CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA
1.1 Antes da Missa
a) Aos fiéis que estão enfermos ou possuem algum sintoma do COVID-19, ou que pertencem ao chamado grupo de risco, pedimos que não participem da Missa presencialmente. O Arcebispo, com a autoridade de Sucessor dos Apóstolos, os dispensou de cumprir o preceito dominical e os convida à leitura orante da Palavra de Deus e ao acompanhamento da transmissão das celebrações pelos meios de comunicação social. Em nossa Paróquia continuaremos com a transmissão da Missa diária, às 17h, pelo canal do YouTube, PNSCandelariaNatal , e nos domingos e solenidades teremos também a transmissão pelo Facebook, PNSCandelariaNatal .
b) Os fiéis que se enquadrarem na situação descrita no item anterior poderão receber a comunhão em suas casas recorrendo ao serviço dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, na medida do possível, devendo observar-se as mesmas regras de higienização da Comunhão na Missa Dominical. Para solicitar este serviço poderão utilizar-se do whatsapp paroquial (99221-3924) ou do e-mail (secretaria@paroquiadecandelaria.com.br). A secretaria paroquial encaminhará as solicitações à coordenação dos Ministros que verá a possibilidade de atendimento e dará as respostas e providências necessárias.
c) Aos pais, pede-se que compreendam que não é adequado, no momento, a participação das crianças na celebração da Santa Missa. Visando manter a segurança das mesmas, por precaução, recomenda-se que elas fiquem em casa. Aos que têm dificuldades para deixar as crianças resguardadas e protegidas em casa, alertamos que, só poderão estar no recinto da Igreja, as crianças menores de um ano, as quais ficarão todo o tempo no colo dos seus genitores, em espaço reservado para tal, além das crianças maiores de sete anos, que sentarão em um dos lugares sinalizados, junto aos genitores, não sendo permitido o deslocamento dentro da Igreja, devendo sempre utilizar a máscara durante toda a celebração. Não serão disponibilizados locais apropriados para possíveis trocas de fraldas, pois o trocador estará interditado neste período.
d) Serão afixados, em locais bem visíveis, cartazes com as regras de higiene e de distanciamento. Será também providenciado um vídeo de divulgação de todas as normas e horários constantes nestas orientações. Esta missão ficará a cargo da Pastoral da Comunicação.
e) A entrada na Igreja se dará unicamente pela porta central e os inscritos deverão portar algum tipo de comprovação de sua inscrição para evitar transtorno na acolhida.
f) A saída da Igreja se dará unicamente pelas portas laterais, de modo a evitar que as pessoas se cruzem.
g) Trinta minutos antes dos horários previstos para as celebrações (diariamente às 17h, neste primeiro momento), as portas de entrada da Igreja, claramente identificáveis, estarão abertas para evitar que quem chegue tenha que tocar nos puxadores ou maçanetas.
h) Antes de entrar na Igreja, os fiéis devem higienizar as mãos com álcool em gel 70%. A Paróquia disponibilizará os meios necessários e a equipe de acolhida verificará que todos, sem exceção, higienizem as mãos.
i) A permissão para entrada na Igreja fica condicionada ao uso de máscara, a qual só poderá ser retirada no momento de receber a sagrada Comunhão, devendo ser recolocada logo em seguida.
j) Ao entrarem na Igreja os fiéis deverão passar pelos tapetes sanitizantes que serão disponibilizados pela Paróquia.
k) Deve-se respeitar a distância mínima de segurança entre os fiéis de modo que cada fiel disponha de um espaço mínimo de 5m². Para garantir que as distâncias necessárias sejam respeitadas a Equipe de Acolhida poderá criar medidas adequadas.
l) Recomenda-se que os fiéis tenham consigo álcool gel 70% para uma eventual necessidade durante a Missa, bem como sua própria garrafinha com água, uma vez que neste primeiro momento o bebedouro externo permanecerá fechado para evitar aglomeração e obedecermos aos protocolos de segurança. Também ficará indisponível, pelos mesmos motivos, o banheiro externo próximo à entrada da secretaria.
1.2. Durante a Missa
a) Os fiéis devem ocupar os lugares sinalizados, mantendo as distâncias estabelecidas, sob a orientação da equipe de acolhida.
b) Não é permitido o uso de ventilação mecânica como ventiladores.
c) A celebração acontecerá com o número necessário de ministros a fim de que possa haver mais possibilidade de participação dos fiéis.
d) Não haverá folha de cânticos nem se distribuirão os folhetos litúrgicos. Orienta-se que aqueles que puderem e quiserem acompanhar a celebração da Santa Missa portem o livro Deus Conosco que pode ser adquirido na Secretaria da Paróquia.
e) Não haverá coletas no momento da apresentação das oferendas. Os gasofilácios e outros meios serão colocados nas portas de saída sob os cuidados da equipe de acolhida, observando-se os critérios de segurança.
f) O Pai-nosso seja rezado sem dar-se as mãos.
g) O gesto de paz, que é facultativo, continua suspenso.
h) No momento da Comunhão, os fiéis devem respeitar o distanciamento através das distâncias marcadas no pavimento da Igreja. As máscaras, que serão retiradas para o momento da comunhão, não devem ser deixadas sobre os assentos.
i) O diálogo individual da Comunhão (“Corpo de Cristo – Amém”) será pronunciado de forma coletiva depois da resposta “Senhor, eu não sou digno...” distribuindo-se a Eucaristia em silêncio.
j) A Comunhão será dada unicamente nas mãos e o fiel fará a devida reverência e comungará em frente ao Ministro.
1.3 Depois da Missa
a) Ao início da bênção final a Equipe de Acolhida desobstruirá as portas de saída. Esta mesma equipe fixará uma ordem de saída respeitando as regras de distanciamento e evitando aglomerações no ambiente lateral da Igreja. Esta ordem de saída será anunciada pelo Presidente da celebração de maneira a evitar transtornos.
Após a Missa, os funcionários da Paróquia procedam ao arejamento da Igreja durante pelo menos 30 minutos e os pontos de contato sejam cuidadosamente higienizados.