Data e Horário das Apresentações

Programação Completa e o Caderno de Resumos disponível em: https://drive.google.com/file/d/1K94Kxey1M1cY8T5lvEJ1YBnqKW8Q0uYv/view?usp=sharing  

PROGRAMAÇÃO DAS SESSÕES DE COMUNICAÇÃO

 

Segunda-feira, 03 de junho de 2024 (das 14h às16h)

 

Sessão de comunicação presencial 1

Coordenação: Fagner Carvalho Silva

Didática V - Sala: 03

O CRONOTOPO DA TENTAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO PELO MODELO E ANTIMODELO NO EVANGELHO DE MATEUS

FAGNER CARVALHO SILVA

RETÓRICA E DETERMINAÇÃO DO SENTIDOS NO DISCURSO NEOPENTECOSTAL DA IGREJA SANTA DE JESUS CRISTO, EM ARAPIRACA/ALAGOAS

MAX SILVA DA ROCHA

PINTURA “TRAVESTI DA LAMBADA E DEUSA DAS ÁGUAS”: O PAPEL DA INTERAÇÃO VERBO-PICTÓRICA EM UM EVENTO POLÊMICO

PRISCILA SANTOS LOPES

A CONSTRUÇÃO ARGUMENTATIVA DA PECHAKUCHA BLACK LIVES MATTER

ROBSON HENRIQUE ANTUNES DE OLIVEIRA

 

Sessão de comunicação presencial 2

Coordenação: Renata da Silva Posso

Didática V - Sala: 05

REMIÇÃO DE PENA ATRAVÉS DA LEITURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ITABUNA/BA

RENATA DA SILVA POSSO

ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APRIMORANDO AS CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS DE ESTUDANTES DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA PRÁTICA DO PODCAST

LARA SABRINA SANT ANA SANTOS

O TRABALHO COM A ARGUMENTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO

CLECIANE SANTOS ALVES, LEONETE ALVES DA SILVA

O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO NA ESCOLA: DESENVOLVENDO CAPACIDADES EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO

LEONARDO SEVERINO GOIS DOS SANTOS, JOELTON SANTOS BARBOSA

LABLINGENS - LABORATÓRIO DE LINGUAGENS E APRENDIZAGENS - PROPOSTA DE TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DA PERSPECTIVA DO (DA) PROFESSOR (A) DAS ÁREAS DO STEAM

JACI DOS SANTOS

 

 

Sessão de comunicação presencial 3

Coordenação: Neilton Falcão de Melo

Didática V - Sala: 13

O PRECONCEITO LINGUÍSTICO E A ARGUMENTAÇÃO NO JORNALISMO BRASILEIRO

GABRIEL BATISTA SANTOS, VALERIA APARECIDA BARI

EXPLORANDO O ETHOS DE PETROLINA: A LENDA DO RIO SÃO FRANCISCO

JULIANA ALVES DA SILVA

A EFICÁCIA DO ETHOS DO ENUNCIADOR NO DISCURSO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE A DEFESA DE PALAMEDES

THATIANE SANTOS MENESES

OS ETHÉ DO PROFESSOR EM ENTREVISTAS COM PROFESSORES DA CIDADE DE ESTÂNCIA-SERGIPE

NEILTON FALCÃO DE MELO

 

 

Sessão de comunicação online 1

Coordenação: Glayci Kelli Reis da Silva Xavier

Link G-Meet: https://meet.google.com/usy-rndh-kpq

A ARGUMENTATIVIDADE EM MININARRATIVAS GRÁFICAS SOBRE A PANDEMIA: PROPOSTA DE ANÁLISE EM CONTINUUM

EVELINE COELHO CARDOSO, GLAYCI KELLI REIS DA SILVA XAVIER

“QUANDO O FILME INTERESSA OS ALUNOS”: O USO DE FILMES E SÉRIES EM AULAS DE LÍNGUA(S) SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS

