Vamos discutir as contribuições do PPGCEM para o desenvolvimento de estratégias frente aos principais desafios da educação nas redes de ensino vizinhas ao programa entre Professores e Pós-graduandos em Ensino de Ciências e Matemática.
Para este primeiro encontro, escolhemos o tema: O Papel estratégico do PPGECM para o Ensino de Ciências e Matemática no Interior do Estado, para que deste modo possamos entender e propor caminhos integrativos para a universidade e a educação básica.
Pauta:
Abertura: Prof. Dilson Cavalcanti
Apresentação do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Apresentação dos Grupos de Pesquisa que fazem parte do PPGECM
Área de Atuação
Pesquisas em Andamento
Perspectivas (Próximos Projetos)
Relatos de Professores da Rede Pública de ensino dos municípios do Agreste e Sertão do Estado de Pernambuco, no intuito de compreender os problemas que estão sendo vivenciados.
Dialogo sobre o papel estratégico do PPGECM para o Ensino nos municípios do Agreste e Sertão.
Abrir para Considerações dos Ouvintes
Encerramento
Roda de Conversa - Entre Dialogos Roda de Conversa · Adriana Lúcia Amorim Santiago, José Dilson Beserra Cavalcanti, Katia Calligaris Rodrigues, Marcos Alexandre De Melo Barros
Os participantes receberão o Link para acesso no E-mail.
Data: 29/07/2020 às 19:00
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa Fenômenos Didáticos na Classe de Matemática (UFPE); Membro consultor da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Membro dos Conselhos Editoriais e/ou Conselhos de Avaliação dos periódicos nacionais: Perspectivas da Educação Matemática (UFMS); Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática (ReviSeM); EaD & Tecnologias Digitais na Educação (UFGD); Educação Matemática em Revista (SBEM); Revista Formação e Prática Docente; Revista Científica Eletrônica Ciências & Idéias; Revista Educação Matemática em Foco (UEPB). Membro dos Corpos Editorias e/ou Comissões de Avaliação dos periódicos internacionais: International Journal of Innovation and Research in Educational Sciences (IJIRES); Frontiers in Education (section Teacher Education); UNIÓN - Revista Iberoamericana de Educación Matemática. Membro da REPERES: REde (Réseau) de PEsquisa (de Recherche) sobre a RElação com o Saber (sur le RApport au Savoir); Membro (eleito para o período 2016-2019) do Comitê Editorial Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (CEN-SBEM); Líder fundador do Núcleo de Pesquisa Relação ao Saber-NUPERES; Diretor de Pesquisa do Instituto Internacional Despertando Vocações-IIDV; Editor-chefe do International Journal Education and Teaching (IJET).
Li?der do Grupo de Pesquisa Laborato?rio de Pesquisa e Pra?tica - Educac?a?o, Metodologias e Tecnologias - Educat. Membro da International Association for Mobile Learning. Vencedor do Pre?mio Desafio Munici?pio Inovador em Educac?a?o promovido pela Fundac?a?o Joaquim Nabuco - MEC (2017). Com experie?ncia em ensino de cie?ncias, metodologias ativas e inovadoras, tecnologias e educac?a?o, educac?a?o a dista?ncia online, abordagens de ensino e aprendizagem para educac?a?o profissional, formac?a?o do professor a dista?ncia, produc?a?o de material dida?tico para cursos a dista?ncia e modelagem de cursos a dista?ncia em diferentes suportes.
Atua na linha de pesquisa "Currículo e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática". Docente do Núcleo de Formação Docente, atua na formação de professores de Física, Química e Matemática do Centro Acadêmico do Agreste. Pós-doutorado desenvolvido junto ao Núcleo de Excelência em Nanofotônica e Biofotônica do Laboratório de Optoeletrônica e Fotônica do Departamento de Física da UFPE. Doutora em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba com enfase na biópsia ótica de estenose aórtica. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo com estudo de caracterização cristalina e magnética de ferrofluídos. Bacharel e Licenciada em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos.
Pedagoga, Especialista em Planejamento e Gestão Educacional, Chefe da Unidade de Acompanhamento dos Anos Finais e Ensino Médio da GRE Mata Centro onde atua na Criação e Execução de Itinerários de Formação Continuada.