Introdução: A gamificação tem se destacado como uma ferramenta ativa eficaz no processo de aprendizagem, especialmente no ensino superior. Jogos educativos digitais podem impulsionar o engajamento e a fixação de conceitos complexos (Kessler et al. (2015). Na Terapêutica Veterinária, onde a fixação de nomenclaturas e conceitos é essencial, estratégias lúdicas como palavras cruzadas podem complementar o ensino presencial, tornando o estudo mais dinâmico e interativo. Este projeto foi desenvolvido como um instrumento adicional utilizado na monitoria, visando reforçar o conteúdo da disciplina de forma criativa. Objetivo: Avaliação da eficácia do jogo de palavras cruzadas de forma virtual como forma complementar para o ensino da Terapêutica Veterinária, visando a consolidação de termos e conceitos. Metodologia: Este estudo caracteriza-se como Relato de experiência, realizado no mês de Maio/2025 com 20 alunos da disciplina de Terapêutica Veterinária. Utilizou-se a plataforma Puzzle pela interface fácil e interativa para a criação das palavras cruzadas com base no livro Manual de Terapêutica Veterinária: Consulta rápida (Andrade 2017), onde foram priorizados termos-chaves como nomes de medicamentos, princípios ativos e efeitos adversos. A dinâmica ocorreu através de um encontro via Google Meet, onde os alunos responderam a cruzadinha de forma individual e discutiram as respostas entre si. Ao final houve um momento de troca de feedbacks para avaliar a experiência. Resultados parciais e Discussão: A dinâmica online mostrou-se eficaz, com cerca de 80% da turma relatando uma maior fixação dos conceitos e definições abordados no jogo. Destacaram comentários como “Ajudou a diferenciar as formas de ação dos antibióticos e antifúngico”. Além disso, houve sugestões para a repetição da da dinâmica abordando outros conteúdos e como forma de revisão para as avaliações. Dificuldades técnicas como conexão instável foram superadas como a gravação da dinâmica para posterior revisitação. Considerações finais: A utilização do jogo virtual como complementação do ensino presencial apresentou resultados positivos, promovendo uma revisão ativa do conteúdo. A atividade destacou-se por estimular o engajamento dos discentes, com cerca de 80% dos participantes relatando um maior interesse pelo conteúdo quando abordado de forma lúdica, além de promover um momento de discussão e interação entre os estudantes e os monitores. Como ferramenta de aprendizagem lúdica, o jogo permitiu uma autonomia maior dos estudantes durante o processo, discutindo e justificando suas respostas, enquanto a competição saudável motivou os estudantes a revisar os conceitos previamente a dinâmica. Palavras-chave: Gamificação. Metodologia-ativa. Terapêutica-veterinária. Aprendizagem-lúdica.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.