5º Encontro BRASIL & EUA de autismo

5º Encontro BRASIL & EUA de autismo

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De 17 a 19 de agosto Quinta- 19h00 às 22h00 / Sexta- 9h00 às 19h00 / Sábado - 9h00 às 18h00

Sobre o Evento

Palavra do presidente

Sejam bem vindos ao 5ª Encontro Brasil & EUA de Autismo!

Passadas as intempéries de um período pandêmico, no qual ainda que por conexões distintas nos mantivemos juntos, agora temos a honra de poder retornar ao formato presencial. Que possamos nos valer não só dos grandes conhecimentos que iremos obter desse abraço entre países, mas da felicidade que é poder encontrar no outro, novamente, afinidades. É com muito carinho que toda nossa equipe recebe cada participante e tenta, esperançosamente, entregar-lhes algo novo. Afinal, a missão abraçada pela Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (AFETO) é devolver à sociedade sua plenitude, suas verdadeiras cores, especiais, específicas, partilhar do que há de melhor em ser humano. Inclusão.

A sabedoria está em acompanhar os movimentos da vida.

Angela Lira

Palestrantes

  • Caio Flávio Miguel
  • Daniela Canovas
  • Shawn Kenyon
  • Chanti Waters
  • Mariéle Cortez
  • Julie Weiss
  • Lori Frost
  • Andy Bondy
  • Luiz Freitas
  • Mirela Cengher
  • Ariene Coelho
  • Jennifer Bremer

Programação

18h30 Da sala de aula para o trabalho: Ensinando habilidades vocacionais a indivíduos com autismo. Workshop
Local: Auditório

Palestrante Internacional: Julie Weiss, M.A., BCBA

O planejamento para a transição da escola para a idade adulta, incluindo o local de trabalho e a inclusão na comunidade, continua a ser um tópico importante para indivíduos com transtorno do espectro do autismo, cuidadores e empregadores. Indivíduos com déficits e necessidades graves podem ter dificuldade em obter ou manter um emprego devido a um repertório limitado de habilidades vocacionais e comportamento interferente. Para indivíduos ainda na escola, desenvolver uma visão para o futuro do aluno é um mecanismo importante para orientar a equipe na escolha de áreas de metas significativas para essa visão. Esta apresentação revisará o desenvolvimento de uma visão, avaliação dos pontos fortes e preferências de trabalho de um aluno e a importância da colaboração interdisciplinar. Instrução baseada em evidências, incluindo ensino por tentativas discretas, análise de tarefas e aprendizado incidental, são essenciais para a aquisição. Além disso, as simulações do local de trabalho podem aumentar a preparação do aluno para o local de trabalho. Nesta apresentação, descreveremos os componentes de educação profissional e treinamento vocacional em um programa ABA. Serão analisados exemplos de treinamento vocacional, incluindo desenvolvimento de currículo, correspondências de trabalho bem-sucedidas, meios para desenvolver oportunidades para experimentar opções de trabalho em potencial e desenvolvimento de objetivos de carreira a longo prazo.

09h00 Nomeação Bidirecional e o modelo de ABA Integrativa Palestra
Local: Auditório

Palestrante Internacional: Caio Miguel, Ph.D., BCBA-D

10h00 Indicadores de qualidade de serviço em programas de intervenção ABA Palestra
Local: Auditório

Palestrante Nacional: Dr. Luiz Freitas, BCBA-D, QBA

11h00 Certificação ABA Brasil – CABA-BR: ABPMC e o processo brasileiro de qualificação de prestadores de serviço de Intervenção Baseada – CABA BR Palestra
Local: Auditório

Palestrante Nacional: Ariene Coelho, BCBA

14h00 Sexualidade: O Grande desafio do jovem com TEA Palestra
Local: Auditório

Palestrante Nacional: Jennifer Bremer, M.S., BCBA

Indivíduos com TEA encontram muitos desafios na medida em que passam pela puberdade e entram na vida adulta. Seus anseios, desejos e necessidade se defrontam com regras sociais que não são tão flexíveis quanto eram quando crianças, entrando em contato com consequências por vezes bastante sérias. A sexualidade de jovens com TEA é um desses desafios, exigindo uma preparação que muito antecede a puberdade. Parafilia, riscos associados a vitimização e ou agressão sexual, busca de privacidade para masturbação são alguns dos temas que impactam negativamente a inclusão de indivíduos com TEA e que exigem uma atenção redobrada por parte das famílias, terapeutas, colegas e parceiros.

15h00 Formação do analista do comportamento no Brasil Mesa-redonda
Local: Auditório

Palestrantes: Drª Daniela Canovas, Dr. Luiz Freitas; Drª Mariéle Cortez;

O objetivo dessa mesa será discutir critérios e aspectos importantes na formação do Analista do Comportamento que atua na área de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e prestação de serviços. Serão abordados os temas: 1. Importância da formação em pesquisa, no contexto de cursos de graduação e Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado) para o Analista do Comportamento; 2. Diretrizes e critérios para certificação e o papel de cursos de Pós-Graduação lato sensu (Especialização) na formação dos profissionais e 3. Importância da prática supervisionada e formação desde o nível da graduação. Por fim, serão apresentadas e discutidas informações relevantes para identificar profissionais com formação adequada e implicações para a prestação de serviços e qualidade dos atendimentos.

