Introdução: A monitoria em Farmacologia Geral tem se mostrado fundamental diante das dificuldades enfrentadas pelos estudantes para acompanhar uma disciplina densa e complexa, marcada pela interligação de conteúdos e pela exigência de compreensão detalhada dos fármacos. A recorrente dificuldade de fixação, evidencia a importância de estratégias que promovam a aprendizagem ativa, como a autorrevisão. Tais ações contribuem para o desenvolvimento da autonomia, engajamento e a consolidação crítica do conhecimento. Desse modo, a autorreflexão, permite ao estudante ressignificar suas experiências e desenvolver autonomia na aprendizagem, estimulando a análise crítica de situações complexas, e torna-se essencial para enfrentar desafios e aprofundar o conhecimento. Objetivo: Descrever a elaboração e a aplicação de uma estratégia de autorrevisão, a fim de incentivar a aprendizagem ativa e a autonomia dos estudantes da monitoria de Farmacologia Geral. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com delineamento descritivo, cujo objetivo foi analisar a prática da autorrevisão no contexto acadêmico. O estudo foi conduzido entre os meses de abril e maio de 2025, na Instituição de Ensino Unifametro. Os sujeitos da pesquisa foram discentes dos cursos da área da saúde, vinculados à monitoria da disciplina de Farmacologia Geral. Os instrumentos de coleta de dados foram elaborados por meio da plataforma Google Formulário e disponibilizados aos participantes via Google Classroom. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: inicialmente, em abril de 2025, foi aplicado um quiz com questões baseadas em casos clínicos sobre a ação dos fármacos hipnóticos e ansiolíticos, visando testar o conhecimento prévio e promover a fixação dos conteúdos discutidos em sala. Ao final, foi aplicado uma autorrevisão para os alunos, contendo três perguntas reflexivas: “Quais assuntos estão sendo mais desafiadores para mim?”; “Quais tópicos preciso revisar para me sentir preparado?”; “O que já sei é o suficiente para que eu vá preparado para a prova?”. A inclusão destas perguntas, teve como propósito promover o desenvolvimento da confiança e autonomia do aluno, e direcionamento do estudo. A segunda etapa, foi a aplicação um formulário de feedback com a finalidade de avaliar a percepção dos alunos sobre a significância da autorrevisão no processo da aprendizagem disponibilizado através da plataforma Google Formulário. Foram utilizadas perguntas como: “Você se sentiu que a autorrevisão ajudou a perceber melhor se está preparado (a) para a prova?”; “Após realizá-la, como avaliaria sua confiança para realizar a avaliação?”; “Acredita que ela ajudou a identificar os pontos que ainda precisam ser estudados?”. Resultados parciais e Discussão: Durante o processo de autorrevisão, observou-se uma maior fixação do conteúdo e o estímulo à análise crítica, com reflexões sobre os próprios erros. Essa percepção foi avaliada e confirmada com a análise do formulário de feedback, no qual os alunos relataram que a autorrevisão contribuiu para a identificação dos conteúdos que exigiam de mais atenção, aumento da confiança ao desempenho na avaliação, além disso, puderam medir de maneira autônoma seu desempenho prévio. Considerações finais: Desse modo, percebe-se, através do formulário de feedback, que a autorrevisão potencialmente impacta de forma positiva para a redução de ansiedade antes das avaliações, no desenvolvimento da confiança e autonomia do aluno. Vale ressaltar, também, a importância da autorreflexão no direcionamento do estudo e a monitoria como um espaço de construção ativa do conhecimento.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.