NORMAS PARA APRESENTAÇÃO E ENVIO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
Datas Importantes:
• Até 31 de Julho de 2023 - Período para envio dos resumos (até as 23h59 – Horário de Brasília).
PRAZO PRORROGADO PARA 15/09 (sexta-feira).
Atenção: ÚLTIMA CHANCE - PRAZO PRORROGADO PARA 30/09 (sábado).
• Até 30 de Setembro de 2023 - Avaliação e divulgação.
Atenção: • Até 10 de Outubro de 2023 - Avaliação e divulgação.
Normas e Informações Preliminares:
• Para submissão de trabalhos, é necessário que o autor principal esteja com a inscrição confirmada no Congresso.
• Os resumos devem ser inéditos no Brasil, não tendo sido previamente publicados ou apresentados em eventos nacionais.
• O site estará preparado para receber os resumos, através de formulários, leia com atenção as instruções abaixo e, somente depois de sanadas todas as dúvidas, envie o resumo.
• O Upload de Arquivo do trabalho completo será disponibilizado após a aprovação do resumo.
1. DAS REGRAS – Somente serão analisados pela Comissão Científica os resumos que estiverem impreterivelmente de acordo com as seguintes regras:
Título: deve ser grafado em caixa baixa, apenas com as iniciais em caixa alta.
Autores: Número máximo de 7 autores por trabalho. As informações do(s) autor(es) devem ser enviadas em arquivo separado conforme solicitação do sistema de submissão. Neste arquivo deve constar novamente o Título do trabalho, o nome completo de todos os autores sem abreviações, seguidos de suas respectivas Instituições e e-mail do autor correspondente (autor principal). As informações devem ser escritas em caixa baixa, apenas com as iniciais em caixa alta, conforme o exemplo abaixo:
O corpo do resumo deverá conter os tópicos a seguir, em um parágrafo único, com mínimo de 150 e máximo de 300 palavras:
a) Introdução – Apresentar do tema do estudo em uma ou duas frases.
b) Objetivo – Enunciar claramente a hipótese estudada.
c) Tipo de estudo – Indicar brevemente se o estudo trata de relato de caso, série de casos, estudo observacional, estudo de casos e controle, estudo prospectivo, ensaio clínico randomizado e/ou outros tipos de delineamentos, as revisões serão aceitas quando revisão sistematica de literatura ou revisão integrativa de literatura
• Não serão aceitas descrições de projetos ou intenção de trabalho que não apresente os resultados. E qualquer outro tipo de revisão, salvo as citadas acima.
d) Material e Métodos – Descrever brevemente as características da amostra estudadas, os métodos utilizados para a coleta de dados e as intervenções realizadas, bem como as análises estatísticas empregadas, exceto nos relatos de caso.
No caso de pesquisas com seres humanos ou animais, obrigatoriamente, deve-se incluir o protocolo de pesquisa aprovado por um comitê de ética institucional, informando o número do CAAE e do parecer de aprovação (ambos os números tem que ser informados).
e) Resultados – Apresentar os dados em detalhes suficientes para a compreensão das conclusões. Dados numéricos e resultado da análise estatística (quando pertinente) devem ser apresentados.
f) Conclusões – Apresentar as principais conclusões do trabalho em uma frase. Não serão aceitas conclusões como “os dados serão discutidos”, “dados em análise” e semelhantes.
g) Formatação – O resumo será apresentado em fonte Arial 12, espaçamento 1,5 e margem justificada. Deve conter entre 150 e 300 palavras (corpo – excluindo título, autores, financiamento e palavras chave). Referências bibliográficas não devem ser citadas e abreviaturas devem ser evitadas. Ao final do resumo citar as fontes de financiamento e 3 a 6 palavras-chave. As palavras-chave devem ser descritores válidos (DeCS/MeSH).
