I Seminário de Informação para Saúde

17 de maio de 2022, 08h30 - 17h00

Informações

O I SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE, que será realizado no dia 17 de maio de 2022, é uma realização do GT 11 - Informação e Saúde da Associação em Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ANCIB), organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL), Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (PPGCI/UFC), de Alagoas e Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGCIN/UFSC).

O propósito do evento pauta-se na discussão acerca da interdisciplinaridade e interlocução entre a Ciência da Informação e Ciências da Saúde. Nesse sentido, os temas abordados abrangem: a sustentabilidade informacional para a saúde; as aplicações e serviços nos Sistemas de Telemedicina e Telessaúde; e a aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de dados (LGPD) no Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME).

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Nelma Camelo de Araujo

Saiba mais

Maria Nélida González de Gomez

Saiba mais

Marli Dias De Souza Pinto

Saiba mais

Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho

Saiba mais

Douglas Dyllon Jeronimo de Macedo

Saiba mais

Lenora de Beaurepaire da Silva Schwaitzer

Saiba mais

Mario Barité

Saiba mais

Virginia Bentes Pinto

Saiba mais

Francisco José Aragão Pedroza

Saiba mais

Ana Cristina de Albuquerque

Saiba mais

Francisca Rosaline Leite Mota

Saiba mais

Maria Isabel Fernandes Calheiros

Saiba mais

Patryck Ramos Martins

Saiba mais

Luiz Tenório Filho

Saiba mais

Daniela Capri

Programação:

Solenidade de Abertura com a Profa. Dra. Nelma Camêlo de Araujo Coordenadora do GT 11/ANCIB/PPGCI/UFAL – Informação & Saúde Abertura

Palestra : Interdisciplinaridade da Ciência da Informação e Ciências da Saúde com a Profa. Dra. Maria Nélida Gonzalez Gomez Apresentação

Palestra: Sustentabilidade Informacional para Saúde com : Profa. Dra. Marli Dias de Souza Pinto Apresentação

Mediação com a Profa. Dra. Virgínia Bentes Pinto Apresentação

Palestra: AGHUx ferramenta de informação para comunicação em Saúde com Maria Isabel Fernandes Calheiros (PPGCI/UFAL) Apresentação

Palestra: Um Modelo de Blockchain para Privacidade dos Dados na Saúde 4.0 com Patryck Ramos Martin (PPGCIN/UFSC) Apresentação

Mediação com o Prof. Dr. Francisco Pedrosa Apresentação

Abertura do evento no horário vespertino com a Prof. Dra. Eliana Maria dos Santos Bahia (PPGCIN/UFSC) Abertura

Palestra: Aplicações e serviços no Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT) com Dr. Douglas Dyllon Jeronimo de Macedo Apresentação

Palestra: Aplicabilidade da LGPD nos SAME com Dra. Lenora de Beaurepaire da Silva Schwaitzer Apresentação

Mediação com a Profa. Dra. Ana Cristina – ANCIB/UEL Apresentação

Palestra: Registro, integração e recuperação da informação das bases SISAB e eSUS-AB com Luiz Tenório Filho (PPGCI/UFAL) Apresentação

Palestra: A Promoção da Saúde na Rede Municipal de Florianópolis e o bibliotecário escolar: uma proposição de parceira com Daniela Capri (PPGCIN/UFSC) Apresentação

Mediação com a Profa. Dra. Francisca Rosaline Leite Mota Premiação

PPGCI - UFAL PPGCIN - UFSC PPGCI - UFC

Nelma Camelo de Araujo

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)


Doutora (2007) e Mestre (2005) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da informação da Univercidade Federal de Santa Catarina. Graduação em Biblioteconomia (1992) e Especialização em Gestão Estratégiaca da Informação (2002) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora do Curso de Bibloteconomia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas.

Maria Nélida González de Gomez

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE


Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Mestre em Ciência da Informação pela mesma universidade, em convênio com o iCT (1982), graduada em Filosofia pela Univrsideade Nacional de Rosario,  Argentina, pesquisadora Titular Aposentada do Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT).

Marli Dias De Souza Pinto

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)


Professora Adjunto IV, Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação e, dos Cursos de Graduação do DPTCin/UFSC. Doutora em Engenharia de Produção (2003); Mestre em Administração (1999); e Graduada em Biblioteconomia (1997), toda titulação obtida na Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC).

Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)


Doutora pela Universidad Carlos III de Madrid- Espanha (2016), El mercado de trabajo para archiveros según los anúncios brasileos de empleo (2012-2014): análisis y organización terminológicas de ofertas empresariales,( Revalido/reconhecido no Brasil ao título de Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Mestrado em História do Brasil Meridional pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Experiência na área de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação.Coordenadora do Curso de Pós- Especialização em Gestão de Arquivos Públicos e Empresariais (1996-2010). Presidente da Comissão da Criação do Curso de Graduação em Arquivologia da UFSC, aprovado CUN em 26 de agosto de 2009. Exerceu a Coordenadora do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina(2009-2012). Exerce a função de Coordenadora de Estágio do Curso de Graduação em Arquivologia- Portaria n 132/CDE /2015-2017; continua na Coordenação de Estágio - Portaria n.023/CED/2018-2020.

