Introdução: A disciplina de Ciências Morfológicas é conhecida por sua complexidade e pela grande quantidade de conteúdos teóricos e práticos, o que a torna desafiadora para os estudantes. Atuando como monitor percebi o quanto os calouros tem dificuldade em compreender os assuntos, principalmente em aplicar determinados tópicos nas suas respectivas áreas, não só pela rotina de trabalho e estudo, mas também pelo tempo em que alguns alunos ficaram sem estudar. Nesse contexto, a monitoria surge como um incentivo e auxílio de entender a metodologia aplicada do professor da disciplina em que, o Projeto de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC) oferta essa oportunidade. Objetivo: Relatar minha experiência e considerações como monitor voluntário. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, baseado nas atividades realizadas com alunos de cursos variados da saúde, durante os meses de março a maio de 2025, no contexto das aulas da disciplina de Ciências Morfológicas. De forma a facilitar a organização e aprendizado dos alunos, foi utilizado recursos tradicionais e visuais, como escrever na lousa enquanto explica o conteúdo, slides interativos, mapas mentais, estudo dirigido com questões de provas antigas, casos clínicos e debate dos assuntos com sanar das dúvidas no momento de monitoria presencial. Além disso, algumas vezes, foram feitas monitorias online para aqueles dias mais corridos em que os alunos não podiam comparecer ou a monitoria não poderia ser presencialmente.
Resultados parciais e Discussão: A presença de estudantes-trabalhadores não é uma novidade, mas ganhou relevância significativa nesse contexto recente de expansão. Essa ocupação no mercado de trabalho se configura muito mais como uma estratégia de obtenção de recursos financeiros para permanecer no ensino superior do que uma realização profissional ou pessoal. Ao me candidatar como monitor voluntário sabia que estava assumindo uma responsabilidade, pois além de cursar a graduação tenho escala em um trabalho para me manter. .Então, muitas vezes eu me vi sem conseguir ofertar uma boa monitoria para os alunos, pois tinha as demais obrigações com a faculdade e o trabalho, mas sempre deixei claro sobre a situação e explicava para os graduandos também o motivo da minha ausência e ofertava assistência como podia, mandando material, tirando dúvidas online, explicando processos burocráticos do curso, ajudando com revisões para prova e incentivando-os as estudar pelos conteúdos específicos que tinham mais probabilidade de aparecer na prova. Outrossim, montar monitorias em horários flexíveis foi um desafio pois muitos moram longe e só podem estar na faculdade a noite, então ficou um pouco complicada, mas nada fora do possível. Considerações finais: Os feedbacks que recebi, mesmo estando mais ausente, foram bons pois, depois das aulas os discentes sempre compreendiam e saiam gratos pela monitoria; ajudou muitos alunos que estavam com nota baixa a fixar o conteúdo; comunicação entre professor-monitor é recíproca e a satisfação de dar certo foi muito bom.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.