Programação geral

PROGRAMAÇÃO GERAL

10 de novembro de 2021 (quarta-feira)

  • 9h30: Solenidade de abertura
  • 10h: Café com Letras I
  • 10h30 às 12h: Conferência de abertura: “Professores em formação: os impactos da pandemia” – Profa. Dra. Maria Penha Casado
  • 14h às 16h: Mesa redonda I: A teoria na prática: fonologia, gramática e variação na sala de aula – Profa. Dra. Ailma Nascimento (UESPI), Prof. Dr. Natival Almeida Simões Neto (UEFS), Profa. Dra. Maria Alice Tavares (UFRN). Link: https://youtu.be/IIhiovg33k0
  • 16h30 às 18h30: Oficinas (links, dias, horários, ementas e bibliografia na página “oficinas”)

 

11 de novembro de 2021 (quinta-feira)

  • 8h30 às 10h30: Mesa redonda II: A teoria na prática: linguagem típica e atípica na sala de aula – Profa. Dra. Evangelina Brito de Faria (UFPB), Profa. Dra. Cláudia Martins (UNEB), Profa. Dra. Elaine Cristina de Oliveira (UFBA). Link: https://youtu.be/TKrGmJJPmFI 
  • 10h30 às 12h30: Oficinas (links, dias, horários, ementas e bibliografia na página “oficinas”)
  • Mesa redonda III 14h às 16h30: A teoria na prática: texto, sentido e discurso na sala de aula – Prof. Dr. Antenor Teixeira de Almeida (UNIGRANDE), Prof. Dr. Francisco Alves Filho (UFPI), Profa. Dra. Mônica Mano Trindade Ferraz (UFPB), Profa. Dra. Fabiele Stockmans de Nardi (UFPE), Prof. Dr. Adilson Ventura (PPGLin/UESB). Link: https://youtu.be/AaZvOOM4hkY
  • 16h30 às 18h30: Comunicações orais em Simpósios Temáticos (ANEXO I, abaixo, contém os títulos, nome e ordem dos apresentadores)
  • 19h: Lançamento de livros no kumospace: https://www.kumospace.com/8eclae

 

12 de novembro de 2021 (sexta-feira)

  • 8h30 às 10h30: Mesa redonda IV: A teoria na prática: a literatura na sala de aula – Profa. Dra. Maria Elvira Brito Campos (UFPI), Profa. Dra.  Zoraide Portela (UNEB), Prof. Dr. Prof. Dr. Aleiton Fonseca (UEFS). Link: https://youtu.be/lTyEljDjo8Q 
  • 10h30 às 12h30: Oficinas (links, dias, horários, ementas e bibliografia na página “oficinas”)
  • 14h às 16h: Comunicações orais em Simpósios Temáticos (ANEXO I, abaixo, contém os títulos, nome e ordem dos apresentadores)
  • 16h30 às 18h: Conferência de encerramento: “A disciplina escolar Gramática funcionalmente vista” – Profa. Dra. Maria Helena de Moura Neves. Link: https://youtu.be/eU15J7IPAjc 
  • 18h: Café com Letras II

 

ANEXO 1 – SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
 

ATENÇÃO: A duração das apresentações é de, no máximo, 15 minutos. A depender do número de apresentações, cada Coordenador(a) pode sugerir ajustes no tempo de apresentação para que o debate seja possível.

 

Simpósio Temático 1

A VARIAÇÃO E A MUDANÇA LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA

Coordenadores:

Valéria Viana Sousa (UESB, valeria.viana.sousa@uesb.edu.br), Gessilene Silveira Kanthack (UESC, gskanthack@yahoo.com.br), Camilo Rosa Silva (UFPB, camilorosa@gmail.com)

Link para acesso: https://meet.google.com/epv-tjow-xne?authuser=0

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:30 às 18:30

CONSTRUCIONALIZAÇÃO COM O VERBO DAR: EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM CONSTRUÇÃO

Patrícia de Carvalho Pires, Valéria Viana Sousa

UM CAMINHO PARA CONSTRUCIONALIZAÇÃO DO VERBO CHEGAR EM ESTRUTURAS [V1 (E) + V2]: DE PLENO À AUXILIAR

Nayara Crisley Barreto Brasil Farias Rocha, Valéria Viana Sousa

CONSTRUÇÕES COM AGORA NO PORTUGUÊS CULTO E POPULAR: UMA ABORDAGEM CENTRADA NO USO

Ramilda Viana Gomes da Silva, Valéria Viana Sousa

MAS POR QUE ENSINAR GRAMÁTICA NO TEXTO?

CAMILO ROSA SILVA

A ELIPSE DE COMPLEMENTO VERBAL NA PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES

Elenita Alves Barbosa, Valéria Viana Sousa

CONSTRUÇÕES COM O VERBO DAR NO CORPUS LINGUÍSTICO DE IBICOARA-BAHIA: A ANÁLISE FUNCIOALISTA EM FOCO

José Roberto Gomes de Jesus, Elenita Alves Barbosa, Valéria Viana Sousa

A VARIABILIDADE DO MODO SUBJUNTIVO NAS ORAÇÕES INDEPENDENTES INICIADAS PELO ITEM TALVEZ: UM ESTUDO BASEADO NO USO

Vânia Raquel Santos Amorim, Valéria Viana Sousa

12 de novembro de 2021   -   14:00 às 16:00

A HIPOTAXE ADVERBIAL CONCESSIVA: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL CENTRADA NO USO

Maria Alice Linhares Costa, Valéria Viana Sousa, Gessilene Silveira Kanthack

CONSTRUÇÕES COM O VERBO IR NO PORTUGUÊS DE VITÓRIA DA CONQUISTA: UMA ABORDAGEM CENTRADA NO USO

Milca Cerqueira Etinger Silva, Daniela Moreira Duarte, Valéria Viana Sousa

MARCADORES DISCURSIVOS EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE INTERAÇÃO

Igor Araújo Dantas, Valeria Viana Sousa, Cecília de Almeida Ribeiro

POR DENTRO DAS GRADES: O VOCABULÁRIO GÍRIO UTILIZADO PELAS INTERNAS DO CONJUNTO PENAL ADVOGADO NILTON GONÇALVES

Eliane Souza Pereira, Valéria Viana Sousa

A (INTER)SUBJETIVIDADE PRESENTE NAS ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS SUBJETIVAS RECORRENTES EM REDAÇÕES DE PRÉ-VESTIBULAR