MARIANA VARGAS TRARBACH, DOROTEA FRANK KERSCH

ANÁLISE ARGUMENTATIVA EM PRODUÇÕES DISCURSIVAS MULTIMODAIS: DESCREVENDO SEMIOSES DO GÊNERO EMERGENTE ADVERGAME

EDILSON DE SOUZA SOARES

REPRESENTACIONES ACERCA DE LA LECTURA Y LA ESCRITURA EN ALUMNOS INGRESANTES DE LA CARRERA DE LETRAS (UNT)

LUCIANA BELÉN LEGUINA

ANÁLISE DOS ENSAIOS DE OPINIÃO DOS EXAMES TOEIC E CELPE-BRAS À LUZ DA RETÓRICA INTERCULTURAL

PATRICIA ALEJANDRA FAÚNDEZ RÍOS

LETRAMENTO ACADÊMICO: UM OLHAR SOBRE O TEXTO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE GRADUANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

MIRELLE OLIVEIRA DA CRUZ, ÚRSULA CUNHA ANECLETO

 

Sessão de comunicação online 2

Coordenação: Carlos Augusto Aguilar Junior

Link G-Meet: https://meet.google.com/vzz-yopi-wbs

O DOMÍNIO DE ARGUMENTAÇÃO E PROVAS POR LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA

ANA LUIZA BARBOSA CARDOSO SILVA RODRIGUES, LILIAN NASSER

FORMAÇÃO INICIAL E PROCESSO ARGUMENTATIVO: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA

INVESTIGANDO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ARGUMENTAÇÃO E PROVAS

MARCUS PRATES, CARLOS AUGUSTO AGUILAR JUNIOR

ARGUMENTAÇÃO NO JOGO DE TABULEIRO CRIAÇÃO

ALINE PEIXOTO BEZERRA, VALÉRIA BATISTA COSTA MONTENEGRO

UM PROJETO DE ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO: MOBILIZANDO AS CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO GÊNERO DEBATE COLABORATIVO

ALIKS DOUGLAS SOUZA DE OLIVEIRA

O PAPEL DO PROFESSOR-PRECEPTOR NO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

LUCICLEIA SOUSA SILVA PASSOS, LUCIENE DE CARVALHO MENDES, CRISTIANE DOMINICIANO DOS SANTOS

 

Sessão de comunicação online 3

Coordenação: Débora Praxedes Morais

Link G-Meet: https://meet.google.com/udg-tivd-hby

PIBIDCAST: ANÁLISE ARGUMENTATIVA DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR

WAGNER RIBEIRO DE CARVALHO

ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO E USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRODUÇÃO DE PODCAST

DÉBORA PRAXEDES MORAIS

ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE PORTUGUÊS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓCICA: O PODCAST COMO RECURSO DIDÁTICO

ANA LUIZA NASCIMENTO DE AQUINO

ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO E USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRODUÇÃO DE PODCAST

RÔMULO ALBUQUERQUE, DÉBORA PRAXEDES MORAIS

O USO DO PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA O APRIMORAMENTO DAS CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS

ISMAELA MIDIÃ SANTOS DE JESUS

 

Sessão de comunicação online 4

Coordenação: Ibiraci de Alencar Chagas

Link G-Meet: https://meet.google.com/yan-dfzg-iqm

A RETÓRICA DE GETÚLIO VARGAS: ESTRATÉGIAS DISCURSIVO-ARGUMENTATIVAS DE LEGITIMAÇÃO AUTORITÁRIA

IBIRACI DE ALENCAR CHAGAS

O DEBATE POLÍTICO TELEVISIONADO: UMA ANÁLISE RETÓRICO-CONVERSACIONAL ENTRE A DEPUTADA SORAYA THORONICKE E O PADRE KELMON NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2022

ISABELLA S. MEDEIROS TEIXEIRA, FÁBIO ANTÔNIO FERREIRA DOS SANTOS, ELAINE VIEIRA DA SILVA

ESTRATÉGIAS RETÓRICO-ARGUMENTATIVAS EM DISCURSOS DA PARLAMENTAR ERIKA HILTON NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

