USO DE MAPAS MENTAIS E QUESTIONÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FARMACOTÉCNICA.

  • Autor
  • Catarina Bueno Vasconcelos
  • Co-autores
  • Julia Aparecida Lourenço de Souza
  • Resumo
  • Introdução: O uso de mapas mentais é apontado como uma ferramenta eficaz para promover a aprendizagem ativa e a organização do raciocínio dos estudantes (GOMES; BASTOS; LIMA, 2021). O atual projeto da monitoria baseia-se na construção de mapas mentais e questões para fixação dos conteúdos, como ferramenta de apoio à aprendizagem na disciplina de Farmacotécnica. Dessa forma, nota-se que muitos estudantes podem apresentar dificuldades em assimilar os assuntos das aulas, precisando muitas vezes de algum suporte para auxiliá-los nos estudos. Assim, o projeto visa por meio do uso de mapas mentais e questões, facilitar a compreensão e fixação da matéria, impactando positivamente na aprendizagem. Objetivo: Relatar a utilização de mapas mentais e de questionários para ajudar os estudantes na disciplina de farmacotécnica do curso de farmácia. Metodologia: Relato de experiência, visando discorrer sobre o projeto da monitoria em farmacotécnica. O projeto contou com a participação de uma bolsista, acompanhada por um docente orientador. A primeira etapa do trabalho se realizou no mês de março, no qual houve a coleta dos assuntos da matéria ministrado pela professora e através da plataforma digital canva, foram elaborados mapas mentais com os tópicos mais relevantes e com efeitos visuais, para maior entendimento e atenção do estudante. O canva  é uma ferramenta valiosa na área educacional, que  potencializa  os  modos  de  utilização  de  recursos  educacionais  digitais  na  área  da educação, conforme discutido por Santos, Oliveira e Lima (2023). Essa etapa auxiliou os alunos a realizar a primeira avaliação parcial institucional. Nos meses de abril e maio, realizou-se o mesmo processo para a segunda etapa, acrescentando um questionário de 13 perguntas sobre os tópicos estudados referentes ao assunto dado pela professora em sala de aula. O questionário se destaca como uma ferramenta de coleta de dados com grande alcance e praticidade (BASTOS et al., 2023).

    Resultados parciais e Discussão: A aplicação dos mapas mentais nas duas etapas da disciplina mostrou-se eficiente, pois contribuiu para um estudo mais objetivo e claro do conteúdo, auxiliando na aprendizagem dos estudantes. Após a disponibilização dos mapas pelo canal de comunicação moodle, observou-se relatos positivos por alguns alunos, quanto à facilidade de assimilar as informações dadas. Na segunda etapa, a inclusão do questionário permitiu uma autoavaliação do aprendizado, reforçando e fixando os conhecimentos adquiridos ao longo dos meses. Considerações finais: O uso de mapas mentais e questionários como ferramentas complementares no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Farmacotécnica revelou-se uma estratégia adequada para promover um estudo ativo e facilitar a assimilação dos conteúdos pelos alunos. O projeto da monitoria contribuiu para tornar o estudo mais dinâmico e atrativo, favorecendo a compreensão e a memorização das temáticas abordadas.

    Palavras-chave: Aprendizagem Ativa. Mapas Mentais. Farmacotécnica. Estratégias de Ensino. Monitoria.

     

    Referências: BASTOS, J. E. de S.; SOUSA, J. M. de J.; SILVA, P. M. N. da; AQUINO, R. L. de. O Uso do Questionário como Ferramenta Metodológica: potencialidades e desafios . Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences , [S. l.], v. 5, n. 3, p. 623–636, 2023. DOI: 10.36557/2674-8169.2023v5n3p623-636. Disponível em: https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/304. Acesso em: 21 maio. 2025

     

    GOMES, F. R. A.; BASTOS, F. G. G.; LIMA, J. C. Mapas mentais para o processo de aprendizagem: uma proposta de intervenção. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, v. 7, n. 2, p. 23–40, jul./dez. 2021. Disponível em: http://doi.org/10.36311/2447-780X.2021.v7.n2.p23. Acesso em: 21 maio 2025.

     

    SANTOS, A. C. dos; OLIVEIRA, M. J. de; LIMA, R. F. de. O uso da ferramenta digital Canva na prática docente: desafios e possibilidades. Revista Publicar, v. 10, n. 1, p. 45–60, jan./jun. 2023. Disponível em: https://editorapublicar.com.br/ojs/index.php/publicacoes/article/view/615/293. Acesso em: 21 maio 2025.

     

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem Ativa. Mapas Mentais. Farmacotécnica. Estratégias de Ensino. Monitoria.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
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II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).

Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.

Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Normas para Submissão de Resumos Simples

Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:

1. Estrutura do Resumo

Título

  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 14.
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Autores

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  • Alinhamento: À direita.

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Corpo do Resumo

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    • Introdução: Contextualizar o projeto, justificar as atividades e problematizar o tema.
    • Objetivo: Descrever o objetivo principal do trabalho.
    • Metodologia: Informar o tipo de estudo, período de realização, sujeitos envolvidos e materiais/processos utilizados.
    • Resultados parciais e Discussão: Apresentar os resultados alcançados até o momento ou descrever as experiências observadas.
    • Considerações finais: Sintetizar os resultados, contribuições e limitações do projeto.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: Simples, justificado.

Palavras-chave

  • Inserir de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto final.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

Referências

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2. Formatação Geral

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3. Submissão

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  • Ciências da Saúde
  • Ciências Tecnológicas
  • Ciências Sociasi Aplicadas

Comissão Organizadora

Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.