Amanda Moreno Fonseca de Andrade, Valéria Viana Sousa

O ENSINO DE COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO SOB O ENFOQUE DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO (LFCU)

Marcio Deoclides Macedo Santos, Valéria Viana Sousa

O USO DE CORPUS SOCIOLINGUÍSTICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO MUNICÍPIO DE IBICOARA – BA

José Roberto Gomes de Jesus, Warley José Campos Rocha, Igor Santana Caires, Valéria Viana Sousa

 

Simpósio Temático 2

BAKHTIN E O CÍRCULO: EDUCAÇÃO, LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE

Coordenadores:

Márcia Helena de Melo Pereira (UESB, marciahelenad@yahoo.com.br), Fábio Marques de Souza (UEPB, fabiohispanista@gmail.com)

Link para acesso: https://meet.google.com/rmb-ofyy-wyh

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:30 às 18:30

O LETRAMENTO ACADÊMICO NA PRODUÇÃO DO GÊNERO DISCURSIVO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO – POR UMA ESCRITA AUTORAL

Patrícia Souza Lemos, Márcia Helena de Melo Pereira

“A GENTE COMBINAMOS DE NÃO MORRER”: O CENÁRIO POLÍTICO-IDEOLÓGICO BRASILEIRO DIALOGIZADO EM UM POST DE FACEBOOK

Amanda de Macedo Moura Couto, Márcia Helena de Melo Pereira, Filipe Santos Guerra

 

CONCEPÇÕES BAKHTINIANAS NO (HIPER)TEXTO DIGITAL: DIALOGISMO E INTERTEXTUALIDADE EM TWEETS

 

Sandy Tavares de ALMEIDA, Ana Claudia Oliveira Azevedo, Márcia Helena de Melo Pereira

 

O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM GÊNERO ADVINDO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: BOOKTUBE EM CENA

 

Dayana Junqueira Ayres, Márcia Helena de Melo Pereira

 

CONCEPÇÕES BAKHTINIANAS NO (HIPER)TEXTO DIGITAL: DIALOGISMO E INTERTEXTUALIDADE EM TWEETS

 

Sandy Tavares de Almeida, Ana Claudia Oliveira Azevedo, Márcia Helena de Melo Pereira

 

MULTILETRAMENTOS NO ENSINO REMOTO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO DSICURSIVO CONTO

 

ISLENE DOS SANTOS ROQUE

 

“NEM A PALAVRA DELIBERADAMENTE FALSA É ABSOLUTAMENTE FALSA”: REFLEXÕES SOBRE FAKE NEWS E PÓS-VERDADE

 

Francisco Geoci da Silva

 

 

Simpósio Temático 3

CONTRIBUIÇÕES DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PARA O ENSINO: REFLEXOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU ANOS INICIAIS

Coordenadores:

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB, marianne.cavalcante@gmail.com), Renata Fonseca Lima da Fonte (UNICAP, renata.fonte@unicap.br)

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:30 às 18:30

Link para acesso: https://meet.google.com/abr-jnqv-ohc

INTERFACES ENTRE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E ENSINO/EDUCAÇÃO EM PESQUISAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Isabela Barbosa do Rêgp Barros, Renata Fonseca Lima da Fonte

MAPEAMENTO DAS PESQUISAS  NA INTERFACE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO NA PARAÍBA

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Evangelina Maria Brito de Faria

REFLEXOS DE ESTUDOS SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO ESPECIAL E ENSINO EM MUNICÍPIOS DA PARAÍBA

Paulo Vinícius Ávila Nóbrega

SARS-COV-19 E T21: NÚCLEO SABER DOWN COMO ESPAÇO PARA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO E SAÚDE

Carla Mirela Brito Borges, Caio Carvalho Benigno, Jainne Oliveira Leão, Marian Oliveira

ENGLISH TIME NO NÚCLEO SABER DOWN: ESTUDO SOBRE ADAPTAÇÃO DE OCLUSIVAS EM POSIÇÃO DE CODA

LUCAS VIANA ALENCAR, Marian Oliveira, Vera Pacheco, Lorena Correia de Oliveira

12 de novembro de 2021  -   14: às 16:00

Link para acesso: https://meet.google.com/mry-pbdf-jop

 A GESTUALIDADE NOS DOCUMENTOS OFICIAIS NORTEADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

Eriglauber Edivirgens Oliveira da Silva, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante

MULTIMODALIDADE E ATENÇÃO CONJUNTA: REFLEXÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

MERCIA DUARTE DE LIRA, RENATA FONSECA LIMA DA FONTE

MULTIMODALIDADE, BILINGUISMO E L2: OS GESTOS DE UMA CRIANÇA BILÍNGUE E O SEU PAPEL NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA INGLESA

SIMONE FRYE, RENATA DA FONTE, ANTÔNIO HENRIQUE COUTELO DE MORAES

ESCRITA E A PERCEPÇÃO DO SINAL EM LIBRAS

Daniele dos Santos Barreto, Marian Oliveira, Vera Pacheco, Adriana Stella Cardoso Lessa de Oliveira

ESTUDO SOBRE VELOCIDADE LEITORA EM TEXTOS NARRATIVOS COM APRENDIZES COM T21

Glaubia Ribeiro Moreira, Marian Oliveira, Vera Pacheco

 

Simpósio Temático 4

DIÁLOGOS ENTRE OS ESTUDOS MUSICAIS, MUSICOTERAPÊUTICOS E LINGUÍSTICOS

Coordenadores:

Maria de Fátima de Almeida Baia (UESB, baiamfa.ling@gmail.com), Waldemar Ferreira Netto (USP, waldemar.ferreiranetto@gmail.com), João Pedro Lopes Reigado (Universidade Nova de Lisboa, joaoreigado@fcsh.unl.pt)

Link para acesso: https://meet.google.com/fje-sdvy-mqy

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:30 às 18:30

ESTUDO PILOTO SOBRE ATRITO LINGUÍSTICO NA INFÂNCIA:  O CASO DE GÊMEOS BRASILEIROS MORANDO NA INGLATERRA

 

Maria de Fátima de Almeida Baia, Suzana Longo da Cruz, Itana Rodrigues Lopes do Nascimento, Marcelo Meira Alves

 

PROJETO DE EXTENSÃO “ESTIMULAÇÃO DE FALA COM MÚSICA”:  REFLEXÕES A RESPEITO DAS SESSÕES DE MEDITAÇÃO E VOLTADAS PARA ESTUDANTES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Maria de Fátima de Almeida Baia, Isamar Marques Cândido Pales, Viviane Mota Ramos, Geisiane Rocha da Silva

