Simpósios temáticos

Confira o Currículo Lattes e também as ementas dos Simpósios Temáticos.

ST 1 - Relações de gênero, feminismo e história das mulheres

Coordenação: Ma. Zuleide Maria Matulle (UNESPAR) e Gabriela Sperb (UDESC)

Ementa: Este Simpósio Temático focaliza pesquisas na área de história das mulheres e estudos de gênero em suas múltiplas articulações interseccionais, associando os conceitos de raça, classe, geração, identidade, sexualidade e religião. Incluí, também, perspectivas que problematizam os processos de naturalização e normatização, os quais, ao longo da História, marginalizaram as identidades transgênero e homossexuais. Dentre as possibilidades de problematização será possível debater: análises históricas que tenham as relações de gênero como objeto, revelando as desigualdades que permeiam não só a esfera pública, mas também a vida privada, bem como discussões sobre violência de gênero, feminicídio, trabalho, maternidade, corpo, movimentos sociais, direitos humanos, dentre outros.


ST 2 - História da família, infâncias e juventudes

Coordenação: Beatriz Bauer (UDESC) e Vanessa Marques (UDESC)

Ementa: Desde a década de 1950, as diferentes relações e práticas relativas aos arranjos familiares, ao gênero, às infâncias e às juventudes têm passado por transformações significativas no cenário brasileiro. Na virada do século XX para o XXI, consolidaram-se no Brasil, como campos de conhecimento, a História da Infância, a História das Mulheres e a História das Relações de Gênero. Impulsionadas pelo processo de redemocratização e pelas demandas sociais emergentes, as pesquisas em História e nas demais Ciências Sociais passaram a incorporar, em seus horizontes analíticos, sujeitos historicamente marginalizados. Silvia Arend (2022) observa que, ao priorizarem a análise dos sujeitos e de suas experiências, os pesquisadores das áreas mencionadas acabaram, em certa medida, reduzindo a ênfase nos debates sobre a História da Família. Esse movimento contribuiu para que esse campo, embora ainda relevante, ocupasse um espaço menos visível na historiografia recente. A História da Família, por sua vez, permanece como um campo fértil para a compreensão das formas pelas quais os vínculos familiares se constituem, se transformam e se relacionam com as estruturas sociais mais amplas. Ao recuperar essas experiências, esse campo contribui para uma leitura mais complexa e contextualizada das práticas sociais e das relações intergeracionais, estabelecendo diálogos produtivos com os estudos sobre infância, juventude e gênero. Dessa forma, serão acolhidos no Simpósio História da Família, Infâncias e Juventudes trabalhos que desenvolvam reflexões acerca das experiências históricas e sociais em que as fontes e/ou os sujeitos da pesquisa dialoguem com essas temáticas.


ST 3 - Corpos em movimento: perspectivas transterritoriais na escrita da História

Coordenação:  Me. Willian Costa (UDESC) e Ma. Lais Martendal (UDESC)

Ementa: A itinerância da teoria, como nos disse o intelectual palestino Edward Said, nos convida a pensar o fazer historiográfico a partir da perspectiva da circulação e produção de conhecimento nos diferentes espaços geopolíticos do nosso globo, de forma interligada, não universal e não fixa (tanto geográfica quanto temporalmente). Nesse sentido, as diferentes populações, grupos sociais ou indivíduos que se deslocam, ou que foram deslocados ao longo da história, trazem e produzem conhecimentos. Saberes esses gerados a partir do que se pode chamar de “corpo-político do conhecimento” - de Ramón Grosfoguel -, ou seja, do lugar social ocupado pelas pessoas no mundo. Nessa perspectiva, este simpósio tem por intuito refletir sobre trabalhos que constroem conhecimento histórico com, sobre ou a partir do diálogo com pessoas que são agentes históricas, inseridas em diferentes movimentos, tais como migrações, diásporas e movimentos sociais. As reflexões podem abranger questões como a constituição e manutenção de territórios, a construção e consolidação de identidades, bem como múltiplos processos históricos perpassados por aspectos do movimento humano no mundo e as implicações dele. Assim, serão aceitos trabalhos que abordem essas temáticas e que busquem ampliar o olhar sobre a própria produção do conhecimento histórico, ao refletir sobre esse processo a partir de diferentes teorias, escritas, artes, costumes e histórias.


ST 4 - Teoria(s) da História

Coordenação:  Me. Rodrigo Ferreira dos Reis (UDESC) e Alessandro Huf (UDESC)

Ementa: Este Simpósio Temático acolherá comunicações que abordem, teórica e historiograficamente, temas inseridos no campo da teoria da história. Um dos propósitos almejados é o de estabelecer diálogos com experiências históricas que envolvam as condições políticas, econômicas e culturais, que circunscrevem as dimensões de resistências, existências e vivências — estabelecendo parâmetros para imaginação temporal e espacial. Serão contempladas discussões que discutam a natureza do fazer histórico; história da historiografia; limites e desafios impostos à historiografia, pelas diferentes circunstâncias que afetam o ofício do historiador; as relações da história com tópicos como temporalidade, historicização, método, epistemologia, narrativas; entre outras demais temáticas que demonstram afinidade para com discussões teóricas da história.


