Introdução: A associação da eletroterapia na estética tem ampliado as possibilidades de tratamento das disfunções dermatofuncionais, tornando-se uma ferramenta indispensável nos protocolos clínicos. No entanto, o uso adequado desses recursos exige não apenas acesso aos equipamentos, mas também conhecimento técnico e crítico para definir o recurso eletroterápico mais adequado a cada caso. Este projeto de monitoria tem como objeto de estudo destacar a importância da capacitação do estudante do curso de estética sobre a escolha assertiva dos recursos eletroterápicos, reconhecendo que esse é um dos desafios essenciais enfrentados durante a formação acadêmica. Nesse contexto, observa-se que muitos alunos, apesar de familiarizados com os equipamentos, apresentam dificuldades em compreender plenamente os fundamentos fisiológicos e clínicos que fundamentam a escolha correta dos parâmetros e tipos de corrente para diferentes afecções. Isso gera um risco de aplicação inadequada, comprometendo a eficácia dos tratamentos e, consequentemente, a qualidade do atendimento estético. A realização deste trabalho justifica-se pela necessidade de aprofundar o conhecimento técnico-científico dos estudantes, promovendo atividades que integrem teoria e prática, incentivem o raciocínio crítico e melhorem a tomada de decisão clínica no uso da eletroterapia. Objetivo: Analisar o nível de conhecimento teórico e prático dos estudantes sobre os fundamentos fisiológicos e clínicos da eletroterapia e o seu impacto para garantir atendimentos estéticos seguros e eficazes. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência, tendo como base a monitoria realizada na cadeira de Eletrotermofototerapia do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Unifametro, turno noite, nas aulas que acontecem das 19:00 hrs às 21:30 hrs, no período de fevereiro a junho de 2025. Contando com a participação dos alunos do curso, a docente e seus monitores. Resultados parciais e Discussão: Durante as atividades práticas e teóricas observadas na cadeira de Eletroterapia, foi possível perceber que muitos estudantes apresentam dificuldades no processo de análise e escolha dos recursos eletroterápicos adequados para o tratamento de diferentes afecções estéticas. Apesar de demonstrarem familiaridade com os equipamentos e saberem realizar a aplicação básica, muitos ainda apresentam insegurança na hora de justificar suas escolhas, especialmente no que diz respeito à compreensão dos parâmetros elétricos, mecanismos fisiológicos envolvidos e indicações específicas de cada corrente. Observou-se também que, em situações práticas, alguns estudantes tendem a reproduzir protocolos previamente ensinados sem necessariamente refletir sobre a individualização do tratamento para cada caso clínico. Isso evidencia uma lacuna no raciocínio crítico, que é fundamental para tomar decisões assertivas e seguras. Por outro lado, alunos que demonstraram maior domínio teórico conseguiram integrar com mais facilidade a análise clínica do paciente à seleção dos recursos eletroterápicos, justificando suas escolhas com base em princípios fisiológicos e nos objetivos terapêuticos desejados. Essas observações reforçam a necessidade de estratégias pedagógicas que não apenas ensinem o uso técnico dos equipamentos, mas também desenvolvam o pensamento clínico e a capacidade de análise dos estudantes, preparando-os para lidar com diferentes situações na prática profissional. Considerações finais: A partir das observações e análises realizadas, fica evidente que a capacidade dos estudantes de estética para analisar e escolher corretamente os recursos eletroterápicos ainda apresenta desafios importantes. Esse trabalho contribui de forma significativa para o estímulo ao raciocínio crítico baseado em evidências e na construção de profissionais mais capacitados. Palavras-chave: Recursos Eletroterápicos-1. Raciocínio Clínico-2. Estética-3
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.