VIVÊNCIAS E APRENDIZADOS NA MONITORIA DE ENDODONTIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Luan de Almeida Pereira
  • Co-autores
  • Ana Gisele de Assis Costa , Ana Virna de Sousa Lima , Iara Vivian de Sousa Lima , Kayan Cavalcante Barros , Talita Cacau Sousa Santos
  • Resumo
  • Introdução: A monitoria acadêmica representa uma atividade de grande relevância no contexto do ensino superior, especialmente nos cursos da área da saúde, como a Odontologia, pois contribui significativamente para a consolidação da aprendizagem, tanto para os alunos que recebem o suporte quanto para o próprio monitor, que desenvolve habilidades pedagógicas, senso de responsabilidade, capacidade de liderança e aprofundamento do conhecimento. Objetivo:  Relatar a experiência vivenciada por um grupo de alunos durante a monitoria de Endodontia, destacando os aprendizados adquiridos, os impactos na formação acadêmica dos participantes e organização do projeto. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir da vivência na monitoria da disciplina de Endodontia, vinculada ao curso de graduação em Odontologia do Centro Universitário Fametro, localizado na cidade de Fortaleza, Ceará. A experiência foi realizada no período de março a maio de 2025, com carga horária semanal de 10 horas, distribuídas entre atividades teóricas e laboratoriais. Resultados parciais e Discussão: A disciplina de Endodontia demanda do estudante não apenas a assimilação teórica, mas, sobretudo, o desenvolvimento de competências práticas. Nesse contexto, a atuação do monitor como suporte nas atividades laboratoriais torna-se fundamental, uma vez que contribui para a orientação dos colegas durante a execução dos procedimentos técnicos, ao mesmo tempo em que reforça o próprio processo de aprendizagem do monitor. A elaboração de materiais didáticos, com foco no detalhamento do passo a passo dos procedimentos endodônticos, também se mostrou uma estratégia valiosa, facilitando o estudo e a compreensão dos conteúdos por parte dos discentes. Além disso, a organização e condução de aulas de revisão por meio da plataforma Google Meet proporcionaram um ambiente acessível e colaborativo para o esclarecimento de dúvidas, promovendo maior aproximação entre os alunos e os conteúdos da disciplina. Ao longo da monitoria, observou-se o desenvolvimento de diversas habilidades interpessoais e acadêmicas, como a didática, a empatia, o senso de responsabilidade e a capacidade de trabalho em equipe. A constante interação com professores e estudantes ampliou a compreensão sobre o processo de ensino-aprendizagem e despertou maior interesse pela área de Endodontia, reforçando o compromisso com a formação acadêmica e profissional. Essa vivência mostrou-se essencial não apenas como estratégia de apoio pedagógico, mas também como um espaço formativo que contribuiu significativamente para o amadurecimento pessoal, acadêmico e profissional do monitor. Considerações finais: A experiência como monitor na disciplina de Endodontia tem se mostrado extremamente enriquecedora, tanto no aspecto acadêmico quanto pessoal. O exercício da monitoria permitiu o aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos, além do desenvolvimento de habilidades pedagógicas e interpessoais essenciais à formação do cirurgião-dentista. A atuação ativa em sala de aula e nos laboratórios, a produção de materiais didáticos e a condução de revisões contribuíram para uma aprendizagem significativa, beneficiando não apenas os alunos auxiliados, mas também o próprio monitor. Além disso, a monitoria possibilitou uma maior aproximação com o corpo docente, favorecendo o entendimento mais amplo sobre o processo de ensino-aprendizagem e despertando ainda mais o interesse pela Endodontia. Diante disso, conclui-se que a monitoria é uma ferramenta valiosa na formação acadêmica, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas, didáticas e humanas que impactam positivamente na trajetória profissional do estudante de Odontologia.

  • Palavras-chave
  • Tutoria, Educação em Odontologia, Endodontia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
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II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).

Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.

Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Normas para Submissão de Resumos Simples

Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:

1. Estrutura do Resumo

Título

  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 14.
  • Estilo: Negrito, caixa alta e centralizado.

Autores

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  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Estilo: Negrito e alinhado à direita.

Informações adicionais

  • Modalidade/Vinculação/Curso: Indicar a modalidade (ex.: Monitor Bolsista - Fisioterapia).
  • E-mail para contato: Inserir o e-mail do autor principal (exemplo: maria.silva@aluno.unifametro.edu.br).
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 10.
  • Alinhamento: À direita.

Classificações

  • Área Temática: Indicar a área correspondente.
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Corpo do Resumo

  • Estrutura do texto: Deve incluir as seguintes seções:
    • Introdução: Contextualizar o projeto, justificar as atividades e problematizar o tema.
    • Objetivo: Descrever o objetivo principal do trabalho.
    • Metodologia: Informar o tipo de estudo, período de realização, sujeitos envolvidos e materiais/processos utilizados.
    • Resultados parciais e Discussão: Apresentar os resultados alcançados até o momento ou descrever as experiências observadas.
    • Considerações finais: Sintetizar os resultados, contribuições e limitações do projeto.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: Simples, justificado.

Palavras-chave

  • Inserir de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto final.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

Referências

  • Devem incluir apenas obras mencionadas no resumo.
  • Seguir as normas da ABNT para formatação de referências.

2. Formatação Geral

  • Extensão máxima: Até 300 palavras (excluindo título, autores, palavras-chave e referências).
  • Margens: Superior e inferior de 2,5 cm; esquerda e direita de 3 cm.
  • Formato: Documento em Word (.doc ou .docx).

3. Submissão

  • Os resumos deverão ser enviados através da plataforma oficial do evento, respeitando os prazos estipulados.
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Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.

  • Ciências da Saúde
  • Ciências Tecnológicas
  • Ciências Sociasi Aplicadas

Comissão Organizadora

Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.