Programação Completa e o Caderno de Resumos disponível em: https://drive.google.com/file/d/1K94Kxey1M1cY8T5lvEJ1YBnqKW8Q0uYv/view?usp=sharing
PROGRAMAÇÃO DAS SESSÕES DE COMUNICAÇÃO
Segunda-feira, 03 de junho de 2024 (das 14h às16h)
Sessão de comunicação presencial 1 Coordenação: Fagner Carvalho Silva Didática V - Sala: 03 |
|
O CRONOTOPO DA TENTAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO PELO MODELO E ANTIMODELO NO EVANGELHO DE MATEUS |
FAGNER CARVALHO SILVA |
RETÓRICA E DETERMINAÇÃO DO SENTIDOS NO DISCURSO NEOPENTECOSTAL DA IGREJA SANTA DE JESUS CRISTO, EM ARAPIRACA/ALAGOAS |
MAX SILVA DA ROCHA |
PINTURA “TRAVESTI DA LAMBADA E DEUSA DAS ÁGUAS”: O PAPEL DA INTERAÇÃO VERBO-PICTÓRICA EM UM EVENTO POLÊMICO |
PRISCILA SANTOS LOPES |
A CONSTRUÇÃO ARGUMENTATIVA DA PECHAKUCHA BLACK LIVES MATTER |
ROBSON HENRIQUE ANTUNES DE OLIVEIRA |
Sessão de comunicação presencial 2 Coordenação: Renata da Silva Posso Didática V - Sala: 05 |
|
REMIÇÃO DE PENA ATRAVÉS DA LEITURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ITABUNA/BA |
RENATA DA SILVA POSSO |
ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APRIMORANDO AS CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS DE ESTUDANTES DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA PRÁTICA DO PODCAST |
LARA SABRINA SANT ANA SANTOS |
O TRABALHO COM A ARGUMENTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO |
CLECIANE SANTOS ALVES, LEONETE ALVES DA SILVA |
O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO NA ESCOLA: DESENVOLVENDO CAPACIDADES EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO |
LEONARDO SEVERINO GOIS DOS SANTOS, JOELTON SANTOS BARBOSA |
LABLINGENS - LABORATÓRIO DE LINGUAGENS E APRENDIZAGENS - PROPOSTA DE TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DA PERSPECTIVA DO (DA) PROFESSOR (A) DAS ÁREAS DO STEAM |
JACI DOS SANTOS |
Sessão de comunicação presencial 3 Coordenação: Neilton Falcão de Melo Didática V - Sala: 13 |
|
O PRECONCEITO LINGUÍSTICO E A ARGUMENTAÇÃO NO JORNALISMO BRASILEIRO |
GABRIEL BATISTA SANTOS, VALERIA APARECIDA BARI |
EXPLORANDO O ETHOS DE PETROLINA: A LENDA DO RIO SÃO FRANCISCO |
JULIANA ALVES DA SILVA |
A EFICÁCIA DO ETHOS DO ENUNCIADOR NO DISCURSO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE A DEFESA DE PALAMEDES |
THATIANE SANTOS MENESES |
OS ETHÉ DO PROFESSOR EM ENTREVISTAS COM PROFESSORES DA CIDADE DE ESTÂNCIA-SERGIPE |
NEILTON FALCÃO DE MELO |
Sessão de comunicação online 1 Coordenação: Glayci Kelli Reis da Silva Xavier Link G-Meet: https://meet.google.com/usy-rndh-kpq |
|
A ARGUMENTATIVIDADE EM MININARRATIVAS GRÁFICAS SOBRE A PANDEMIA: PROPOSTA DE ANÁLISE EM CONTINUUM |
EVELINE COELHO CARDOSO, GLAYCI KELLI REIS DA SILVA XAVIER |
“QUANDO O FILME INTERESSA OS ALUNOS”: O USO DE FILMES E SÉRIES EM AULAS DE LÍNGUA(S) SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS |
MARIANA VARGAS TRARBACH, DOROTEA FRANK KERSCH |
ANÁLISE ARGUMENTATIVA EM PRODUÇÕES DISCURSIVAS MULTIMODAIS: DESCREVENDO SEMIOSES DO GÊNERO EMERGENTE ADVERGAME |
EDILSON DE SOUZA SOARES |
