PROGRAMAÇÃO GERAL
10 de novembro de 2021 (quarta-feira)
11 de novembro de 2021 (quinta-feira)
12 de novembro de 2021 (sexta-feira)
ANEXO 1 – SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
ATENÇÃO: A duração das apresentações é de, no máximo, 15 minutos. A depender do número de apresentações, cada Coordenador(a) pode sugerir ajustes no tempo de apresentação para que o debate seja possível.
Simpósio Temático 1
A VARIAÇÃO E A MUDANÇA LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA
Coordenadores:
Valéria Viana Sousa (UESB, valeria.viana.sousa@uesb.edu.br), Gessilene Silveira Kanthack (UESC, gskanthack@yahoo.com.br), Camilo Rosa Silva (UFPB, camilorosa@gmail.com)
Link para acesso: https://meet.google.com/epv-tjow-xne?authuser=0
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:30 às 18:30
CONSTRUCIONALIZAÇÃO COM O VERBO DAR: EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM CONSTRUÇÃO |
Patrícia de Carvalho Pires, Valéria Viana Sousa |
UM CAMINHO PARA CONSTRUCIONALIZAÇÃO DO VERBO CHEGAR EM ESTRUTURAS [V1 (E) + V2]: DE PLENO À AUXILIAR |
Nayara Crisley Barreto Brasil Farias Rocha, Valéria Viana Sousa |
CONSTRUÇÕES COM AGORA NO PORTUGUÊS CULTO E POPULAR: UMA ABORDAGEM CENTRADA NO USO |
Ramilda Viana Gomes da Silva, Valéria Viana Sousa |
MAS POR QUE ENSINAR GRAMÁTICA NO TEXTO? |
CAMILO ROSA SILVA |
A ELIPSE DE COMPLEMENTO VERBAL NA PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES |
Elenita Alves Barbosa, Valéria Viana Sousa |
CONSTRUÇÕES COM O VERBO DAR NO CORPUS LINGUÍSTICO DE IBICOARA-BAHIA: A ANÁLISE FUNCIOALISTA EM FOCO |
José Roberto Gomes de Jesus, Elenita Alves Barbosa, Valéria Viana Sousa |
A VARIABILIDADE DO MODO SUBJUNTIVO NAS ORAÇÕES INDEPENDENTES INICIADAS PELO ITEM TALVEZ: UM ESTUDO BASEADO NO USO |
Vânia Raquel Santos Amorim, Valéria Viana Sousa |
12 de novembro de 2021 - 14:00 às 16:00
A HIPOTAXE ADVERBIAL CONCESSIVA: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL CENTRADA NO USO |
Maria Alice Linhares Costa, Valéria Viana Sousa, Gessilene Silveira Kanthack |
CONSTRUÇÕES COM O VERBO IR NO PORTUGUÊS DE VITÓRIA DA CONQUISTA: UMA ABORDAGEM CENTRADA NO USO |
Milca Cerqueira Etinger Silva, Daniela Moreira Duarte, Valéria Viana Sousa |
MARCADORES DISCURSIVOS EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE INTERAÇÃO |
Igor Araújo Dantas, Valeria Viana Sousa, Cecília de Almeida Ribeiro |
POR DENTRO DAS GRADES: O VOCABULÁRIO GÍRIO UTILIZADO PELAS INTERNAS DO CONJUNTO PENAL ADVOGADO NILTON GONÇALVES |
Eliane Souza Pereira, Valéria Viana Sousa |
A (INTER)SUBJETIVIDADE PRESENTE NAS ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS SUBJETIVAS RECORRENTES EM REDAÇÕES DE PRÉ-VESTIBULAR |
Amanda Moreno Fonseca de Andrade, Valéria Viana Sousa |
O ENSINO DE COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO SOB O ENFOQUE DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO (LFCU) |
Marcio Deoclides Macedo Santos, Valéria Viana Sousa |
O USO DE CORPUS SOCIOLINGUÍSTICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO MUNICÍPIO DE IBICOARA – BA |
José Roberto Gomes de Jesus, Warley José Campos Rocha, Igor Santana Caires, Valéria Viana Sousa |
Simpósio Temático 2
BAKHTIN E O CÍRCULO: EDUCAÇÃO, LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE
Coordenadores:
Márcia Helena de Melo Pereira (UESB, marciahelenad@yahoo.com.br), Fábio Marques de Souza (UEPB, fabiohispanista@gmail.com)
Link para acesso: https://meet.google.com/rmb-ofyy-wyh
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:30 às 18:30
O LETRAMENTO ACADÊMICO NA PRODUÇÃO DO GÊNERO DISCURSIVO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO – POR UMA ESCRITA AUTORAL |
Patrícia Souza Lemos, Márcia Helena de Melo Pereira |
“A GENTE COMBINAMOS DE NÃO MORRER”: O CENÁRIO POLÍTICO-IDEOLÓGICO BRASILEIRO DIALOGIZADO EM UM POST DE FACEBOOK |
Amanda de Macedo Moura Couto, Márcia Helena de Melo Pereira, Filipe Santos Guerra
|
CONCEPÇÕES BAKHTINIANAS NO (HIPER)TEXTO DIGITAL: DIALOGISMO E INTERTEXTUALIDADE EM TWEETS
|
Sandy Tavares de ALMEIDA, Ana Claudia Oliveira Azevedo, Márcia Helena de Melo Pereira
|
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM GÊNERO ADVINDO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: BOOKTUBE EM CENA
|
Dayana Junqueira Ayres, Márcia Helena de Melo Pereira
|
CONCEPÇÕES BAKHTINIANAS NO (HIPER)TEXTO DIGITAL: DIALOGISMO E INTERTEXTUALIDADE EM TWEETS
|
Sandy Tavares de Almeida, Ana Claudia Oliveira Azevedo, Márcia Helena de Melo Pereira
|
MULTILETRAMENTOS NO ENSINO REMOTO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO DSICURSIVO CONTO
|
ISLENE DOS SANTOS ROQUE
|
“NEM A PALAVRA DELIBERADAMENTE FALSA É ABSOLUTAMENTE FALSA”: REFLEXÕES SOBRE FAKE NEWS E PÓS-VERDADE
|
Francisco Geoci da Silva
|
Simpósio Temático 3
CONTRIBUIÇÕES DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PARA O ENSINO: REFLEXOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU ANOS INICIAIS
Coordenadores:
Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB, marianne.cavalcante@gmail.com), Renata Fonseca Lima da Fonte (UNICAP, renata.fonte@unicap.br)
