O grupo de investigação GEDITE - Grupo de Estudos de Dinâmicas territoriais ligado aos Programas de Pós-Graduação em Geografia e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Universidade Estadual do Maranhão, sob coordenação do Prof. José Sampaio de Mattos Junior e o grupo de investigação MOPT - Modelação, Ordenamento e Planeamento Territorial do Centro de Estudos Geográficos do Instituto do Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, sob coordenação da Profa. Eduarda Marques da Costa, ao longo desse ano de 2023 como forma de estabelecer intercâmbio e promover parcerias futuras de cooperação, realizarão um ciclo de seminários com o objetivo de pensar o futuro em torno das temáticas da Ciência Geográfica frente aos desafios que são impostos cotidianamente e que envolvem temas como vulnerabilidades socioespaciais, saúde pública e espaços saudáveis, mobilidade, agricultura e segurança alimentar.
Teremos 4 seminários, cada um com um tema, a iniciar em Setembro de 2023, que envolverão pesquisadores de ambos os centros de pesquisa, seguidos de um momento de debate.
Junte - se a nós.
MESA DE ABERTURA DO CICLO:
Prof. Tiago Massi Ferraz
Coordenador do PROQUALIT/PPG/UEMA
Prof. Herculano Cachinho
Prof. Vice-Diretor do Centro de Estudos Geográficos/IGOT/ULISBOA
Prof. Bráulio Loureiro
Coordenador do PPDSR/UEMA
Prof. Silas Nogueira de Melo
Superintende de Relações Internacionais/UEMA
Prof. José Sampaio de Mattos Junior
GEDITE/PPDSR/PPGEO/UEMA
Profa. Eduarda Marques da Costa
MOPT/CEG/IGOT/ULISBOA
1 - TEMÁTICA: CIDADES SAUDÁVEIS
DATA:01/09/2023
Horário: 10h:00 - 12h:00 (BR)
2 - TEMÁTICA: SEGURANÇA ALIMENTAR
DATA: 25/09/2023
Horário: 10h:00 - 12h:00 (BR)
3 - TEMÁTICA: MOBILIDADE
DATA: 30/10/2023
Horário: 10h:00 - 12h:00 (BR)
4 – TEMÁTICA: SAÚDE E ENVELHECIMENTO
DATA: 27/11/2023
Horário: 10h:00 - 12h:00 (BR)
Promoção da atividade física em contexto de Cidades Saudáveis Palestra · Ana Isabel Matias Louro Martins
Os diferentes padrões construtivos das cidades e os riscos de exposição às temperaturas extremas: uma reflexão para o planejamento das cidades confortáveis Palestra · Priscilla Venâncio Ikefuti
Debate Debate
Cidades, Alimentação e Planeamento Territorial Palestra · Patrícia Abrantes
A soberania alimentar com fundamento do campesinato Palestra · Ademir Terra
Debate Debate
Mobilidade e Saúde Urbana Palestra · Paulo Morgado
A Mobilidade na Região Metropolitana da Grande São Luís, Maranhão, Brasil: a prioridade se impõe? Palestra · Antonio José de Araújo Ferreira
Debate Debate
Planear cidades saudáveis numa sociedade em envelhecimento Palestra · Eduarda Marques da Costa
Saúde Urbana e envelhecimento: pensando o futuro Palestra · Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues
Debate Debate
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Professor Adjunto IV do Departamento de Geografia - DEGEO da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA; Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - PPDSR da Universidade Estadual do Maranhão; Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Questão Agrária e Movimentos Sociais do Campo - GEPQAM.
Ana Louro é Geógrafa, investigadora junior do Centro de Estudos Geográficos na temática da sustentabilidade e membro do Núcleo de investigação Modelação, Ordenamento e Planeamento Territorial (MOPT). É licenciada em Geografia, vertente Geografia Humana (FLUL, 2008), mestre em Gestão do Território e Urbanismo (IGOT-UL, 2011) e em Ensino de Geografia (IGOT-UL, 2022), e doutorada em Geografia, especialização Planeamento Regional e Urbano (IGOT-UL, 2019. Desenvolveu a tese de Doutoramento "Contributos da gestão e planeamento da mobilidade urbana para a construção de cidades saudáveis", com Bolsa de Doutoramento FCT (SFRH/BD/85150/2012). É membro do core group da Rede Mov da Universidade de Lisboa, rede de investigadores que trabalham sobre mobilidade urbana inteligente.
Possui Graduação em Geografia e Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental pela Universidade Federal do Maranhão (1989 e 1993), Mestrado (1999) e Doutorado (2008) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Realizou Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido - PPGDSTU/UFPA. É Professor Associado IV do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão. É Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR) da Universidade Estadual do Maranhão, assim como do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Maranhão. Integrou a equipe técnica do Departamento de Estudos Urbanos e Regionais da Diretoria de Estudos e Pesquisas do IMESC/SEPLAN-MA, de acordo com Portaria GR Nº 153-MR, em que foi responsável pelo Plano de Trabalho denominado "A importância das cidades na regionalização do Maranhão contemporâneo: contribuição para a definição e efetivação de políticas públicas inclusivas", com vigência de 01/08/2015 a 30/07/2018. Coordenou a Equipe Responsável pelo Tema Ocupação, Uso e Cobertura da Terra do Bioma Amazônia do ZEE-MA, de maio de 2018 a junho de 2019. Coordenou a Equipe Responsável pelo Eixo Territorial do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís, de fevereiro de 2018 a fevereiro 2019.
