagem e Simbolismo
Caio Augusto Amorim Maciel (Geografia – UFPE)
MANHÃ
O destino da paisagem amazônica
João Cândido André da Silva Neto (Geografia – UFAM)
Adorea Rebello da Cunha Albuquerque (Geografia – UFAM)
Representante do Greenpeace - Manaus (AM)
TARDE
Caio Augusto Amorim Maciel (Geografia – UFPE)
Josué da Costa Silva (Geografia – UNIR)
NOITE
Paisagem na cultura contemporânea
Josué da Costa Silva (Geografia – UNIR)
Amélia Regina Batista Nogueira (Geografia – UFAM)
Gilton Mendes dos Santos (Antropologia - UFAM)
MANHÃ
Avenida Rodrigo Otávio
Coroado, Manaus - AM
69067-005
Avenida Rodrigo Otávio
Coroado, Manaus - AM
69067-005
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Evento organizado pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1989), possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), sob orientação de José Grabois e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), sob orientação de Iná Elias de Castro, tendo realizado Doutorado-sanduíche na França (Université de Pau et des Pays de lAdour), sob orientação de Vincent Berdoulay. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Pernambuco, integrando o Programa de Pós-Graduação em Geografia. Coordena o Laboratório de estudos sobre Espaço, Cultura e Política (LECgeo), grupo de estudos interdisciplinar com foco em Geografia Humana, Social e Cultural fundado em 2008. Realizou estágio pós-doutoral financiado pela CAPES (2013-2014) na School of Global Studies da Universidade de Sussex, Reino Unido, com o professor Simon Rycroft, acerca de paisagem, natureza e representação. É sócio do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, desde 2013. Possui experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária e Cultural, e interesse nos temas: Geografia e audiovisual, Nordeste brasileiro, sertão, semiárido, plantation canavieira, retórica da paisagem, paisagem e fotografia, patrimonialização da paisagem e espaço público.
Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Geografia e Programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas, coordenador do Laboratório de Hidrogeografia, Climatologia e Análise Ambiental da Amazônia ? HidroGeo. Atua como gerente da Revista Geonorte UFAM. Possui graduação em Geografia pela UFMS/CPAQ (2005), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul CPAQ (2008) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente (2013) . Tem experiência na área de Geografia Física , com ênfase em Biogeografia, Geomorfologia, Cartografia, Sistemas de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento.
Professor Associado do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e coordenador do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI). Possui Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Ciência Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Estágio Pos-doutoral no Laboratoire de Anthropologie Social da Université de Nanterre (Paris X). Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM, desenvolve estudos e pesquisas sobre os grupos locais e práticas de manejo da floresta (relação gente-planta) e acompanha a produção de conhecimentos antropológicos por estudantes indígenas no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM.
Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas(1987), graduação pela Universidade Federal do Amazonas(1990), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo(1994) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo(2001). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Amazonas, Membro de corpo editorial da Revista Geograficidade, Membro de corpo editorial da Revista Atelier Geográfico, Membro de corpo editorial da Geografar: Revista Eletrônica do Programa de Pós-graduação em Geografia-UFP, Membro de corpo editorial da Revista de Ensino de Geografia, Membro de corpo editorial da Revista GeoNorte e Membro de comitê assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Cultural. Atuando principalmente nos seguintes temas:Mapa Mental percepção lugar mundo vivído, geograficidade.
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1994), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós Doutor pela Universidade Estadual de Londrina (2016). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Tem experiência com graduação e pós-graduação, tendo coordenado o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2004-2005) e o Programa de Pós Graduação em Geografia (2006-2010), ambos da Universidade Federal de Rondônia. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vidas e Culturas Amazônicas (GepCultura) que tem como ênfase os seguintes temas: Geografia Cultural, Desenvolvimento Regional, Cultura Amazônica, Amazônia, Populações Ribeirinhas, Populações Tradicionais.
Possui mestrado e Doutorado em Geografia Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998); (2006). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal do Amazonas, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente, erosão, diagnóstico ambiental, EIAS/RIMAS e Geografia Física. Atua como coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Federal do Amazonas. É membro do grupo de pesquisa em Geografia no Projeto Planejamento Integrado de Reservatórios em Hidrelétricas da Bacia Amazônica com apoio do FINEP, CNPq e MCT. Lidera dois grupos de pesquisa na área de Geografia Física da Amazônia.