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:30 às 18:30
Link para acesso: https://meet.google.com/abr-jnqv-ohc
INTERFACES ENTRE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E ENSINO/EDUCAÇÃO EM PESQUISAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO |
Isabela Barbosa do Rêgp Barros, Renata Fonseca Lima da Fonte |
MAPEAMENTO DAS PESQUISAS NA INTERFACE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO NA PARAÍBA |
Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Evangelina Maria Brito de Faria |
REFLEXOS DE ESTUDOS SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO ESPECIAL E ENSINO EM MUNICÍPIOS DA PARAÍBA |
Paulo Vinícius Ávila Nóbrega |
SARS-COV-19 E T21: NÚCLEO SABER DOWN COMO ESPAÇO PARA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO E SAÚDE |
Carla Mirela Brito Borges, Caio Carvalho Benigno, Jainne Oliveira Leão, Marian Oliveira |
ENGLISH TIME NO NÚCLEO SABER DOWN: ESTUDO SOBRE ADAPTAÇÃO DE OCLUSIVAS EM POSIÇÃO DE CODA |
LUCAS VIANA ALENCAR, Marian Oliveira, Vera Pacheco, Lorena Correia de Oliveira |
12 de novembro de 2021 - 14: às 16:00
Link para acesso: https://meet.google.com/mry-pbdf-jop
A GESTUALIDADE NOS DOCUMENTOS OFICIAIS NORTEADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS |
Eriglauber Edivirgens Oliveira da Silva, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante |
MULTIMODALIDADE E ATENÇÃO CONJUNTA: REFLEXÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
MERCIA DUARTE DE LIRA, RENATA FONSECA LIMA DA FONTE |
MULTIMODALIDADE, BILINGUISMO E L2: OS GESTOS DE UMA CRIANÇA BILÍNGUE E O SEU PAPEL NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA INGLESA |
SIMONE FRYE, RENATA DA FONTE, ANTÔNIO HENRIQUE COUTELO DE MORAES |
ESCRITA E A PERCEPÇÃO DO SINAL EM LIBRAS |
Daniele dos Santos Barreto, Marian Oliveira, Vera Pacheco, Adriana Stella Cardoso Lessa de Oliveira |
ESTUDO SOBRE VELOCIDADE LEITORA EM TEXTOS NARRATIVOS COM APRENDIZES COM T21 |
Glaubia Ribeiro Moreira, Marian Oliveira, Vera Pacheco |
Simpósio Temático 4
DIÁLOGOS ENTRE OS ESTUDOS MUSICAIS, MUSICOTERAPÊUTICOS E LINGUÍSTICOS
Coordenadores:
Maria de Fátima de Almeida Baia (UESB, baiamfa.ling@gmail.com), Waldemar Ferreira Netto (USP, waldemar.ferreiranetto@gmail.com), João Pedro Lopes Reigado (Universidade Nova de Lisboa, joaoreigado@fcsh.unl.pt)
Link para acesso: https://meet.google.com/fje-sdvy-mqy
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:30 às 18:30
ESTUDO PILOTO SOBRE ATRITO LINGUÍSTICO NA INFÂNCIA: O CASO DE GÊMEOS BRASILEIROS MORANDO NA INGLATERRA
|
Maria de Fátima de Almeida Baia, Suzana Longo da Cruz, Itana Rodrigues Lopes do Nascimento, Marcelo Meira Alves
|
PROJETO DE EXTENSÃO “ESTIMULAÇÃO DE FALA COM MÚSICA”: REFLEXÕES A RESPEITO DAS SESSÕES DE MEDITAÇÃO E VOLTADAS PARA ESTUDANTES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
Maria de Fátima de Almeida Baia, Isamar Marques Cândido Pales, Viviane Mota Ramos, Geisiane Rocha da Silva |
REDUPLICAÇÃO INICIAL NO DESENVOLVIMENTO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E DO HEBRAICO: UM ESTUDO COMPARATIVO
|
Blenda da Silva Almeida Moreira, Maria de Fátima de Almeida Baia, Laís Rodrigues Silva Bockorni
|
aMUSe: SENSIBILIZAÇÃO À MÚSICA NA PROMOÇÃO DA LINGUAGEM
|
João Pedro Lopes Reigado
|
MÚSICA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NA CLÍNCIA DA MUSICOTERAPIA |
Marly Chagas Oliveira Pinto |
O CANTO NA INTERAÇÃO ENTRE CUIDADORES E BEBÊS NOS DADOS LONGITUDINAIS DO BANCO DE DADOS LINGUÍSTICOS GEPDEF |
Ana Cristina Oliveira Santos, Maria de Fátima de Almeida Baia |
Simpósio Temático 5
DISCURSO, LÍNGUA, ENSINO
Coordenadores:
Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes (UESB, gcortes@uesb.edu.br), Fernanda Correa Silveira Galli (UFPE, fernanda.galli@ufpe.br), Washington Silva de Farias (UFCG, washfarias@gmail.com)
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:15 às 18:30
Link para acesso: https://meet.google.com/kbw-zair-mme
DA COZINHA ÀS ARMAS: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO SUJEITO MULHER-POLICIAL EM PERFIS DO INSTAGRAM
|
Cremilton de Souza Santana, Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes
|
O político no discurso sobre a reforma da Previdência nas mídias digitais: silenciamento e fuga de sentidos |
Paula Souza Pereira, Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes |
OUSAR SE REVOLTAR: ATIVISMO DIGITAL E RESISTÊNCIA DE MULHERES NEGRAS NO INSTAGRAM
|
Monik Milany Santos Santana, Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes
|
A PANDEMIA DA COVID-19 COMO ACONTECIMENTO DISCURSIVO: CONFRONTOS DE SENTIDOS E SUJEITOS NAS MÍDIAS DIGITAIS |
Lucineia Oliveira, Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes |
ETHOS CONTRADITÓRIO: ANÁLISE DE UM DISCURSO DE JAIR BOLSONARO |
Letícia Santos, Isabela Marilia Santana Santos |
DISCURSO, PANDEMIA E FAKE NEWS EM/NAS REDES: ENTRE OS EFEITOS DE VERDADE E OS CONFRONTOS DISCURSIVOS |
Patrícia Adriana Silva Freire e Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes |
12 de novembro de 2021 - 13:45: às 16:00
Link para acesso: https://meet.google.com/bpc-kzpp-zon
HÁ ESPAÇO PARA O POÉTICO NO ENSINO REMOTO?
