Introdução: O uso de recursos e métodos de estudo mais tradicionais na anatomia humana como livros, slides e aulas em salas podem apresentar alguns desafios para a compreensão da do que é ensinado. Nesse contexto, o uso de metodologias ativas, como body paint, pode surgir como uma alternativa inovadora e potenciadora para o processo de aprendizagem. Objetivo: Descrever a experiência com a prática do body paint como uma ferramenta pedagógica para os estudantes do primeiro semestre do curso de estética, educação física, enfermagem e A atividade foi realizada no Laboratório de Anatomia 2 na no Centro Universitário Fametro - UNIFAMETRO. Participaram da atividade estudantes do curso de Educação Física, Estética e Cosmética, Enfermagem e Farmácia. Foi iniciado primeiramente com as aulas explicando cada tipo de sistema do corpo humano. Em seguida, os alunos foram divididos em grupos de 7 a 8 pessoas. Cada grupo recebeu 3 sistemas para se aprofundar e poder ter ideias e criatividades para o que fossem fazer. Cada grupo recebeu materiais de pintura como tinta guache, glitter, pincéis, lápis de olhos para fazer os detalhes e algodão para limpar se borrar alguma parte. A tarefa consistia em pintar sobre o corpo de um a dois alunos as estruturas anatômicas de acordo com o sistema que foi dado ao grupo identificando e mapeando cada parte do corpo durante o processo. O professor e o monitor circulavam entre as salas oferecendo suporte e tirando dúvidas. Ao final das pinturas cada grupo apresentou seu sistema aos avaliadores, professora e monitor, explicando as estruturas representadas, suas funções, os detalhes e algumas curiosidades. Resultados parciais e Discussão: Observamos o envolvimento e a participação relevantes dos estudantes durante a apresentação. Com a interação tátil e visual proporcionada pelo body paint facilitou muito a identificação e a compreensão e a explicação das relações entre as diferenças anatômicas. Os estudantes demonstraram uma facilitação na aprendizagem, assim aprendendo sobre os músculos, os ossos, as articulações, os vasos sanguíneos, os nervos e os órgãos representados no corpo humano. Nas discussões anteriores, muitos relataram ter uma facilidade em poder aprender mais sobre o tema com a prática do body paint. Pensamos que o aprendizado se tornou mais dinâmico, divertido e concreto, talvez até melhor do que o ensino tradicional. A atividade permitiu que os estudantes pudessem ter uma comunicação melhor entre si, causando mais interatividade entre eles, assim aumentando a colaboração e facilitando o processo de aprendizagem. Considerações finais: A experiência com o body paint como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de Ciências Morfológicas demonstrou ser uma estratégia eficaz para aumentar o envolvimento e o aprendizado dos estudantes. Isso facilitou a visualização e a memorização das estruturas anatômicas, além de promover a integração e a colaboração do grupo. O resultado sugere que a metodologia do body paint pode enriquecer o processo de anatomia humana que é algo bem complexo. Recomendamos, assim, a exploração e a aplicação desta técnica em outros tópicos da anatomia em diferentes contextos educacionais. Palavras-chave: body paint. anatomia humana. metodologia ativa.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.