FÁBIO ANTÔNIO FERREIRA DOS SANTOS, DEYWID WAGNER DE MELO

ARGUMENTAÇÃO E O AUDITÓRIO EM TEMPO DE REALIDADE VIRTUAL

ANTONELLY MACHADO VAZ DE FARIA

A ARGUMENTAÇÃO DE RACIONALIDADE PRÁTICA NA POLÊMICA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO: CONSTRUÇÃO DO ARGUMENTÁRIO

JOELENE TAVARES CORREIA

 

 

Terça-feira, 04 de junho de 2024 (das 14h às16h)

Sessão de comunicação presencial 4

Coordenação: Soade Pereira Jorge Calhau

Didática V - Sala: 07

A MOBILIZAÇÃO DE CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO

SOADE PEREIRA JORGE CALHAU

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE ARGUMENTAÇÕES E PROVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

LANA THAÍS SANTOS SILVA, MARTA ÉLID AMORIM

ARGUMENTAÇÕES E PROVAS MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

MARIA CLEISIANE DA CONCEIÇÃO SANTOS, MARIA JULIANA SANTOS ALMEIDA

LEITURA E PRÁXIS PEDAGÓGICA: A LEITURA NA PERSPECTIVA DISCURSIVA E O LETRAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

MILENA VIEIRA DOS SANTOS, ELZA FERREIRA SANTOS

O ENSINO DE LEITURA ARGUMENTATIVA COM USO DE RECURSOS DIGITAIS NO TEMPO FORMATIVO/ EJAI

JEOVANA ALVES DE LIMA OLIVEIRA, ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO

 

Sessão de comunicação presencial 5

Coordenação: Andrey Cesar Silva de Castro Louzada

Didática V - Sala: 09

NSINO DO TECNODISCURSO ARGUMENTATIVO: PROPOSTA DE ENSINO PARA AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ANA DÉBORA CRUZ ABOBOREIRA

A PRÁTICA DO TECNODISCURSO ARGUMENTATIVO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MARIANA SANTOS REIS

ARGUMENTANDO NA ESCOLA: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O TRABALHO COM O LIVRO “10 QUESTÕES PARA O ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA”

ANDREY CESAR SILVA DE CASTRO LOUZADA

O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO EM PRÁTICAS DE LEITURA E ORALIDADE: UMA PROPOSTA PARA O TRABALHO COM A TEMÁTICA DA AUTOMEDICAÇÃO

BÁRBARA VIRGÍNIA DE ARAÚJO RAMOS HORA, JEAN SANTOS BATISTA

LEITURA ARGUMENTATIVA NO ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO EM PERSPECTIVA INTERACIONAL: PROPOSTAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS)

LUCIENE SOUZA DA SILVA

 

Sessão de comunicação presencial 6

Coordenação: Luiza Exdra Carneiro

Didática V - Sala: 11

ELABORAÇÃO DE MÓDULO DIDÁTICO PARA APRIMORAR A LEITURA ARGUMENTATIVA NO ENSINO MÉDIO

LUIZA EXDRA CARNEIRO, EDUARDO LOPES PIRIS

A ARGUMENTAÇÃO INTERACIONAL: UM OLHAR PARA AS ATIVIDADES PRESENTES NO LIVRO DIDÁTICO DO 6ª ANO

JESSICA ROCHA OLIVEIRA

DESENVOLVER CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS PARA DISTINÇÃO E PERSPECTIVAÇÃO DE FATO E OPINIÃO

LUZIA PINHEIRO DA SILVA RODRIGUES

PROTOCOLOS VERBAIS PARA ANÁLISE DA COMPREENSÃO LEITORA EM PRÁTICAS DE LEITURA ARGUMENTATIVA

TAIANA MENEZES DE JESUS, ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO

PERSPECTIVAS RETÓRICO-ARGUMENTATIVAS EM GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

MARIA FRANCISCA OLIVEIRA SANTOS

 

