Introdução: A monitoria acadêmica é uma estratégia que contribui para o processo ensino-aprendizagem, promovendo o aprofundamento do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades pedagógicas. Essa vivência permite que conteúdos teóricos sejam revisados e transmitidos de forma acessível, além de fortalecer competências interpessoais relevantes para a atuação acadêmica e profissional. Objetivo: Relatar a experiência de desenvolvimento de habilidades interpessoais por meio da atuação como monitoras da disciplina de Cinesiologia e Biomecânica. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que apresenta a vivência de quatro monitoras da disciplina de Cinesiologia e Biomecânica, durante o período de março a maio de 2025, em uma instituição de ensino superior localizada em Fortaleza-CE. As monitorias aconteceram de forma presencial, com encontros semanais, nos turnos manhã e noite, onde foram realizadas revisões teóricas com material produzido pelas monitoras em formato de slides e mapas mentais, estudo prático, utilizando as peças anatômicas presentes no laboratório e simulações de prova prática. Além disso, foram realizados quizzes e outras formas recreativas para trazer o conteúdo, como jogos de tabuleiro sobre anatomia, com perguntas relacionadas aos assuntos discutidos. Resultados parciais e Discussão: A participação em programas de monitoria acadêmica se revelou fundamental para a formação no ensino superior. A experiência contribuiu para o desenvolvimento de habilidades interpessoais como empatia, comunicação, cooperação e escuta ativa, além de fortalecer o trabalho em equipe, essenciais para a atuação profissional, o senso de responsabilidade e a capacidade de organização. Do mesmo modo, o contato com o planejamento das atividades e o acompanhamento dos conteúdos possibilitou a aproximação com a prática docente. Além disso, em decorrência da baixa adesão dos alunos nas monitorias presenciais, foram realizados alguns encontros online, aos finais de semana através da plataforma meet, com o intuito de promover um alcance de maior número de estudantes. De modo geral, a experiência como monitoras se mostrou uma estratégia formativa importante para o crescimento acadêmico e interpessoal. Considerações finais: Conclui-se que a monitoria foi uma experiência enriquecedora para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, favorecendo a formação acadêmica das monitoras, porém, apresentalimitações devido a baixa adesão dos alunos nas monitorias, assim, prejudicando o desenvolvimento do acadêmico.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.