Introdução: ?A Iniciação Científica (IC), segundo Massi e Queiroz (2025), pode ser entendida como um processo formativo que envolve tanto experiências acadêmicas amplas durante a graduação quanto o desenvolvimento de um projeto de pesquisa orientado por um docente. Diante disso, a IC promove o engajamento do estudante com a prática científica e contribui significativamente para sua formação acadêmica. O presente trabalho apresenta uma fase do projeto de Iniciação Científica sobre “Estigma da obesidade entre acadêmicos da área da saúde em uma instituição de ensino superior de Fortaleza, Ceará”. O projeto tem como propósito investigar a presença do estigma relacionado à obesidade em acadêmicos, sobretudo na formação de estudantes da saúde, buscando analisar os estereótipos relacionados à obesidade, investigar os impactos do estigma internalizado em estudantes que se identificam como gordos e estimular a reflexão crítica sobre esses estigmas entre os universitários da área da saúde. O estudo de Silva et al. (2018) apresenta que o peso corporal interfere nas percepções e condutas de estudantes de Nutrição, revelando preconceito, especialmente contra mulheres com obesidade, mesmo diante de casos clínicos idênticos. Esse estigma compromete a qualidade do cuidado prestado ao paciente. A fase abordada neste relato refere-se ao processo de integração de novas discentes à equipe de pesquisa, iniciado no começo do ano letivo de 2025, com o apoio das veteranas, que contribuíram significativamente no início da pesquisa, orientando e acolhendo as recém-integradas. Esse momento foi marcado pela reestruturação das atividades, imersão teórica, organização do cronograma e desenvolvimento dos instrumentos metodológicos. Objetivo: Relatar a experiência das integrantes no projeto de Iniciação Científica “Estigma da obesidade entre acadêmicos da área da saúde em uma instituição de ensino superior de Fortaleza, Ceará”, com ênfase nas ações de integração ao grupo, aprofundamento teórico e desenvolvimento dos instrumentos de pesquisa, ressaltando seus impactos na formação acadêmica e na construção coletiva do conhecimento científico. Metodologia: Trata-se de um Estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência sobre o projeto de Iniciação Científica - IC “Estigma da obesidade entre estudantes da área da saúde em uma instituição de ensino superior de Fortaleza, Ceará”. As atividades iniciaram no ano letivo de 2024, com atividades de contextualização e aprofundamento teórico. À época, contava com apenas duas das discentes ainda presentes. Neste início letivo, com a chegada das novas integrantes, foram desenvolvidas duas produções apresentadas na Jornada de Nutrição: um relato de experiência, elaborado pelas veteranas, e um resumo expandido, produzido pelas novas participantes, ambos relacionados ao tema da pesquisa. Resultados parciais e Discussão: O desenvolvimento das atividades teve início com a chegada de novos membros ao grupo, o que exigiu a reorganização das tarefas e a reestruturação do cronograma de execução. Esse momento inicial foi dedicado à integração da equipe, à construção de um ambiente colaborativo e à retomada dos objetivos da pesquisa. As duas integrantes já atuantes no projeto desempenharam um papel fundamental nesse processo, auxiliando na orientação das novas participantes, compartilhando a trajetória da pesquisa até então e promovendo o alinhamento coletivo. Vale destacar que, durante esse período, ambas participaram da Jornada de Nutrição, onde apresentaram e publicaram um relato de experiência sobre a Iniciação Científica. Essa atividade foi uma novidade para as discentes, por se tratar de sua primeira vivência com esse tipo de produção acadêmica. O processo de escrita e apresentação contribuiu significativamente para consolidar o aprendizado adquirido até aquele momento e permitiu que elas sintetizassem suas vivências, desenvolvendo uma compreensão mais ampla dos objetivos e impactos da IC. Além disso, esse exercício reflexivo agregou valor à recepção das novas integrantes, ao possibilitar que as veteranas compartilhassem suas percepções de forma mais estruturada e acolhedora. Nesse primeiro momento de consolidação, as integrantes iniciais concentraram seus esforços na produção de uma revisão integrativa da literatura, aprofundando-se na escrita e na pesquisa acadêmica. Esse processo foi essencial para o fortalecimento da base teórica do grupo e proporcionou um contato mais direto com as etapas metodológicas do desenvolvimento científico. Foram realizadas reuniões expositivas, trocas de leitura e acompanhamento contínuo por parte da professora orientadora e das demais integrantes, o que também favoreceu a familiarização das novas participantes com a proposta da pesquisa. Com a equipe mais integrada e confiante, retomou-se a elaboração dos instrumentos de coleta de dados, respeitando as etapas previstas no planejamento. Essa fase exigiu colaboração constante, senso de responsabilidade e escuta ativa entre os participantes. O processo foi enriquecedor e representou um avanço não apenas no aspecto técnico da pesquisa, mas também no desenvolvimento de competências como organização, cooperação e autonomia. A Iniciação Científica tem se mostrado uma experiência transformadora, reforçando a importância da pesquisa na formação acadêmica e no crescimento pessoal e profissional dos envolvidos. Considerações finais: As atividades da Iniciação científica foram continuadas após a chegada das novas integrantes, sendo necessária uma reorganização de tarefas. Com isso, as duas integrantes veteranas focaram na produção de um relato de experiência que abordou as atividades realizadas até o momento da produção do trabalho, enquanto as novas discentes desenvolveram um resumo expandido intitulado “Construção histórica do corpo gordo como objeto de patologização e estigma: uma revisão integrativa”. Ambos apresentados na Jornada de Nutrição do ano de 2025. Essa etapa foi fundamental para a familiarização e o aprofundamento das estudantes com o processo científico. Após esse momento, foram retomadas as coletas de dados para a proposta principal da IC, que exigiu uma grande participação e colaboração das estudantes, contribuindo assim para o avanço da pesquisa científica.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.