REDUPLICAÇÃO INICIAL NO DESENVOLVIMENTO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E DO HEBRAICO: UM ESTUDO COMPARATIVO

 

Blenda da Silva Almeida Moreira, Maria de Fátima de Almeida Baia, Laís Rodrigues Silva Bockorni

 

aMUSe: SENSIBILIZAÇÃO À MÚSICA NA PROMOÇÃO DA LINGUAGEM

 

João Pedro Lopes Reigado

 

MÚSICA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NA CLÍNCIA DA MUSICOTERAPIA

Marly Chagas Oliveira Pinto

O CANTO NA INTERAÇÃO ENTRE CUIDADORES E BEBÊS NOS DADOS LONGITUDINAIS DO BANCO DE DADOS LINGUÍSTICOS GEPDEF

Ana Cristina Oliveira Santos, Maria de Fátima de Almeida Baia

 

Simpósio Temático 5

DISCURSO, LÍNGUA, ENSINO

Coordenadores:

Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes (UESB, gcortes@uesb.edu.br), Fernanda Correa Silveira Galli (UFPE, fernanda.galli@ufpe.br), Washington Silva de Farias (UFCG, washfarias@gmail.com)

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:15 às 18:30

Link para acesso: https://meet.google.com/kbw-zair-mme

DA COZINHA ÀS ARMAS: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO SUJEITO MULHER-POLICIAL EM PERFIS DO INSTAGRAM

 

Cremilton de Souza Santana, Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes

 

O político no discurso sobre a reforma da Previdência nas mídias digitais: silenciamento e fuga de sentidos

Paula Souza Pereira, Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes

OUSAR SE REVOLTAR: ATIVISMO DIGITAL E RESISTÊNCIA DE MULHERES NEGRAS NO INSTAGRAM

 

Monik Milany Santos Santana, Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes

 

A PANDEMIA DA COVID-19 COMO ACONTECIMENTO DISCURSIVO: CONFRONTOS DE SENTIDOS E SUJEITOS NAS MÍDIAS DIGITAIS

Lucineia Oliveira, Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes

ETHOS CONTRADITÓRIO: ANÁLISE DE UM DISCURSO DE JAIR BOLSONARO

Letícia Santos, Isabela Marilia Santana Santos

DISCURSO, PANDEMIA E FAKE NEWS EM/NAS REDES: ENTRE OS EFEITOS DE VERDADE E OS CONFRONTOS DISCURSIVOS

Patrícia Adriana Silva Freire e Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes

12 de novembro de 2021  -   13:45: às 16:00

Link para acesso: https://meet.google.com/bpc-kzpp-zon

 

HÁ ESPAÇO PARA O POÉTICO NO ENSINO REMOTO?

 

João Victor da Silva Carvalho, Fernanda Correa Silveira Galli

 

EFEITOS DE SENTIDO DO DISCURSO EMPREENDEDOR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Luzimare Almeida Pilôto, Edvania Gomes da Silva

QUANDO DIZER É CONTRADIZER: EFEITOS DE SENTIDOS DE DECRETOS PRESIDENCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA

 

Thiago César da Costa Carneiro, Joseph Bezerra do Nascimento

 

O JOGO METAFÓRICO NA/PELA LINGUAGEM: GESTOS DE LEITURA EM PRODUÇÕES PRÉ-VESTIBULANDOS

TAMIRIS VIANNA DA SILVA

A TEXTUALIZAÇÃO DO POLÍTICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ENTRE A UNIVOCIDADE LÓGICA E A EQUIVOCIDADE NAS MÍDIAS DIGITAIS

Aline Maria dos Santos Pereira, Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes

 

Simpósio Temático 7

ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL

Coordenadores:

Eduardo Lopes Piris (UESC, elpiris@uesc.br), Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS, icmazevedo@hotmail.com), Glícia Azevedo Tinoco (UFRN, glicia.tinoco@ufrn.br)

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:30 às 18:30

Link para acesso: https://meet.google.com/bcw-vvhu-vnr

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE CONTEÚDOS DE ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO

Eduardo Lopes Piris

A ARGUMENTAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL DE LINGUAGEM NA COLEÇÃO APOEMA-PORTUGUÊS: ANÁLISE DAS UNIDADES DIDÁTICAS VOLTADAS AO ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO

Elionai Mendes da Silva

AS CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS NA REDAÇÃO DO ENEM: ANÁLISE DE UMA REDAÇÃO NOTA 1.000 DA CARTILHA DO PARTICIPANTE DE 2020

Joelene Tavares Correia

A CONSTRUÇÃO DE PONTOS DE VISTA NA ESCOLA: PROMOVER A ARGUMENTAÇÃO E A CRITICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL É UMA PRÁTICA ESSENCIAL

Jussara dos Santos Matos

ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DE LETRAMENTO DE VERTENTE SOCIOCULTURAL

Glícia Azevedo Tinoco

12 de novembro de 2021   -   14:00 às 16:00

Link para acesso: https://meet.google.com/bsu-gmsm-qtc

A ARGUMENTAÇÃO COMO PRÁTICA DE LINGUAGEM NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Bruno Bomfim Vieira, Eduardo Lopes Piris

A ARGUMENTAÇÃO ORAL NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO E PROPOSTA DE ENSINO

Lívia Vinhas de Souza Almeida, Eduardo Lopes Piris

A ANÁLISE DO DISCURSO ARGUMENTADO EM REDAÇÕES FINALISTAS DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Sara Oliveira Rodrigues, Soade Pereira Jorge Calhau

PRÁTICAS DE ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DISCUTINDO UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA

Maristela Felix dos Santos, Isabel Cristina Michelan de Azevedo

LETRAMENTO, MULTILETRAMENTO E ARGUMENTAÇÃO À LUZ DA RETÓRICA CRÍTICA

Isabel Cristina Michelan de Azevedo

 

Simpósio Temático 8, 16 e 20

ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM PERSPECTIVA CRÍTICA; MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 20. O ENSINO DE LÍNGUA

Coordenadores:

Larissa de Pinho Cavalcanti (UFRPE-UAST, larissa.cavalcanti@ufrpe.br), Marcelo Augusto Mesquita da Costa (FAFIRE/UFPE, marbacelar@hotmail.com), Ricardo Rios Barreto Filho (UFPE, ricardo.rios@ufpe.br), Ana Lima (UFPE, ana.mcalima@ufpe.br), Herbertt Neves (UFCG, jose.herbertt@professor.ufcg.edu.br), Lílian Melo Guimarães (UFRPE/UAST, lilian.noemia@ufrpe.br), Marcelo Rocha Barros Gonçalves (UFMS, marcelo.barros@ufms.br), Sidnay Fernandes dos Santos Silva (UNEB, sidnayfernandes@hotmail.com), Zoraide Portela Silva (UNEB, zoraideportelas@gmail.com)

Link para acesso: https://meet.google.com/ybr-gppd-azz

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:30 às 18:30

Os materiais didáticos de português: uma visão histórica

Ana Lima

Reflexões sobre o lDP: questões e problemas

 

Herbertt Neves e Lílian Noêmia Melo Guimarães

LETRAMENTO CIENTÍFICO NO LDP

 

Eveline Torres e Ana Maria P. Lima

 

PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA EM AMBIENTES VIRTUAIS: O QUE DIZ A BNCC E O QUE PROPÕEM OS LDP?

 

Thayrine Nascimento da Silva e Hérica Karina Cavalcante de Lima

 

MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL PÔSTER DE FILME

 

Andréa Silva Moraes

 

AUTORIA EM GÊNEROS DISCURSIVOS MULTIMODAIS: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA DA PANDEMIA DA COVIDA-19

 

Maria Angélica Rosa Fagundes Laranjeira Lessa

 

A RETEXTUALIZAÇÃO E SUAS VARIÁVEIS DE APLICAÇÃO NO PROCESSO DE ESCRITA

 

Dennys Dikson

 

ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM PERSPECTIVA CRÍTICA; MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 20. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA EM CURSOS DE LETRAS E NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRÁTICAS, PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS

Valdemir Melo

 

Simpósio Temático 9

ESTUDOS DA SIGNIFICAÇÃO E SUAS CONSTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA

Coordenadores:

Adilson Ventura da Silva (UESB, adilson.ventura@gmail.com), Erivaldo Pereira do Nascimento (UFPB, erivaldo@ccae.ufpb.br), Jorge Viana Santos (UESB, viana.jorge.viana@uesb.edu.br)

Link para acesso: https://meet.google.com/nag-rpvu-oeb

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:30 às 18:30

PROFISSÃO PROFESSOR: O EMBATE DE SENTIDOS EM UMA MATÉRIA JORNALÍSTICA

Lívia cristina de souza Sigliani, Maria alice santos Ferraz, Adilson Ventura

O FUNCIONAMENTO SEMÂNTICO DE "SURDEZ" NO HINO AO SURDO BRASILEIRO

Marcelle Bittencourt Xavier, Lorena Ferreira Mafra, Adilson Ventura

 

"SEJAM PERFEITOS COMO PERFEITO É O PAI CELESTIAL": Uma análise semântico-enunciativa de "surdez" no texto bíblico

 

Marcelle Bittencourt Xavier, Adilson Ventura, Lorena Ferreira Mafra

 

SENTIDOS DE FAMÍLIA EM DOIS TEXTOS JURÍDICOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO

 

Byron de Castro Muniz Teixeira, Danilo Sobral de Souza, Adilson Ventura

 

ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA A ANÁLISE LINGUÍSTICA DOS VERBOS DICENDI MODALIZADORES

 

Erivaldo Pereira do Nascimento

 

A TIRINHA DO LIVRO DIDÁTICO E SUAS PERSPECTIVAS INTERPRETATIVAS: UM ESPAÇO DE ENUNCIAÇÃO ANALISADO?

 

Sabrina Santos Barros, Roscele Tavares Carvalho

 

SENTIDOS CONSTRUÍDOS PARA ATIVIDADES MASCULINAS E ATIVIDADES FEMININAS NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA DO ACONTECIMENTO

Florisbete de Jesus Silva, Adilson Ventura

 

 

Simpósio Temático 10

ESTUDOS MORFOLÓGICOS E SINTÁTICOS E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Coordenadores:

Elisângela Gonçalves da Silva (UESB, elisangela.silva@uesb.edu.br), Cristiane dos Santos Namiuti (UESB, cristianenamiuti@uesb.edu.br), Natival Almeida Simões Neto (UEFS, nasneto@uefs.br)

Link para acesso: https://meet.google.com/brk-kvqz-tvy

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:30 às 18:30

A IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS COMPLEXAS LEXICALIZADAS POR FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E SUAS APLICAÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Pedro Henrique Almeida Santos, Elisângela Gonçalves da Silva

EXPLORANDO O LÉXICO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA RIO DA RÃS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA

JUSCIMAURA CANGIRANA BALBINO, Elisângela Gonçalves

O STATUS DAS PALAVRAS COMPOSTAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO

Rebeca Silva do Nascimento Campos, Elisângela Gonçalves

SUBIDA DE CLÍTICOS EM VIEIRA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA

Raiana Cristina Dias da Cruz, Cristiane Namiuti

A VARIAÇÃO NO USO DO DETERMINANTE NO SINTAGMA PREPOSICIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DESSA CATEGORIA

Isabel dos Santos Magalhães Gomes, Cristiane Namiuti

PESQUISA E EXTENSÃO NO ENSINO SUPERIOR COMO MEIOS DE APRENDIZAGEM DE PAPÉIS SOCIAIS E DE GÊNERO

Paula Barreto Silva, Elisângela Gonçalves

O ENSINO CONTEXTUALIZADO DA VOZ VERBAL A PARTIR DE DOCUMENTOS OITOCENTISTAS

Patrick Pereira Campos Brito, Cristiane Namiuti, Jorge Viana Santos

 

Simpósio Temático 11 e 25

EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ALFABETIZAÇÃO INICIAL; RESULTADOS SURPREENDENTES EM ALFABETIZAÇÃO EM S. JOSÉ DA LAJE- AL E LAGARTO/SE

Coordenadores:

Ronei Guaresi (UESB, roneiguaresi@uesb.edu.br), Valquíria Claudete Machado Borba (UNEB, valmborba@hotmail.com), Leonor Scliar-Cabral (UFSC, leonorsc20@gmail.com), Mariléia Silva dos Reis (UNILA, prof.marileia.ufs@gmail.com)

