Muito além dos livros: acesso à informação e democracia

27 de março de 2019, 13h00 - 18h00
Campus Gragoatá - Auditório Bloco F e Pilotis do Bloco G - Niterói, RJ

Informações

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário (12 de março), a Universidade Federal Fluminense convida os profissionais, estudantes e toda a comunidade para o evento Muito além dos livros: acesso à informação e democracia.

Em tempos atuais, faz-se ainda mais necessário reinventar-se e rever a atuação profissional de acordo com as novas demandas, políticas e questões contemporâneas. O juramento profissional afirma "Prometo tudo fazer para preservar o cunho liberal e humanista da profissão de bibliotecário, fundamentado na liberdade de investigação científica e na dignidade da pessoa humana." É fundamental, portanto, pensar de que modo é possível garantir o acesso à informação para o exercício da cidadania e prática da democracia.

Abertura

Abertura com o Magnífico Reitor Antônio Cláudio da Nóbrega e a Superintendente de Documentação Deborah Motta Ambinder.


Mesa de debate: Acesso à informação e democracia

MSc. Igor Garcez- O Serviço de Informação ao Cidadão como ferramenta de acesso

Editor Vagner Amaro -Diversidade na formação de acervos, na mediação da leitura e na divulgação literária em bibliotecas

Dra. Marianna Zattar - Competência em informação e democracia

Dra. Elisabete Gonçalves - Função social da biblioteconomia

Mediação: Vagner Amaro

Oficinas criativas (Inscrições esgotadas. Em caso de desistência, haverá inscrições na hora)

Papelaria e encadernação -Anne Marie e Victor Salles

Marcador de livros em decoupage -Sandra Lopes Coelho

Arte em tecido com Patchwork - Elazimar Menezes

Atenção! As oficinas ocorrerão simultaneamente, então vocêsó poderá se inscrever para uma delas.
Apenas os 15 primeiros inscritos para cada oficina garantirão a vaga. Manteremos lista de espera, por ordem de inscrição, caso o inscrito desista.

Atração Musical

Orquestra de Cordas daGrota

Será uma apresentação imperdível em uma mistura emocionante de MPB e música clássica!

Apresentação musical da Orquestra da Grota.

Sob a direção de Lenora Mendes e Marcio Selles e produção de Alexandra Seabra, a Orquestra de Cordas da Grota conta hoje com mais de 200 alunos de flauta, violino, viola, violoncelo, flauta transversa e percussão.

Seus membros encantam plateias seletas, não apenas pela precisão com que executam peças de Bach, Haendel e Vivaldi, mas também pela irreverência com que combinam a música clássica com instrumentos modernos de percussão e cordas, em releituras empolgantes de clássicos da MPB.

A Orquestra foi criada em 1995, a partir do trabalho voluntário de Dona Otávia Selles, seu filho Márcio Selles e sua nora Lenora Mendes, que queriam oferecer a crianças e jovens da Grota do Surucucu uma oportunidade de desenvolvimento humano e social através de formação musical. Não demorou para que o talento e a dedicação dos jovens transformassem o projeto social em um trabalho musical de valor reconhecido.

A Orquestra é parte do Projeto Espaço Cultural da Grota. Saiba mais emhttp://ecg.org.br

Mude o mundo de alguém:Tragaum livro de colorir ou de literatura infanto-juvenil para doação a abrigo infantil municipal.

Estaremos recolhendo livros infantis e revistas de colorir para doação a abrigos municipais que atendem a cerca de 100 crianças em situação de abandono oudesabrigono município do Rio de Janeiro (URS Ziraldo, URS Frida Kahlo, URS Casa Viva de Del Castilho, Central de Recepção Taiguara). Faça sua contribuição.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Antonio Claudio Lucas da Nobrega

Saiba mais

Deborah Motta Ambinder de Carvalho

Saiba mais

Igor Garcez

Saiba mais

Vagner Amaro

Saiba mais

Marianna Zattar

Saiba mais

Elisabete Gonçalves

Programação:

