Submissão de trabalhos

O período de submissão do modelo Painel temático já está encerrado
Dados do trabalho Período de submissão
25/03/2024 até 26/05/2024
Informações

LISTA DE SALA DE APRESENTAÇÕES

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO - CLIQUE AQUI

LINK PARA ENVIO DAS APRESENTAÇÕES

Solicitamos que a apresentação seja enviada por meio deste formulário eletrônico impreterivelmente até o dia 1º de julho. A apresentação deverá ser elaborada em formato digital para projeção usando Datashow, em slides salvos em formato *pdf, conforme o Template obrigatório - Reunião ABENO.

REGRAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

A 59ª reunião da ABENO aceitará:

  • Trabalhos científicos, que demonstrem conhecimento produzido em pesquisas originais ou revisões de literatura (revisão integrativa, revisão sistemática, revisão de escopo, revisão crítica, etc) sobre o ensino odontológico, políticas de educação superior, práticas pedagógicas no ensino de Odontologia ou outros objetos de pesquisa relacionados ao ensino odontológico;
  • Trabalhos técnicos/tecnológicos, que descrevam a aplicação prática do conhecimento científico para resolver problemas específicos ou criar novos produtos ou processos na área de ensino odontológico (exemplos: desenvolvimento de recursos educacionais, material didático, aplicativos, modelos de simulação, metodologias de ensino inovadoras);
  • Relatos de experiências de ensino, que se constituem em narrativas ou descrições detalhadas sobre as práticas pedagógicas, destacando estratégias utilizadas, desafios enfrentados e reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem. Esses relatos têm como objetivo compartilhar experiências, lições aprendidas e percepções construídas pelo processo vivenciado, contribuindo para o ensino-aprendizagem.

*As inscrições dos trabalhos deverão ser realizadas até 26 de maio de 2024 (até às 23:59), exclusivamente, pelo site do evento. O resultado dos trabalhos aprovados será divulgado no dia 07 de junho de 2024 no site do evento.

*Para submeter os resumos não é necessário efetuar o pagamento da inscrição. Entretanto, caso o trabalho seja aprovado, a inclusão na programação do evento está condicionada ao pagamento da inscrição até 10 de junho de 2024. Se o autor responsável pelo trabalho não efetuar a inscrição no Congresso, a responsabilidade pela apresentação do trabalho poderá ser transferida para um coautor que esteja com a taxa de inscrição paga, por meio de mensagem para o e-mail abeno2024ufmg@gmail.com até o dia 10 de junho de 2024.

*O autor principal dos resumos, quando docentes ou profissionais graduados, e os orientadores de resumos apresentados por estudantes de graduação devem ser sócios da ABENO e estarem com a anuidade de 2024 quitada. Caso ainda não seja sócio, deverá solicitar seu cadastro e seguir as orientações disponíveis em https://sistema.abeno.org.br/socio/individual/cadastro.

MODALIDADE PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

1. Painel temático graduação – Essa modalidade é destinada a apresentação oral dos trabalhos elaborados, desenvolvidos e apresentados por estudantes de graduação sob orientação de um docente associado da ABENO. Poderão ser apresentados trabalhos científicos, trabalhos técnicos/tecnológicos e relatos de experiências de ensino. Os trabalhos inscritos nessa modalidade concorrem à premiação em cada um dos três tipos de trabalho (trabalho científico, trabalho técnico/tecnológico e relatos de experiências) de acordo com a opção assinalada no ato da inscrição do trabalho.

A premiação compreende:

1º lugar - Certificado de primeiro lugar;

2º lugar - Certificado de menção honrosa;

3º lugar - Certificado de menção honrosa.

2. Painel temático pós-graduação, docentes e profissional graduado – Essa modalidade é destinada a apresentação oral dos trabalhos elaborados, desenvolvidos e apresentados por estudantes de pós-graduação (alunos regularmente matriculados em cursos de mestrado e doutorado acadêmicos, mestrado e doutorado profissionais), profissionais graduados ou docentes. Poderão ser apresentados trabalhos científicos, trabalhos técnicos/tecnológicos e relatos de experiências de ensino. Os trabalhos inscritos nessa modalidade concorrem à premiação em cada um dos três tipos de trabalho (trabalho científico, trabalho técnico/tecnológico e relatos de experiências) de acordo com a opção assinalada no ato da inscrição do trabalho.