REPRESENTACIONES ACERCA DE LA LECTURA Y LA ESCRITURA EN ALUMNOS INGRESANTES DE LA CARRERA DE LETRAS (UNT) |
LUCIANA BELÉN LEGUINA |
ANÁLISE DOS ENSAIOS DE OPINIÃO DOS EXAMES TOEIC E CELPE-BRAS À LUZ DA RETÓRICA INTERCULTURAL |
PATRICIA ALEJANDRA FAÚNDEZ RÍOS |
LETRAMENTO ACADÊMICO: UM OLHAR SOBRE O TEXTO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE GRADUANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA |
MIRELLE OLIVEIRA DA CRUZ, ÚRSULA CUNHA ANECLETO |
Sessão de comunicação online 2 Coordenação: Carlos Augusto Aguilar Junior Link G-Meet: https://meet.google.com/vzz-yopi-wbs |
|
O DOMÍNIO DE ARGUMENTAÇÃO E PROVAS POR LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA |
ANA LUIZA BARBOSA CARDOSO SILVA RODRIGUES, LILIAN NASSER |
FORMAÇÃO INICIAL E PROCESSO ARGUMENTATIVO: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA |
INVESTIGANDO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ARGUMENTAÇÃO E PROVAS |
MARCUS PRATES, CARLOS AUGUSTO AGUILAR JUNIOR |
ARGUMENTAÇÃO NO JOGO DE TABULEIRO CRIAÇÃO |
ALINE PEIXOTO BEZERRA, VALÉRIA BATISTA COSTA MONTENEGRO |
UM PROJETO DE ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO: MOBILIZANDO AS CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO GÊNERO DEBATE COLABORATIVO |
ALIKS DOUGLAS SOUZA DE OLIVEIRA |
O PAPEL DO PROFESSOR-PRECEPTOR NO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
LUCICLEIA SOUSA SILVA PASSOS, LUCIENE DE CARVALHO MENDES, CRISTIANE DOMINICIANO DOS SANTOS |
Sessão de comunicação online 3 Coordenação: Débora Praxedes Morais Link G-Meet: https://meet.google.com/udg-tivd-hby |
|
PIBIDCAST: ANÁLISE ARGUMENTATIVA DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR |
WAGNER RIBEIRO DE CARVALHO |
ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO E USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRODUÇÃO DE PODCAST |
DÉBORA PRAXEDES MORAIS |
ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE PORTUGUÊS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓCICA: O PODCAST COMO RECURSO DIDÁTICO |
ANA LUIZA NASCIMENTO DE AQUINO |
ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO E USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRODUÇÃO DE PODCAST |
RÔMULO ALBUQUERQUE, DÉBORA PRAXEDES MORAIS |
O USO DO PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA O APRIMORAMENTO DAS CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS |
ISMAELA MIDIÃ SANTOS DE JESUS |
Sessão de comunicação online 4 Coordenação: Ibiraci de Alencar Chagas Link G-Meet: https://meet.google.com/yan-dfzg-iqm |
|
A RETÓRICA DE GETÚLIO VARGAS: ESTRATÉGIAS DISCURSIVO-ARGUMENTATIVAS DE LEGITIMAÇÃO AUTORITÁRIA |
IBIRACI DE ALENCAR CHAGAS |
O DEBATE POLÍTICO TELEVISIONADO: UMA ANÁLISE RETÓRICO-CONVERSACIONAL ENTRE A DEPUTADA SORAYA THORONICKE E O PADRE KELMON NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2022 |
ISABELLA S. MEDEIROS TEIXEIRA, FÁBIO ANTÔNIO FERREIRA DOS SANTOS, ELAINE VIEIRA DA SILVA |
ESTRATÉGIAS RETÓRICO-ARGUMENTATIVAS EM DISCURSOS DA PARLAMENTAR ERIKA HILTON NA CÂMARA DOS DEPUTADOS |
FÁBIO ANTÔNIO FERREIRA DOS SANTOS, DEYWID WAGNER DE MELO |
