Introdução: As PICS englobam terapias, técnicas e abordagens holísticas compreendendo além do corpo físico, também o aspecto emocional, mental e espiritual. Profissionais de saúde e educadores estão explorando maneiras de incorporar as PICS nas grades curriculares dos cursos de medicina. Um exemplo disso, foi a implementação de uma disciplina optativa de PICS no curso de medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) para alunos do 6° semestre, ampliando a importância destas práticas na formação médica e corroborando com sua maior implementação. Objetivo: Relatar as contribuições da disciplina de PICS na formação médica. Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre as contribuições da inserção de uma disciplina de PICS, inserida como disciplina optativa para estudantes de medicina do 6º semestre da UCPEL. Resultados: Observou-se que a maioria não possuía conhecimento sobre o assunto. Passou-se a ter uma visão ampliada do paciente, reconhecendo além do físico, os fatores emocionais, sociais e espirituais que influenciam a saúde. Enfatizou-se a relação médico-paciente mais humanizada, levando em consideração as preferências e crenças do paciente. Também, as PICS oferecem alternativas que complementam a prática clínica, como aromaterapia, reiki, meditação e auriculoterapia, ofertados pelo ambulatório da universidade. Focam num estilo de vida saudável e no autocuidado. A prática de PICS envolve a colaboração entre diferentes profissionais de saúde, isso ensinou-nos a trabalhar em equipe, valorizar o conhecimento de outras áreas e a importância da interprofissionalidade no cuidado. Ampliou a visão para diferentes abordagens terapêuticas, incentivou a curiosidade científica e a pesquisa em áreas ainda pouco exploradas na medicina. E por fim, também observou-se que, ao oferecer aos estudantes práticas como meditação, reiki e outras técnicas de relaxamento, a disciplina também incentivou o autocuidado contribuindo para a saúde mental e física dos futuros médicos e para a promoção de uma carreira equilibrada e saudável. Conclusões: Destaca-se a importância de uma abordagem ampla e integrada na formação médica, preparando os futuros profissionais para enfrentar os desafios complexos da prática clínica com uma visão mais completa e humanizada. Este relato destacou o impacto positivo da implementação dessa temática como parte da formação médica, corroborando com a necessidade de maior visibilidade e inserção das PICS na medicina atual.
Comissão Organizadora
Simone da Fonseca Sanghi
Renata Cunha da Silva
JULIETA CARRICONDE FRIPP
Comissão Científica