A premiação compreende:

1º lugar - Certificado de primeiro lugar;

2º lugar - Certificado de menção honrosa;

3º lugar - Certificado de menção honrosa.

3. Comunicação oral no seminário "Ensinando e Aprendendo” (Prêmio Leo Kriger) Essa modalidade é destinada a apresentação oral de relatos de experiências inovadoras de ensino por estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais graduados. Para o Seminário Ensinando e Aprendendo serão selecionados 08 (oito) trabalhos, que serão apresentados presencialmente, em data e horário definidos pela comissão científica, na programação do evento. Para essa seleção, serão considerados os seguintes critérios:

- Relevância da experiência para a educação odontológica, com evidências baseadas em melhores práticas ou pedagogias inovadoras;

- Contribuição significativa da experiência para a reflexão sobre o ensino odontológico;

- Alinhamento da experiência aos eixos temáticos do evento;

- Conceito ou metodologia inovadora promovidos ou produzidos, a partir da experiência, para a educação odontológica.

Os autores terão a opção de indicar sua concordância para apresentar na sessão de painel temático caso o trabalho tenha sido submetido para a categoria 'Seminário Ensinando e Aprendendo', mas não seja selecionado para esta.

4. Oficinas de boas práticas Os participantes (estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais graduados) podem também submeter propostas para o desenvolvimento de oficinas de boas práticas. Essas oficinas são espaços para compartilhamento e discussão de experiências / projetos em desenvolvimento nas instituições de ensino superior sobre temas relevantes para a educação odontológica. Serão selecionadas até nove propostas de oficinas a serem realizadas durante a 59ª Reunião Anual da ABENO, no formato presencial. As oficinas desenvolvidas e apresentadas por estudantes de graduação devem estar sob orientação de, pelo menos, um docente associado da ABENO. A oficina é uma metodologia que propicia a construção coletiva, a análise da realidade a partir de uma situação concreta, o confronto e a troca de experiência (CANDAU et al., 1995). Na oficina, o diálogo promove a criatividade e o pensamento crítico. Permite ainda a construção de significados, a investigação coletiva, a identificação de pressuposições e a análise de perspectivas (HONSBERGER; GEORGE, 2002). A oficina atende a necessidade do “trabalho estruturado com grupos sendo focalizado em torno de uma questão central que o grupo se propõe a elaborar, em um contexto social [...] e que envolve os sujeitos de maneira integral, formas de pensar, sentir e agir” (AFONSO, 2002, p.11).

ORIENTAÇÕES PARA PREPARAÇÃO DOS RESUMOS

O resumo deverá ser redigido em português e ter, no máximo, 500 (quinhentas) palavras (sem contar título, autores e descritores);

Os resumos deverão ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12, em parágrafo único, com texto "justificado" e espaçamento simples, obedecendo à seguinte forma:

Título: máximo de 10 palavras, escrito em LETRA MAIÚSCULA EM NEGRITO

Autores: relacionar, em LETRA MAIÚSCULA EM NEGRITO, os nomes completos de todos os autores, sem titulação. O apresentador deve ser o primeiro autor e a ordem dos coautores será mantida conforme o envio. O nome do orientador, se houver, ou proponente sócio da ABENO deve constar também na relação de autores. O limite é de, no máximo, 8 autores por trabalho. Cada participante poderá submeter até 02 trabalhos vinculados à sua inscrição. Não há limite para participação em coautoria de trabalhos inscritos por outros participantes.

