Introdução: O processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Química Orgânica enfrenta desafios nos diversos níveis educacionais. O estudo da química abstrata dificulta a correlação de conceitos presentes no cotidiano e conceitos científicos, limitando a compreensão. Além disso, o conhecimento desnivelado e as deficiências na formação do ensino médio impactam no desempenho dos discentes no nível superior. Nesse contexto, o uso de ferramentas como os mapas mentais facilita o processo de ensino e aprendizagem, e se torna crucial para o desenvolvimento do conhecimento em Química Orgânica. Os mapas mentais são uma ferramenta versátil e se fundamentam na teoria do processamento da informação, destacando a importância de organizar e categorizar o conhecimento de forma visual para facilitar a memorização. A aplicação do método dos mind maps foi motivada pela dificuldade dos alunos em fixar pontos importantes e conceitos básicos da disciplina de Química Orgânica. Nesse sentido, o presente projeto de monitoria adota os mapas mentais como ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem, visando contribuir para a assimilação e retenção do conteúdo pelos estudantes. Objetivo: Relatar a utilização de mapas conceituais como ferramenta de apoio à aprendizagem dos alunos da disciplina de Química Orgânica no curso de Farmácia. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência. O projeto contou com a participação de dois bolsistas, acompanhados por um docente orientador. A primeira etapa teve início em março, quando o professor enviou aos bolsistas o conteúdo ministrado em sala de aula. A partir desse material, foram elaborados mapas mentais por meio da plataforma online Canva, destacando os tópicos principais, conceitos importantes e fórmulas, com o uso de elementos visuais para tornar o conteúdo mais atrativo e didático. Essa fase teve como objetivo auxiliar os alunos na preparação para a primeira etapa das provas. Nos meses de abril e maio, o mesmo processo foi repetido com os conteúdos referentes à segunda etapa avaliativa. Resultados parciais e Discussão: Os mapas mentais desenvolvidos e disponibilizados aos alunos puderam permitir a fixação dos conteúdos abordados, tornando-se uma estratégia de apoio à aprendizagem. Os alunos responderam de forma satisfatória relacionando melhor os conceitos abordados em sala de aula, alcançando os objetivos propostos com o uso dessa ferramenta metodológica, com maior concentração no processo de sistematização, entendimento e percepção de conceitos. Além disso, os elementos visuais utilizados, como cores, ícones e tópicos organizados, contribuíram para manter a atenção dos estudantes. Com isso, observou-se uma maior participação dos alunos, especialmente no período preparatório para as avaliações, mostrando como recursos didáticos criativos impactam no processo de ensino e aprendizagem diante das adversidades enfrentadas em sala de aula. Assim, o programa de monitoria em Química Orgânica é capaz de contribuir com o aprendizado dos discentes, bem como com o desenvolvimento docente do monitor, que cresce na carreira acadêmica e adquire experiências únicas com o alunado. Considerações finais: A monitoria em Química Orgânica é de fundamental importância para os discentes matriculados na disciplina, sanando as dúvidas e como forma de apoio durante os estudos. Assim, infere-se que a aplicação de mapas mentais foi uma ferramenta útil no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Essa ferramenta proporcionou uma melhora na organização e síntese do conteúdo, e promoveu um ambiente de ensino mais interativo entre monitores e discentes, tornando mais efetiva a atuação docente, gerando uma aprendizagem múltipla, em que os participantes trocaram experiências didáticas e pedagógicas. Palavras-chave: Química Orgânica. Ensino. Aprendizagem. Mapas Mentais. Referências: ALVES, N. B.; SANGIOGO, F. A.; PASTORIZA, B. S. Dificuldade no ensino e na aprendizagem de Química Orgânica no ensino superior – estudo de caso em duas universidades federais. Quim. Nova, vol. 44, nº 6, 773-782, 2021. BLASS, L.; RHODEN, A. C. A eficácia dos mapas mentais colaborativos na aprendizagem e ensino de tecnologias aplicadas à Matemática. Educ. Form., v. 9, p. e13292, 2024. CARDOSO, J. C. S. Importância dos mapas mentais no ensino-aprendizagem na disciplina de geografia em tempos de pandemia. Ensino em Perspectivas, v. 4, nº 1, p. 1-15, 2023. FREIRE, N. M. L. et al. A influência da monitoria de Química Orgânica na formação acadêmica. Revista Foco, Curitiba, v. 16, n. 8, p. 1–7, 2023.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.