Sessão de comunicação online 5

Coordenação: Marcia Souza Maia e Araujo

Link G-Meet: https://meet.google.com/pfh-hobz-icv

O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO ORAL NOS ANOS FINAIS: O ESTADO DA ARTE DAS PROPOSTAS DIDÁTICAS

LAÍS COSTA SANTOS, KARLA VERÔNICA DA SILVA VALE

DA FALA PARA A ESCRITA: INTERVENÇÕES DISCURSIVAS EM RETEXTUALIZAÇÕES DE ENTREVISTAS

MARCIA SOUZA MAIA E ARAUJO, MARIA HELENA BESNOSIK

DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UM PROJETO DE ENSINO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

LARISSA GOMES DE JESUS

MANIFESTAÇÕES ARGUMENTATIVAS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ARAPIRACA-AL

DANIEL BARBOSA FERREIRA

O APERFEIÇOAMENTO DAS COMPETÊNCIAS ARGUMENTATIVAS DOS ALUNOS DO COLÉGIO MILITAR DE ILHÉUS ATRAVÉS DO ARTIGO DE OPINIÃO: IMPACTOS DA OFICINA DO JORNAL ESCOLAR DO PROGRAMA RP

RICARDO MATTUELLA, PAULO ANTÔNIO SANTOS DO SOCORRO

 

Sessão de comunicação online 6

Coordenação: Júlio Araújo

Link G-Meet: https://meet.google.com/vkx-oidx-dbh

ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO EMANCIPADORA NA PRÁTICA ESCOLAR

JÚLIO ARAÚJO

O ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO SOB O OLHAR DAS CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS: A TOMADA DE DECISÃO EM DEBATES DELIBERATIVOS

SHEYLA FABRICIA ALVES LIMA

ARGUMENTAÇÃO E ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ANÁLISE DAS CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS DE INTERCAMBISTAS UNIVERSITÁRIOS DA UESC

BRUNO BOMFIM VIEIRA

DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA E TECNOLÓGICA

LYEDJA SYMÉA BARROS

ARGUMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS

MILENA MARIA NUNES DE MATOS CARMONA

 

Sessão de comunicação online 7

Coordenação: Cátia Cristina Degan Fernandes

Link G-Meet: https://meet.google.com/inb-zjva-ikf

O DESAFIO DAS NOVAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO DIREITO

CÁTIA CRISTINA DEGAN FERNANDES, DOROTEA FRANK KERSCH

CULTURA DO ESTUPRO E A LEGITIMAÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA A MULHER NO DISCURSO JURÍDICO: ANÁLISE DO “CASO MARI FERRER”

CECÍLIA MOREIRA

IMPLICATURA EM CARTAS DE AMEAÇA COMO ESTRATÉGIA DE PATEMIZAÇÃO

WELTON PEREIRA E SILVA

DESENLACES EM FAMÍLIA: ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA EM UM PROCESSO DE DIVÓRCIO LITIGIOSO

PATRÍCIA RODRIGUES TOMAZ

LINGUÍSTICA E COMUNICAÇÃO: COMO OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PRODUZEM SENTIDO NO ATO DE PERSUADIR E CONVENCER

TACIANA GACELIN OLIVEIRA

 

Sessão de comunicação online 8

Coordenação: Marta Pastor da Silva Barreto

Link G-Meet: https://meet.google.com/sut-kejs-cqc

“O RISO ENTRE AS POLARIDADES DO SAGRADO E DO PROFANO: UMA ANÁLISE DIALÓGICO-ARGUMENTATIVA DA REPRESENTAÇÃO DE JESUS EM PORTA DOS FUNDOS"

THYALE COELHO DE OLIVEIRA, LUCAS NASCIMENTO

ARGUMENTAÇÃO EM RESENHAS SOBRE FAKE NEWS: A PRESENÇA DO ARGUMENTO AD HOMINEM

SILVANA SILVA

A TRÍADE ARGUMENTATIVA NO GÊNERO DISCURSIVO LIVE

PAULA ROBERTA RODRIGUES LIMA

A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NA PRÁXIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

FRANCISCO LUCAS FERREIRA BARBOSA

ARGUMENTAÇÃO E GÊNEROS ORAIS: UMA ABORDAGEM HABERMASIANA

MARTA PASTOR DA SILVA BARRETO