Cronograma do curso com 40 h/a:
>> Mercado de trabalho, relacionamento interpessoal e ética profissional;
>> Técnicas comportamentais e inteligência emocional;
>> Sistema de aviação civil nacional e internacional;
>> Organização funcional e atividades de uma companhia aérea;
>> Atributos e procedimentos necessários aos profissionais de aeroportos;
>> Direitos e deveres dos passageiros (resolução 400 – ANAC);
>> Documentações necessárias para embarque nacional e internacional;
>> Ferramentas de excelência no atendimento ao cliente (passageiro);
>> Procedimentos de bagagens (danificação/violação/extravio/sobra);
>> Segurança da aviação civil (AVSEC);
>> Segurança de pátio e circulação de pessoas;
>> Serviço de solo nas aeronaves e procedimentos de rampa;
>> Sistema de gerenciamento da segurança operacional (SGSO);
>> Introdução aos conhecimentos técnicos aeronáuticos;
>> Passageiros especiais, técnicas de auxilio a pessoas com deficiências e acessibilidade;
Atividades de um Agente de Aeroporto
É um profissional capacitado para trabalhar em diversas funções em um aeroporto, onde as principais se enquadram em empresas aéreas.
As principais atividades são no que se diz respeito ao atendimento aos passageiros de uma forma geral, como também, outras funções que serão discriminadas abaixo:
>> Venda e emissão do bilhete aéreo (onde o agente comercializa a prestação de serviços de transporte aéreo para o cliente com o devido destino escolhido pelo mesmo para a sua viagem);
>> Atendimento no balcão de check-in (onde o agente confere os documentos obrigatórios para validar a viagem e o passageiro recebe um cartão de embarque que permite o seu acesso à aeronave. Nele contém alguns dados como: a poltrona que vai acomodar-se na aeronave, o número do voo e os horários, o número ou a letra do portão de acesso, a origem e o destino da viagem, etc. No balcão de atendimento, o passageiro também entrega as suas bagagens, que posteriormente, seguirá por uma esteira até chegar a uma outra equipe chamada de rampa, que vai separa-las para seguir na aeronave no destino correto);
>> Controle de voos (onde o agente coordena o fluxo operacional, organiza e alimenta os sistemas com as informações dos horários de decolagens, pousos, atrasos e cancelamentos de voos, emitem as documentações de segurança/operacionais dos voos individualmente como: navegação, meteorologia, balanceamento e etc. Comunica-se via rádio com diversos setores do aeroporto, com as aeronaves em voo e em solo);
>> Departamento de bagagens (onde o agente trabalha exclusivamente com as reclamações dos clientes quanto a danificações, extravios e violações de suas bagagens que foram causadas pela empresa aérea que o mesmo viajou);
>> Atendimento de solo nas aeronaves – Rampa (onde o agente trabalha com o carregamento e o descarregamento de bagagens e cargas nos compartimentos da aeronave, respeitando uma instrução de segurança técnica/operacional da aeronave. Neste setor o agente também efetua a limpeza e desinfecção das aeronaves, respeitando regras de segurança e higienização determinadas pela ANVISA;
>> Despacho de voos (onde o agente recebe as aeronaves e coordena o fluxo de embarque e desembarque das mesmas, realiza procedimentos específicos junto com a tripulação do voo, recebe e confere os cartões de embarque dos passageiros e os encaminha para a aeronave).
>> Auxílio a passageiros especiais (onde o agente atende as necessidades de pessoas com deficiências físicas, mentais, visuais e auditivas, como também, alguns outros passageiros que precisam de atendimentos diferenciados).