|
João Victor da Silva Carvalho, Fernanda Correa Silveira Galli
|
EFEITOS DE SENTIDO DO DISCURSO EMPREENDEDOR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO |
Luzimare Almeida Pilôto, Edvania Gomes da Silva |
QUANDO DIZER É CONTRADIZER: EFEITOS DE SENTIDOS DE DECRETOS PRESIDENCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA
|
Thiago César da Costa Carneiro, Joseph Bezerra do Nascimento
|
O JOGO METAFÓRICO NA/PELA LINGUAGEM: GESTOS DE LEITURA EM PRODUÇÕES PRÉ-VESTIBULANDOS |
TAMIRIS VIANNA DA SILVA |
A TEXTUALIZAÇÃO DO POLÍTICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ENTRE A UNIVOCIDADE LÓGICA E A EQUIVOCIDADE NAS MÍDIAS DIGITAIS |
Aline Maria dos Santos Pereira, Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes |
Simpósio Temático 7
ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL
Coordenadores:
Eduardo Lopes Piris (UESC, elpiris@uesc.br), Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS, icmazevedo@hotmail.com), Glícia Azevedo Tinoco (UFRN, glicia.tinoco@ufrn.br)
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:30 às 18:30
Link para acesso: https://meet.google.com/bcw-vvhu-vnr
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE CONTEÚDOS DE ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO |
Eduardo Lopes Piris |
A ARGUMENTAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL DE LINGUAGEM NA COLEÇÃO APOEMA-PORTUGUÊS: ANÁLISE DAS UNIDADES DIDÁTICAS VOLTADAS AO ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO |
Elionai Mendes da Silva |
AS CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS NA REDAÇÃO DO ENEM: ANÁLISE DE UMA REDAÇÃO NOTA 1.000 DA CARTILHA DO PARTICIPANTE DE 2020 |
Joelene Tavares Correia |
A CONSTRUÇÃO DE PONTOS DE VISTA NA ESCOLA: PROMOVER A ARGUMENTAÇÃO E A CRITICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL É UMA PRÁTICA ESSENCIAL |
Jussara dos Santos Matos |
ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DE LETRAMENTO DE VERTENTE SOCIOCULTURAL |
Glícia Azevedo Tinoco |
12 de novembro de 2021 - 14:00 às 16:00
Link para acesso: https://meet.google.com/bsu-gmsm-qtc
A ARGUMENTAÇÃO COMO PRÁTICA DE LINGUAGEM NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA |
Bruno Bomfim Vieira, Eduardo Lopes Piris |
A ARGUMENTAÇÃO ORAL NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO E PROPOSTA DE ENSINO |
Lívia Vinhas de Souza Almeida, Eduardo Lopes Piris |
A ANÁLISE DO DISCURSO ARGUMENTADO EM REDAÇÕES FINALISTAS DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Sara Oliveira Rodrigues, Soade Pereira Jorge Calhau |
PRÁTICAS DE ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DISCUTINDO UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA |
Maristela Felix dos Santos, Isabel Cristina Michelan de Azevedo |
LETRAMENTO, MULTILETRAMENTO E ARGUMENTAÇÃO À LUZ DA RETÓRICA CRÍTICA |
Isabel Cristina Michelan de Azevedo |
Simpósio Temático 8, 16 e 20
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM PERSPECTIVA CRÍTICA; MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 20. O ENSINO DE LÍNGUA
Coordenadores:
Larissa de Pinho Cavalcanti (UFRPE-UAST, larissa.cavalcanti@ufrpe.br), Marcelo Augusto Mesquita da Costa (FAFIRE/UFPE, marbacelar@hotmail.com), Ricardo Rios Barreto Filho (UFPE, ricardo.rios@ufpe.br), Ana Lima (UFPE, ana.mcalima@ufpe.br), Herbertt Neves (UFCG, jose.herbertt@professor.ufcg.edu.br), Lílian Melo Guimarães (UFRPE/UAST, lilian.noemia@ufrpe.br), Marcelo Rocha Barros Gonçalves (UFMS, marcelo.barros@ufms.br), Sidnay Fernandes dos Santos Silva (UNEB, sidnayfernandes@hotmail.com), Zoraide Portela Silva (UNEB, zoraideportelas@gmail.com)
Link para acesso: https://meet.google.com/ybr-gppd-azz
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:30 às 18:30
Os materiais didáticos de português: uma visão histórica |
Ana Lima |
Reflexões sobre o lDP: questões e problemas
|
Herbertt Neves e Lílian Noêmia Melo Guimarães |
LETRAMENTO CIENTÍFICO NO LDP
|
Eveline Torres e Ana Maria P. Lima
|
PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA EM AMBIENTES VIRTUAIS: O QUE DIZ A BNCC E O QUE PROPÕEM OS LDP?
