Introdução: A monitoria no ensino superior contribui significativamente para a formação acadêmica dos estudantes, ao integrar ensino, pesquisa e extensão. Além de fortalecer a relação entre teoria e prática, favorece o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e desperta o interesse pela docência. A monitoria promove o engajamento discente em atividades técnico-didáticas, exigindo comprometimento desde a seleção até a execução das tarefas. Trata-se de uma estratégia de aprendizagem ativa, mediada pela interação entre alunos, monitores e docentes. A Bromatologia é a área que estuda os alimentos quanto à sua composição química. Presente na formação de profissionais de alguns cursos da área da saúde e das ciências agrárias, capacitando os estudantes a identificar a composição dos alimentos e a utilizar métodos de análise laboratorial, aproximando-os do ambiente profissional. A prática docente exige criatividade e adaptação. Mais do que transmitir conteúdo, é necessário estimular o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes, enfrentando desafios como as limitações dos livros didáticos. Nesse contexto, surgiu a proposta de transformar conteúdos da disciplina em histórias em quadrinhos (HQs), uma abordagem alinhada às tendências educacionais contemporâneas. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência no desenvolvimento de HQs como recurso didático na monitoria da Bromatologia, destacando seu papel no processo de ensino-aprendizagem e na aproximação dos estudantes aos conteúdos teóricos e práticos da área. Apresentar a proposta de elaboração de materiais didáticos ilustrados, no formato de HQs, como parte das atividades da monitoria, evidenciando seu potencial como recurso de apoio ao ensino teórico e prático na disciplina de Bromatologia. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, vinculado ao projeto de monitoria da disciplina de Bromatologia do curso de Nutrição do Centro Universitário Fametro (Unifametro) em Fortaleza – Ceará. O trabalho foi desenvolvido entre março e maio de 2025. A monitoria teve como objetivo auxiliar os discentes na compreensão de conteúdos laboratoriais como o preparo de soluções, tema que frequentemente gera dificuldades. A elaboração de HQs surgiu como estratégia didática complementar, aproximando os alunos dos conteúdos por meio de linguagem visual e contextualizada. A HQ está em produção, desenvolvida pelo monitor com supervisão docente, com base na observação informal das dúvidas recorrentes nas aulas práticas. O roteiro foi elaborado a partir de situações reais do laboratório, abordando conteúdos como cálculos de molaridade e uso de vidrarias (balança analítica, béquer, balão volumétrico, entre outros. A produção é digital, com apoio da inteligência artificial, sendo escolhido o ChatGPT da OpenAI. E usa linguagem simples, ilustrações explicativas e a mediação da personagem fictícia “Dra. Clara”. O material será utilizado de forma expositiva e dialogada nas aulas de monitoria e como apoio aos estudos. Resultados parciais e Discussão: Durante o planejamento, considerou-se o potencial das imagens como ferramenta de ensino. Desde as cavernas, elas estão presentes em nossas vidas como fotografias, pinturas, desenhos ou rabiscos. Diferente da linguagem verbal, comunicam-se por códigos visuais, evocando memórias e significados imediatos. Quando associadas às palavras, ampliam o potencial comunicativo, podendo complementar ou reforçar o conteúdo verbal. O início da produção das HQs se deu no mês de maio, elaboradas em conjunto com a docente da disciplina e com o apoio da inteligência artificial ChatGPT. A produção das HQs teve como foco inicial a abordagem prática do preparo de soluções, tema essencial e recorrente na disciplina de bromatologia. Os primeiros quadrinhos foram elaborados a partir do roteiro de soluções ministrado na aula, que retrata o processo de preparação de uma solução padrão de cloreto de sódio (NaCl) 0,5 molar (M), desde o cálculo da massa do soluto até a pesagem, dissolução, transferência e rotulagem correta do material. A escolha desse tema para o desenvolvimento das HQs se justifica pela dificuldade relatada pelos alunos durante as aulas práticas em laboratório, especialmente na etapa de cálculo e preparo de soluções, que envolvem conceitos de molaridade, unidades de medida e técnicas laboratoriais precisas. A construção dos quadrinhos buscou simplificar e tornar visualmente atraente esse conteúdo, facilitando a compreensão dos conceitos por meio da combinação de imagens ilustrativas e diálogos claros, representados pela personagem Dra. Clara, uma cientista acessível e didática. Cada cena do roteiro foi cuidadosamente planejada para destacar os pontos críticos da preparação da solução, como o cálculo da massa necessária de NaCl, a conversão de milímetro (mL) para litro (L), o uso correto da balança e a atenção na transferência do soluto para o balão volumétrico, com destaque para cuidados práticos e precauções, como a observação do menisco. Um dos objetivos preliminares é que o acesso a essas HQs, favoreçam o engajamento dos estudantes, proporcionando um material didático que pode ser consultado antes, durante e após as atividades laboratoriais, atuando como um suporte visual que reforça os passos essenciais para o sucesso das práticas. A personagem Dra. Clara funciona como uma mediadora do conhecimento, tornando o conteúdo mais próximo dos alunos. A elaboração dos quadrinhos exigiu investigação, organização do conteúdo e planejamento didático, alinhados às necessidades reais dos alunos, com participação ativa não só do monitor, mas também da professora responsável. Para além do entretenimento, essa iniciativa, ainda em fase de desenvolvimento, representa uma estratégia promissora de inovação pedagógica, alinhada à modernização dos recursos educacionais e ao estímulo à aprendizagem. Considerações finais: Embora ainda em desenvolvimento, as HQs revelam-se como ferramenta pedagógica com grande potencial. Espera-se que, ao serem aplicadas, contribuam para a fixação dos conteúdos e engajamento dos estudantes. Foram observadas limitações, como o tempo de criação e a necessidade de melhorar as ilustrações para garantir impacto visual. Apesar disso, os resultados parciais apontam para a viabilidade da proposta, que poderá ser expandida para outros conteúdos da disciplina, como a leitura e interpretação de rótulos nutricionais.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.