Introdução: A educação em saúde é um processo contínuo que visa à promoção da saúde e à melhoria da qualidade de vida. No contexto da formação em enfermagem, destaca-se como espaço privilegiado para o desenvolvimento de competências pedagógicas, especialmente por meio da monitoria acadêmica. Ao integrar teoria e prática, as ações de monitoria podem favorecer metodologias ativas, como o uso de recursos lúdicos, que contribuem para tornar o aprendizado mais acessível, interativo e significativo, inclusive para públicos leigos. Objetivo: Relatar e analisar os impactos do uso de estratégias lúdicas no processo de ensino-aprendizagem de acadêmicos ingressantes do curso de Enfermagem, no contexto de uma atividade de monitoria universitária. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido no Centro Universitário Unifametro – Campus Maracanaú, no período de março a junho, com acadêmicos do primeiro semestre do curso de Enfermagem, regularmente matriculados na disciplina de Biossegurança e Bases do Cuidado de Enfermagem, no contexto da monitoria da disciplina. Entre os recursos utilizados, destacaram-se os slides temáticos, que faziam correlações entre conteúdos técnicos e elementos da cultura pop, a fim de tornar os temas mais atrativos e compreensíveis; jogos interativos, como o Kahoot; dinâmicas em grupo; práticas simuladas entre os alunos; e discussão de casos clínicos dirigidos, voltados ao desenvolvimento do raciocínio clínico. A participação foi voluntária e contou, na maioria dos encontros, com a presença assídua de boa parte da turma. Resultados parciais e Discussão: A receptividade dos acadêmicos diante das atividades propostas foi positiva, evidenciando o impacto favorável da abordagem lúdica no processo de ensino-aprendizagem. Observou-se elevado nível de engajamento e interação por parte dos estudantes, que demonstraram entusiasmo ao correlacionar os saberes obtidos em sala de aula com elementos da cultura pop e estratégias interativas, o que tornou o momento de estudo mais fluido e divertido. Durante as atividades, os alunos participaram ativamente, retirando dúvidas, compartilhando percepções e expondo receios e expectativas quanto ao processo de aprendizagem, especialmente por se tratarem de discentes ingressantes no curso. Foram recebidos diversos feedbacks positivos a respeito da acessibilidade e compreensão dos conteúdos trabalhados. Os estudantes relataram que as estratégias utilizadas facilitaram o entendimento das temáticas abordadas e contribuíram para a fixação dos conteúdos, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática desde os primeiros momentos da formação acadêmica. Considerações finais: Conclui-se que o uso de estratégias lúdicas no ensino aprendizagem em saúde demonstrou-se uma ferramenta valiosa tanto em contextos acadêmicos quanto em ações voltadas a públicos leigos. A experiência evidenciou que a ludicidade, aliada às metodologias ativas, favorece o engajamento, a compreensão e a retenção dos conteúdos, ao tornar o aprendizado mais acessível, participativo e significativo. Para os acadêmicos participantes, especialmente os ingressantes no curso, a atividade proporcionou um ambiente seguro de troca de saberes, fortalecimento do raciocínio clínico e aproximação entre teoria e prática. Para a monitora, por sua vez, a vivência constituiu um espaço de amadurecimento, desenvolvimento de habilidades pedagógicas e fortalecimento do protagonismo discente. Dessa forma, recomenda-se a continuidade e expansão de iniciativas que integrem ludicidade e metodologias ativas ao processo educativo, tanto na formação em saúde quanto em ações de extensão com a comunidade, uma vez que tais estratégias podem ser aplicadas em diferentes níveis de atenção, especialmente na atenção básica, contribuindo para uma educação em saúde mais inclusiva, eficaz e transformadora.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.