O Simpósio de Educação em Direitos Humanos da UFVJM será realizado entre os dias 06 e 08 de novembro de 2019, tendo como tema “Educação, globalização, democracia e direitos humanos: atualidade e desafios”, em resposta aos desafios conjunturais. A proposta do evento será debater os desafios do cenário atual brasileiro e os objetivos do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos.
As oficinas, mesas e atividades programadas contemplam a valorização das discussões sobre educação para os direitos humanos, globalização, direitos sociais, violências institucionais, entre outras.
Este evento é organizado pelo Comitê Gestor em Direitos Humanos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
******************************************************************************************
Minicursos (Clique no link para se inscrever) :
*******************************************************************************************************************
Informações Importantes
HAVERÁ CERTIFICAÇÃO - COM CERTIFICADOS PARA MINICURSOS E PARA O EVENTO SEPARADAMENTE.
INSCREVA-SE JÁ E GARANTA SUA VAGA!
Inauguração do espaço de Leitura ' Silvio Diogo Lourenço dos Santos' Sessão Solene
Abertura Abertura · Profª Dra. Ana Catarina Perez Dias (UFVJM)
Intervenção Cultural - Bantos do Baú - Apresentação Artística
A Educação em Direitos Humanos no Brasil Palestra · Profª Dra. Maria de Nazaré Tavares Zenaide (UFPB)
Mesa-redonda – Globalização e direitos socais Mesa-redonda · Prof. Dr. Marivaldo Aparecido de Carvalho (UFVJM), Prof. Dr. Márcio Paschoino Lupatini (UFVJM), Profª Ms. Leila de Cássia Faria Alves (UFVJM)
Lançamento do documentário “Filhos da Put<3' (Coletivo REBU) Relato de Experiência
Intervenção Cultural/Apresentação Teatral Apresentação Artística
Democracia e Direitos Humanos: desafios para a América Latina Palestra · Prof. Dr. Solon Eduardo Annes Viola (Unisinos)
Lançamento do Livro “Histórias que vivi na História” - Autor: Nilmário Miranda Lançamento de Livro · Nilmário Miranda
Intervenção Cultural/Apresentação Teatral Apresentação Artística
Mesa-redonda - Violência Institucional e o Controle Social Mesa-redonda · Nilmário Miranda, Prof. Ms. Nacib Rachid Silva (FUMEC / OAB MG), Profª Ms. Silvana Lobo (Defensoria Pública de Minas Gerais), Profª. Dra. Vanessa Follmann Jurgenfeld (UFVJM)
Exposição Mulheres Reais - Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher do Alto Jequitinhonha Exposição
Lançamento do livro “A desconstrução do conhecimento na Educação do Campo” - Profa Leila de Cássia Faria Alves Lançamento de Livro · Profª Ms. Leila de Cássia Faria Alves (UFVJM)
No dia 06/11 no Anfiteatro do Campus 1 - Diamantina/MG a partir das 18:00h
Rua da Glória, 187
Centro, Diamantina - MG
39100000
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos no ensino superior, aberto à adesão das instituições de educação superior (IES) e de entidades apoiadoras (EAs).
O objetivo do pacto é superar a violência, o preconceito e a discriminação, e promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas IES. Seus comitês gestores, em todo o país, apresentam esse mesmo objetivo, como norteador dos seus trabalhos.
Para participar, a instituições de educação superior ou a entidade apoiadora deve assinar o Termo de Adesão ao Pacto, com o compromisso de desenvolver atividades de apoio à iniciativa entre os eixos de ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência.
O Comitê Gestor em Direitos Humanos da UFVJM, por livre adesão, foi instituído no segundo semestre de 2017, e busca efetivar as suas atribuições buscando por parcerias, internas e externas à UFVJM.
São membros do Comitê Gestor em Direitos Humanos da UFVJM:
Ana Catarina Perez Dias (presidente);
Rosana Passos Cambraia (vice-presidente);
Albér Carlos Alves Santos (representante TAE);
Cibele Fernandes (representante discente);
Gilmara Andra (representante discente);
Jean Carlo Laughton (representante TAE);
Leonel de Oliveira (representante docente do Campus do Mucuri);
Ludmilla Zaira Farnezi (representante TAE e secretária do CDH);
Mara Lúcia Ramalho (representante docente);
Marivaldo Aparecido de Carvalho (representante docente);
Ricardo Oliveira Brasil Costa (representante TAE);
Talisson Daniel Leite (representante discente);
Valéria Cristina Costa (representante docente Campus do Mucuri).