Texto: O texto deverá ser apresentado como um único parágrafo, no formato não estruturado, ou seja, sem utilizar tópicos, mas, deve contemplar os conteúdos de acordo com o tipo de trabalho:

  • Trabalho científico: O resumo deve conter uma breve introdução, o objetivo do trabalho, a metodologia utilizada, os principais resultados, as principais conclusões, o número de parecer do Comitê de Ética de Pesquisa (quando aplicável). O apoio financeiro (se houver) não deverá ser inserido no resumo. Há um campo específico para as informações sobre os apoios recebidos.
  • Trabalhos técnicos/tecnológicos: O resumo deve conter uma breve introdução, destacando a necessidade ou o problema educacional que o produto/processo busca resolver, os objetivos educacionais do produto/processo, descrição do produto/processo e como ele se integra ao ambiente educacional e apoia as práticas pedagógicas e inovações no ensino, os principais resultados educacionais e a conclusão. Deve conter também o número de parecer do Comitê de Ética de Pesquisa (quando aplicável). O apoio financeiro (se houver) não deverá ser inserido no resumo.
  • Relatos de experiências de ensino: O resumo deve conter a contextualização (contexto da experiência), a descrição e os objetivos de aprendizagem da experiência de ensino, estratégias pedagógicas utilizadas, resultados obtidos (em termos de aprendizado dos alunos ou outros indicadores relevantes) e conclusão. O número de parecer do Comitê de Ética de Pesquisa (quando aplicável). O apoio financeiro (se houver) não deverá ser inserido no resumo.
  • Oficina de boas práticas: O resumo da proposta deve descrever o número de vagas, no limite máximo de 40 vagas, a ementa da oficina, o público-alvo (docentes, discentes, e/ou dirigentes e gestores de instituições de ensino ou serviços de saúde, conselheiros de saúde e profissionais da saúde), objetivos educacionais, a metodologia para seu desenvolvimento e o produto esperado resultante da oficina. O apoio financeiro (se houver) não deverá ser inserido no resumo.

Palavras-chave: Devem ser indicados 3 (três) palavras-chave em língua portuguesa e extraídos da terminologia Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) (Disponível em DECS/BVS - http://decs.bvs.br). As palavras-chave deverão ser incluídos com iniciais maiúsculas e separados por vírgula (Exemplo: Telessaúde, Odontologia, Educação).

Eixos temáticos

Os trabalhos e propostas de oficinas deverão ser submetidos em um dos eixos temáticos da 59ª Reunião Anual da ABENO. Caso o trabalho se alinhe a mais de um dos eixos, deve ser escolhido aquele considerado principal pelos autores.

- Currículo e Práticas de Ensino;

- Construção do Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia: perspectivas inovadoras;

- Gestão Educacional para o Ensino Odontológico;

- Desenvolvimento da aprendizagem baseada em competências clínicas no ensino de Odontologia;

- Avaliação da Educação Superior;

- Avaliação do ensino-aprendizagem;

- Incorporação de tecnologias no ensino odontológico;

- Metodologias participativas inovadoras;

- Educação Interprofissional em Saúde: ensino e prática odontológica;

- Estágios Curriculares no Sistema Único de Saúde;

- Movimentos Sociais em Defesa do SUS e da Democracia e o ensino de Odontologia;

- Extensão Curricular no Ensino Odontológico;

- Diversidade e Inclusão no ensino odontológico;

- Letramento científico (Educação científica) na formação dos estudantes de graduação em Odontologia (IC, TCC);

- Formação e desenvolvimento docente;

- Relações interpessoais no ensino;

- Internacionalização do Ensino Odontológico;

- Ensino odontológico e popularização da ciência;

ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Painel temático

As sessões de painéis temáticos ocorrerão de forma paralela às atividades do evento, com apresentação oral presencial em salas de aula, com duração de, no máximo, 10 minutos, seguidas de discussão mediada. As apresentações serão alocadas nas salas de acordo com os eixos temáticos escolhidos pelos autores. Os apresentadores devem permanecer nas salas durante as apresentações de todos os trabalhos do mesmo eixo temático, a fim de contribuir com o debate, que poderá ser realizado após cada apresentação ou ao final de todas elas, a critério da comissão avaliadora.

  • A apresentação deverá ser elabora em formato digital para projeção usando Datashow, em até 3 (três) slides e salvos em formato *pdf.

Sugestão de distribuição dos conteúdos nos slides.

