CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA ACADÊMICA NA PRÁTICA DE LIMPEZA DE PELE DA DISCIPLINA DE ESTÉTICA FACIAL – RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Carolline de Brito Lima
  • Co-autores
  • Veridiana Alves Monteiro , Cícera Maria Rodrigues Pinheiro , Mona Lisa Pontes da Fontoura Bastos
  • Resumo
  •  

    Introdução: A limpeza de pele é um dos procedimentos mais realizados pelos esteticistas. Além de remover impurezas, controlar oleosidade e promover saúde da pele, essa técnica prepara a pele para receber outros procedimentos faciais (ARTUZO et al., 2025). Ela segue algumas etapas como higienização, esfoliação, tonificação, extração de comedões e pústulas, aplicação de máscaras e protetor solar. Nestas etapas além do uso da cosmetologia, também pode-se associar o uso de aparelhos como vapor de ozônio, peeling de diamante, peeling ultrassônico e alta frequência. É necessário que o profissional tenha conhecimento científico teórico-prático para avaliar e eleger a melhor conduta do procedimento, otimizar os resultados e promover mais conforto ao paciente. É preciso avaliar o tipo de pele, as disfunções e suas fisiopatologias e as contra indicações para assim fazer a melhor escolha dos cosméticos e aparelhos a serem utilizados (ARTUZO et al., 2025; COHEN, 2021). A monitoria acadêmica é muito importante no processo de ensino e aprendizagem. Ela auxilia na aprendizagem dos estudantes e com isso influencia na melhora do ensino. Além disso, a monitoria é o primeiro passo para preparar o estudante para a docência. Ela também permite a troca de experiências e de conhecimento junto aos discentes e professores. O monitor tem função de facilitar o aprendizado, de disseminar conhecimento, de mediar à comunicação entre os estudantes da disciplina e o professor. Além, disso é possível participar do desenvolvimento de estratégias pedagógicas (OLIVEIRA; VOSGERAU, 2021; SILVA et al., 2021). Objetivo: Relatar a vivência da monitoria acadêmica na aula prática de limpeza de pele na disciplina de estética facial do curso de Estética e Cosmética da Unifametro. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, descritivo, desenvolvido com base na aula realizada em 15.04.2025. As monitoras ajudaram os alunos nas escolhas dos produtos conforme o tipo de pele, instruindo-os sobre quantidade e modo de aplicação, auxiliaram no passo a passo do procedimento, ajudaram no manuseio dos equipamentos, verificaram o uso da biossegurança e tiraram algumas dúvidas no decorrer do procedimento. A aula aconteceu no laboratório de estética facial, onde no primeiro tempo a professora passou o conteúdo teórico e no segundo tempo ocorreu a prática. Resultados parciais e Discussão: Foi observado que em relação a sequencia do passo a passo da limpeza de pele os alunos não encontraram dificuldade. A etapa de extração foi o maior desafio observado pelas monitoras e professora. Eles apresentaram dúvidas com relação ao manuseio da cureta, extração manual e remoção de milliuns. Tanto a professora quanto as monitoras demonstraram a forma correta de extração e avaliaram se estavam fazendo certo após explicação. Esta é uma etapa que exige prática, mas com as instruções corretas com o tempo se aperfeiçoarão. Outro ponto observado foi em relação à quantidade de produtos utilizados nas etapas da limpeza, por isso foi feita a demonstração da quantidade de produto necessário em cada etapa para evitar desperdícios. Os alunos se demonstraram muito participativos, colaborativos e atenciosos. Com as explicações, o auxilio da professora e das monitoras eles se sentiram mais confiantes. Considerações finais: Foi possível identificar os pontos de maior dificuldade dos alunos, corrigi-los e torna-los mais confiantes para a prática. Destacando, assim, a importância da monitoria durante a prática.

    Palavras-chave: Monitoria acadêmica. Estética facial. Limpeza de pele. Relato de experiência.

     Referências:

     ARTUZO, T. et al. Estudo comparativo duplo cego randomizado entre kits de limpeza de pele. Revista Caderno Pedagógico, Curitiba, v.22, n.5, p.01-23, 2025. Disponível em: < https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/14571/8179> Acesso em: 24 de maio de  2025.

    COHEN, Regina. Limpeza de pele: do ambiente de trabalho à prática. São Paulo: Difusão Editora, 2021. 68 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=kJxEEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA13&dq=limpeza+de+pele+na+est%C3%A9tica&ots=Al9SMcQfJq&sig=9Gp2HdYbDHKcupPNvhY-CJE7XCw >Acesso em: 24 de maio de  2025.

     OLIVEIRA, J; VOSGERAU, D. S. R. PRÁTICAS DE MONITORIA ACADÊMICA NO CONTEXTO BRASILEIRO. Educ. Teoria Prática,  Rio Claro ,  v. 31, n. 64,  e18,  jan.  2021 .   Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062021000100116&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 24 de maio de  2025. 

     SILVA, A. K. A. et al. Contribuições da monitoria acadêmica para formação em enfermagem: revisão integrativa. Rev Enferm Atual In Derme, v. 95, n. 33, 2021. Disponível em: <http://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/945>. Acesso em: 24 de maio de  2025.

     

  • Palavras-chave
  • Monitoria acadêmica, Estética facial, Limpeza de pele, Relato de experiência.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
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II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).

Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.

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