2 - DO ENVIO – Os resumos deverão ser enviados através da sua área de inscrito neste site. O autor responsável pelo envio deverá optar pela forma de apresentação oral ou pôster, que posteriomente será julgado pela comissão organizadora a manutenção da forma de apresentação. Caso seu trabalho seja aprovado para ser apresentado no evento, você poderá ser convidado a apresentar de forma de pôster mesmo tendo selecionado a forma oral, pois o número de apresentações orais é limitado e, o mesmo será avaliado pela comissão científica do evento. Vale lembrar, que os resumos devem ser inéditos no Brasil, não tendo sido previamente publicados ou apresentados em eventos nacionais.
O envio do resumo representa o compromisso do autor em apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento. O limite para o envio de resumos de um mesmo autor (principal) é de 03 (três) trabalhos; entretanto, ele só poderá apresentar até 02 (dois) trabalhos. Caso sejam aprovados os 03 (três) resumos submetidos, o autor principal apresentará os 02 primeiros trabalhos submetidos e o terceiro trabalho será apresentado por um coautor devidamente inscrito no congresso, neste caso o coautor também se limitará a apresentação de apenas 02 (dois) trabalhos. Deverá ser indicado ao lado do nome do autor, o(s) coautor(es) e a instituição de procedência. Não será permitida a inserção ou troca de nomes de autores, ou Instituições, e nem emendas nos textos, após o envio do resumo.
3. DA SELEÇÃO - para que os trabalhos sejam avaliados pela comissão científica, é imprescindível que todas as orientações deste regulamento sejam seguidas rigorosamente.
Seleção para apresentação - todos os resumos recebidos que estiverem de acordo com este regulamento, serão avaliados por meio de consultores nacionais que compõe a comissão científica do evento.
OBS: Estudos envolvendo animais ou seres humanos cujo número do CAAE (Plataforma Brasil) não for informado, ou informado incorretamente, de forma que a comissão científica não consiga ter acesso ao parecer de aprovação do mesmo, serão desclassificados.
4. DA APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO- Concluída a seleção dos trabalhos, os autores deverão acessar o portal do evento para verificar os resultados da avaliação e as informações necessárias para sua apresentação.
APRESENTAÇÃO ORAL: Os trabalhos aprovados como oral serão apresentados de acordo com a data e hora definida pela comissão organizadora do evento, em espaços previamente definidos no programa. O tempo de apresentação de cada trabalho oral será de 10 minutos com 5 minutos para discussão. O autor receberá as informações para a elaboração de sua apresentação.
APRESENTAÇÃO EM PÔSTER: O pôster deverá ter as dimensões de 1,20 m de altura por 0,80 m de largura. O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas que permitam boa leitura numa distância em torno de três metros. O texto deverá conter as mesmas informações do resumo. Recomenda-se utilizar ilustrações, gráficos e fotografias que facilitem a comunicação visual. Os pôsteres deverão ser colocados no primeiro dia do congresso e somente retirados após sua apresentação à comissão cientifica do congresso, em data e horário que serão divulgados na carta de aceite. O autor apresentador deverá permanecer no local (junto ao pôster), no dia e hora pré-determinado para eventuais discussões, esclarecimentos e entrega dos certificados.
PUBLICAÇÃO: Todos os resumos aceitos serão publicados em anais, como suplemento da revista Fisioterapia em Movimento.
5. DA PREMIAÇÃO - só concorrerão aos prêmios, os autores que atenderem as instruções descritas neste regulamento. A comissão organizadora do evento premiará os 3 (três) melhores trabalhos apresentados independente da forma de apresentação (oral ou pôster. Vale lembrar que o premio é em nome de todos os autores, mas entregue ao autor principal. Em caso de descumprimento de qualquer uma das regras supracitadas, os autores sofrerão penalidades na pontuação, podendo inclusive ser negada a apresentação do trabalho.
Primeiro lugar - Convite para publicação do artigo completo do resumo premiado e 100% da inscrição para o próximo Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermatofuncional (Entregue ao primeiro autor ou outro coautor por ele indicado).
Segundo lugar - 100% da inscrição para o próximo Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermatofuncional (Entregue ao primeiro autor ou outro coautor por ele indicado).
Terceiro lugar - 50% da inscrição para o próximo Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermatofuncional (Entregue ao primeiro autor ou outro coautor por ele indicado).