Introdução: A monitoria acadêmica é uma atividade que integra o processo de ensino e aprendizagem, promovendo a troca de conhecimentos entre discentes e docentes em disciplinas específicas. A Avaliação Nutricional, conforme as Resoluções CFN nº 417/2008 e nº 599/2018, envolve métodos e técnicas de coleta, análise e interpretação de dados diretos e indiretos relacionados ao estado nutricional. Por ser uma disciplina de natureza prática e técnica, muitos estudantes enfrentam dificuldades em assimilar os conteúdos e aplicar corretamente os procedimentos, o que evidencia a necessidade de estratégias complementares de apoio à aprendizagem. Diante disso, o projeto de monitoria surge como uma proposta para fortalecer o aprendizado dos estudantes, ao mesmo tempo em que oferece aos monitores uma vivência enriquecedora no desenvolvimento de habilidades relacionadas à docência. Objetivo: Relatar a experiência a respeito das vivências e aprendizagens dos monitores voluntários da disciplina de Avaliação Nutricional, no curso de Nutrição. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vinculado ao projeto de monitoria em Avaliação Nutricional, desenvolvido entre março e maio de 2025, no curso de Bacharelado em Nutrição de uma instituição privada localizada no nordeste do Ceará, sob a supervisão do professor Leonardo Furtado. A monitoria teve como objetivo reforçar os conteúdos teóricos e práticos da disciplina, promover a integração entre os discentes e apoiar o processo de aprendizagem. O projeto contou com a participação de cinco discentes selecionados por meio de seleção com carta de intenção e entrevista com o docente. As aulas de monitoria ocorreram duas vezes por semana, de forma presencial e remota, com foco em revisões teóricas e aplicação de instrumentos de avaliação nutricional, como aferição de peso, estatura, cálculo de IMC e recordatórios alimentares. Como ferramentas de apoio, foram utilizados recursos como Google Drive, para organização e compartilhamento de arquivos, o google meet, para reuniões online e o WhatsApp para esclarecimento de dúvidas em tempo real e compartilhamento de materiais complementares, como resumos e slides. Para avaliar a satisfação dos alunos participantes em relação à monitoria, foi aplicado um questionário elaborado no Google Formulários, contendo questões objetivas e discursivas. As respostas foram analisadas por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo, permitindo identificar as principais percepções dos participantes. A participação foi voluntária, mediante consentimento informado, respeitando os princípios éticos da pesquisa. Resultados parciais e Discussão: Ao longo de aproximadamente 16 encontros de monitoria, realizados de forma presencial e on-line, cinco monitores auxiliaram uma turma de 62 alunos matriculados na disciplina de Avaliação Nutricional. A monitoria teve como objetivo apoiar a aprendizagem dos conteúdos da disciplina em sua totalidade, contemplando tanto os aspectos teóricos quanto os práticos, e foi estruturada de forma a atender às principais demandas dos estudantes. No campo teórico, os encontros possibilitaram a revisão dos principais conceitos abordados em sala de aula, como antropometria, composição corporal, avaliação do consumo alimentar e de indicadores nutricionais, para diferenciados tipos de públicos (adulto, lactante, lactente, criança e idoso). Também foram promovidas atividades de aprofundamento sobre os métodos de avaliação utilizados na prática clínica, como discussão de casos clínicos, resolução de exercícios e questões comentadas com foco nas avaliações da disciplina. Já nos aspectos práticos, os monitores conduziram atividades que incluíram o treinamento em técnicas de aferição de peso, estatura, circunferências corporais e dobras cutâneas, com o uso correto dos equipamentos adequados, como balança, estadiômetro e adipômetro. Com o objetivo de entender as demandas dos alunos e aprimorar as atividades da monitoria, foi aplicado, no mês de abril de 2025, um formulário de satisfação via Google Forms. O formulário foi submetido para avaliação dos alunos após a primeira Avaliação acadêmica (AV1), resultando em 15 respostas totais. Os questionamentos foram “(Qual sua satisfação com as atividades realizadas pela monitoria até o momento?”; “O quanto você acha que a monitoria te ajudou na primeira prova, AV1?”; “Você teria alguma sugestão do que pode ser melhorado na monitoria? Gostaria de sugerir alguma atividade?”, sendo o último questionamento para respostas abertas. Os resultados mostraram satisfação entre “Bom” e “Excelente” na primeira questão, e “Regular” e “Bastante” na segunda, no terceiro questionamento houveram algumas sugestões dos alunos, como “Vocês poderiam levar exemplos de atividades prontas, para responder com a gente”. Todo o formulário foi respondido de forma anônima, para evitar constrangimentos por parte dos alunos que pudessem estar insatisfeito com a monitoria. Os resultados foram positivos e as sugestões foram ouvidas para os seguintes encontros. Os estudantes também participaram de simulação supervisionada direcionada para a prova prática, onde 3 alunos por vez, selecionaram três dobras aleatoriamente e as realizavam dentro do prazo de cinco minutos em modelos convidados pelos monitores para estarem ali presente. Para os estudantes atendidos, a monitoria funcionou como uma oportunidade importante de revisar e aprofundar os conteúdos trabalhados em sala, com suporte mais próximo, contínuo e adaptado às dificuldades individuais. Além dos benefícios observados entre os estudantes monitorados, a experiência também foi bastante significativa para os monitores. O exercício desse papel proporcionou o desenvolvimento de competências fundamentais para a formação profissional, como a comunicação clara, a escuta ativa, a empatia e a capacidade de transmitir conteúdos de forma didática. Considerações finais: Dessa maneira, os resultados indicam que a monitoria vai além do apoio acadêmico, funcionando também como uma ferramenta de crescimento pessoal e profissional, especialmente para os monitores. No entanto, apesar dos impactos positivos observados, é importante reconhecer algumas limitações como a baixa participação de alguns alunos nas atividades propostas, seja por falta de interesse, insegurança ou conflitos de horário; a dificuldade de manter o engajamento contínuo nas sessões, especialmente em encontros remotos e a ausência de um treinamento prévio de preparação dos monitores para lidar com diferentes perfis de estudantes e situações desafiadoras. Reconhecer essas limitações é fundamental para aprimorar futuras edições do projeto e fortalecer ainda mais a efetividade da monitoria no contexto universitário.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.