A Monitoria Acadêmica na Disciplina de Saúde da Mulher como Ferramenta de Aprendizagem: Relato de Experiência

  • Autor
  • Ana Raquel Mesquita Pereira
  • Co-autores
  • Cintia de Souza Nojosa , Maria Vitória Bezerra de Sousa , Bianca Ellen de Brito Bezerra , Léa Dias Pimentel Gomes Vasconcelo
  • Resumo
  • Introdução: A monitoria acadêmica é uma ferramenta de apoio pedagógico que tem como objetivo reforçar os conteúdos administrados em sala de aula, além de proporcionar o fortalecimento na formação acadêmica dos discentes. No contexto da disciplina de saúde da mulher, devido a complexidade dos temas e sua relevância na atuação de enfermagem, faz-se necessário um aprofundamento teórico e prático por parte dos alunos. Com isso o programa de monitoria possibilita a troca de conhecimento entre os alunos e monitores que já cursaram a disciplina, sendo utilizadas diferentes ferramentas educacionais a fim de propor o aprofundamento sobre cada assunto. Dentre essas ferramentas utilizadas destacamos as aulas teóricas e práticas com ênfase no Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE)  Objetivo: Relatar a experiência das alunas participantes do projeto de monitoria da disciplina de saúde da mulher, com ênfase nas estratégias pedagógicas aplicadas e os resultados obtidos no processo ensino-aprendizagem, além da interação dos discentes. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, do tipo descritivo sobre a vivência de quatro alunas participantes da monitoria acadêmica da disciplina de saúde da mulher no período de março a maio de 2025. A monitoria acontecia para as turmas da manhã e da noite, sendo realizada de forma presencial e online. As metodologias utilizadas durante as aulas teóricas eram slides sobre os assuntos da disciplinas elaborados pelas monitoras, resumos, mapas mentais e discussão de casos clínicos, ocorrendo em momentos presenciais e online por meio do aplicativo “Google Meet”. Ademais, para o Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), foi realizado presencialmente, tendo como objetivo ser uma simulação realística e contou com a presença de uma gestante de 37 semanas.  Os alunos eram divididos em estações, sendo guiados por casos clínicos referentes aos assuntos: pré-natal, visita de enfermagem e evolução de paciente e exame citopatológico. A gestante convidada tinha o papel de “atuar” como a paciente de um dos casos clínicos, tornando a simulação mais real. Para concluir, ao final do OSCE, foi realizado um sorteio para parabenizar o desempenho dos alunos presentes. Além de duas vezes ao mês eram realizadas reuniões de alinhamento com a professora orientadora e planejamento das atividades a serem realizadas durante o período. Resultados parciais e Discussão: Os momentos virtuais contavam com mais  de 20 alunos presentes, revelando uma adesão significativa. Quanto às monitorias presenciais, os discentes sempre colaboraram retirando dúvidas e participando das dinâmicas. As monitorias se mostraram bastante efetivas, recebendo bastante “feedbacks” positivos e elogios referentes às aulas e às monitoras. Durante as práticas, os discentes se mostravam interessados e engajados na simulação realística, interagindo entre si e atentos às informações explanadas. Por fim, ambas as turmas relataram um excelente desempenho nas provas, além de segurança e confiança no que tange realizar consultas de pré-natal,  exame citopatológico e como fazer uma boa evolução. Considerações finais: Conclui-se que por meio da monitoria os alunos aprofundaram seus conhecimentos teóricos, desenvolveram habilidades práticas e fortaleceram a capacidade de atuação crítica e humanizada no cuidado à saúde da mulher. Assim, a monitoria se consolida como um espaço enriquecedor de aprendizagem e experiências, tanto para as monitoras quanto para os demais alunos, fortalecendo a qualidade do ensino e da assistência em enfermagem à saúde da mulher.

  • Palavras-chave
  • Monitoria acadêmica. Saúde da Mulher. Enfermagem.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
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II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).

Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.

Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Normas para Submissão de Resumos Simples

Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:

1. Estrutura do Resumo

Título

  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 14.
  • Estilo: Negrito, caixa alta e centralizado.

Autores

  • Inserir o(s) nome(s) completo(s) (Exemplo: Maria de Sousa Silva).
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Estilo: Negrito e alinhado à direita.

Informações adicionais

  • Modalidade/Vinculação/Curso: Indicar a modalidade (ex.: Monitor Bolsista - Fisioterapia).
  • E-mail para contato: Inserir o e-mail do autor principal (exemplo: maria.silva@aluno.unifametro.edu.br).
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 10.
  • Alinhamento: À direita.

Classificações

  • Área Temática: Indicar a área correspondente.
  • Área de Conhecimento: Selecionar a área.
  • Modalidade: Escolher a modalidade adequada.

Corpo do Resumo

  • Estrutura do texto: Deve incluir as seguintes seções:
    • Introdução: Contextualizar o projeto, justificar as atividades e problematizar o tema.
    • Objetivo: Descrever o objetivo principal do trabalho.
    • Metodologia: Informar o tipo de estudo, período de realização, sujeitos envolvidos e materiais/processos utilizados.
    • Resultados parciais e Discussão: Apresentar os resultados alcançados até o momento ou descrever as experiências observadas.
    • Considerações finais: Sintetizar os resultados, contribuições e limitações do projeto.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: Simples, justificado.

Palavras-chave

  • Inserir de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto final.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

Referências

  • Devem incluir apenas obras mencionadas no resumo.
  • Seguir as normas da ABNT para formatação de referências.

2. Formatação Geral

  • Extensão máxima: Até 300 palavras (excluindo título, autores, palavras-chave e referências).
  • Margens: Superior e inferior de 2,5 cm; esquerda e direita de 3 cm.
  • Formato: Documento em Word (.doc ou .docx).

3. Submissão

  • Os resumos deverão ser enviados através da plataforma oficial do evento, respeitando os prazos estipulados.
  • Resumos fora do padrão ou com formatação inadequada poderão ser devolvidos para ajustes ou rejeitados.

Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.

  • Ciências da Saúde
  • Ciências Tecnológicas
  • Ciências Sociasi Aplicadas

Comissão Organizadora

Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.