|
Thayrine Nascimento da Silva e Hérica Karina Cavalcante de Lima
|
MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL PÔSTER DE FILME
|
Andréa Silva Moraes
|
AUTORIA EM GÊNEROS DISCURSIVOS MULTIMODAIS: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA DA PANDEMIA DA COVIDA-19
|
Maria Angélica Rosa Fagundes Laranjeira Lessa
|
A RETEXTUALIZAÇÃO E SUAS VARIÁVEIS DE APLICAÇÃO NO PROCESSO DE ESCRITA
|
Dennys Dikson
|
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM PERSPECTIVA CRÍTICA; MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 20. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA EM CURSOS DE LETRAS E NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRÁTICAS, PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS |
Valdemir Melo |
Simpósio Temático 9
ESTUDOS DA SIGNIFICAÇÃO E SUAS CONSTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA
Coordenadores:
Adilson Ventura da Silva (UESB, adilson.ventura@gmail.com), Erivaldo Pereira do Nascimento (UFPB, erivaldo@ccae.ufpb.br), Jorge Viana Santos (UESB, viana.jorge.viana@uesb.edu.br)
Link para acesso: https://meet.google.com/nag-rpvu-oeb
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:30 às 18:30
PROFISSÃO PROFESSOR: O EMBATE DE SENTIDOS EM UMA MATÉRIA JORNALÍSTICA |
Lívia cristina de souza Sigliani, Maria alice santos Ferraz, Adilson Ventura |
O FUNCIONAMENTO SEMÂNTICO DE "SURDEZ" NO HINO AO SURDO BRASILEIRO |
Marcelle Bittencourt Xavier, Lorena Ferreira Mafra, Adilson Ventura
|
"SEJAM PERFEITOS COMO PERFEITO É O PAI CELESTIAL": Uma análise semântico-enunciativa de "surdez" no texto bíblico
|
Marcelle Bittencourt Xavier, Adilson Ventura, Lorena Ferreira Mafra
|
SENTIDOS DE FAMÍLIA EM DOIS TEXTOS JURÍDICOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO
|
Byron de Castro Muniz Teixeira, Danilo Sobral de Souza, Adilson Ventura
|
ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA A ANÁLISE LINGUÍSTICA DOS VERBOS DICENDI MODALIZADORES
|
Erivaldo Pereira do Nascimento
|
A TIRINHA DO LIVRO DIDÁTICO E SUAS PERSPECTIVAS INTERPRETATIVAS: UM ESPAÇO DE ENUNCIAÇÃO ANALISADO?
|
Sabrina Santos Barros, Roscele Tavares Carvalho
|
SENTIDOS CONSTRUÍDOS PARA ATIVIDADES MASCULINAS E ATIVIDADES FEMININAS NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA DO ACONTECIMENTO |
Florisbete de Jesus Silva, Adilson Ventura
|
Simpósio Temático 10
ESTUDOS MORFOLÓGICOS E SINTÁTICOS E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Coordenadores:
Elisângela Gonçalves da Silva (UESB, elisangela.silva@uesb.edu.br), Cristiane dos Santos Namiuti (UESB, cristianenamiuti@uesb.edu.br), Natival Almeida Simões Neto (UEFS, nasneto@uefs.br)
Link para acesso: https://meet.google.com/brk-kvqz-tvy
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:30 às 18:30
A IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS COMPLEXAS LEXICALIZADAS POR FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E SUAS APLICAÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Pedro Henrique Almeida Santos, Elisângela Gonçalves da Silva |
EXPLORANDO O LÉXICO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA RIO DA RÃS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA |
JUSCIMAURA CANGIRANA BALBINO, Elisângela Gonçalves |
O STATUS DAS PALAVRAS COMPOSTAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO |
Rebeca Silva do Nascimento Campos, Elisângela Gonçalves |
SUBIDA DE CLÍTICOS EM VIEIRA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA |
Raiana Cristina Dias da Cruz, Cristiane Namiuti |
A VARIAÇÃO NO USO DO DETERMINANTE NO SINTAGMA PREPOSICIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DESSA CATEGORIA |
Isabel dos Santos Magalhães Gomes, Cristiane Namiuti |
PESQUISA E EXTENSÃO NO ENSINO SUPERIOR COMO MEIOS DE APRENDIZAGEM DE PAPÉIS SOCIAIS E DE GÊNERO |
Paula Barreto Silva, Elisângela Gonçalves |
O ENSINO CONTEXTUALIZADO DA VOZ VERBAL A PARTIR DE DOCUMENTOS OITOCENTISTAS |
Patrick Pereira Campos Brito, Cristiane Namiuti, Jorge Viana Santos |
Simpósio Temático 11 e 25
EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ALFABETIZAÇÃO INICIAL; RESULTADOS SURPREENDENTES EM ALFABETIZAÇÃO EM S. JOSÉ DA LAJE- AL E LAGARTO/SE
Coordenadores:
Ronei Guaresi (UESB, roneiguaresi@uesb.edu.br), Valquíria Claudete Machado Borba (UNEB, valmborba@hotmail.com), Leonor Scliar-Cabral (UFSC, leonorsc20@gmail.com), Mariléia Silva dos Reis (UNILA, prof.marileia.ufs@gmail.com)
Link para acesso: https://meet.google.com/bia-fmgy-hag
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:30 às 18:30
Primeiros textos de alunos de S.J. da Laje e Lagarto |
Leonor Scliar-Cabral |
EFEITO DA FREQUÊNCIA DAS PALAVRAS NA LEITURA ORAL |
Ducirlãndia Ferraz de Souza, Ronei Guaresi |
A PROSÓDIA COMO ELEMENTO CONSTITUTIVO DA FLUÊNCIA LEITORA |
CRISTIANE VIEIRA COSTA ABREU, Ronei Guaresi
|
COMPETÊNCIAS BASILARES EM PROL DO APRENDIZADO DA LEITURA |
CRISTIANE VIEIRA COSTA ABREU, Ronei Guaresi |
O PAPEL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA SCLIAR DE ALFABETIZAÇÃO EM LAGARTO |
SILVANIA SANTANA DOS SANTOS |
12 de novembro de 2021 - 14:00 às 16:00
