O ATLAS ESCOLAR HISTÓRICO, GEOGRÁFICO E AMBIENTAL DE RIBEIRÃO PRETO: APORTE DIGITAL PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

  • Autor
  • Sonara da Silva de Souza
  • Co-autores
  • Marina Alvarenga Botelho , Andrea Coelho Lastória , Daniela Lima Nardi Gomes
  • Resumo
  • O tema deste trabalho aborda o ensino de Geografia com o aporte de um recurso digital produzido coletivamente por um grupo de professores pertencentes a uma comunidade de aprendizagem da docência. Tem como objetivo apresentar uma experiência educativa que possibilite reflexões sobre ações realizadas com um atlas escolar digital para propiciar aprendizagens significativas aos estudantes. A escolha pelo tema pauta-se na importância de ressignificar a autonomia docente tendo em vista o desenvolvimento de suas aulas, inclusive com recursos didáticos diversos, que vão além do livro didático, apesar de entendermos que muitas vezes este é o único material, além do giz e lousa, que o profissional possui em seu cotidiano escolar. A relevância deste trabalho é justificada pela valorização dos professores, principalmente de escolas públicas, por acreditar em sua capacidade de desenvolver ações transformadoras. À luz de referenciais teóricos da Geografia e da Educação, tecemos reflexões sobre a organização do trabalho docente a partir de variados recursos didáticos, tal como filmes, músicas, vídeos, atlas, dentre outros. A discussão teórica também é pautada em autores que ressaltam a importância do ensino da localidade. Como resultado, temos a produção de uma sequência didática pensada para seis aulas de Geografia, voltadas para a 2ª série do Ensino Médio. A descrição do produto, seus objetivos, procedimentos, materiais e recursos utilizados, bem como a avaliação estão explicitadas. Não temos a intensão de indicar uma receita ao professor, pois partimos da premissa de que tais profissionais possuem autonomia para o desenvolvimento de práticas pedagógicas contextualizadas

  • Palavras-chave
  • Atlas escolar digital; ensino de Geografia; mídias digitais; autonomia docente.
  • Área Temática
  • Geografia e Educação
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O "II Congresso Iberoamericano Nós Propomos!” Foi um sucesso tanto em termos quantitativos, conforme podemos observar no número de acessos, quanto em termos qualititivos. A qualidade dos trabalhos apresentados foi excelente, com projetos sendo desenvolvidos e apresentados por estudantes do ensino básico ao lado de professores de algumas das melhores universidades do mundo. Isso já seria digno de ser uma referência para a educação geográfica, mas quando observamos que os temas dos trabalhos vão desde a aplicação do projeto em escolas rurais até escolas em cidades de grande porte, notamos como o projeto pode ter sua metodologia aplicada em diferentes contextos.
Foram ao todo 410 participantes inscritos em quatro categorias:
- 44 participantes de fora do Brasil, sendo 11 da Espanha, 23 de Portugal, 7 do Peru, e 3
de México
- 31 professores do ensino Superior
- 85 professores da educação básica
- 250 estudantes da educação básica

O que fica do evento é muito mais do que a sensação de alegria de rever amigos e entender como os trabalhos tem sido desenvolvidos. O que fica é a certeza de que o Projeto Nós Propomos! Está apenas iniciando sua trajetória nos países iberoamericanos.
Os frutos que estão sendo plantados agora serão colhidos com fartura nos próximos anos, com uma nova geração de professores de Geografia comprometidos com uma educação cidadã, na qual os alunos não são observadores passivos do espaço, e sim, agentes e transformadores do espaço geográfico.

Gostaria de fazer um agradecimento especial aos Coordenadores das salas das apresentações dos trabalhos: Clézio dos Santos, Rosalvo Nobre, Rosemy da Silva Nascimento, Isaac da Rosa, Raimundo Lenilde de Araújo, Adilson Tadeu Basquerote, Mafalda Nesi Francischett, Andreia Zuchelli Cucchi, Paula Terres Carvalho.

  • Geografia e Educação
  • Projeto Nós Propomos!

Comissão Organizadora

Yan Navarro
Matheus Felipe Lustosa Damasceno
Isaac Rosa

Comissão Científica

 

 

yannavarro@gmail.com