Monitoria Acadêmica em Ciências Morfológicas Veterinárias: Experiência Integrativa entre Modalidades Presencial e Remota

  • Autor
  • Débora Lia Araújo de Oliveira
  • Co-autores
  • Lara Marrie Nogueira Guerra , Ana Beatriz Gomes Rodrigues , Vitória Letícia Braúna Vieira , Pedro Guedes Fernandes Correia , José Vilemar de Araújo Filho , Carlos Eduardo Azevedo Souza
  • Resumo
  • Introdução: A monitoria acadêmica é uma ferramenta de apoio pedagógico que fortalece o processo de ensino-aprendizagem, permitindo que estudantes com bom rendimento auxiliem outros alunos, desenvolvendo habilidades acadêmicas e didáticas. No curso de Medicina Veterinária da Unifametro, a monitoria em Ciências Morfológicas Veterinárias — que abrange as unidades de Histologia e Anatomia — foi realizada sob a orientação dos professores José Vilemar e Carlos Eduardo. A atividade foi desenvolvida com suporte a três turmas distintas (Vet1M1, Vet1M2 e Vet1N1), por meio de encontros semanais teóricos e práticos. Os monitores, entre o 3º e o 7º semestre, contribuíram com o preparo de peças anatômicas, auxílio em aulas, uso do software de anatomia, além de atuarem como apoio nas provas práticas e na fiscalização. Objetivo: Relatar as experiências e contribuições da monitoria em Ciências Morfológicas no curso de Medicina Veterinária da Unifametro, destacando sua importância como ferramenta de apoio pedagógico. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir das atividades realizadas no âmbito da monitoria de Ciências Morfológicas no curso de Medicina Veterinária da Unifametro. Composta por cinco monitores — Beatriz Rodrigues, Débora Lia, Lara Guerra, Pedro Guedes e Vitória Braúna —, as ações foram organizadas em encontros presenciais e remotos, com foco na integração entre teoria e prática. As monitorias presenciais de Anatomia ocorreram às quartas e sextas-feiras, com ênfase na revisão dos conteúdos ministrados pelo professor, por meio de apresentações em slides, explicações teóricas, uso do software de anatomia 3D da Biosphera,  realização de práticas laboratoriais, simulados e quizzes interativos, como o Kahoot. Já as monitorias de Histologia foram realizadas remotamente, às segundas-feiras, com revezamento entre os monitores, utilizando-se recursos como revisão teórica com apoio de slides, resolução de questões e interpretação de lâminas histológicas. A metodologia adotada buscou reforçar o aprendizado dos discentes por meio de uma abordagem dinâmica e colaborativa, estimulando a participação ativa e o desenvolvimento do raciocínio morfofuncional. Resultados e Discussão: Os encontros remotos foram essenciais para o suporte aos discentes, especialmente quando o acesso presencial esteve restrito. Esse formato possibilitou maior flexibilidade de horários e ampliou o alcance da monitoria, permitindo que alunos com dificuldades de deslocamento participassem ativamente. Contudo, a atuação remota apresentou desafios, como a dificuldade de demonstrar conteúdos visuais e tridimensionais, como lâminas histológicas, além da limitação na percepção de sinais não verbais, dispersão dos estudantes e problemas técnicos, como instabilidade de conexão. As monitorias presenciais, por sua vez, fortaleceram o ensino prático, especialmente na manipulação de modelos anatômicos e peças reais. A interação direta favoreceu a identificação imediata de dúvidas e intervenções pedagógicas mais assertivas. A presença física também criou um ambiente colaborativo e motivador, aumentando o engajamento dos alunos. Além das atividades regulares, os monitores auxiliaram o professor na aplicação das provas e na preparação das peças anatômicas utilizadas nas avaliações. No entanto, conciliar as demandas da monitoria com as obrigações acadêmicas pessoais exigiu uma gestão de tempo eficiente, assim como planejamento logístico rigoroso para a organização dos encontros e dos espaços de prática, observando protocolos de biossegurança. A experiência nos dois formatos promoveu o desenvolvimento de competências pedagógicas e acadêmicas, além da adaptação a diferentes cenários educacionais. Destaca-se como principal aprendizado a importância do incentivo aos alunos no processo de aprendizagem, favorecendo sua autonomia e protagonismo acadêmico. Nesse sentido, a monitoria atua como espaço não apenas de transmissão de conhecimentos, mas também de mediação e estímulo ao desenvolvimento pessoal e acadêmico, potencializando a aprendizagem colaborativa e autorregulada, como destacado por Frison (2016). Considerações finais: A monitoria em Ciências Morfológicas Veterinárias proporcionou uma experiência enriquecedora, contribuindo não apenas para o aprimoramento do conhecimento teórico e prático, mas também para o desenvolvimento de habilidades didáticas, de comunicação e de trabalho em equipe. Essa vivência impactou de forma significativa a formação acadêmica, fortalecendo competências essenciais à atuação profissional e ressaltando a importância da Anatomia e da Histologia como fundamentos indispensáveis para a compreensão das demais disciplinas da graduação. Além disso, a experiência reforçou o papel transformador da monitoria no estímulo à autonomia e ao protagonismo acadêmico, consolidando-se como uma etapa fundamental no percurso formativo.

  • Palavras-chave
  • Histologia, anatomia, metodologias ativas, formação acadêmica
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
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II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).

Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.

Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Normas para Submissão de Resumos Simples

Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:

1. Estrutura do Resumo

Título

  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 14.
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Autores

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  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Estilo: Negrito e alinhado à direita.

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  • Modalidade/Vinculação/Curso: Indicar a modalidade (ex.: Monitor Bolsista - Fisioterapia).
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  • Alinhamento: À direita.

Classificações

  • Área Temática: Indicar a área correspondente.
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    • Introdução: Contextualizar o projeto, justificar as atividades e problematizar o tema.
    • Objetivo: Descrever o objetivo principal do trabalho.
    • Metodologia: Informar o tipo de estudo, período de realização, sujeitos envolvidos e materiais/processos utilizados.
    • Resultados parciais e Discussão: Apresentar os resultados alcançados até o momento ou descrever as experiências observadas.
    • Considerações finais: Sintetizar os resultados, contribuições e limitações do projeto.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: Simples, justificado.

Palavras-chave

  • Inserir de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto final.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

Referências

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2. Formatação Geral

  • Extensão máxima: Até 300 palavras (excluindo título, autores, palavras-chave e referências).
  • Margens: Superior e inferior de 2,5 cm; esquerda e direita de 3 cm.
  • Formato: Documento em Word (.doc ou .docx).

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  • Ciências Tecnológicas
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Comissão Organizadora

Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.