Douglas Dyllon Jeronimo de Macedo

Universidade Federal de Santa Catarina


Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no Departamento de Ciência da Informação (CIN). Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Conhecimento (PPGEGC), do Departamento de Engenharia do Conhecimento (dEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante o período do doutorado, esteve atuando como pesquisador visitante na The University of Western Ontario (UWO), em London, Ontario no Canadá. Atua como pesquisador associado do Instituto Nacional de Convergência Digital (INCoD), atuando no Laboratório de Telemedicina (LabTelemed) e no Laboratório de Pesquisas em Sistemas Distribuídos (LaPeSD) da UFSC.

Lenora de Beaurepaire da Silva Schwaitzer

Universidade Federal do Espirito Santo (UFES)


Doutora emm História, Política e Bens Culturais pelo CPDO/FGV, possui mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC, mestrado em Justiça Administrativa na subárea de Ciência da Informação pela UFF, especialização em políticas de Informação e Organização do Conhecimento pela UFRJ em convênio como o Arquivo Nacional, graduação em Direito (1989), Arquivologia (2014) e Biblioteconomia (2016).

Mario Barité

Universidad de la República


 Universidad de la República del Uruguay- Instituto de Información de la Faculdad de Información y Comunicación.

Virginia Bentes Pinto

Universidade Federal do Ceará - UFC de l?Analyse Cognitive de l?Information (LANCI)- Université du


Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), Bacharel em Biblioteconomia pela UFC, Doutorado em Science de Information et de la Communications - Institute des Communications et des Média (ICM) - Université Sthendal - Grenoble - França (1999), Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e Pós-Doutorado em Filosofia - Tratamento cognitivo da informação - Laboratoire de'I Analyse Cognitive de I' Information (LANCI) - Université du Quebec à Montreal (2006).

Francisco José Aragão Pedroza

Universidade Federal da Bahia (UFBA)


Doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-gradução Multi-institucional e Multidiciplinar da Faculdade de Educação da UFBA (2012). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (1985) e mestrado em Ciência da Informação pela UFBA (2005). Professor Adjunto do Departamento de Documentação e Informação da UFBA. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Pesquisa os seguintes temas: arquivística, gestão de documentos, gestão da informação, gestão do conhecimento, gestão cultural, gestão hospitalar, sistemas de informação, ensino e aprendizagem e comunicação organizacional, ciência da informação, saúde coletiva, redes sociais, inovação tecnológica, economia da inovação, sistemas de representação do conhecimento e políticas de informação.

Ana Cristina de Albuquerque

Universidade Estadual de Londrina (UEL)


Graduada em  Biblioteconomia (2003), Mestrado em Ciência da Informação (2006) e Doutorado em Ciência da Informação (2012) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem experiência na área de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia com ênfase em Organização da Informação e do Conhecimento. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Francisca Rosaline Leite Mota

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)


Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG. Ganhou o Prêmio UFMG de Teses com a melhor Tese de Doutorado da ECI/UFMG (2009). Pesquisadora na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Pesquisadora nas áreas de GED, Informação e Saúde, Sistemas de Informação em Saúde, Direito e Saúde, Telemedicina, Telessaúde e Teleassistência, Acessibilidade em Bibliotecas.

Maria Isabel Fernandes Calheiros

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)


Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas (2004) e especialização em Recursos Humanos pelo Centro Universitário CESMAC (2007), Mestranda em Ciência da Informação (PPGCI/UFAL . Atualmente é Bibliotecária do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, exercendo as funções bibliotecárias na Biblioteca Virtual da Unidade de Telessaúde da Gerência de ensino e Pesquisa.

Patryck Ramos Martins

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)


Mestrando (Pós Graduação - Stricto Sensu) em Ciência da Informação - UFSC, tendo ingressado em janeiro de 2020. É Especialista (Pós Graduação - Lato Sensu) em Governança de Tecnologia da Informação - UNISUL, tendo concluído a especialização em julho de 2018. É também Especialista (Pós Graduação - Lato Sensu) em Gestão da Segurança da Informação em Redes de Computadores - CTAI/SENAI, tendo concluído a especialização em novembro de 2007. Bacharel em Ciência da Computação na Universidade do Vale do Itajaí, no princípio do ano de 2005. Atualmente é coordenador de curso e docente no Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (Bacharel em Ciência da Computação e CST em Redes de Computadores). 

Luiz Tenório Filho

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)


Mestrando em Ciência da Informação no programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFAL). Especialista em Docência na Educação Profissional (2019) pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Especialista em Gestão em Saúde Pública (2016) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Sistemas de Informação (2017) pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Possui Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Saúde (2013) pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Coordenador do Programa de Saúde na Escola (PSE) no Munícipio de São Luís do Quitunde (AL).

Daniela Capri

Faculdade CESUSC


Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Bolsista Capes-DS). Pós Graduada em Design de Interação pela Universidade do Vale do Itajai (UNIVALI). Formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Formada em Design de Interiores na Faculdade CESUSC. Atuou como Bibliotecária na biblioteca universitária da Faculdade Cesusc (2010-2017). Foi Coordenadora do Núcleo de Documentação Institucional da Faculdade Cesusc (2017-2019).