Estratégias Lúdicas como Ferramenta de Aprendizagem Ativa no Ensino de Enfermagem

  • Autor
  • LUIANNE EMILY LOBO DOS SANTOS
  • Co-autores
  • KAROLINE GALVÃO
  • Resumo
  •  

    Introdução: A educação em saúde é um processo contínuo que visa à promoção da saúde e à melhoria da qualidade de vida. No contexto da formação em enfermagem, destaca-se como espaço privilegiado para o desenvolvimento de competências pedagógicas, especialmente por meio da monitoria acadêmica. Ao integrar teoria e prática, as ações de monitoria podem favorecer metodologias ativas, como o uso de recursos lúdicos, que contribuem para tornar o aprendizado mais acessível, interativo e significativo, inclusive para públicos leigos. Objetivo: Relatar e analisar os impactos do uso de estratégias lúdicas no processo de ensino-aprendizagem de acadêmicos ingressantes do curso de Enfermagem, no contexto de uma atividade de monitoria universitária. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido no Centro Universitário Unifametro – Campus Maracanaú, no período de março a junho, com acadêmicos do primeiro semestre do curso de Enfermagem, regularmente matriculados na disciplina de Biossegurança e Bases do Cuidado de Enfermagem, no contexto da monitoria da disciplina. Entre os recursos utilizados, destacaram-se os slides temáticos, que faziam correlações entre conteúdos técnicos e elementos da cultura pop, a fim de tornar os temas mais atrativos e compreensíveis; jogos interativos, como o Kahoot; dinâmicas em grupo; práticas simuladas entre os alunos; e discussão de casos clínicos dirigidos, voltados ao desenvolvimento do raciocínio clínico. A participação foi voluntária e contou, na maioria dos encontros, com a presença assídua de boa parte da turma. Resultados parciais e Discussão: A receptividade dos acadêmicos diante das atividades propostas foi positiva, evidenciando o impacto favorável da abordagem lúdica no processo de ensino-aprendizagem. Observou-se elevado nível de engajamento e interação por parte dos estudantes, que demonstraram entusiasmo ao correlacionar os saberes obtidos em sala de aula com elementos da cultura pop e estratégias interativas, o que tornou o momento de estudo mais fluido e divertido. Durante as atividades, os alunos participaram ativamente, retirando dúvidas, compartilhando percepções e expondo receios e expectativas quanto ao processo de aprendizagem, especialmente por se tratarem de discentes ingressantes no curso. Foram recebidos diversos feedbacks positivos a respeito da acessibilidade e compreensão dos conteúdos trabalhados. Os estudantes relataram que as estratégias utilizadas facilitaram o entendimento das temáticas abordadas e contribuíram para a fixação dos conteúdos, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática desde os primeiros momentos da formação acadêmica. Considerações finais: Conclui-se que o uso de estratégias lúdicas no ensino aprendizagem em saúde demonstrou-se uma ferramenta valiosa tanto em contextos acadêmicos quanto em ações voltadas a públicos leigos. A experiência evidenciou que a ludicidade, aliada às metodologias ativas, favorece o engajamento, a compreensão e a retenção dos conteúdos, ao tornar o aprendizado mais acessível, participativo e significativo. Para os acadêmicos participantes, especialmente os ingressantes no curso, a atividade proporcionou um ambiente seguro de troca de saberes, fortalecimento do raciocínio clínico e aproximação entre teoria e prática. Para a monitora, por sua vez, a vivência constituiu um espaço de amadurecimento, desenvolvimento de habilidades pedagógicas e fortalecimento do protagonismo discente. Dessa forma, recomenda-se a continuidade e expansão de iniciativas que integrem ludicidade e metodologias ativas ao processo educativo, tanto na formação em saúde quanto em ações de extensão com a comunidade, uma vez que tais estratégias podem ser aplicadas em diferentes níveis de atenção, especialmente na atenção básica, contribuindo para uma educação em saúde mais inclusiva, eficaz e transformadora.

  • Palavras-chave
  • Educação em saúde, Metodologias ativas, Ludicidade, Monitoria acadêmica, Enfermagem.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
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II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).

Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.

Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Normas para Submissão de Resumos Simples

Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:

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Título

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Autores

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  • Alinhamento: À direita.

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  • Estrutura do texto: Deve incluir as seguintes seções:
    • Introdução: Contextualizar o projeto, justificar as atividades e problematizar o tema.
    • Objetivo: Descrever o objetivo principal do trabalho.
    • Metodologia: Informar o tipo de estudo, período de realização, sujeitos envolvidos e materiais/processos utilizados.
    • Resultados parciais e Discussão: Apresentar os resultados alcançados até o momento ou descrever as experiências observadas.
    • Considerações finais: Sintetizar os resultados, contribuições e limitações do projeto.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: Simples, justificado.

Palavras-chave

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  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

Referências

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2. Formatação Geral

  • Extensão máxima: Até 300 palavras (excluindo título, autores, palavras-chave e referências).
  • Margens: Superior e inferior de 2,5 cm; esquerda e direita de 3 cm.
  • Formato: Documento em Word (.doc ou .docx).

3. Submissão

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  • Ciências da Saúde
  • Ciências Tecnológicas
  • Ciências Sociasi Aplicadas

Comissão Organizadora

Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.