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1980), mestrado em Serviço Social área de Concentração em Politicas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1986). Especialista em Saúde Pública e Psicologia Social. Doutorado em Educação, Linha de Pesquisa em Politicas Educacionais, pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa da Pedagogia Paulo Freire (GEPPF/UFPB) e do Grupo de Pesquisa Memória, Política e Direitos humanos (CCHLA/UFPB). É membro da Comissão Municipal da Verdade de João Pessoa e da Comissão da Comissão da Verdade da UFPB. Atuou como membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos de2003-2018. É membro da Comissão de Direitos Humanos, do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e da Comissão Gestora do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos no âmbito da UFPB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos e politicas Públicas, educação em direitos humanos, educação popular e direitos humanos, memória e verdade, violência social e escolar, segurança cidadã e direitos humanos.
Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (1992), mestrado em Alimentos e Nutrição, área de concentração Ciências Nutricionais, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2000) e doutorado em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo - USP (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Alimentação de Coletividades, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, atuando na valorização da cultura alimentar/patrimônio imaterial e Educação em Direitos Humanos.
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (2000), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor-adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Coordenador do Grupo de Estudos de Crítica da Economia Política (GECEP), Membro da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP), da Sociedad Latinoamericana de Economía Política y Pensamiento Critico (SEPLA) e pesquisador associado do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx/UFF). Participou da Diretoria da SEP entre 2016 e 2018. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crítica da Economia Política e Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria do valor, processo de produção capitalista, desenvolvimento das forças produtivas, capital fictício, capital financeiro, mundialização do capital, crises do capital.
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), graduação em licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena e estudos de população rural; atuando principalmente nos seguintes temas: natureza; cultura; identidade; resistência, educação, natureza/cultura e teoria-antropológica. É professor no programa de pós graduação Stricto sensu, mestrado profissional em saúde, sociedade & ambiente, na FCBS/UFVJM, e do Mestrado Acadêmico Estudos Rurais PPGER na FIH/UFVJM. Desenvolve estudos e extensão universitária com populações tradicionais e rurais. Coordenador do grupo de pesquisa GEPIMG, desenvolvendo pesquisas junto aos povos indígenas de Minas Gerais e especificamente com os Maxakali e os Pataxó e Pankararu.
Professora Assistente do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e Licenciada em Ciências/Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atuou como professora no curso de Matemática da Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha e na Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM, onde coordenou o curso de Ciências da Natureza e Matemática e ministrou disciplinas ligadas às áreas das ciências humanas e ciências exatas. Interessa-se, sobretudo, pelos seguintes temas: formação de professores, educação do campo, educação matemática, transdisciplinaridade, etnomatemática, desconstrução, combate às desigualdades sociais e epistêmicas, movimentos sociais, direitos humanos e educação emancipatória. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Literatura, Artes e Saberes e coordenadora do projeto Nos trilhos do conhecimento: diálogo entre a arte e a ciência, a memória e a tecnologia.
Graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Sociologia com ênfase em Sociologia da Educação e, também, em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, cidadania, movimentos sociais, educação e práticas pedagógicas.
O mineiro Nilmário Miranda tem muitas histórias para contar. Nas últimas décadas, participou de momentos históricos de Minas e do país. Várias vezes deputado estadual e federal, foi o primeiro titular do Ministério dos Direitos Humanos e, em seu estado, criou e assumiu a mesma pasta. É sobre essas e outras histórias dentro da História que ele fala neste livro cheio de revelações. Nilmário faz um balanço dos avanços e retrocessos das conquistas sociais no Brasil, sobretudo a partir da Constituição “cidadã” de 1988. Destaca a contribuição do PT e de outros partidos de esquerda na redução das desigualdades e da injustiça, mas não deixa de reconhecer erros políticos desses grupos, o que contribuiu para “o golpe parlamentar de 2016”. Nilmário aponta os estragos do “governo ilegítimo”, como “a erosão do Estado Democrático de Direito” e o “desmanche das conquistas sociais”. No entanto, ele não perde a esperança no retorno do pleno Estado de Direito com um novo governo comprometido com a maioria dos brasileiros.