  • Slide 1: Título do projeto (mesmo utilizado no resumo), Filiação institucional (Instituições de ensino ou serviço de saúde), Curso (graduação, pós-graduação) ou atuação no serviço de saúde, Autoria, Apoio financeiro (quando aplicável), Número de aprovação do projeto no Comitê de Ética (quando aplicável).

  • Slide 2: Trabalho científico: Introdução e Metodologia utilizada; Trabalhos técnicos/tecnológicos: Introdução e problema educacional que o produto/processo busca resolver, objetivos educacionais e descrição do produto/processo desenvolvido; Relatos de experiência: Contextualização da experiência, objetivos de aprendizagem e estratégias pedagógicas utilizadas.

  • Slide 3: Resultados e conclusão.

*Os apresentadores deverão enviar os arquivos das apresentações com antecedência, em data a ser divulgada pela comissão de organização. Os autores devem utilizar o modelo de apresentação disponível para a confecção das apresentações de trabalho: Template obrigatório - Reunião ABENO. Não será permitida nenhuma alteração desse documento após o envio do arquivo para a Comissão Organizadora.

Apresentação oral no Seminário Ensinando e Aprendendo

O seminário Ensinando e Aprendendo acontecerá no auditório principal do evento por meio apresentação oral presencial. Cada autor disporá de, no máximo, 15 minutos para a apresentação, seguidos de 10 minutos para questionamentos dos ouvintes e/ou da coordenação do seminário. A apresentação deverá ser elabora em formato digital para projeção usando Datashow, em até 5 (cinco) slides e salvos em formato *pdf.

As apresentações devem incluir a contextualização da experiência, objetivos de aprendizagem e estratégias pedagógicas utilizadas, resultados e conclusão. Nessa modalidade, os autores devem ainda demonstrar claramente a relevância e a inovação da experiência para a educação odontológica.

*Os apresentadores deverão enviar os arquivos das apresentações com antecedência, em data a ser divulgada pela comissão de organização. Os autores devem utilizar o modelo de apresentação disponível para a confecção das apresentações de trabalho: Template obrigatório - Reunião ABENO. Não será permitida nenhuma alteração desse documento após o envio do arquivo para a Comissão Organizadora.

Oficinas de boas práticas

Os participantes (estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais graduados) podem também submeter propostas para o desenvolvimento de oficinas de boas práticas. Essas oficinas são espaços para compartilhamento e discussão de experiências / projetos em desenvolvimento nas instituições de ensino superior sobre temas relevantes para a educação odontológica. Serão selecionadas até nove propostas de oficinas a serem realizadas durante a 59ª Reunião Anual da ABENO, no formato presencial. As oficinas desenvolvidas e apresentadas por estudantes de graduação devem estar sob orientação de, pelo menos, um docente associado da ABENO. A oficina é uma metodologia que propicia a construção coletiva, a análise da realidade a partir de uma situação concreta, o confronto e a troca de experiência (CANDAU et al., 1995). Na oficina, o diálogo promove a criatividade e o pensamento crítico. Permite ainda a construção de significados, a investigação coletiva, a identificação de pressuposições e a análise de perspectivas (HONSBERGER; GEORGE, 2002). A oficina atende a necessidade do “trabalho estruturado com grupos sendo focalizado em torno de uma questão central que o grupo se propõe a elaborar, em um contexto social [...] e que envolve os sujeitos de maneira integral, formas de pensar, sentir e agir” (AFONSO, 2002, p.11).

As oficinas propostas devem ter uma duração máxima de até 2,5 horas. O autor principal do trabalho conduzirá as oficinas. O evento disponibilizará uma sala com cadeiras, computador e recurso multimídia (Datashow). Qualquer outro material necessário para a realização da oficina (papel, canetas, fitas adesivas, etc) é de responsabilidade do proponente. Será desenvolvida uma oficina por sala, conforme datas e horários definidos no Programa Oficial.

*Os apresentadores deverão enviar os arquivos das apresentações com antecedência, em data a ser divulgada pela comissão de organização. Os autores devem utilizar o modelo de apresentação disponível para a confecção das apresentações de trabalho: Template obrigatório - Reunião ABENO. Não será permitida nenhuma alteração desse documento após o envio do arquivo para a Comissão Organizadora.