Link para acesso: https://meet.google.com/bia-fmgy-hag

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:30 às 18:30

Primeiros textos de alunos de S.J. da Laje e Lagarto

Leonor Scliar-Cabral

EFEITO DA FREQUÊNCIA DAS PALAVRAS NA LEITURA ORAL

Ducirlãndia Ferraz de Souza, Ronei Guaresi

A PROSÓDIA COMO ELEMENTO CONSTITUTIVO DA FLUÊNCIA LEITORA

CRISTIANE VIEIRA COSTA ABREU, Ronei Guaresi

 

COMPETÊNCIAS BASILARES EM PROL DO APRENDIZADO DA LEITURA

CRISTIANE VIEIRA COSTA ABREU, Ronei Guaresi

O PAPEL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA SCLIAR DE ALFABETIZAÇÃO EM LAGARTO

SILVANIA SANTANA DOS SANTOS

12 de novembro de 2021   -   14:00 às 16:00

SOU NA EDUCAÇÃO, O QUE TOCA MINHA ALMA PEDAGÓGICA, SOU SISTEMA SCLIAR DE ALFABETIZAÇÃO

Vânia de Oliveira Silva

NEUROCIÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO:  UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO ‘A TRILHA DE VIVI’

MARIA SILMA LIMA DE BRITO, Leonor-Scliar Cabral, Maria Inez Matoso Silveira

RESILIÊNCIA PARA SUPERAR AS DIFICULDADES DA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DIFÍCEIS

ROSIENE OMENA BISPO

O SISTEMA SCLIAR DE ALFABETIZAÇÃO E O LIVRO DIDÁTICO EM SERGIPE

Marileia Silva dos Reis

PRÁTICAS DE ENSINO DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA SCLIAR DE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE LAGARTO/SE

Maria Goretti Santana Nascimento

UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA NA PRÉ-ESCOLA: APLICAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO ALINHADO AO SISTEMA SCLIAR DE ALFABETIZAÇÃO

Cleonice da Silva Souza, Rosiene Omena Bispo

 

Simpósio Temático 12

FONOLOGIA E ENSINO DE PORTUGUÊS

Coordenadores:

André Pedro da Silva (UFBA, pedroufpb@gmail.com), Vera Pacheco (UESB, vera.pacheco@gmail.com)

Link para acesso:  https://meet.google.com/eig-jttx-vwx

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:30 às 18:30

A HIPO E A HIPERSEGMENTAÇÃO NA ESCRITA ESCOLAR

Gleika Rodrigues Barbosa de Aguiar, André Pedro da Silva

O EMPREGO NÃO-CONVENCIONAL DA VÍRGULA EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA HIPÓTESE DA PROSÓDIA IMPLÍCITA E DA FONOLOGIA PROSÓDICA

Virgínia Maria Ferreira Silveira BAldow, Alcione de Jesus Santos, Vera Pacheco (Orientadora)

O JOGO “FALA IGUAL, MAS ESCREVE DIFERENTE”: RECURSO INTERVENTIVO NA ESCRITA DE TURMAS DE 6º ANO EM CARUARU-PE

Iana Karina da Silva Santos, Fernando Augusto de Lima Oliveira

PROPOSTA DE ALGORITMO DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA PARA O ENSINO DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA

Vera Pacheco, Marian Oliveira

 

 

Simpósio Temático 13 e 26

FUNCIONALISMO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÃO TEÓRICA E A PRÁTICA DOCENTE; SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO

Coordenadores:

Edvaldo Balduíno Bispo (UFRN, edbbispo@gmail.com), Mariangela Rios de Oliveira (UFF, mariangelariosdeoliveira@gmail.com), Ana Larissa Adorno Maciotto Oliveira (UFMG, adornomarciotto@gmail.com), Silvana Silva de Farias Araújo (UEFS, silvana.uefs.2014@gmail.com), Valter de Carvalho Dias (IFBA, vcarvalho@ifba.edu.br)

Link para acesso: meet.google.com/pue-mxbc-fjb

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:30 às 18:30

O SISTEMA DE CONEXÃO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Ricardo José Alves

O RECURSO DA INTESIFICAÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO

Wesley Rodrigo Pedroza da Silva

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: O QUE TEMOS ALÉM DE AIPIM, MANDIOCA E MACAXEIRA?

Raquel Meister Ko. Freitag

USO DO PRONOME “NÓS” E “A GENTE” EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA

Maria Aparecida de Souza Guimarães, Jorge Augusto Alves da SILVA, Valéria Viana SOUSA

A VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA VERBAL DE TERCEIRA PESSOA DO PLURAL NO VERNÁCULO DE IBICOARA-BA

Elenita Alves Barbosa, Vânia Raquel Santos Amorim, Warley José Campos Rocha, Valéria Viana Sousa

 

Simpósio Temático 14

HISTORICIDADE DOS GÊNEROS E ENSINO

Coordenadores:

Aurea Zavam (UFC, aurea@ufc.br), Valeria Severina Gomes (UFRPE, valeria.sgomes@ufrpe.br), Joaquim Dolz (Université de Genève, joaquim.dolz-mestre@unige.ch)

Link para acesso: https://meet.google.com/vic-pjri-oom

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:30 às 18:30

CRÔNICAS: UM GÊNERO ABRASILEIRADO NOS JORNAIS DO SÉCULO XIX

Sherry Morgana Justino de Almeida

VOTO DE MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL:  HISTORICIDADE DO GÊNERO E LETRAMENTO JURÍDICO

Rosalice Pinto, Joaquim Dolz, Carla Teixeira

AS TRADIÇÕES DISCURSIVAS NA AULA DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO A PARTIR DAS HABILIDADES DA BNCC-EM

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Hérica Karina Cavalcanti de Lima

TRADIÇÕES DISCURSIVAS EM ASSENTOS DE CASAMENTOS DO SÉCULO XIX EM PORTUGUÊS E ESPANHOL

Lécio Barbosa de Assis, Vera Pacheco

O GÊNERO TEXTUAL CARTA: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOBRE A HISTORICIDADE DO GÊNERO

Rodrigo Selmo da Silva

 

Simpósio Temático 15

15. LINGUÍSTICA COGNITIVA: ASPECTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E APLICAÇÕES EM SALA DE AULA

Coordenadores:

Maíra Avelar (UESB, mairavelar@uesb.edu.br), Monica Fontanelle Carneiro (UFMA, monicafcarneiro@gmail.com)

