4ª Semana Sem Fronteiras

16 de agosto de 2021, 18h00 até 19 de agosto de 2021, 21h00

Evento online

Sobre

A Semana Sem Fronteiras é o evento realizado pelos Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Juiz de Fora (ESF-JF), direcionado a todos que acreditam em uma sociedade mais justa e igualitária, com foco no engajamento em questões socioambientais. Com o intuito de levar o propósito da ONG para cada vez mais pessoas, através de palestras e ambientes de debate, em 2021, o ESF-JF traz a 4ª Semana Sem Fronteiras, com o tema: Humanizar para Impactar, visando não apenas o desenvolvimento profissional dos participantes como também o crescimento humano e social de cada um.
Levamos você a pensar e a descobrir junto com a gente: “O que é SER humano para você?”

Com o propósito de humanizar mais a sociedade, todo o dinheiro arrecadado neste evento será destinado à revitalização da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla e/ou autismo. Com o valor arrecadado no evento, queremos transformar a sede da Apae em Juiz de Fora, localizada no bairro Santa Terezinha, tornando o ambiente mais humano e acolhedor para todos.
Venha você também Humanizar para Impactar!

Local do evento

Evento online
Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Palestrantes

  • Fernanda Camargo Salles

    Fernanda Camargo Salles - ESF-JF

    Estudante do oitavo período de Engenharia Civil na Universidade Federal de Juiz de Fora. É voluntária no ESF-JF desde 2019 e atualmente ocupa o cargo de Diretora Geral da ONG.

  • Igor Moreira

    Igor Moreira - Centro Cultural e Profissionalizante Amadeu Rossignoli - CCPAR

    Criado inicialmente como a Associação Juiz Forana de Hip Hop, o Centro Cultural se desenvolveu e deixou de ser um espaço focado apenas na cultura do hip hop e passou a ser um espaço artístico, cultural, de aprendizaço e fruição. Hoje o Centro atua com atividades gratuitas, como o Projeto Transformar, que faz uso de leis de incentivo para poder funcionar, fornecendo oficinas à comunidade. Há também a realização de atividades remuneradas, em que profissionais utilizam o espaço para oferecer serviços ao público e são remunerados por isso, repassando parte do valor para manutenção do espaço. Dessa fora, o Centro Cultural pode continuar a existir e servir à comunidade da melhor forma possível.

  • Letícia Alves

    Letícia Alves - Arquitetura e Urbanismo

    Integrante do X-LAB Juiz de Fora - Laboratório do Amanhã; faz parte da equipe de Comunicação da ONG LiveLab - Inovação Social;   graduanda em Arquitetura e Urbanismo FAU-UFJF e integrante do Coletivo de alunas(os) Pretas(os) Cafofo da FAU UFJF

  • Claudia Pires

    Claudia Pires - Arquitetos da Favela

    Arquiteta Urbanista, Especialista Mestre e Doutoranda em Planejamento e Regional, professora, Ex Presidente do IAB, Conselheira e co-Coordenadora da Comissão Nacional de Polutica Urbana do IAB e GT ODS e Colunista da Rádio CBNBH.

  • Luiz Fernando Pereira

    Luiz Fernando Pereira - Arquitetos da Favela

    Morador da primeira favela, estudante de arquitetura e urbanismo, ativista e solidário das causas comunitárias, coordena o Projeto Arquitetos da Favela.

  • Priscila Vieira

    Priscila Vieira - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

    Psicóloga Clínica formada pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Pós-graduanda em Gestalt-Terapia pela Universidade Santa Úrsula e com Especialização em atendimento Clínico de Casais e Famílias.

  • Eduardo Mariano

    Eduardo Mariano - Exchange do bem

    Formado em Administração pela UFRGS com intercâmbio acadêmico na Kedge Business School na França e Pós-Graduado em Liderança e Inovação na FGV. Foi um dos mais jovens brasileiros a vencer o Prêmio do Simulador de Mercado de Capitais da Folha Invest e teve um rápido crescimento no setor financeiro de uma multinacional. Largou o setor financeiro para seguir o seu propósito de transformar o mundo em um lugar melhor e fundou a Exchange do Bem, uma empresa social que tem o objetivo de fomentar o voluntariado, conectando voluntários com diversos projetos ao redor do mundo. Já atuou como voluntário no Nepal, África do Sul, Quênia, Uganda, Gana, Peru, Costa Rica, Índia e Brasil.

  • Alichelly Ventura

    Alichelly Ventura - Advogada da Cáritas Manaus

    Advogada da Cáritas Manaus. Ex-assistente de Campo do ACNUR. Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AM. Doutoranda em Direito Internacional Público pela UERJ. Mestre em Direito Ambiental pela UEA. Especialista em Direitos Humanos pela Washington College of Law. Coordenadora do GESIDH. Pesquisadora do NEPEDI. Pesquisadora na Cátedra OEA da USP.

  • Manoela Roland

    Manoela Roland - Professora Associada da Faculdade de Direito da UFJF

    Professora Associada da Faculdade de Direito da UFJF. Doutora em Direito Internacional Público. Coordenadora do Homa- Centro de Direitos Humanos e Empresas.

  • Bruno Milanez

    Bruno Milanez - Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora

    Bruno Milanez é engenheiro de produção, com mestrado em Engenharia Urbana e doutorado em Política Ambiental. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Ele coordena o Grupo de Pesquisa e Extensão Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS).

