Introdução: O Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC), coordenado pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO), tem desempenhado um importante papel pedagógico, promovendo projetos de monitoria e iniciação científica que fortalecem a integração entre docentes e discentes. De acordo com Beltran (1996) apud Machado et al (2021), “o papel do Ensino Superior não se limita à mera transmissão de conhecimentos teóricos e científicos, sendo também responsável por tornar a aprendizagem um processo ativo, cognitivo, construtivo, significativo, mediado e autorregulado”. Nesse sentido, os programas de monitoria e iniciação científica promovidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) permitem que os alunos desenvolvam habilidades que vão além da condição de aprendizes, colocando-os também na posição de pesquisadores e educadores em formação. Diante desse contexto, o objetivo do presente trabalho é relatar, de forma clara e objetiva, as experiências positivas e negativas vivenciadas pelos monitores no exercício da monitoria da disciplina de Direitos Reais – Civil IV, evidenciando a complexidade e os desafios envolvidos na transmissão dos conteúdos jurídicos. Metodologia: O método utilizado foi o estudo descritivo, na forma de relato de experiência, com base na atuação dos monitores entre os meses de março e maio de 2025. Os encontros de monitoria ocorreram semanalmente, com duração de uma (01) hora, envolvendo alunos dos turnos manhã e noite da disciplina de Direitos Reais, do Centro Universitário UNIFAMETRO.
Os materiais utilizados para a preparação e apresentação do conteúdo foram elaborados pelos próprios monitores, com base em doutrinas, jurisprudências e no Código Civil de 2002. Como recurso complementar, os monitores produziram resumos e slides com mapas mentais, questões a serem resolvidas e textos explicativos, utilizando a plataforma online Canva. Resultados parciais e Discussão: Ao exercer a função de monitores durante este semestre, vivenciou-se experiências enriquecedoras tanto no aspecto acadêmico quanto no pessoal. Estar na posição de facilitadores do conhecimento permitiu compreender, de forma prática, as responsabilidades e os desafios inerentes ao papel docente. A monitoria nos possibilitou perceber o quão exigente é a missão de ensinar, sobretudo em uma disciplina como Direito das Coisas, que carrega consigo inúmeras nuances, tecnicidades e complexidades. No campo teórico, abordou-se o conceito de posse e propriedade, efeitos da posse e proteção possessória, bem como os modos de aquisição de posse, direito de vizinhança, condomínio e usufruto. Apesar das dificuldades próprias do conteúdo, foi extremamente gratificante perceber que, por meio de explicações acessíveis, esquemas visuais e resoluções de casos práticos, contribui-se para que os alunos compreendessem a disciplina de maneira mais coesa, clara e leve. Observar o progresso dos discentes foi, sem dúvida, um dos aspectos mais motivadores da experiência. Por outro lado, enfrentamos alguns desafios, especialmente no que diz respeito à participação dos alunos nos encontros. Para viabilizar a participação de todos os discentes vinculados à disciplina, nos turnos da manhã e da noite, foram disponibilizados dois horários distintos, de modo a atender ambos os grupos. Com isso, visando à praticidade e à melhor adesão dos alunos, a modalidade de ensino a distância mostrou-se a ferramenta mais eficaz para superar eventuais obstáculos de participação. Assim, os encontros passaram a ser realizados por meio da plataforma Google Meet, que oferece diversos recursos que favorecem uma melhor exposição do conteúdo ministrado. Contudo, mesmo com essas medidas, observou-se um número reduzido de participantes. Buscou-se, ao longo do projeto, não apenas repassar o conteúdo da disciplina, mas também orientar os alunos quanto a estratégias de estudo, incentivando uma aprendizagem mais autônoma e eficaz. A monitoria nos mostrou que estudar Direito pode ser uma jornada mais leve quando se aprende com clareza, estrutura e propósito. Considerações finais: Durante a monitoria em Direito das Coisas, atuou-se como facilitadores do conhecimento, promovendo uma aprendizagem por meio das explicações e métodos aplicados. Contribuiu-se para o progresso dos alunos, nos temas abordados. A principal limitação foi conseguir atender as demandas dos discentes matriculados na disciplina, devido a conflitos de horários e compromissos externos. Ainda assim, o projeto incentivou o estudo autônomo e mostrou que, com clareza e propósito, é possível tornar o aprendizado em Direito mais leve e eficaz.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.