SOU NA EDUCAÇÃO, O QUE TOCA MINHA ALMA PEDAGÓGICA, SOU SISTEMA SCLIAR DE ALFABETIZAÇÃO |
Vânia de Oliveira Silva |
NEUROCIÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO ‘A TRILHA DE VIVI’ |
MARIA SILMA LIMA DE BRITO, Leonor-Scliar Cabral, Maria Inez Matoso Silveira |
RESILIÊNCIA PARA SUPERAR AS DIFICULDADES DA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DIFÍCEIS |
ROSIENE OMENA BISPO |
O SISTEMA SCLIAR DE ALFABETIZAÇÃO E O LIVRO DIDÁTICO EM SERGIPE |
Marileia Silva dos Reis |
PRÁTICAS DE ENSINO DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA SCLIAR DE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE LAGARTO/SE |
Maria Goretti Santana Nascimento |
UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA NA PRÉ-ESCOLA: APLICAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO ALINHADO AO SISTEMA SCLIAR DE ALFABETIZAÇÃO |
Cleonice da Silva Souza, Rosiene Omena Bispo |
Simpósio Temático 12
FONOLOGIA E ENSINO DE PORTUGUÊS
Coordenadores:
André Pedro da Silva (UFBA, pedroufpb@gmail.com), Vera Pacheco (UESB, vera.pacheco@gmail.com)
Link para acesso: https://meet.google.com/eig-jttx-vwx
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:30 às 18:30
A HIPO E A HIPERSEGMENTAÇÃO NA ESCRITA ESCOLAR |
Gleika Rodrigues Barbosa de Aguiar, André Pedro da Silva |
O EMPREGO NÃO-CONVENCIONAL DA VÍRGULA EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA HIPÓTESE DA PROSÓDIA IMPLÍCITA E DA FONOLOGIA PROSÓDICA |
Virgínia Maria Ferreira Silveira BAldow, Alcione de Jesus Santos, Vera Pacheco (Orientadora) |
O JOGO “FALA IGUAL, MAS ESCREVE DIFERENTE”: RECURSO INTERVENTIVO NA ESCRITA DE TURMAS DE 6º ANO EM CARUARU-PE |
Iana Karina da Silva Santos, Fernando Augusto de Lima Oliveira |
PROPOSTA DE ALGORITMO DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA PARA O ENSINO DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA |
Vera Pacheco, Marian Oliveira
|
Simpósio Temático 13 e 26
FUNCIONALISMO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÃO TEÓRICA E A PRÁTICA DOCENTE; SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO
Coordenadores:
Edvaldo Balduíno Bispo (UFRN, edbbispo@gmail.com), Mariangela Rios de Oliveira (UFF, mariangelariosdeoliveira@gmail.com), Ana Larissa Adorno Maciotto Oliveira (UFMG, adornomarciotto@gmail.com), Silvana Silva de Farias Araújo (UEFS, silvana.uefs.2014@gmail.com), Valter de Carvalho Dias (IFBA, vcarvalho@ifba.edu.br)
Link para acesso: meet.google.com/pue-mxbc-fjb
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:30 às 18:30
O SISTEMA DE CONEXÃO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Ricardo José Alves |
O RECURSO DA INTESIFICAÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO |
Wesley Rodrigo Pedroza da Silva |
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: O QUE TEMOS ALÉM DE AIPIM, MANDIOCA E MACAXEIRA? |
Raquel Meister Ko. Freitag |
USO DO PRONOME “NÓS” E “A GENTE” EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA |
Maria Aparecida de Souza Guimarães, Jorge Augusto Alves da SILVA, Valéria Viana SOUSA |
A VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA VERBAL DE TERCEIRA PESSOA DO PLURAL NO VERNÁCULO DE IBICOARA-BA |
Elenita Alves Barbosa, Vânia Raquel Santos Amorim, Warley José Campos Rocha, Valéria Viana Sousa |
Simpósio Temático 14
HISTORICIDADE DOS GÊNEROS E ENSINO
Coordenadores:
Aurea Zavam (UFC, aurea@ufc.br), Valeria Severina Gomes (UFRPE, valeria.sgomes@ufrpe.br), Joaquim Dolz (Université de Genève, joaquim.dolz-mestre@unige.ch)
Link para acesso: https://meet.google.com/vic-pjri-oom
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:30 às 18:30
CRÔNICAS: UM GÊNERO ABRASILEIRADO NOS JORNAIS DO SÉCULO XIX |
Sherry Morgana Justino de Almeida |
VOTO DE MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL: HISTORICIDADE DO GÊNERO E LETRAMENTO JURÍDICO |
Rosalice Pinto, Joaquim Dolz, Carla Teixeira |
AS TRADIÇÕES DISCURSIVAS NA AULA DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO A PARTIR DAS HABILIDADES DA BNCC-EM |
Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Hérica Karina Cavalcanti de Lima |
TRADIÇÕES DISCURSIVAS EM ASSENTOS DE CASAMENTOS DO SÉCULO XIX EM PORTUGUÊS E ESPANHOL |
Lécio Barbosa de Assis, Vera Pacheco |
O GÊNERO TEXTUAL CARTA: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOBRE A HISTORICIDADE DO GÊNERO |
Rodrigo Selmo da Silva |
Simpósio Temático 15
15. LINGUÍSTICA COGNITIVA: ASPECTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA
Coordenadores:
Maíra Avelar (UESB, mairavelar@uesb.edu.br), Monica Fontanelle Carneiro (UFMA, monicafcarneiro@gmail.com)
Link para acesso: https://meet.google.com/pcq-vvjm-ktv
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:30 às 18:30
A VIDEOAULA DE PORTUGUÊS SOB UMA PERSPECTIVA COGNITIVISTA: ANÁLISE DE GESTOS E DA DIREÇÃO DO OLHAR |
André Lisboa, Beatriz Graça, Natália Silva |
GESTOS METAFÓRICOS EM UMA VIDEOAULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE MULTIMODAL |
Hayat Passos, Victor Lima, Ane Pires, Maíra Avelar |
A COGNIÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO E A LEITURA PERFORMÁTICA: a potencialidade de uma a favor da outra |