ARGUMENTAÇÃO E O AUDITÓRIO EM TEMPO DE REALIDADE VIRTUAL |
ANTONELLY MACHADO VAZ DE FARIA |
A ARGUMENTAÇÃO DE RACIONALIDADE PRÁTICA NA POLÊMICA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO: CONSTRUÇÃO DO ARGUMENTÁRIO |
JOELENE TAVARES CORREIA |
Terça-feira, 04 de junho de 2024 (das 14h às16h)
Sessão de comunicação presencial 4 Coordenação: Soade Pereira Jorge Calhau Didática V - Sala: 07 |
|
A MOBILIZAÇÃO DE CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO |
SOADE PEREIRA JORGE CALHAU |
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE ARGUMENTAÇÕES E PROVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
LANA THAÍS SANTOS SILVA, MARTA ÉLID AMORIM |
ARGUMENTAÇÕES E PROVAS MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
MARIA CLEISIANE DA CONCEIÇÃO SANTOS, MARIA JULIANA SANTOS ALMEIDA |
LEITURA E PRÁXIS PEDAGÓGICA: A LEITURA NA PERSPECTIVA DISCURSIVA E O LETRAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
MILENA VIEIRA DOS SANTOS, ELZA FERREIRA SANTOS |
O ENSINO DE LEITURA ARGUMENTATIVA COM USO DE RECURSOS DIGITAIS NO TEMPO FORMATIVO/ EJAI |
JEOVANA ALVES DE LIMA OLIVEIRA, ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO |
Sessão de comunicação presencial 5 Coordenação: Andrey Cesar Silva de Castro Louzada Didática V - Sala: 09 |
|
NSINO DO TECNODISCURSO ARGUMENTATIVO: PROPOSTA DE ENSINO PARA AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
ANA DÉBORA CRUZ ABOBOREIRA |
A PRÁTICA DO TECNODISCURSO ARGUMENTATIVO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
MARIANA SANTOS REIS |
ARGUMENTANDO NA ESCOLA: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O TRABALHO COM O LIVRO “10 QUESTÕES PARA O ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA” |
ANDREY CESAR SILVA DE CASTRO LOUZADA |
O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO EM PRÁTICAS DE LEITURA E ORALIDADE: UMA PROPOSTA PARA O TRABALHO COM A TEMÁTICA DA AUTOMEDICAÇÃO |
BÁRBARA VIRGÍNIA DE ARAÚJO RAMOS HORA, JEAN SANTOS BATISTA |
LEITURA ARGUMENTATIVA NO ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO EM PERSPECTIVA INTERACIONAL: PROPOSTAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS) |
LUCIENE SOUZA DA SILVA |
Sessão de comunicação presencial 6 Coordenação: Luiza Exdra Carneiro Didática V - Sala: 11 |
|
ELABORAÇÃO DE MÓDULO DIDÁTICO PARA APRIMORAR A LEITURA ARGUMENTATIVA NO ENSINO MÉDIO |
LUIZA EXDRA CARNEIRO, EDUARDO LOPES PIRIS |
A ARGUMENTAÇÃO INTERACIONAL: UM OLHAR PARA AS ATIVIDADES PRESENTES NO LIVRO DIDÁTICO DO 6ª ANO |
JESSICA ROCHA OLIVEIRA |
DESENVOLVER CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS PARA DISTINÇÃO E PERSPECTIVAÇÃO DE FATO E OPINIÃO |
LUZIA PINHEIRO DA SILVA RODRIGUES |
PROTOCOLOS VERBAIS PARA ANÁLISE DA COMPREENSÃO LEITORA EM PRÁTICAS DE LEITURA ARGUMENTATIVA |
TAIANA MENEZES DE JESUS, ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO |
PERSPECTIVAS RETÓRICO-ARGUMENTATIVAS EM GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
MARIA FRANCISCA OLIVEIRA SANTOS |
Sessão de comunicação online 5 Coordenação: Marcia Souza Maia e Araujo Link G-Meet: https://meet.google.com/pfh-hobz-icv |
