Introdução: A monitoria acadêmica é um projeto da Instituição de Ensino Superior (IES) proporcionado pelo Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC) que fortalece significativamente o processo de ensino-aprendizagem, entre alunos, monitores e orientadores contribuindo significativamente para a fixação dos conteúdos ministrados em sala de aula, desenvolvimento do raciocínio clínico efetivo, ganho de autonomia, confiança e segurança dos acadêmicos tanto no ambiente estudantil como contribui positivamente para a formação de profissionais especializados, empáticos e com experiência teórico-prática. Proporcionando também, as discentes monitoras vivências pedagógicas, experiência em sala de aula e desenvolvimento do interesse pela docência. Objetivo: Relatar as contribuições da monitoria de Recursos Eletrotermofotomecanoterápicos no desempenho acadêmico dos discentes do 5° semestre de fisioterapia do Centro Universitário Fametro, destacando seus impactos no desenvolvimento do raciocínio clínico teórico-prático fortalecendo a autonomia e encorajamento dos discentes. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência no qual apresenta as experiências vivenciadas pelas três monitoras da disciplina de Recursos Eletrotermofotomecanoterápicos, no período de março a junho de 2025, da turma da manhã, sob supervisão da professora da disciplina. As atividades ocorreram semanalmente às quartas e sextas-feiras, de forma híbrida, combinando encontros presenciais e remotos (via Google Meet), para abranger o maior número de alunos. Dessa modo, foram utilizados questionários, jogos interativos como o aplicativo Kahoot!, resolução de casos clínicos, produção semanal de slides e mapas mentais. Com o foco na organização, revisão e aprofundamento dos conteúdos ministrados em aula. Levando em consideração na produção dos materiais didáticos as dúvidas sobre cada temática abordada de modo a qual a progressão do conteúdo ocorreu de acordo com a aprendizagem. Resultados parciais e Discussão: Observou-se que os monitorandos tem maior participação ao longo das atividades práticas ao contrário das atividades unicamente teóricas e sem recursos dinâmicos . Desse modo, todo o material pedagógico foi formulado com uma linguagem de fácil entendimento e com uso de ferramentas didáticas para melhor compreensão e participação dos mesmos. Portanto, com uso de ferramentas digitais e uma metodologia ativa, foi notório que os discentes mostraram maior engajamento, compreensão dos conteúdos, melhor desempenho nas avaliações e mais segurança na aplicação prática dos conhecimentos. É válido ressaltar, ainda, que tais resultados foram observados durante a execução das atividades em conjunto, com os resultados das avaliações e com os feedback relatados pelos próprios discentes. Considerações finais: A experiência proporcionada pela monitoria mostrou-se uma ferramenta eficaz de apoio à aprendizagem, a qual estabelece um canal seguro e eficiente de troca de saberes, conhecimentos teóricos e práticos . Foi perceptível que os estudantes se sentem à vontade com os monitores para esclarecimentos de dúvidas e questionamentos, os quais são esclarecidos e debatidos em conjunto para que não haja interferências na comunicação entre os discentes e monitores. Desse modo, há o crescimento da autonomia, raciocínio clínico, senso crítico e consolidação do conhecimento adquirido em sala de aula. Por fim, é notório a suma importância das monitorias durante a jornada acadêmica a qual não só contribuiu para aumento do desempenho dos alunos, mas também para o crescimento pessoal e profissional dos monitores tornando os mesmos confiantes, empáticos e gera o aprofundamento dos conteúdos ministrados bem como gera o interesse pela docência universitária.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.