Introdução: A iniciação à docência no ensino superior configura-se como uma etapa
fundamental na formação de discentes que almejam seguir carreira acadêmica. A monitoria, entendida como uma modalidade de ensino, potencializa a aprendizagem colaborativa e
autorregulada dos estudantes universitários. Nesse cenário, a atuação como monitor em
disciplinas de caráter prático, a exemplo da disciplina Bases de Cinesioterapia, representa
uma oportunidade singular para o desenvolvimento de competências pedagógicas, técnicas e interpessoais. Diante disso, é evidente que a monitoria proporciona um espaço de troca de conhecimentos e experiências, benéfica não apenas aos alunos que recebem o suporte, mas também o monitor, que consolida seus aprendizados. Objetivo: Relatar e apresentar a
experiência de atuação como monitor em Bases de Cinesioterapia, destacando os principais desafios enfrentados no início da atividade e as conquistas obtidas ao longo do programa. Metodologia: A monitoria foi realizada por um discente do curso de graduação em
Fisioterapia, regularmente matriculado e selecionado por meio de edital interno decorrente do programa de monitoria e iniciação científica (PROMIC), vinculado à COOPEM e oferecido
pela UNIFAMETRO localizada em Fortaleza, Ceará. A atividade ocorreu durante um semestre letivo, sob orientação docente no período de março de 2025 a maio de 2025. A disciplina integra o 4° semestre da grade do Curso de Fisioterapia que aborda métodos é técnicas de exercícios terapêuticos e adequação à traumato-ortopedia, neurologia e
reumatologia, assim como, alongamento muscular, mobilização articular e de segmentos
corporais, coordenação motora, equilíbrio, propriocepção e treino de deambulação. Diversas estratégias pedagógicas ativas foram implementadas com o objetivo de aprimorar as
competências teóricas e práticas dos estudantes, bem como de facilitar a assimilação dos conteúdos ministrados. Entre essas estratégias, destacam-se: jogos interativos por meio da plataforma Kahoot!, testes simulados voltados à avaliação prática, além da construção de esquemas visuais, apresentações em slides e questionários com perguntas reflexivas. Os
recursos foram desenvolvidos semanalmente, sempre em consonância com o plano de ensino da disciplina e o calendário das aulas, sendo disponibilizados aos discentes como material
complementar para reforço dos estudos. Resultados parciais e Discussão: Inicialmente o desafio de planejar atividades que estimulassem o processo de aprendizagem do aluno foi
difícil visto que era a primeira experiência da discente. Entretanto, após embasamento teórico, participação nas aulas junto com a docente, ideias foram surgindo e melhor autoconfiança no processo. Desde o início da monitoria, a expectativa principal era o de auxiliar os estudantes na elevação de seu desempenho na disciplina. A prática da monitoria também contribuiu para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e de comunicação, fundamentais para a
formação profissional. Como aponta a literatura, "a monitoria acadêmica é uma prática
didático-pedagógica capaz de estimular o interesse e a profissionalização da carreira docente, devendo ser incentivada pelas políticas públicas e institucionais com o objetivo de qualificar futuros médicos para que possam atuar como educadores em e na saúde". Assim, a
experiência revelou-se enriquecedora tanto para os alunos acompanhados quanto para o
próprio monitor, servindo como elo entre docentes e discentes, possibilitou a criação de um ambiente mais acessível e interativo para sanar dúvidas e reforçar conteúdos essenciais da disciplina. Ademais, a experiência proporcionou ao monitor o aprimoramento de
competências como didática, empatia e segurança na condução de atividades práticas. Esse
crescimento pessoal e profissional corrobora estudos anteriores que destacam os benefícios da monitoria também para o monitor, reforçando seu papel na formação acadêmica e na
construção de habilidades pedagógicas. Considerações finais: Conclui-se que a vivência no programa de monitoria foi valiosa, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades, o
aperfeiçoamento acadêmico e o reforço da escolha profissional, além de consolidar o interesse pela carreira docente. É evidente sua contribuição para o percurso acadêmico e profissional do estudante de fisioterapia, pois possibilita um entendimento mais profundo dos conteúdos
abordados e motivar outros alunos da instituição.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.