|
O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO ORAL NOS ANOS FINAIS: O ESTADO DA ARTE DAS PROPOSTAS DIDÁTICAS |
LAÍS COSTA SANTOS, KARLA VERÔNICA DA SILVA VALE |
DA FALA PARA A ESCRITA: INTERVENÇÕES DISCURSIVAS EM RETEXTUALIZAÇÕES DE ENTREVISTAS |
MARCIA SOUZA MAIA E ARAUJO, MARIA HELENA BESNOSIK |
DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UM PROJETO DE ENSINO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
LARISSA GOMES DE JESUS |
MANIFESTAÇÕES ARGUMENTATIVAS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ARAPIRACA-AL |
DANIEL BARBOSA FERREIRA |
O APERFEIÇOAMENTO DAS COMPETÊNCIAS ARGUMENTATIVAS DOS ALUNOS DO COLÉGIO MILITAR DE ILHÉUS ATRAVÉS DO ARTIGO DE OPINIÃO: IMPACTOS DA OFICINA DO JORNAL ESCOLAR DO PROGRAMA RP |
RICARDO MATTUELLA, PAULO ANTÔNIO SANTOS DO SOCORRO |
Sessão de comunicação online 6 Coordenação: Júlio Araújo Link G-Meet: https://meet.google.com/vkx-oidx-dbh |
|
ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO EMANCIPADORA NA PRÁTICA ESCOLAR |
JÚLIO ARAÚJO |
O ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO SOB O OLHAR DAS CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS: A TOMADA DE DECISÃO EM DEBATES DELIBERATIVOS |
SHEYLA FABRICIA ALVES LIMA |
BRUNO BOMFIM VIEIRA |
|
DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA E TECNOLÓGICA |
LYEDJA SYMÉA BARROS |
ARGUMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS |
MILENA MARIA NUNES DE MATOS CARMONA |
Sessão de comunicação online 7 Coordenação: Cátia Cristina Degan Fernandes Link G-Meet: https://meet.google.com/inb-zjva-ikf |
|
O DESAFIO DAS NOVAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO DIREITO |
CÁTIA CRISTINA DEGAN FERNANDES, DOROTEA FRANK KERSCH |
CULTURA DO ESTUPRO E A LEGITIMAÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA A MULHER NO DISCURSO JURÍDICO: ANÁLISE DO “CASO MARI FERRER” |
CECÍLIA MOREIRA |
IMPLICATURA EM CARTAS DE AMEAÇA COMO ESTRATÉGIA DE PATEMIZAÇÃO |
WELTON PEREIRA E SILVA |
DESENLACES EM FAMÍLIA: ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA EM UM PROCESSO DE DIVÓRCIO LITIGIOSO |
PATRÍCIA RODRIGUES TOMAZ |
LINGUÍSTICA E COMUNICAÇÃO: COMO OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PRODUZEM SENTIDO NO ATO DE PERSUADIR E CONVENCER |
TACIANA GACELIN OLIVEIRA |
Sessão de comunicação online 8 Coordenação: Marta Pastor da Silva Barreto Link G-Meet: https://meet.google.com/sut-kejs-cqc |
|
“O RISO ENTRE AS POLARIDADES DO SAGRADO E DO PROFANO: UMA ANÁLISE DIALÓGICO-ARGUMENTATIVA DA REPRESENTAÇÃO DE JESUS EM PORTA DOS FUNDOS" |
THYALE COELHO DE OLIVEIRA, LUCAS NASCIMENTO |
ARGUMENTAÇÃO EM RESENHAS SOBRE FAKE NEWS: A PRESENÇA DO ARGUMENTO AD HOMINEM |
SILVANA SILVA |
A TRÍADE ARGUMENTATIVA NO GÊNERO DISCURSIVO LIVE |
PAULA ROBERTA RODRIGUES LIMA |
A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NA PRÁXIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
FRANCISCO LUCAS FERREIRA BARBOSA |
ARGUMENTAÇÃO E GÊNEROS ORAIS: UMA ABORDAGEM HABERMASIANA |
MARTA PASTOR DA SILVA BARRETO |