Link para acesso:  https://meet.google.com/pcq-vvjm-ktv

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:30 às 18:30

A VIDEOAULA DE PORTUGUÊS SOB UMA PERSPECTIVA COGNITIVISTA: ANÁLISE DE GESTOS E DA DIREÇÃO DO OLHAR

André Lisboa, Beatriz Graça, Natália Silva

GESTOS METAFÓRICOS EM UMA VIDEOAULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE MULTIMODAL

Hayat Passos, Victor Lima, Ane Pires, Maíra Avelar

A COGNIÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO E A LEITURA PERFORMÁTICA: a potencialidade de uma a favor da outra

Jardiel José de Melo, Fernando Augusto de Lima Oliveira

EXTENSÕES METAFÓRICAS DA PARTÍCULA DOWN EM COMBINAÇÕES VERBAIS NA LÍNGUA INGLESA

Fernanda Rodrigues Marçal

OVER EM TAKE OVER: EXTENSÕES METAFÓRICAS EM UMA ABORDAGEM COGNITIVO-FUNCIONAL

CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA COGNITIVA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: A MULTIMODALIDADE E OS MULTILETRAMENTOS A PARTIR DE MEMES

Raquel Rossini

Caique Souza Alves, Igor Andrade Santos, Caroline Moreno Botelho Pereira, Maíra Avelar

 

Simpósio Temático 17

MORFOSSINTAXE: DESCRIÇÃO, TEORIA E ENSINO

Coordenadores:

Marcelo Amorim Sibaldo (UFPE, marcelo.sibaldo@ufpe.br ), Adeilson Pinheiro Sedrins (UFAPE, adeilson.sedrins@ufape.edu.br)

Link para acesso: meet.google.com/fbx-uece-rkz

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:30 às 18:30

O PARÂMETRO DO SUJEITO NULO: UMA ANÁLISE GERATIVA EM REDAÇÕES DE VESTIBULANDOS CABOVERDIANOS DA UNILAB-CE

DANIELA PAULA DE LIMA NUNES MALTA

SINTAGMAS PREPOSICIONAIS PREDICADOS DE SENTENÇAS COPULATIVAS: ALGUMAS NOTAS ACERCA DA DIACRONIA DE LÍNGUAS ROMÂNICAS

Marcelo Amorim Sibaldo

UMA ANÁLISE DA CLASSIFICAÇÃO TRADICIONAL DO SUJEITO DA SENTENÇA VINCULADA AO TRATAMENTO DO FENÔMENO DA CONCORDÂNCIA VERBAL

Adeilson Pinheiro Sedrins

GRAMEN: REFLEXÃO SOBRE GRAMÁTICA E ENSINO NO ÂMBITO DO PET CONEXÕES DE SABERES/COMUNIDADES POPULARES DA UFRPE/UAST

Dorothy Bezerra Silva de Brito, Adeilson Pinheiro Sedrins

“NÃO É PORQUE SEXTEI, QUE TU SEXTARÁS”: QUESTÕES ASPECTUAIS E ESTRUTURA ARGUMENTAL DE UMA NOVA POSSIBILIDADE VERBAL DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

KARININE CARLA ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA

CATEGORIAS SINTÁTICAS NA CARTA EPISTOLAR DE 1 CORÍNTIOS 13: UMA ANÁLISE DO TEXTO PAULINO

Aline Milena Borges da Silva Dias

 A CATEGORIA DE GÊNERO GRAMATICAL, GÊNERO NEUTRO E A NEUTRALIZAÇÃO DE GÊNERO: UM PASSEIO POR ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Elaine Rodrigues de Souza Silva, Rafael Bezerra de Lima

 

Simpósio Temático 18

18. (MULTI)LETRAMENTOS, ORALIDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS E/OU PESQUISAS SOBRE ENSINO DE LÍNGUAS NO CONTEXTO ONLINE

Coordenadores:

Elaine Cristina Forte-Ferreira (UFERSA, elaine.forte@ufersa.edu.br), José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI, ribas@labproducaotextual.com), Vicente de Lima-Neto (UFERSA, vicente.neto@ufersa.edu.br)

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:30 às 18:30

Link para acesso: https://meet.google.com/tdk-meos-fgm

“FALAR É FÁCIL?”: PERCEPÇÕES DISCENTES ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS COM EXPOSÇÕES ORAIS ESCOLARES

Dianna Paula Pinto Moreira

LETRAMENTO LITERÁRIO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO

José Ribamar Lopes Batista Júnior

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA (ERT)

GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL DE BASTOS GOMES, Priscila Adriana Nascimento Silva, Hadassa Freire Gomes Rodrigues

ESTÁGIO CURRICULAR NA PANDEMIA: ENSINO VIRTUAL DE PORTUGUÊS PARA UMA TURMA DE 6º ANO

Joana Gabriela Alves de França (UFPE), Profa. Dra. Andréa Silva Moraes (DMTE/UFPE)

MUITO ALÉM DE RODIN: COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE VIRTUAL SCRATCH

Wesley Rodrigo Pedroza da Silva

RECURSOS SEMÍOTICOS EM DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO DISCURSO SOB A ÓTICA DA MULTIMODALIDADE

Valdenízia da Conceição Bezerra, Vicente de Lima-Neto

12 de novembro de 2021   -   14:00 às 16:00

Link para acesso: https://meet.google.com/wff-gpup-mpe

O ENSINO DE LIBRAS NO INSTAGRAM:  GÊNEROS, PEDAGOGIA E FORMAS DE CONSTRUIR CONHECIMENTOS

TARCIA TAMARIA DA COSTA SILVA, Vicente de Lima-Neto

CONTO MACHADIANO EM FORMATO DE RPG: PRÁTICAS DE (MULTI)LETRAMENTOS NO ENSINO REMOTO

Aline Peixoto Bezerra

A ABORDAGEM DA ORALIDADE NA BNCC: UMA ANÁLISE DAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS)

EDSON GOMES FERREIRA JUNIOR, ELAINE CRISTINA FORTE-FERREIRA

DESAFIOS E AVANÇOS NA AGENDA DE NORMALIZAÇÃO EM CALL NO ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Francisca Alyne Alves da Silva, Danilson Francisco Gomes Embaná

A CONSTRUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

Maria do Perpétuo Socorro de Oliveira Santos, Jose Ribamar Lopes Batista Júnior

DA LEITURA DA VOZ À LEITURA DA PALAVRA: O USO DE AUDICONTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Márcio Allan Silva de Miranda, Kelly Carolaine dos Santos Pereira

LETRAMENTOS EM REDE NA BUSCA DE INFORMAÇÃO ONLINE: A PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICO POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO

Luciene Maria Garbuio

 

Simpósio Temático 21

PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: A QUEIXA, OS RÓTULOS E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS

Coordenadores:

Nirvana Ferraz Santos Sampaio (UESB, nirvanafs@terra.com.br), Elaine Cristina de Oliveira (UFBA, elaineoliveira1009@gmail.com)

Link para acesso: https://meet.google.com/ari-cqyt-yby

Programação:

12 de novembro de 2021  -   14:30 às 16:00

UM OLHAR NEUROLINGUÍSTICO PARA OS QUADROS AFÁSICOS E PARA A ENTRADA DA CRIANÇA NO MUNDO DA ESCRITA

Iva Ribeiro Cota, Nirvana Ferraz Santos Sampaio

A AQUISIÇÃO DA ESCRITA, O DINAMISMO DA LINGUAGEM E O EQUÍVOCO DOS DIAGNÓSTICOS PRECOCES

Elisângela Andrade Moreira Cardoso, Brena Batista Caires, Nirvana Ferraz Santos Sampaio

O TRABALHO COM A ESCRITA SOB O OLHAR DA NEUROLINGUÍSTICA DISCURSIVA

Débora Evelyn Macedo dos Santos SILVA, Érica Costa RÊGO, Simone Maximo PELIS, Nirvana Ferraz Santos SAMPAIO

A ESCRITA DE CRIANÇAS COM QUEIXAS DE DIFICULDADE NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA RELAÇÃO GRAFEMA-FONEMA

Cáritas da Hora Pereira, Alana Suely de Miranda Menezes, Elaine Cristina de Oliveira

A SÍLABA NO PROCESSO DE LEITURA DE CRIANÇAS COM QUEIXAS DE DIFICULDADES DE LEITURA

Danielle Pinheiro Carvalho Oliveira, Giovanna Martinez, Elaine Cristina de Oliveira

APRENDIZADO DE LEITURA NO PRIMEIRO ANO DE ESCOLARIDADE E A VARIAÇÃO SILÁBICA DA LÍNGUA

Bárbara Aparecido Botelho, Sara Santana Vieira, Elaine Cristina de Oliveira

 

ALFABETIZAÇÃO E RACISMO: INSURGÊNCIAS DE UMA MENINA NEGRA

Sarah Lemes de Almeida, Elaine Cristina de Oliveira, Lygia de Sousa Viégas

 

Simpósio Temático 22

POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E ENSINO DE LÍNGUAS

Coordenadores:

Socorro Cláudia Tavares de Sousa (UFPB, sclaudiats@gmail.com), Maria Elias Soares (UFC, melias@ufc.br), Kátia Cristina Cavalcante de Oliveira (UECE, katia.oliveira@uece.br)

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:30 às 18:30

Link para acesso: https://meet.google.com/quj-itmn-qdx

PROFESSORES DO FULBRIGHT FOREIGN LANGUAGE TEACHING ASSISTANT PROGRAM (FLTA) COMO AGENTES DE UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UNIVERSIDADES DOS ESTADOS UNIDOS

Cynthia Israelly Barbalho Dionísio

A IDENTIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ATIVISMO LINGUÍSTICO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS

 

Ingrid Cruz do Nascimento

 

INTERSEÇÃO ENTRE AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DECLARADAS E AS PRATICADAS NO ENSINO DO GÊNERO CRÔNICA

 

Poliane Lima Leal de Souza Carlos

 

DOS PCNS À BNCC: UM ESTUDO DAS POLÍTICAS OFICIAIS NA ABORDAGEM DA ANÁLISE LINGUÍSTICA

 

Laís Correia Teófilo de Souza

 

O GÊNERO RESUMO: DA BNCC AO LIVRO DIDÁTICO

 

 

Kátia Cristina Cavalcante de Oliveira, Socorro Cláudia Tavares de Sousa, Maria Elias Soares

12 de novembro de 2021   -   14:00 às 16:00

Link para acesso: https://meet.google.com/eku-vkqw-fpg

IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA

 

Andréa Lopes da Silva

 

POR QUE O ENSINO DE ESPANHOL NA PARAÍBA? IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS NOS DISCURSOS DE PROFESSORES DE ESPANHOL

 

Keyte Gabrielle Macena Ribeiro

POLÍTICAS E IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS NOS TEXTOS DA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP

 

Lília dos Anjos Afonso

 

O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ITÁLIA:  PERCEPÇÕES E DESAFIOS NO ÂMBITO DA GRADUAÇÃO

 

James Rocha Smith, Rayane Araújo Gonçalves

 

EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA

 

Roberta Soares Paiva

 

 

POLÍTICA LINGUÍSTICA IMPLÍCITA, GESTÃO DE LÍNGUAS EM CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

 

Ruy Ferreira Lima, Maria Elias Soares

 

 

Simpósio Temático 23

PRÁTICAS COM A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E POSSÍVEIS INTERVENÇÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Coordenadores:

Carla Salati Almeida Ghirello Pires (UESB, carlaghipires@hotmail.com), Carmem Virginia Moraes da Silva (UFBA, carmem.virginia@uesb.edu.br)

Link para acesso: https://meet.google.com/vbz-jzfn-oqt

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:30 às 18:30

MÚSICA E SÍNDROME DE DOWN: UM OLHAR A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Jhenifer Vieira da Silva, Daniela Porto da Cunha, Ana Lydia Lima Nogueira, Carla Salati Almeida Ghirello-Pires

TEORIA HISTÓRICO CULTURAL E INTERVENÇÃO LINGUÍSTICA, UM CAMINHO PARA ORGANIZAÇÃO DISCURSIVA

Nayra Marinho Silva Paz, Carla Salati Almeida Ghirello-Pires

Construções de sentido estabelecidos por jovens com trissomia do cromossomo 21 na combinações de frases

Emanuelle de Souza Silva Almeida, Rayana Thyara Rêgo Ladeia, Carla Salati Almeida Ghirello-Pires

CONTRIBUIÇÃO DA TERAPIA QUIROFONÉTICA PARA O ESTÁGIO PRÉ-INTELECTUAL DO DESENVOLVIMENTO DA FALA

Ana Lydia Lima Nogueira, Jhenifer Vieira da SILVA, Carla Salati Almeida Ghirello-Pires

 

FATORES QUE INFLUENCIAM NA PRODUÇÃO DO BALBUCIO CANÔNICO EM BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN

Daniela Porto da Cunha, Jhenifer Vieira da Silva, Carla Salati Almeida Ghirello-Pires