ST 5 - História, Arte e Literatura

Coordenação: Ma. Bruna Andrade Benjamin de Souza (UDESC) e Me. Gustavo Machado da Silveira (UDESC)

Ementa: Como a arte se expressa? Como, e o que, as linguagens comunicam? Problemáticas como essa incitam reflexões e análises com materiais que, até boa parte do século XX, foram vistos como interesses de pesquisa de outras que não a História. Dessa forma, a História do Tempo Presente emerge em um período de renovação historiográfica no século XX, possibilitando que fontes, teóricos e agentes históricos de outras matrizes de conhecimento fossem utilizados na pesquisa. Por conseguinte, desenvolvem-se discussões acerca dos diversos tipos de Arte, entre elas, música, dança, pintura, escultura. Embora alguns sejam mais usuais e/ou legitimados que outros no meio acadêmico, todas as linguagens constituem-se como meios importantes para o estudo das subjetividades dos seus autores e/ou do contexto social a qual estão inseridos. Pensar a história por meio da arte e da literatura nos convida a refletir, discutir e compreender o que cabe à produção artística e literária em historicizar uma prática voltada à restauração de laços sociais, raciais e gênero, seja como testemunho crítico, linguagem poética, linguagem musical. Entendendo as operações artísticas aqui enquanto possibilidade de compreensão entre o estético, social e saberes que produzem conhecimentos. Podemos refletir então sobre questões não apenas artísticas mas epistêmicas, que nesse sentido, possibilitam este simpósio a receber trabalhos que discutem nos campos das artes e suas várias linguagens. Com isso são múltiplos os caminhos que podem ser trilhados neste processo.


ST 6 - História Antiga e Medieval

Coordenação: Prof. Dr. Filipe Nóe da Silva (UDESC) e Ma. Raisa Barbosa Wentelemn Sagredo (UFSC)

Ementa: O  Simpósio Temático 6 engloba pesquisas localizadas na Pré-Modernidade, porém não restritas a essa temporalidade. O objetivo do ST consiste em estabelecer conexões temporais e diálogos, a fim de enriquecer ainda mais os debates propostos no evento, agregando ao pensar em uma longa duração. A temática da 15ª Semana Acadêmica, de pensar possibilidades e figurações de futuros históricos, convida à construção, coletiva, de novos mundos e novas possibilidades ao trazermos uma mirada a partir do Sul Global para os temas abarcados na historiografia da Antiguidade e do Medievo, revelando novas perguntas e novas respostas para essa área do conhecimento histórico. Este espaço de compartilhamento entre pesquisadoras e pesquisadores se faz fundamental para fomentar, cada vez mais, as conexões geográficas, culturais, históricas e temporais, como análises de usos do passado e questões contemporâneas, que se entrelaçam nesses passados repletos de agoras.


ST 7 - História Pública, patrimônios e desafios da preservação a memória

Coordenação:  Ma. Ana Carolina Machado (UDESC) e Me. Nelson Barros da Silva Junior (UDESC)

Ementa: Este ST busca congregar trabalhos que abordem, a partir da intersecção entre a História Pública e o campo do patrimônio cultural, a memória como objeto de reflexão. O eixo é receptivo a pesquisas que dialogam sobre a memória e seus processos de construção, organização, salvaguarda, difusão, atualização e publicação, a partir de diferentes suportes e modos de elaboração. O ST pretende ser também um espaço privilegiado para discutir as memórias gestadas individual ou coletivamente, sobretudo aquelas construídas a partir da colaboração entre os historiadores, distintos sujeitos e grupos no e sobre o tempo presente. Por fim, buscamos também agregar investigações que explorem os processos de patrimonialização, monumentalização e musealização, entendidos como campos simbólicos de disputa em torno das narrativas, dos sentidos de pertencimento e das identidades no espaço público. Serão ainda bem vindos trabalhos que busquem refletir sobre as possibilidades e desafios éticos da preservação da memória do ponto de vista historiográfico, e que problematizam questões referentes ao acesso e trabalho com fontes pertencentes a acervos, centros de documentação e outros lugares de memória, sejam eles físicos ou não. 


ST 8 - Política, cultura e sociedade no Brasil contemporâneo

Coordenação: Me. Guilherme da Conceição Lima (UDESC) e Me. Kauê Pisetta Garcia (UDESC)

Ementa: Este simpósio tem como objetivo reunir trabalhos que analisem, sob diversas perspectivas teóricas e metodológicas, as dinâmicas políticas, culturais e sociais do Brasil contemporâneo. Busca-se promover discussões que explorem processos históricos recentes, debates públicos, manifestações culturais, movimentos sociais, políticas públicas e transformações econômicas, incentivando reflexões críticas sobre os desafios e complexidades da sociedade brasileira atual. O ST pretende aprofundar as análises sobre a realidade multifacetada do país, considerando suas nuances, contradições, problemáticas e conflitos. Serão especialmente bem-vindas pesquisas que abordem tensões do Brasil contemporâneo, como disputas políticas, relações civis-militares, mobilizações sociais, antagonismos estruturais, violência de Estado e outras questões centrais para a compreensão da sociedade brasileira no tempo presente


ST 9 - Ensino de História

Coordenação: Ma. Ana Claudia Vieira de Freitas (UDESC) e Francielli Kariny Monteiro Machado

Ementa: O Simpósio Temático propõe discutir a atualidade e relevância das pesquisas voltadas ao ensino de História, considerando suas conexões com as políticas públicas educacionais vigentes e seus impactos no cotidiano escolar. Busca-se refletir sobre o ensino de História como um campo que integra pesquisa e prática pedagógica, acolhendo estudos que investiguem os sentidos, desafios e potencialidades do ensino de História no Brasil, tanto na educação básica quanto em outros espaços formativos. Serão também recebidos trabalhos que analisem e discutam sobre as diretrizes legais, como a Lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos escolares, abrangendo redes públicas e privadas, do ensino fundamental ao médio. O espaço pretende fomentar o diálogo entre pesquisadores, docentes e estudantes, como aqueles vinculados ao estágio curricular obrigatório, ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e à Residência Pedagógica, bem como demais pesquisas acadêmicas sobre ensino de História, ampliando o debate sobre práticas, metodologias e perspectivas que fortaleçam o papel do ensino de História na formação cidadã e crítica.