16h30 Modelos de serviço clínico - A Afeto Mesa-redonda
Local: Auditório

Palestrantes Nacionais: Ana Eduarda Vasconcelos, M.S., Dr. Artur Nogueira, Michelle Brasil, M.S., BCBA.

18h00 Painéis Painel
Local: Auditório

APRESENTAÇÃO DE POSTERES SUBMETIDOS PELOS PARTICIPANTES

09h00 Inclusão escolar não é um bicho de sete cabeças Palestra
Local: Auditório

Palestrante Nacional: Shawn Kenyon, Ed.D., BCBA

A inclusão em ambientes escolares é muitas vezes erroneamente categorizada como sendo a ideia de que os alunos de educação especial precisam ser capazes de trabalhar em tarefas que são as mesmas, ou muito semelhantes, às tarefas que seus colegas de educação regular estão trabalhando, caso contrário não podem ser incluídos. Os funcionários de escolas que usam essa ideia como uma medida para saber se um aluno pode ou deve ser incluído também estão, infelizmente, enganados. No que diz respeito à educação, a inclusão depende muito do que se chama de “equidade” – que é a ideia de se garantir que cada aluno tenha o que precisa para ser incluído e ter sucesso no ambiente escolar; isso é o que realmente importa. Nos últimos anos, nos Estados Unidos, muitas vezes os analistas do comportamento desempenham um papel de assistência em salas de aula e escolas em situações em que a inclusão de alunos de educação especial foi identificada como uma área de necessidade. Para esse fim, a comunicação e a colaboração transparente e colaborativa evoluíram como áreas-chave a serem abordadas quando se trata de garantir que a inclusão de alunos de educação especial seja levada a sério. O foco desta apresentação será discutir como a inclusão é vista e como ela tem sido abordada nas escolas dos Estados Unidos, seguida de uma discussão de sugestões de passos que poderiam ser dados aqui no Brasil, na tentativa de tornar a inclusão de alunos com necessidade de educação especial mais viável.

10h00 Começa com uma visão: Planejamnto vocacional e de transição para adultos com autismo Palestra
Local: Auditório

Palestrante Internacional: Julie Weiss, M.A., BCBA

11h00 Eficácia moderna do tratamento EIBI (Early Intesive Behavioral Treatment - Tratamento Comportamental Intensivo Precoce) Palestra
Local: Auditório

Palestrante Internacional: Chanti Waters, Ed.D., BCBA-D

Dra. Water apresentará um relato histórico do tratamento comportamental intensivo precoce (EIBI) baseado no estudo inovador de 1987 de Lovaas e o impacto desses achados hoje. Variáveis de resultados primários em estudos e achados com EIBI serão compartilhados. O evento inclui uma revisão do estudo de Waters et al. (2020) e alguns dos componentes não publicados do modelo de tratamento EIBI e sua relevância em modelos EIBI modernos. Tanto variáveis fixas quando influenciáveis como preditores dos resultados do tratamento serão discutidos.

14h00 O ABC DE APRENDIZAGEM: Desenvolvendo programas individualizados e bem sucedidos de aquisição de habilidades Palestra
Local: Auditório

Palestrante internacional: Dra. Mirela Cengher, BCBA-D, LBA

Cada indivíduo com déficits de desenvolvimento tem um perfil único de pontos fortes e fraquezas. Por essa razão, a maioria das intervenções que demonstraram ser efetivas para essa população são altamente individualizadas (National Autism Center, 2015). Essa apresentação vai primeiramente descrever o processo de desenvolvimento de avaliações individualizadas que podem ajudar a identificar o perfil de aprendizagem de cada indivíduo. Então, essa apresentação mostrará uma visão geral de pesquisas recentes que podem basear o desenvolvimento de tratamentos individualizados que abordam fraquezas enquanto tiram proveito dos pontos fortes. O foco primário será a identificação e manipulação de variáveis ambientais que promovem aprendizagem. Nós esperamos que a audiência vai aprender como desenvolver avaliações e tratamentos individualizados que sejam adequados unicamente para o perfil de aprendizagem de cada criança com déficits de desenvolvimento.

15h00 PECS e comunicação funcional: Uma breve história Palestra
Local: Auditório

Palestrante Internacional: Andy Bondy, Ph.D.

O protocolo PECS, uma estratégia baseada em evidência, foi desenvolvido 35 anos atrás em um programa de uma pequena escola pública por Andy Bondy e Lori Frost. Essa fala irá revisar um pouco das nossas histórias pessoais e como nós começamos a montar o protocolo. Nós vamos revisar estratégias de ensino únicas que estão misturadas em cada fase do PECS. Nós vamos revisar algumas das publicações mais influentes, incluindo delineamentos de sujeito único assim como ensaios de controle randomizado. Nós também discutimos questões chave relacionadas a transição do uso do PECS pelos aprendizes.

16h00 Criando a fundação para o uso efetivo de SGD Palestra
Local: Auditório

Palestrante Internacional: Lori Frost, M.S.

17h00 ENCERRAMENTO Encerramento
Local: Auditório

Finalização do Encontro

Local

Shopping Riomar, Piso L3 - 51110-900, Avenida República do Líbano, Pina, Recife, Pernambuco,
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