RELATO DE EXPERIÊNCIAS DA MONITORIA DE NUTRIÇÃO GERIÁTRICA

  • Autor
  • JACIRA EDMER CASTELO SILVA
  • Co-autores
  • KARLA PINHEIRO CAVALCANTE
  • Resumo
  • Introdução: Os projetos de monitoria acadêmica representam uma ferramenta pedagógica de importante em todo o ensino superior, em especial nos cursos da área da saúde, pois promove o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem, estimula o protagonismo discente e oferecer uma vivência preliminar do exercício docente. O trabalho do monitor universitário contribui não somente para a consolidação de conhecimentos adquiridos durante a graduação, como também contribui para o desenvolvimento de competências profissionais essenciais, como liderança, empatia, didática e comunicação (Almeida, 2019).Com a presença do curso de Nutrição, a disciplina de Nutrição Geriátrica atua de maneira estratégica na formação dos futuros nutricionistas, tendo em vista o crescente envelhecimento populacional e a necessidade de cuidados nutricionais específicos voltados ao idoso. Essa disciplina exige não apenas conhecimento técnico, mas também sensibilidade para lidar com as particularidades fisiológicas, sociais e emocionais dessa faixa etária. Diante disso, a presença de um monitor pode auxiliar na mediação dos conteúdos, contribuindo para maior compreensão e adesão dos discentes às estratégias propostas em sala de aula. Durante o semestre 2025.1, no Centro Universitário Fametro (UNIFAMETRO), foi desenvolvido um programa de monitoria na disciplina de Nutrição Geriátrica com o objetivo de apoiar os estudantes de graduação em Nutrição no aprofundamento dos conteúdos teóricos e na organização dos estudos. A monitoria atuou como ponte entre alunos e docente responsável, ofertando suporte contínuo por meio de canais de comunicação digital e encontros presenciais e online. Além disso, a experiência proporcionou ao monitor um contato mais próximo com a realidade docente e os desafios da prática pedagógica no ensino superior, conforme discutido por Chaves, Barbosa e Nóbrega-Therrien (2018), que destacam a monitoria como espaço de iniciação à docência.Entretanto, mesmo com os recursos ofertados, como grupo de WhatsApp, drive compartilhado com materiais complementares e sessões de revisão para as avaliações AV1 e AV2, observou-se uma baixa adesão dos alunos às atividades propostas. Esse cenário levanta questões sobre o engajamento discente, além de ressaltar a importância do incentivo à cultura de participação ativa no ensino superior. Estudos como o de Ferreira e Boff (2015) evidenciam que o sucesso da monitoria está atrelado não apenas à organização do monitor, mas também à motivação dos estudantes e ao reconhecimento institucional da monitoria como atividade formativa. Assim, torna-se necessário relatar e refletir sobre a experiência vivida nessa função, não apenas para registro acadêmico, mas também para contribuir com o aprimoramento das práticas pedagógicas e com a valorização da monitoria como um espaço de crescimento mútuo entre monitor e monitorados. Objetivo: Relatar a experiência como monitor(a) da disciplina de Nutrição Geriátrica pelo PROMIC, destacando as ações desenvolvidas, os resultados observados e as implicações pedagógicas da monitoria no curso de Nutrição da UNIFAMETRO, no semestre 2025.1. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado nas atividades desempenhadas durante o período de fevereiro a junho de 2025, que corresponde ao semestre 2025.1. As ações envolveram a criação de um grupo de WhatsApp para comunicação com os alunos, organização de encontros presenciais e virtuais para revisão de conteúdos, além da criação de um drive compartilhado com materiais didáticos, como livros, artigos científicos, revisões e slides de aula. Foi desenvolvido uma planilha em Excel para auxiliar os monitorandos na avaliação nutricional de idosos. A participação dos alunos foi observada qualitativamente com base na adesão às reuniões e na interação com os materiais Resultados parciais e Discussão: A implementação da monitoria mostrou-se uma estratégia eficiente para organizar e disponibilizar conteúdos de apoio aos alunos. Com isso foi possível aprimorar e agregar os meus conhecimentos em ferramentas como Excel , Power Point e Canva , afim de disponibilizar para os alunos recursos didáticos atrativos. No entanto, observou-se uma baixa adesão às atividades presenciais e online, especialmente nas revisões online para as provas AV1 e AV2. A escassa participação pode ter contribuído para o desempenho insatisfatório de parte da turma, o que sugere uma subutilização da monitoria como recurso pedagógico disponível. Essa realidade se alinha ao que foi discutido por Chaves, Barbosa e Nóbrega-Therrien (2018), que relatam que a efetividade da monitoria depende do engajamento discente e da integração entre os envolvidos. Ademais, estudos como o de Bocchi et al. (2024) demonstram que a monitoria presencial apresenta melhores resultados no desempenho acadêmico em comparação à remota, o que reforça a importância de estimular a presença dos alunos em atividades presenciais. A monitoria também se constitui como uma etapa importante na formação docente dos discentes, permitindo o desenvolvimento de habilidades como liderança, organização e comunicação (Ferreira e Boff, 2015). Considerações finais: A monitoria na disciplina de Nutrição Geriátrica representou uma oportunidade enriquecedora de aprendizado, tanto para o monitor quanto para os alunos. Apesar da baixa adesão dos discentes, a experiência possibilitou reflexões sobre estratégias de comunicação, organização do tempo e uso de ferramentas digitais para mediação do conhecimento. O relato aponta para a necessidade de incentivar a participação ativa dos estudantes e valorizar a monitoria como parte integrante do processo pedagógico no ensino superior. Com isso irei procurar novas estratégias pedagógicas para atrair e incentivar os alunos a participarem ativamente das monitorias que serão realizadas no próximo período 2025.2.

  • Palavras-chave
  • Ensino superior, Monitoria acadêmica, Nutrição geriátrica
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
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II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).

Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.

Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Normas para Submissão de Resumos Simples

Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:

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Título

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Autores

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Informações adicionais

  • Modalidade/Vinculação/Curso: Indicar a modalidade (ex.: Monitor Bolsista - Fisioterapia).
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  • Alinhamento: À direita.

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    • Objetivo: Descrever o objetivo principal do trabalho.
    • Metodologia: Informar o tipo de estudo, período de realização, sujeitos envolvidos e materiais/processos utilizados.
    • Resultados parciais e Discussão: Apresentar os resultados alcançados até o momento ou descrever as experiências observadas.
    • Considerações finais: Sintetizar os resultados, contribuições e limitações do projeto.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: Simples, justificado.

Palavras-chave

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  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

Referências

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2. Formatação Geral

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  • Ciências da Saúde
  • Ciências Tecnológicas
  • Ciências Sociasi Aplicadas

Comissão Organizadora

Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.