 

Simpósio Temático 27

SURDEZ E SURDOCEGUEIRA NO UNIVERSO DA LINGUAGEM E DA EDUCAÇÃO

Coordenadores:

Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira (UESB, adriana.lessa@uesb.edu.br), Larissa da Silva Rebouças (UFS, larissasurda@yahoo.com.br)

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:30 às 18:30

Link para acesso: https://meet.google.com/ifz-rfhj-qaj

Inconicidade e formação de conceitos por surdos : Uma questões para Educação

Ítalo Mafra BARBOSA (PPGLin/UESB), Adriana Stella Cardoso LESSA-DE-OLIVEIRA (PPGLin/UESB)

SINAIS CASEIROS E O ENSINO DE LIBRAS COMO L2: REFLEXÕES POSSÍVEIS

Emmanuelle Félix dos Santos, Adriana Stella Cardoso LESSA-DE-OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM DA LEITURA  E ESCRITA DA LIBRAS NO ENSINO  DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS SURDOS

Poliana da Silva Lima Andrade, Emmanuelle Felix dos Santos, Adriana Stella Cardoso Lessa de Oliveira

DIFERENÇAS MORFOFONOLÓGICAS NA PRODUÇÃO DE SURDOS E SURDOCEGOS: ANÁLISE DA LINGUAGEM EXPRESSIVA E COMPREENSIVA

Émile Assis MIRANDA-OLIVEIRA, Emmanuelle Félix dos SANTOS, Lucinéa da Silva SANTANA, Adriana Stella Cardoso LESSA-DE-OLIVEIRA

12 de novembro de 2021   -   14:00 às 16:00

Link para acesso: https://meet.google.com/hdb-xygq-vti

A PRESENÇA DA ICONICIDADE NO INPUT DIRECIONADO À CRIANÇA EM PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LIBRAS

Thamires Oliveira de Souza Sampaio, Marcelo Meira Alves, Adriana Stella Cardoso Lessa de Oliveira

PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE CORPUS DE LÍNGUAS DE SINAIS: CONTRIBUIÇÃO PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO

Joice Malta Santos, Cristiane Namiuti, Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira

MATERIAS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LIBRAS: HÁ POLIFONIA?

 

Hadassa Freire Gomes Rodrigues

PODE O SURDO APRENDER INGLÊS? CAMINHOS PARA O ENSINO INCLSUIVO DE UMA LÍNGUA ADICIONAL

 

Matheus Lucas de Almeida, Antonio Henrique Coutelo de Moraes

SENTENÇAS EM LIBRAS: A ORDEM DE CONSTITUINTES NA SINALIZAÇÃO DE SURDOS E FILHOS DE PAIS SURDOS

 

Danielle Matos Correia Ribeiro, Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira

 

 

Simpósio Temático 28

TEORIA NA PRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DO PROFLETRAS PARA MÚLTIPLAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Coordenadores:

Marian Oliveira (UESB, marian.oliveira@uesb.edu.br), Laurênia Souto Sales (UFPB, laureniasouto@gmail.com), Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda (UEFS, marianafag@gmail.com)

Programação:

11 de novembro de 2021  -   16:30 às 18:30

Link para acesso: https://meet.google.com/vny-xwnn-zej

Estratégias para a escrita do gênero notícia no 5° Ano do Ensino Fundamental: uma proposta metodológica

Joana D'Arc Lopes Brandão, Laurênia Souto Sales

PERCEPÇÕES DE ENSINO DE ESCRITA NO DISCURSO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE PESQUISA

CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO

A INVISIBILIDADE DO ELE ACUSATIVO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

JANINE ARAÚJO DA SILVA, MARIANA FAGUNDES DE OLIVEIRA LACERDA

PROSÓDIA, PONTUAÇÃO E COMPREENSÃO LEITORA: UM DIAGNÓSTICO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Doralice Leite Ribeiro Alves, Marian Oliveira, Vera Pacheco

O ENSINO DA GRAMÁTICA NORMATIVA: USO DOS PORQUÊS NA PRODUÇÃO TEXTUAL

Jocélio de Barros LIMA

O GÊNERO RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CENA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A EJA

Glória Maria dos Santos Leite, Laurênia Souto Sales, Fernanda Barboza de Lima

A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA VERBAL DE 3ª PESSOA DO PLURAL EM TEXTOS ESCRITOS POR ESTUDANTES DE 6º E 7º ANOS

Margarete de Oliveira Brito Costa Bittencourt, Daniel dos Santos Andrade, Marizana Dias Santos do Nascimento

O LUGAR DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: A SINTAXE  EXPONTÂNEA DO PB

Wesley da Silva Santos, Mariana Fagundes de Oliveira

 

12 de novembro de 2021   -   14:00 às 16:00

Link para acesso: https://meet.google.com/vny-xwnn-zej

ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS SOB A PERSPECTIVA DE ATIVIDADES EPI/METALINGUÍSTICAS

Eduardo de Araújo Neto, Luciana Matos de Sousa Silva, Mariene Silva Pedreira

A compreensão do hiperônimo e hipônimo na construção de textos: propostas de atividades de ampliação competência lexical

Jeancarlo Rocha Falcão, Adilson Ventura da Silva

IDENTIDADE E PERTENCIMENTO  NA ESCRITA  DE CAROLINA MARIA DE JESUS: ALGUMAS REFLEXÕES POSSÍVEIS

 

NUNES, Sonaya, SALES, Laurênia Souto

A PONTUAÇÃO NA ESCRITA DE ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Yndyhara Matias dos Santos Lima, Noélia Nascimento Ferraz Amorim, Marian Oliveira, Vera Pacheco

PROPOSTA PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA A PARTIR DA LEITURA DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: UMA EXPERIÊNCIA NA EJA

 

Maria da Conceição Gomes da Silva Dério, Laurênia Souto Sales

RESSIGNIFICAÇÃO DA ESCRITA NO CONTEXTO ESCOLAR: O GÊNERO DISCURSIVO DOCUMENTÁRIO

GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL DE BASTOS GOMES, Judileide Silva Morais de AZEVEDO

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: O PROCESSO DE DITONGAÇÃO DO MAS/MAIS NA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA

FLÁVIA CAMATA DE OLIVEIRA MALAGUTH, ANA NERI DOS SANTOS, DÁDIVA DYANE DA COSTA PRATES RODRIGUES, LUCILANE AMORIM DA SILVA