TEMA

A cidade ainda é, contemporaneamente, um dos meios fundamentais de formatação da existência do homem. Os meios sociais mais abstratos e virtuais ainda encontram sua materialização nos espaços urbanos articulados pela cidade. Por este motivo, ela não é apenas um reflexo de diferentes modos de pensar e de viver, mas, para além, a cidade equaciona conflitos sociais, difunde estruturas culturais, posiciona os diferentes sujeitos no mundo e, por fim, abre e encerra possibilidades de transformação. Portanto, é imprescindível desenvolver um olhar crítico sobre essa realidade e seu constante processo de transformação, desvendando suas relações com os processos sociais, culturais, políticos e de ordenamento territorial.

Ademais, o ato de projetar, tanto a arquitetura quanto a cidade, tem um papel estratégico e tático nas ações de reestruturação dos territórios, das redes e das conexões que a cidade articula. Refletir criticamente sobre o papel da teoria, da história, da tecnologia, das preexistências e dos processos de projeto é o primeiro passo na construção de novas lógicas e novas possibilidades de ação sobre o território humano.

Nesse contexto, busca-se fomentar uma reflexão que atue criticamente, a partir de um universo amplo, sobre os processos e estratégias de projeto adotados em todas as escalas, suas representações e problemáticas. Busca-se ainda integrar e divulgar conhecimento que subsidie a prática profissional e políticas públicas urbanas, metropolitanas e regionais, ampliando a relação entre a academia e a práxis urbana.

O Seminário Nacional Pensando o Projeto, Pensando a Cidade, a se realizar nos dias 03, 04 e 05 de dezembro de 2018, através do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Projeto e Cidade (PPGPC), tem como objetivo integrar o debate presente no Programa com outras realidades do país, instituições de ensino e grupos de pesquisadores. Dessa forma, promove-se a discussão em torno do campo da arquitetura e do urbanismo, mas com enfoque nas possíveis interfaces com outras áreas do conhecimento.

Este evento objetiva dar continuidade às discussões e temáticas abordadas no 1º Seminário Nacional Pensando o Projeto Pensando a Cidade, realizado em setembro de 2016, assim como nos quatro Ciclos de Palestras Pensando o Projeto, Pensando a Cidade, ocorridos nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018. Promovidos pelo PPGPC, todos estes eventos contaram com a participação de professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino e programas de pós-graduação do país.

A proposta do Seminário é ampliar a discussão acadêmica dentro das linhas de pesquisa “Processos e Tecnologias de Projeto e Planejamento” e “História e Teoria da Arquitetura e da Cidade” do PPGPC, com chamada aberta para  apresentação de trabalhos acadêmicos de outras instituições de ensino. Acredita-se que assim o debate e a divulgação da produção científica acrescentarão maior relevância ao evento e contribuirão significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.

Dentre as atividades propostas estão as mesas redondas com pesquisadores de outras instituições que possuem trabalhos e reflexões convergentes aos eixos temáticos propostos. Como forma de ampliar essas discussões, haverá apresentação de trabalhos científicos de graduação e pós-graduação em diferentes sessões temáticas.

A proposta busca estruturar o Seminário de forma a possibilitar sua continuidade bianual, como um fato permanente e de grande relevância nacional. O evento apresentará a discussão de novos temas, novos enfoques, novas geografias e novas perspectivas ao ensino e às práticas profissionais. Dessa forma irá colaborar com o desenvolvimento da pesquisa e posicionar o Estado de Goiás no contexto nacional da produção de conhecimento e da formação de massa crítica na área de Arquitetura e Urbanismo.

Público-alvo: com caráter técnico–científico, o público-alvo é formado por estudantes de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Design, Geografia, Engenharias, História, Sociologia e demais áreas correlatas. E também por professores, pesquisadores, profissionais liberais, gestores públicos e representantes da sociedade civil organizada com atuação e/ou interesse nos eixos temáticos: História e Teoria da Arquitetura e da Cidade e Processos e Tecnologias de Projeto e Planejamento.