Introdução: A normatização do atendimento à urgência e emergência traz em sua composição serviços que devem abranger todas as particularidades que agravos de natureza clínica e/ou traumática podem apresentar. Sendo assim, esta reforça a necessidade do atendimento ser igualmente eficaz em todos os âmbitos da assistência, desde a cena até a admissão no serviço de referência. Objetivo: Identificar como ocorre a comunicação entre os profissionais do atendimento pré- hospitalar fixo e móvel com o serviço de urgência e emergência do hospital universitário em Petrolina-PE, assim como a percepção destes sobre seu impacto na continuidade da assistência. Método: Esse estudo é um recorte da pesquisa denominada “A Comunicação Entre O Pré-Hospitalar Com A Urgência E Emergência E Seu Impacto Na Continuidade Da Assistência Sob A Ótica Da Enfermagem” apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso à Universidade Federal do Vale do São Francisco para obtenção do grau de bacharel em Enfermagem pela autora. A pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética e Deontologia em Estudos e Pesquisas da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF (CEDEP) com o CAEE Nº 99862018.4.0000.5196. Os resultados foram obtidos mediante a análise de entrevistas semiestruturadas feitas a profissionais de enfermagem de nível técnico e superior no período de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019. Resultados: Acerca do processo de comunicação entre os profissionais de saúde, as respostas foram diversas. Porém há unanimidade na opinião expressada pelos profissionais: não existe cuidado em saúde e continuidade na assistência sem um processo eficaz de comunicação. Na enfermagem, trata-se a comunicação como tecnologia leve, da qual o cuidado é dependente. Além do aumento do vínculo entre profissional e paciente, ela possibilita uma maior compreensão do processo saúde-doença e facilita a tomada de decisões e condutas da equipe multiprofissional. No entanto, parte-se do princípio de que os serviços valorizam de igual forma as informações do paciente, e esta não é uma realidade. Os profissionais do pré-hospitalar expressam não sentir a valorização das informações passadas ao intra-hospitalar e, em contrapartida, os profissionais do intra-hospitalar admitem que não sabem ao certo quais são os cuidados prestados na cena e que não existe uma solicitação direta ao pré-hospitalar de dados que são relevantes para o serviço. Sendo assim, evidencia-se uma ausência de comunicação também a respeito do que se deve buscar na gama de dados que uma ocorrência gera, para tornar essa passagem de informações mais objetiva. Conclusão: A comunicação entre os profissionais ainda é frágil, porém estes conseguem identificar falhas existentes e os meios para saná-las. Esse processo é contínuo, e necessita de empenho mútuo em buscar alternativas que se adaptem ao contexto das as equipes envolvidas, mas que levem em consideração as particularidades de cada serviço. Propõe-se uma medida de educação continuada, onde os profissionais envolvidos nesse fluxo de atendimento possam contribuir para a elaboração de um instrumento comum, como um Check List, para registro das informações pertinentes à ocorrência, proporcionando aos serviços um registro físico da conduta no pré-hospitalar, para a continuidade da assistência intra-hospitalar.