Jardiel José de Melo, Fernando Augusto de Lima Oliveira |
EXTENSÕES METAFÓRICAS DA PARTÍCULA DOWN EM COMBINAÇÕES VERBAIS NA LÍNGUA INGLESA |
Fernanda Rodrigues Marçal |
OVER EM TAKE OVER: EXTENSÕES METAFÓRICAS EM UMA ABORDAGEM COGNITIVO-FUNCIONAL CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA COGNITIVA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: A MULTIMODALIDADE E OS MULTILETRAMENTOS A PARTIR DE MEMES |
Raquel Rossini Caique Souza Alves, Igor Andrade Santos, Caroline Moreno Botelho Pereira, Maíra Avelar |
Simpósio Temático 17
MORFOSSINTAXE: DESCRIÇÃO, TEORIA E ENSINO
Coordenadores:
Marcelo Amorim Sibaldo (UFPE, marcelo.sibaldo@ufpe.br ), Adeilson Pinheiro Sedrins (UFAPE, adeilson.sedrins@ufape.edu.br)
Link para acesso: meet.google.com/fbx-uece-rkz
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:30 às 18:30
O PARÂMETRO DO SUJEITO NULO: UMA ANÁLISE GERATIVA EM REDAÇÕES DE VESTIBULANDOS CABOVERDIANOS DA UNILAB-CE |
DANIELA PAULA DE LIMA NUNES MALTA |
SINTAGMAS PREPOSICIONAIS PREDICADOS DE SENTENÇAS COPULATIVAS: ALGUMAS NOTAS ACERCA DA DIACRONIA DE LÍNGUAS ROMÂNICAS |
Marcelo Amorim Sibaldo |
UMA ANÁLISE DA CLASSIFICAÇÃO TRADICIONAL DO SUJEITO DA SENTENÇA VINCULADA AO TRATAMENTO DO FENÔMENO DA CONCORDÂNCIA VERBAL |
Adeilson Pinheiro Sedrins |
GRAMEN: REFLEXÃO SOBRE GRAMÁTICA E ENSINO NO ÂMBITO DO PET CONEXÕES DE SABERES/COMUNIDADES POPULARES DA UFRPE/UAST |
Dorothy Bezerra Silva de Brito, Adeilson Pinheiro Sedrins |
“NÃO É PORQUE SEXTEI, QUE TU SEXTARÁS”: QUESTÕES ASPECTUAIS E ESTRUTURA ARGUMENTAL DE UMA NOVA POSSIBILIDADE VERBAL DO PORTUGUÊS BRASILEIRO |
KARININE CARLA ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA |
CATEGORIAS SINTÁTICAS NA CARTA EPISTOLAR DE 1 CORÍNTIOS 13: UMA ANÁLISE DO TEXTO PAULINO |
Aline Milena Borges da Silva Dias |
A CATEGORIA DE GÊNERO GRAMATICAL, GÊNERO NEUTRO E A NEUTRALIZAÇÃO DE GÊNERO: UM PASSEIO POR ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
Elaine Rodrigues de Souza Silva, Rafael Bezerra de Lima |
Simpósio Temático 18
18. (MULTI)LETRAMENTOS, ORALIDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS E/OU PESQUISAS SOBRE ENSINO DE LÍNGUAS NO CONTEXTO ONLINE
Coordenadores:
Elaine Cristina Forte-Ferreira (UFERSA, elaine.forte@ufersa.edu.br), José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI, ribas@labproducaotextual.com), Vicente de Lima-Neto (UFERSA, vicente.neto@ufersa.edu.br)
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:30 às 18:30
Link para acesso: https://meet.google.com/tdk-meos-fgm
“FALAR É FÁCIL?”: PERCEPÇÕES DISCENTES ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS COM EXPOSÇÕES ORAIS ESCOLARES |
Dianna Paula Pinto Moreira |
LETRAMENTO LITERÁRIO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO |
José Ribamar Lopes Batista Júnior |
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA (ERT) |
GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL DE BASTOS GOMES, Priscila Adriana Nascimento Silva, Hadassa Freire Gomes Rodrigues |
ESTÁGIO CURRICULAR NA PANDEMIA: ENSINO VIRTUAL DE PORTUGUÊS PARA UMA TURMA DE 6º ANO |
Joana Gabriela Alves de França (UFPE), Profa. Dra. Andréa Silva Moraes (DMTE/UFPE) |
MUITO ALÉM DE RODIN: COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE VIRTUAL SCRATCH |
Wesley Rodrigo Pedroza da Silva |
RECURSOS SEMÍOTICOS EM DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO DISCURSO SOB A ÓTICA DA MULTIMODALIDADE |
Valdenízia da Conceição Bezerra, Vicente de Lima-Neto |
12 de novembro de 2021 - 14:00 às 16:00
Link para acesso: https://meet.google.com/wff-gpup-mpe
O ENSINO DE LIBRAS NO INSTAGRAM: GÊNEROS, PEDAGOGIA E FORMAS DE CONSTRUIR CONHECIMENTOS |
TARCIA TAMARIA DA COSTA SILVA, Vicente de Lima-Neto |
CONTO MACHADIANO EM FORMATO DE RPG: PRÁTICAS DE (MULTI)LETRAMENTOS NO ENSINO REMOTO |
Aline Peixoto Bezerra |
A ABORDAGEM DA ORALIDADE NA BNCC: UMA ANÁLISE DAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS) |
EDSON GOMES FERREIRA JUNIOR, ELAINE CRISTINA FORTE-FERREIRA |
DESAFIOS E AVANÇOS NA AGENDA DE NORMALIZAÇÃO EM CALL NO ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 |
Francisca Alyne Alves da Silva, Danilson Francisco Gomes Embaná |
A CONSTRUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA |
Maria do Perpétuo Socorro de Oliveira Santos, Jose Ribamar Lopes Batista Júnior |
DA LEITURA DA VOZ À LEITURA DA PALAVRA: O USO DE AUDICONTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Márcio Allan Silva de Miranda, Kelly Carolaine dos Santos Pereira |
LETRAMENTOS EM REDE NA BUSCA DE INFORMAÇÃO ONLINE: A PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICO POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO |
Luciene Maria Garbuio |
Simpósio Temático 21
PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: A QUEIXA, OS RÓTULOS E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS
Coordenadores:
Nirvana Ferraz Santos Sampaio (UESB, nirvanafs@terra.com.br), Elaine Cristina de Oliveira (UFBA, elaineoliveira1009@gmail.com)
Link para acesso: https://meet.google.com/ari-cqyt-yby
Programação:
12 de novembro de 2021 - 14:30 às 16:00
