MONITORIA ACADÊMICA EM DIETOTERAPIA I: Um relato de experiência.

  • Autor
  • Zuleyka Lage Mota Brandão
  • Co-autores
  • Thais Maria de Morais Queiroz , Roberta Freitas Celedonio
  • Resumo
  • Introdução: Compreende-se que o monitor seja um estudante inserido no processo ensino-aprendizagem que se dispõe a colaborar com a aprendizagem de seus colegas, e que, ao mesmo tempo em que ensina, aprende. Essas atividades, além de facilitarem o aprendizado dos estudantes monitorados, promovem aprimoramento técnico-científico do próprio monitor (Azevedo et al., 2020). No caso específico da Dietoterapia, a atuação envolve a promoção da saúde, a prevenção e o controle de doenças crônicas não transmissíveis, além da assistência nutricional ao paciente hospitalizado. Em todas essas esferas, destaca-se a relevância das ações de educação nutricional, uma vez que a alimentação, enquanto prática cotidiana, é determinante para diversos processos vitais e está profundamente interligada ao processo saúde-doença (Boog, 2002). A dietoterapia, portanto, deve integrar os fundamentos biológicos da nutrição e da dietética com os aspectos sociais que influenciam o comportamento alimentar, reconhecendo seus conflitos, motivações e singularidades (Latterza et al., 2005). Objetivo: Destacar a atuação da monitoria na disciplina de Dietoterapia I no curso de Nutrição, com foco no aprimoramento do conhecimento teórico e prático de monitores e discentes. Metodologia: O presente trabalho é  um relato de experiência, com base na atuação de duas monitoras da disciplina de Dietoterapia I do curso de Nutrição, em uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza–CE, durante os meses de março, abril e maio, no semestre 2025.1. A seleção das monitoras ocorreu por meio de carta de intenção e entrevista com a professora responsável, sendo requisito já ter cursado e sido aprovado na disciplina. As duas alunas aprovadas desenvolveram este relato a partir das experiências vivenciadas ao longo da monitoria. As atividades foram conduzidas com o apoio de slides explicativos e documentos complementares. Além disso, foram utilizados materiais fundamentais para a prática em Nutrição, como livros de avaliação nutricional, tabelas de composição de alimentos, medidas caseiras e tabelas de equivalentes, que auxiliaram na orientação dos alunos durante a elaboração de dietas e exercícios práticos. Resultados parciais e Discussão:  O monitor, como discente de uma turma mais avançada, colabora com o professor no processo de ensino e aprendizagem de outros alunos, desenvolvendo também sua própria formação ao participar ativamente das atividades pedagógicas. Essa prática cria um espaço enriquecedor na vida acadêmica, permitindo a construção de vínculos diferenciados com a universidade, com o conhecimento e com as questões educacionais (Natário, 2010). Foram realizadas monitorias em grupo com a turma, além de sessões individuais para esclarecimento de dúvidas, todas conduzidas por meio do Google Meet. Nessas ocasiões, os alunos puderam reforçar os conteúdos teóricos, praticar cálculos antropométricos e se preparar de forma mais segura para as avaliações. Durante o período de monitoria, observamos que os alunos demonstraram grande interesse em aprender, buscando frequentemente apoio para a elaboração das dietas e para os estudos voltados à prova. Eles recorreram às monitoras em busca de atividades de revisão, participaram dos encontros e se mostraram sempre comprometidos e participativos ao longo do processo. Considerações finais: A monitoria contribuiu de forma significativa para o aprendizado dos alunos, reforçando conteúdos teóricos e práticos, especialmente na elaboração de dietas e nos cálculos antropométricos. Houve boa participação e interesse por parte dos alunos, com busca ativa por revisões e esclarecimento de dúvidas. Como ponto positivo, destaca-se o fortalecimento do vínculo dos estudantes com a disciplina e o desenvolvimento das habilidades pedagógicas da monitora. No entanto, enfrentamos dificuldades para conciliar os horários das monitorias com as outras atividades dos alunos que cursam a disciplina, o que impactou na adesão, já que nem todos os alunos conseguiram participar das atividades. É importante também destacar a atuação do professor responsável, cuja orientação constante e dedicação tornaram essa experiência ainda mais enriquecedora e significativa.

  • Palavras-chave
  • Relato de experiência; Monitoria; Dietoterapia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
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II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).

Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.

Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

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Autores

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    • Considerações finais: Sintetizar os resultados, contribuições e limitações do projeto.
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Palavras-chave

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  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

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Antônio Adriano da Rocha Nogueira
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Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.