NORMAS PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS I. DISPOSIÇÕES GERAIS 1. Será aceito apenas 1 (um) trabalho por pessoa como PRIMEIRO AUTOR. 2. O número máximo de pessoas por trabalho é de 5 (cinco) pessoas (1 autor e 4 coautores). 3. Os Trabalhos serão apresentados unicamente em formato de Pôster impresso. 4. O primeiro autor e/ou o apresentador do Trabalho ACEITO para apresentação em Pôster deverão estar com suas inscrições realizadas no Congresso. 5. Cada Trabalho poderá ser inscrito em apenas 1 (uma) das categorias, segundo determinação dos próprios autores. 6. Fica resguardado o direito a PRIME CURSOS E EVENTOS de publicar os Trabalhos Científicos em seu site, jornal e outras mídias, assim como fotos de seus autores, para fins exclusivamente de divulgação do Congresso, não cabendo ônus financeiro e/ou trabalhista por parte da empresa aos autores e coautores dos trabalhos. II. DOS PRAZOS 1. A data limite e improrrogável para o envio dos trabalhos será até às 23:59h do dia 31 de maio de 2018. Após esta data as inscrições serão consideradas ENCERRADAS. 2. Resultados da avaliação, aceite e seleção dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica do Congresso: a partir de 25 de junho de 2018. III. DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS 1. Os trabalhos deverão ser submetidos, única e exclusivamente, via on-line por meio do formulário eletrônico disponível em Submissão de Trabalhos que pode ser acessado no site www.primecursoseeventos.com.br. 2. Os Resumos deverão ser ajustados ao tamanho padrão (no máximo 2.500 caracteres). 3. Deverão ser apresentados em Fonte Arial ou Times New Roman , Tamanho 10, com espaçamento simples. 4. Os trabalhos devem abordar temas relacionados à área de Urgência e Emergência nas seguintes áreas: PréHospitalar; Intra-Hospitalar; Adulto ou Pediatria. 5. Os Resumos que serão SUBMETIDOS deverão ser estruturados, contendo os itens abaixo especificados: 5.1. Campo “Título do Trabalho” 5.1.1. Título do Trabalho, em letras MAIÚSCULAS. 5.2. Campo “Autores” 5.2.1. A identificação dos autores deverá conter o nome e sobrenome (sem abreviaturas); 5.2.2. O número de autores por trabalho é limitado a 5 (cinco) participantes (1 autor e 4 coautores). 5.3. Campo “Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço) ? Texto estruturado contendo: 5.3.1. Introdução, Objetivos, Método, Resultados/Discussão e Conclusão; 5.3.2. Texto em Parágrafo único; 5.3.3. Texto corrido; 5.3.4. Não conter os nomes dos autores; 5.3.5. Não inserir Referências Bibliográficas no Campo Resumo; 5.3.6. Não inserir figuras, tabelas e gráficos no Resumo. 5.4. Campo “Submissão de Resumo e Trabalho” 5.4.1. Anexar Resumo Completo em PDF, incluindo os autores com nome completo, email, Instituição vinculada, URL do currículo Lattes e referências utilizadas no trabalho, conforme exemplo no item VIII. 5.4.2. Anexar Trabalho Completo em PDF. III CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO NORDESTE Salvador, 10 e 11 de Agosto de 2018 6. O autor deverá escolher a categoria que irá submeter o trabalho: Estudo de Campo, Relato de Caso/Experiência ou Revisão Integrativa. 7. Será retornado um e-mail confirmando o recebimento do trabalho em até 7(sete) dias úteis. 8. Após a submissão do Resumo NÃO serão permitidas inclusões e/ou retiradas de autores do Trabalho. IV. DA COMISSÃO JULGADORA 1. Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do Congresso de Urgência e Emergência do Nordeste. 2. Fica a critério da Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos ACEITAR ou NÃO o Resumo, segundo os critérios aqui estabelecidos. 3. A Comissão julgadora, formada pelos membros da Comissão Científica do Congresso, resguarda-se ao direito de não rever Trabalhos que não foram aceitos. V. DAS NORMAS ESPECÍFICAS DA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO (PÔSTER) 1. É absolutamente necessário que o autor e/ou o apresentador(a) do trabalho estejam inscritos no Congresso. 2. Os trabalhos selecionados para exposição em pôster serão apresentados em forma visual, afixados em local específico e o relator do trabalho deverá permanecer no local indicado durante todo o horário determinado para sua explanação. 3. A confecção, a colocação no local indicado e os cuidados com os PÔSTERES são de responsabilidade única e exclusiva dos autores, não cabendo a PRIME CURSOS E EVENTOS ônus algum relacionados à danos e extravios dos mesmos. 