  • Matheus Presotto e Silva

    Matheus Presotto e Silva - Advogado e Pesquisador

    Bacharel em Direito (Mackenzie). Especialista em Direito Internacional (CEDIN) e Teologia e Pensamento Religioso (FMEESP). Certificação em Liberdade de Religião e Crença na Realização da Justiça pela  "The Oslo Coalition on Freedom of Religion or Belief" (Universidade de Oslo - ANAJURIS - CEDIRE/UFU), Coordenador de Pesquisa no Direito Internacional sem Fronteiras (Linha "Direitos Humanos e Meio Ambiente"), Coordenador de Pesquisa no GESIDH/AM (Linha "Vulnerabilidades Ambientais").

  • Livia Silveira

    Livia Silveira - Instituto Amargen

    Livia Silveira tem 25 anos, é advogada e empreendedora social, fundadora e CEO do Instituto Amargen, que têm como missão superar as margens da desigualdade e criar pontes com oportunidades de qualidade para as crianças e jovens das favelas, através de ações que desenvolvem, empoderam e capacitam. Ela acredita que o “chegar lá” junto com todo mundo é o que traz sentido pra vida! O Instituto Amargen é uma ONG situada no bairro Dom Bosco, em Juiz de Fora, Minas Gerais, que atua há nove anos buscando a transformação social, criando pontes com oportunidades de qualidade para crianças e jovens de comunidades. As atividades são realizadas com crianças e jovens em situação de risco, de 6 a 18 anos, com oficinas de muay thay, judô, jiu jitsu, futebol, dança, música, teatro, artes visuais e cursos de capacitação profissional. Amargen vem de amar, gente! Dar atenção e importância às pessoas que se encontram à margem, entre mundos tão desiguais.  O Instituto Amargen acredita que através da educação, esporte, cidadania e cultura, utilizados como ferramenta de desenvolvimento de capacidades e habilidades, essas margens desiguais serão superadas para um mundo melhor, mais feliz,  mais justo e mais digno.

  • Raphael Leonello

    Raphael Leonello - Instituto Amargen

    Raphael Leonello , 28 anos , empreendedor social por vocação, há 9 anos atuando com projetos e ações sociais, sou um dos fundadores do Instituto Amargen, este que atua com programas de desenvolvimento para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Designer gráfico por formação, sou também  grande apreciador da arte como forma de expressão e transformação de vidas.

  • Michéle Mansor

    Michéle Mansor - Aldeias Infantis

    Michéle Mansor , Gerente Nacional de Desenvolvimento Programático da organização internacional Aldeias Infantis SOS ( SOS Children’s Village ), psicóloga social e atua  há mais de 20 anos no campo dos direitos humanos.

  • Gabriel Costa

    Gabriel Costa - Músico

    Gabriel Costa é um músico natural de Juiz de Fora. Passeia por diferentes estilos, mas tem como paixão maior a MPB. Com um trabalho autoral sendo produzido atualmente em estúdio, intercala suas músicas com poesias, recitando algumas de seus versos nas apresentações.

Programação

Horário Atividade Descrição
16/08
18h00 Mesa Redonda 1 Mesa Redonda: Humanizar para Impactar
Roda de Conversa
Fernanda Camargo Salles, Igor Moreira, Letícia Alves

Fernanda Camargo, Letícia Rodrigues e Igor Moreira

19h15 Impacto da Arquitetura Social Impacto da Arquitetura Social
Palestra
Claudia Pires, Luiz Fernando Pereira

Arquitetos da Favela

17/08
16h00 Produtividade Tóxica Produtividade Tóxica
Palestra
Priscila Vieira

Psicóloga Priscila Vieira

18/08
17h00 Voluntariado pelo Mundo Voluntariado pelo Mundo
Palestra
Eduardo Mariano

Eduardo Mariano - Exchange do Bem

18h30 Acnur á Cáritas Acnur à Caritas: busca constante por humanização dos refugiados
Palestra
Alichelly Ventura

Alichelly Ventura

20h00 Humanização de Grupos Vulneráveis Humanização de Grupos Vulneráveis frente à atuação de grandes empresas
Palestra
Manoela Roland

Homa

19/08
16h00 Engenharia Sustentável Engenharia Sustentável
Palestra
Bruno Milanez

Bruno Milanez

17h15 Meio Ambiente e Direitos Humanos Meio Ambiente e Direitos Humanos
Palestra
Matheus Presotto e Silva

Matheus Presotto

19h30 Mesa Redonda 2 Mesa Redonda: Um olhar central sobre a criança no empreendedorismo social
Roda de Conversa
Livia Silveira, Michéle Mansor, Raphael Leonello

Instituto Amargen e Aldeias Infantis

20h30 Encerramento: Finalização Musical Evento de Finalização Musical
Apresentação Artística
Gabriel Costa

Gabriel Costa

Inscrições

Organizador

  • Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Juiz de Fora
    Somos uma organização internacional sem fins lucrativos que utiliza conhecimentos
    de engenharia e arquitetura para melhorar a qualidade de vida de comunidades e
    indivíduos em situação de vulnerabilidade social, realizando diversos projetos e ações
    sociais. Nossos projetos são desenvolvidos e executados por voluntários locais e temos
    4 eixos de atuação: educação, empreendedorismo, infraestrutura e sustentabilidade.

    Entre em contato