Introdução: A monitoria acadêmica representa uma atividade de grande relevância no contexto do ensino superior, especialmente nos cursos da área da saúde, como a Odontologia, pois contribui significativamente para a consolidação da aprendizagem, tanto para os alunos que recebem o suporte quanto para o próprio monitor, que desenvolve habilidades pedagógicas, senso de responsabilidade, capacidade de liderança e aprofundamento do conhecimento. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por um grupo de alunos durante a monitoria de Endodontia, destacando os aprendizados adquiridos, os impactos na formação acadêmica dos participantes e organização do projeto. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir da vivência na monitoria da disciplina de Endodontia, vinculada ao curso de graduação em Odontologia do Centro Universitário Fametro, localizado na cidade de Fortaleza, Ceará. A experiência foi realizada no período de março a maio de 2025, com carga horária semanal de 10 horas, distribuídas entre atividades teóricas e laboratoriais. Resultados parciais e Discussão: A disciplina de Endodontia demanda do estudante não apenas a assimilação teórica, mas, sobretudo, o desenvolvimento de competências práticas. Nesse contexto, a atuação do monitor como suporte nas atividades laboratoriais torna-se fundamental, uma vez que contribui para a orientação dos colegas durante a execução dos procedimentos técnicos, ao mesmo tempo em que reforça o próprio processo de aprendizagem do monitor. A elaboração de materiais didáticos, com foco no detalhamento do passo a passo dos procedimentos endodônticos, também se mostrou uma estratégia valiosa, facilitando o estudo e a compreensão dos conteúdos por parte dos discentes. Além disso, a organização e condução de aulas de revisão por meio da plataforma Google Meet proporcionaram um ambiente acessível e colaborativo para o esclarecimento de dúvidas, promovendo maior aproximação entre os alunos e os conteúdos da disciplina. Ao longo da monitoria, observou-se o desenvolvimento de diversas habilidades interpessoais e acadêmicas, como a didática, a empatia, o senso de responsabilidade e a capacidade de trabalho em equipe. A constante interação com professores e estudantes ampliou a compreensão sobre o processo de ensino-aprendizagem e despertou maior interesse pela área de Endodontia, reforçando o compromisso com a formação acadêmica e profissional. Essa vivência mostrou-se essencial não apenas como estratégia de apoio pedagógico, mas também como um espaço formativo que contribuiu significativamente para o amadurecimento pessoal, acadêmico e profissional do monitor. Considerações finais: A experiência como monitor na disciplina de Endodontia tem se mostrado extremamente enriquecedora, tanto no aspecto acadêmico quanto pessoal. O exercício da monitoria permitiu o aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos, além do desenvolvimento de habilidades pedagógicas e interpessoais essenciais à formação do cirurgião-dentista. A atuação ativa em sala de aula e nos laboratórios, a produção de materiais didáticos e a condução de revisões contribuíram para uma aprendizagem significativa, beneficiando não apenas os alunos auxiliados, mas também o próprio monitor. Além disso, a monitoria possibilitou uma maior aproximação com o corpo docente, favorecendo o entendimento mais amplo sobre o processo de ensino-aprendizagem e despertando ainda mais o interesse pela Endodontia. Diante disso, conclui-se que a monitoria é uma ferramenta valiosa na formação acadêmica, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas, didáticas e humanas que impactam positivamente na trajetória profissional do estudante de Odontologia.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.