Professora associada do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos Geográficos da mesma universidade, onde coordena o grupo de investigação MOPT - Modelação, Ordenamento e Planeamento Territorial. As suas áreas de interesse são o planeamento urbano e regional e a definição e avaliação de políticas públicas, cidades saudáveis. Nos últimos 30 anos, participou e coordenou vários projectos de investigação, bem como estudos/estratégias ligados a instituições públicas e privadas, destacando-se aqui a sua ligação a estudos da DG REGIO da Comissão Europeia, nomeadamente em estudos de avaliação ligados aos fundos estruturais. Participou ainda amplamente no Programa ESPON - European Spatial Planning Observatory Network (colaboração em 9 projectos e membro do grupo de experts de 2007-2013). A nível nacional, de 2008 a 2011 coordenou o projecto FURBS: Forma Urbana Sustentável Desenvolvimento Metodológico para Portugal (PTDC/GEO/69109/2006) e de 2010 a 2013 coordenou o projecto SPOTIA-Orientações de política territorial sustentável e avaliação de impactes-contributos para o caso português? (PTDC/CS-GEO/105452/2009). Na sua carreira conta com várias publicações, destacando-se a publicação de mais de 50 artigos, a maioria em revistas indexadas, mais de uma vintena de livros e cerca de 50 capítulos de livros.
Professora auxiliar nos mestrados e licenciaturas do IGOT nos domínios do planeamento, modelação geográfica e SIG e deteção remota. É investigadora do CEG, no grupo MOPT. Colabora ou colaborou em vários projetos de investigação, com destaque para o DAUME, AgriMet-Mod, Vivido, Compri_mov e recentemente o ACCTING. Das variadas publicações cientificas, destacam-se artigos publicados na Land Use Policy, Applied Geography, Science of The Total Environment e Sustainability.
Paulo Morgado é Licenciado em Geografia e Planeamento Regional pela FCSH-UNL, mestre em Sistemas de Informação Geográfica, pelo IST-UTL, e doutorado em Planeamento Regional e Urbano (Geocomputação) pelo IGOT-ULisboa. Atualmente Professor Auxiliar no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, investigador do Centro de Estudos Geográficos (CEG) e coordenador do GeoModLAB http://ceg.ulisboa.pt/geomodlab/?lang =en). Neste momento, coordena o e-Motional cities, um projeto com uma rede de parceiros europeus e um parceiro Norte americano (Michigan State University). É também membro da Applied Geography and GIScience and Systems, da Association of American Geographers e a Associação Portuguesa de Geografos. Foi investigador visitante no Centro de Análise Espacial Avançada da University College London (CASA-UCL) e Visiting Scholar na Universidade de Cambridge, Department of Land Economy. As suas áreas de investigação centram-se na área da Geografia Teórica e Quantitativa. Mais recentemente, tem se concentrado em Neurocomputação, Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Neurourbanismo e cidades cognitivas e em tempo real.
Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Geografa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2009), mestrado (2012), doutorado (2016) em Geografia (Geografia Física) com estágio na Columbia University e pós doutorado (2021) em Epidemiologia pela Universidade de São Paulo- USP. Trabalhou na Secretaria de Estado da Saúde no Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) com análises espaciais epidemiológicas. Tem experiência nas sub- áreas de Climatologia e Geografia da saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioclimatologia, Variabilidade climática, Índices climáticos, Cartografia, Geoprocessamento e Modelagem estatística.
Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão (1990), mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão (2004) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2010). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado e do Curso de graduação em Geografia da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia da Geografia, Geografia da Saúde, Indicadores Urbanos, Violência de Gênero. Desenvolve projetos com os temas: “Análise dos impactos da pandemia de covid-19 nos casos de violência doméstica no estado do Maranhão”, “Áreas verdes e praças: indicadores para a qualidade de vida urbana em São Luís-MA” e “Riscos e vulnerabilidades às doenças do aparelho respiratório em São Luís (MA)”. Com publicações em revistas indexadas sobre os temas: “Sistema de informação geográfica e indicadores de desempenho da atividade bombeiro militar na ilha do Maranhão”, “Indicadores de monitoramento dos riscos ao Patrimônio Histórico: o caso de São Luís-MA”, “Uso de Geoprocessamento nas análises de Geografia da Saúde”, “Rotas da Covid-19 no estado do Maranhão, BR”, “Violência contra mulheres: o perfil da vítima e do agressor em São Luís-MA”, dentre outros.