4. O pôster deverá seguir as seguintes configurações: ? Orientação RETRATO, com dimensões são de 120 cm x 90 cm; ? A fonte ser em Arial ou Times New Roman e deverá permitir boa leitura a uma distância de 1 metro; ? Título em negrito e caixa alta; ? Escrever os nomes dos autores por extenso e separado por vírgulas. O nome do apresentador deverá estar identificado em Negrito. ? No PÔSTER pode conter figuras e tabelas; ? Referências: em caixa menor que dos textos acima, seguindo método ABNT; ? A cor do plano de fundo do pôster será de livre escolha dos autores, entretanto sugerimos fundo branco. 5. O pôster deve ser confeccionado incluindo as seguintes sessões: Introdução, Objetivos, Metodologia utilizada, Resultados e Discussão e Referências. 6. Em se tratando de trabalho na categoria RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA, no local do tópico “Resultados”, deverá vir a Descrição do caso/experiência. 7. O tempo destinado à apresentação será de 5 (cinco) minutos. VI. DOS CRITÉRIOS PARA ACEITE 1. Serão aceitos 40 (quarenta) trabalhos para a modalidade de apresentação em Pôster no III Congresso de Urgência e Emergência do Nordeste. 2. A comunicação da CONFIRMAÇÃO de seleção dos trabalhos será através da CARTA ACEITE que os autores receberão no e-mail e constará Tema, Data e Horário da Apresentação no Evento – PÔSTER. VII. DA CERTIFICAÇÃO 1. Os certificados estarão disponíveis no site do congresso até dez dias após o término do evento. 2. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, constando o nome do apresentador e co-autor(es), citando o nome do trabalho e a forma de apresentação. 3. Na ausência de apresentação do trabalho para o avaliador, NÃO será emitido o certificado. III CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO NORDESTE Salvador, 10 e 11 de Agosto de 2018 VIII. EXEMPLO PARA SUBEMETER O RESUMO Título do Trabalho – TODO O TÍTULO EM LETRAS MAIÚSCULAS – LETRA CALIBRI - NEGRITO - FONTE 12 Exemplo: PRIME CURSOS E EVENTOS: III CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO NORDESTE Autores – Máximo 05 autores – Somente nome completo – Letra Calibri – Tamanho 10 Fulano da Silva Beltrano dos Santos Fulano de Jesus Beltrano de Souza Ciclano de Oliveira No Resumo Completo Anexado – colocar dados de todos autores – Nome Completo – Instituição Vinculada – Email – URL Currículo Lattes. Letra Calibri – Tamanho 8 Fulano da Silva Faculdade Prime, Brasil fulanodasilva@prime.com.br http://lattes.cnpq.br/00000000000000000 Categorias – Escolher apenas 01 categoria – assinalar com um “X” ( X ) ESTUDO DE CAMPO ( ) REVISÃO INTEGRATIVA ( ) RELATO DE CASO/EXPERIÊNCIA “Resumo do Trabalho” (máximo 2.500 caracteres com espaço) – Letra Calibri 10 – Texto corrido – Espaço entre linhas 1,0 – Não colocar título – Identificar: Introdução – Objetivo(s) – Método – Resultados – Conclusão. Introdução: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx¹ xxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxx xxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxx xx xx xxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxx xx xx². Objetivos: xxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx, xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Método: xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxx xx xx xxxx xxxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx. Resultados: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx³ xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxx xxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxx xxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Conclusão: xxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxx xxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxx xx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxx xxxxx xxxx xxxxx xxxxxxxx Campo “Referências” (ABNT) – Colocar as referências enumeradas do texto 1 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 3 – Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx III CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO NORDESTE Salvador, 10 e 11 de Agosto de 2018 Aceite das normas – O AUTOR deve assinalar com um X no campo abaixo, obrigatoriamente, antes do envio do Resumo: ( X ) Aceito as normas descritas para envio e apresentação de Trabalhos Científicos para o III CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO NORDESTE; as quais não questionarei ou acionarei a Comissão dos Trabalhos Científicos do Congresso, ou qualquer outro órgão, caso meu resumo não seja aceito ou não for classificado para apresentação. ESTE DOCUMENTO TEM VALOR PARA O IV CONGRESSO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO NORDESTE.
Comissão Organizadora
anne Karolline Silva Santos
Comissão Científica
Samir Lisak
Eduardo Fernando de Souza
Gilson Clementino Hanszman
Marcel Vinícius de Azevedo
Marso Leonardo Victorian Paiva Clement
Raphael Costa Marinho
Sergio Dias Martuchi