Abertura Abertura · Deborah Motta Ambinder de Carvalho, Antonio Claudio Lucas da Nobrega

Mesa: Acesso à Informação e Democracia Mesa-redonda · Marianna Zattar, Igor Garcez, Elisabete Gonçalves, Vagner Amaro

Oficina de Marcador de Livros Oficina

Oficina de Patchwork Oficina

Oficina de Papelaria Oficina

A confirmar Apresentação Artística

Campus Gragoatá - Auditório Bloco F e Pilotis do Bloco G

Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis

São Domingos , Niterói - RJ

24210-201

Campus Gragoatá - Auditório Bloco F e Pilotis do Bloco G

Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis

São Domingos , Niterói - RJ

24210-201

Universidade Federal Fluminense. Superintendência de Documentação (UFF/SDC)

A Superintendência de Documentação (UFF/SDC) é órgão administrativo da Universidade Federal Fluminense (UFF), autarquia federal. A missão da SDC é apoiar os programas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade e desenvolver serviços e produtos que atendam às necessidades de informação da comunidade acadêmica da UFF; Proporcionar recursos informacionais e assessoria técnica na área de documentação, por meio de redes e sistemas integrados, facilitando o acesso à informação em nível nacional e internacional.

Antonio Claudio Lucas da Nobrega

Universidade Federal Fluminense


Antonio Cláudio da Nobrega é Reitor da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) e graduadoo em Medicina pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e em Cardiologia. 

Deborah Motta Ambinder de Carvalho

Universidade Federal Fluminense


Deborah Ambinder é Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense / Instituto de Arte e Comunicação Social / Departamento de Ciência da Informação - PPGCI/UFF (2010- 2012). Possui Especialização em Atualização Pedagógica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ / Ministério do Exército (2002), Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade Maria Thereza (1988) e Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1997). É Superintendente de Documentação da Universidade Federal Fluminense desde 2015, atuando como gestora do Sistema de Bibliotecas e Arquivos da UFF. 

Igor Garcez

Universidade Federal Fluminense


Igor Garcez é mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela UNIRIO, especialista em Gestão em Arquivos pela UFSM, bacharel em Arquivologia pela UFF. Foi professor substituto do Departamento de Ciência da Informação da UFF entre 2017 e 2018, lecionando para os cursos de Arquivologia e Biblioteconomia. É membro da UFF junto ao Sistema de Gestão de Documentos da Administração Pública Federal (SIGA) e presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da UFF. Atualmente exerce a função de Coordenador de Arquivos da SDC/UFF e a de autoridade de monitoramento da Lei de Acesso à informação nesta Universidade.

Vagner Amaro

Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) / Editora Malê


Vagner Amaro é doutorando em Letras (Literatura, cultura e contemporaneidade) pela PUC-Rio, Mestre e graduado em Biblioteconomia pela UNIRIO, Especialista em Gestão Cultura e graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Pesquisa sobre mediação da leitura, letramentos, bibliodiversidade. Idealizou e Fundou em 2015 a Editora Malê, empresa voltada para valorização no campo literário da literatura de autoria de escritores e escritoras negros e para a ampliação da diversidade na literatura. Coorganizou as obras Lima Barreto por jovens leitores(Autêntica - 2009), Machado de Assis por jovens leitores(Autêntica - 2011); organizou individualmente os livros Olhos de azeviche: dez escritoras negras que estão renovando a literatura brasileira (Malê - 2017) e Do Índico ao Atlântico: contos brasileiros e moçambicanos (Malê -2019).

Marianna Zattar

Universidade Federal Fluminense


Marianna Zattar é docente do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ, mestre e doutora em Ciência da Informação, especialista em Inteligência Competitiva e Gestão Estratégica da Informação e bibliotecária.

Elisabete Gonçalves

Universidade Federal Fluminense


Elisabete Gonçalves é doutora em Educação, com graduações em Biblioteconomia e Documentação e emHistória. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF (PPGCI) e do Departamento de Ciência da Informação da UFF.