UM OLHAR NEUROLINGUÍSTICO PARA OS QUADROS AFÁSICOS E PARA A ENTRADA DA CRIANÇA NO MUNDO DA ESCRITA |
Iva Ribeiro Cota, Nirvana Ferraz Santos Sampaio |
A AQUISIÇÃO DA ESCRITA, O DINAMISMO DA LINGUAGEM E O EQUÍVOCO DOS DIAGNÓSTICOS PRECOCES |
Elisângela Andrade Moreira Cardoso, Brena Batista Caires, Nirvana Ferraz Santos Sampaio |
O TRABALHO COM A ESCRITA SOB O OLHAR DA NEUROLINGUÍSTICA DISCURSIVA |
Débora Evelyn Macedo dos Santos SILVA, Érica Costa RÊGO, Simone Maximo PELIS, Nirvana Ferraz Santos SAMPAIO |
A ESCRITA DE CRIANÇAS COM QUEIXAS DE DIFICULDADE NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA RELAÇÃO GRAFEMA-FONEMA |
Cáritas da Hora Pereira, Alana Suely de Miranda Menezes, Elaine Cristina de Oliveira |
A SÍLABA NO PROCESSO DE LEITURA DE CRIANÇAS COM QUEIXAS DE DIFICULDADES DE LEITURA |
Danielle Pinheiro Carvalho Oliveira, Giovanna Martinez, Elaine Cristina de Oliveira |
APRENDIZADO DE LEITURA NO PRIMEIRO ANO DE ESCOLARIDADE E A VARIAÇÃO SILÁBICA DA LÍNGUA |
Bárbara Aparecido Botelho, Sara Santana Vieira, Elaine Cristina de Oliveira |
ALFABETIZAÇÃO E RACISMO: INSURGÊNCIAS DE UMA MENINA NEGRA |
Sarah Lemes de Almeida, Elaine Cristina de Oliveira, Lygia de Sousa Viégas |
Simpósio Temático 22
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E ENSINO DE LÍNGUAS
Coordenadores:
Socorro Cláudia Tavares de Sousa (UFPB, sclaudiats@gmail.com), Maria Elias Soares (UFC, melias@ufc.br), Kátia Cristina Cavalcante de Oliveira (UECE, katia.oliveira@uece.br)
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:30 às 18:30
Link para acesso: https://meet.google.com/quj-itmn-qdx
PROFESSORES DO FULBRIGHT FOREIGN LANGUAGE TEACHING ASSISTANT PROGRAM (FLTA) COMO AGENTES DE UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UNIVERSIDADES DOS ESTADOS UNIDOS |
Cynthia Israelly Barbalho Dionísio |
A IDENTIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ATIVISMO LINGUÍSTICO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS
|
Ingrid Cruz do Nascimento
|
INTERSEÇÃO ENTRE AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DECLARADAS E AS PRATICADAS NO ENSINO DO GÊNERO CRÔNICA
|
Poliane Lima Leal de Souza Carlos
|
DOS PCNS À BNCC: UM ESTUDO DAS POLÍTICAS OFICIAIS NA ABORDAGEM DA ANÁLISE LINGUÍSTICA
|
Laís Correia Teófilo de Souza
|
O GÊNERO RESUMO: DA BNCC AO LIVRO DIDÁTICO
|
Kátia Cristina Cavalcante de Oliveira, Socorro Cláudia Tavares de Sousa, Maria Elias Soares |
12 de novembro de 2021 - 14:00 às 16:00
Link para acesso: https://meet.google.com/eku-vkqw-fpg
IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA
|
Andréa Lopes da Silva
|
POR QUE O ENSINO DE ESPANHOL NA PARAÍBA? IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS NOS DISCURSOS DE PROFESSORES DE ESPANHOL
|
Keyte Gabrielle Macena Ribeiro |
POLÍTICAS E IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS NOS TEXTOS DA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP
|
Lília dos Anjos Afonso
|
O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ITÁLIA: PERCEPÇÕES E DESAFIOS NO ÂMBITO DA GRADUAÇÃO
|
James Rocha Smith, Rayane Araújo Gonçalves
|
EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA
|
Roberta Soares Paiva
|
POLÍTICA LINGUÍSTICA IMPLÍCITA, GESTÃO DE LÍNGUAS EM CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
|
Ruy Ferreira Lima, Maria Elias Soares
|
Simpósio Temático 23
PRÁTICAS COM A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E POSSÍVEIS INTERVENÇÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Coordenadores:
Carla Salati Almeida Ghirello Pires (UESB, carlaghipires@hotmail.com), Carmem Virginia Moraes da Silva (UFBA, carmem.virginia@uesb.edu.br)
Link para acesso: https://meet.google.com/vbz-jzfn-oqt
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:30 às 18:30
MÚSICA E SÍNDROME DE DOWN: UM OLHAR A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
Jhenifer Vieira da Silva, Daniela Porto da Cunha, Ana Lydia Lima Nogueira, Carla Salati Almeida Ghirello-Pires |
TEORIA HISTÓRICO CULTURAL E INTERVENÇÃO LINGUÍSTICA, UM CAMINHO PARA ORGANIZAÇÃO DISCURSIVA |
Nayra Marinho Silva Paz, Carla Salati Almeida Ghirello-Pires |
Construções de sentido estabelecidos por jovens com trissomia do cromossomo 21 na combinações de frases |
Emanuelle de Souza Silva Almeida, Rayana Thyara Rêgo Ladeia, Carla Salati Almeida Ghirello-Pires |
CONTRIBUIÇÃO DA TERAPIA QUIROFONÉTICA PARA O ESTÁGIO PRÉ-INTELECTUAL DO DESENVOLVIMENTO DA FALA |
Ana Lydia Lima Nogueira, Jhenifer Vieira da SILVA, Carla Salati Almeida Ghirello-Pires
|
FATORES QUE INFLUENCIAM NA PRODUÇÃO DO BALBUCIO CANÔNICO EM BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN |
Daniela Porto da Cunha, Jhenifer Vieira da Silva, Carla Salati Almeida Ghirello-Pires |
Simpósio Temático 27
SURDEZ E SURDOCEGUEIRA NO UNIVERSO DA LINGUAGEM E DA EDUCAÇÃO
Coordenadores:
Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira (UESB, adriana.lessa@uesb.edu.br), Larissa da Silva Rebouças (UFS, larissasurda@yahoo.com.br)
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:30 às 18:30
Link para acesso: https://meet.google.com/ifz-rfhj-qaj