Mestre em Direito (Ciências Penais) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Coordenadora e professora do Curso de Direito da Universidade FUMEC, em Belo Horizonte/MG. Defensora Pública de Minas Gerais, lotada na Justiça Militar estadual. Diretora Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/MG.
MESTRE Pela Universidade FUMEC - Instituições Sociais, Direito e Democracia (2017); ESPECIALISTA em Direito Civil pela PUC-Minas (2004); BACHAREL em Direito pela Faculdades Milton Campos (1997) . Atualmente é professor auxiliar da Universidade FUMEC, lecionando Ética Geral e Profissional no Curso de Direito e Intervenções Psicológicas em Contextos Jurídicos, no Curso de Psicologia. É sócio-fundador - Consultório Jurídico Rachid Silva, atuando em ÉTICA PROFISSIONAL DA ADVOCACIA, DIREITO DE FAMÍLIA E DIREITO DAS SUCESSÕES.
Doutora em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Desenvolvimento Econômico pela mesma instituição. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Atualmente é professora na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e membro do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Econômico Brasileiro (GEDEB-UFVJM).
Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006), mestrado (2009) e doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013). Realizou pós-doutorado em Física na Universidade de São Paulo e em Ciências: Física de Materiais na UFOP. Atualmente é professor de magistério superior da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri na qual coordena o curso de Engenharia de Materiais. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Espectroscopia, Química de Materiais, Química de Produtos Naturais e Materiais Poliméricos.
Graduada em Nutrição: Universidade Federal de Viçosa (1988); mestrado em Gerontologia Social: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005); Doutorado em Ciências Sociais: Antropologia (2013). Professora do Departamento de Nutrição e dos Mestrados: em Saúde, Sociedade e Ambiente; e em Estudos Rurais. Foi Diretora de Cultura da UFVJM (03/12 a 06/14). Áreas de interesse: antropologia e história da alimentação e nutrição, gerontologia, saúde coletiva, segurança alimentar e nutricional.
Possui graduação em Direito (2008) PUC Minas. Possui Pós graduação Lato Sensu em Ciências Criminais (2009) pela Universidade Cândido Mendes - RJ. Mestrado em Direito Processual (2015) PUC Minas com ênfase na linha de pesquisa o processo na construção do Estado Democrático de Direito. Foi pesquisador no Núcleo Jurídico de Políticas Públicas( NUJUP). Foi Professor Direito Processual Penal na PUC Minas,Campus Serro.É Professor.Direito Penal na FAC- Curvelo , Foi Professor de Direito Penal da PMMG .É membro do Instituto Ciências Penais( ICP). Delegado de Prerrogativas da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas( ABRACRIM) no Vale do Jequitinhonha.Autor do livro A Adequação da Investigação policial ao processo penal democrático.Advogado Criminalista no Escritório VIEIRA e ROCHA advogados).
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestrado em História Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutorado em Desenvolvimento Econômico, na área de concentração de História Econômica, pela UNICAMP. Atualmente é Professor Adjunto III do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Coordenador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Econômico Brasileiro (GEDEB) na mesma Instituição e Professor Colaborador no Programa de Pó-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade (PPGTAS) do ICET/UFVJM. Tem experiência na área de História Econômica, Economia Brasileira e Desenvolvimento Socioeconômico.
Advogado sócio-proprietário do escritório ABM Advogados; Presidente da 12ª Subseção da OAB/MG. Graduado em Direito e pós-graduado em Direito Processual pela Universidade do Estado de Minas Gerais; Mestre em Saúde, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri de Diamantina/MG, linha de pesquisa educação, cultura e saúde; Membro/Pesquisador da Comissão Estadual da Verdade Sobre a Escravidão Negra e Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo da OAB/MG; Professor convidado do curso de especialização em Educação em Direitos Humanos da UFVJM.
Possui graduação em Serviço Social pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é docente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri. Tem experiência na área de Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, ensino superior, arte-educação e direitos sociais.