Inconicidade e formação de conceitos por surdos : Uma questões para Educação |
Ítalo Mafra BARBOSA (PPGLin/UESB), Adriana Stella Cardoso LESSA-DE-OLIVEIRA (PPGLin/UESB) |
SINAIS CASEIROS E O ENSINO DE LIBRAS COMO L2: REFLEXÕES POSSÍVEIS |
Emmanuelle Félix dos Santos, Adriana Stella Cardoso LESSA-DE-OLIVEIRA |
A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA DA LIBRAS NO ENSINO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS SURDOS |
Poliana da Silva Lima Andrade, Emmanuelle Felix dos Santos, Adriana Stella Cardoso Lessa de Oliveira |
DIFERENÇAS MORFOFONOLÓGICAS NA PRODUÇÃO DE SURDOS E SURDOCEGOS: ANÁLISE DA LINGUAGEM EXPRESSIVA E COMPREENSIVA |
Émile Assis MIRANDA-OLIVEIRA, Emmanuelle Félix dos SANTOS, Lucinéa da Silva SANTANA, Adriana Stella Cardoso LESSA-DE-OLIVEIRA |
12 de novembro de 2021 - 14:00 às 16:00
Link para acesso: https://meet.google.com/hdb-xygq-vti
A PRESENÇA DA ICONICIDADE NO INPUT DIRECIONADO À CRIANÇA EM PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LIBRAS |
Thamires Oliveira de Souza Sampaio, Marcelo Meira Alves, Adriana Stella Cardoso Lessa de Oliveira |
PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE CORPUS DE LÍNGUAS DE SINAIS: CONTRIBUIÇÃO PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO |
Joice Malta Santos, Cristiane Namiuti, Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira |
MATERIAS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LIBRAS: HÁ POLIFONIA? |
Hadassa Freire Gomes Rodrigues |
PODE O SURDO APRENDER INGLÊS? CAMINHOS PARA O ENSINO INCLSUIVO DE UMA LÍNGUA ADICIONAL
|
Matheus Lucas de Almeida, Antonio Henrique Coutelo de Moraes |
SENTENÇAS EM LIBRAS: A ORDEM DE CONSTITUINTES NA SINALIZAÇÃO DE SURDOS E FILHOS DE PAIS SURDOS
|
Danielle Matos Correia Ribeiro, Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira
|
Simpósio Temático 28
TEORIA NA PRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DO PROFLETRAS PARA MÚLTIPLAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Coordenadores:
Marian Oliveira (UESB, marian.oliveira@uesb.edu.br), Laurênia Souto Sales (UFPB, laureniasouto@gmail.com), Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda (UEFS, marianafag@gmail.com)
Programação:
11 de novembro de 2021 - 16:30 às 18:30
Link para acesso: https://meet.google.com/vny-xwnn-zej
Estratégias para a escrita do gênero notícia no 5° Ano do Ensino Fundamental: uma proposta metodológica |
Joana D'Arc Lopes Brandão, Laurênia Souto Sales |
PERCEPÇÕES DE ENSINO DE ESCRITA NO DISCURSO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE PESQUISA |
CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO |
A INVISIBILIDADE DO ELE ACUSATIVO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
JANINE ARAÚJO DA SILVA, MARIANA FAGUNDES DE OLIVEIRA LACERDA |
PROSÓDIA, PONTUAÇÃO E COMPREENSÃO LEITORA: UM DIAGNÓSTICO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Doralice Leite Ribeiro Alves, Marian Oliveira, Vera Pacheco |
O ENSINO DA GRAMÁTICA NORMATIVA: USO DOS PORQUÊS NA PRODUÇÃO TEXTUAL |
Jocélio de Barros LIMA |
O GÊNERO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CENA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A EJA |
Glória Maria dos Santos Leite, Laurênia Souto Sales, Fernanda Barboza de Lima |
A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA VERBAL DE 3ª PESSOA DO PLURAL EM TEXTOS ESCRITOS POR ESTUDANTES DE 6º E 7º ANOS |
Margarete de Oliveira Brito Costa Bittencourt, Daniel dos Santos Andrade, Marizana Dias Santos do Nascimento |
O LUGAR DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: A SINTAXE EXPONTÂNEA DO PB |
Wesley da Silva Santos, Mariana Fagundes de Oliveira |
12 de novembro de 2021 - 14:00 às 16:00
Link para acesso: https://meet.google.com/vny-xwnn-zej
ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS SOB A PERSPECTIVA DE ATIVIDADES EPI/METALINGUÍSTICAS |
Eduardo de Araújo Neto, Luciana Matos de Sousa Silva, Mariene Silva Pedreira |
A compreensão do hiperônimo e hipônimo na construção de textos: propostas de atividades de ampliação competência lexical |
Jeancarlo Rocha Falcão, Adilson Ventura da Silva |
IDENTIDADE E PERTENCIMENTO NA ESCRITA DE CAROLINA MARIA DE JESUS: ALGUMAS REFLEXÕES POSSÍVEIS |
NUNES, Sonaya, SALES, Laurênia Souto |
A PONTUAÇÃO NA ESCRITA DE ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Yndyhara Matias dos Santos Lima, Noélia Nascimento Ferraz Amorim, Marian Oliveira, Vera Pacheco |
PROPOSTA PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA A PARTIR DA LEITURA DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: UMA EXPERIÊNCIA NA EJA |
Maria da Conceição Gomes da Silva Dério, Laurênia Souto Sales |
RESSIGNIFICAÇÃO DA ESCRITA NO CONTEXTO ESCOLAR: O GÊNERO DISCURSIVO DOCUMENTÁRIO |
GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL DE BASTOS GOMES, Judileide Silva Morais de AZEVEDO |
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: O PROCESSO DE DITONGAÇÃO DO MAS/MAIS NA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA |
FLÁVIA CAMATA DE OLIVEIRA MALAGUTH, ANA NERI DOS SANTOS, DÁDIVA DYANE DA COSTA PRATES RODRIGUES, LUCILANE AMORIM DA SILVA |