DESAFIOS E ADAPTAÇÕES NO ENSINO DE GENÉTICA ATRAVÉS DA MONITORIA DURANTE O ENSINO REMOTO

  • Autor
  • Lyvia de Nazaré de Oliveira Barros
  • Co-autores
  • Felipe Gouvea de Souza , Ana Paula Araújo Guimarães
  • Resumo
  •  

    Lyvia de Nazaré de Oliveira Barros

    Biomédica. Universidade do Estado do Pará.

    Felipe Gouvea de Souza

    Graduando em Biomedicina. Faculdade Integrada Brasil Amazônia.

    Ana Paula Araújo Guimarães

    Bióloga com Doutorado em Genética. Universidade do Estado do Pará. Orientadora. 

     

    Introdução: A monitoria acadêmica na Educação Superior consiste de um programa de promoção a iniciação do monitor na docência de nível superior, contribuindo para o seu aprimoramento e representando uma grande responsabilidade na qualidade da formação profissional. Considera-se ensino remoto as medidas emergenciais desenvolvidas de forma não presencial, mediadas ou não por tecnologias digitais, em circunstâncias pandêmicas. Objetivo: Relatar a experiência de monitoria acadêmica nas disciplinas de Genética Básica e Médica do curso de Bacharelado em Biomedicina da Universidade do Estado do Pará. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente na monitoria das disciplinas Genética Básica e Médica no período de fevereiro de 2020 a janeiro de 2021. O programa de monitoria constou do acompanhamento e auxílio de aulas práticas e teóricas com reuniões semanais entre monitora e alunos para reforçar os conhecimentos adquiridos nas aulas. Em março de 2020 foi determinado pelo governo estadual a paralisação das atividades presenciais da universidade devido a pandemia da COVID-19, devendo-se pensar e planejar, junto à professora, novas metodologias online para o desenvolvimento das disciplinas. A continuação das atividades de monitoria passou a ocorrer pela plataforma Google Meet, com a montagem de 4 grupos de 5 alunos, formulando-se 8 perguntas sobre cada tema, respondidas pelos grupos em duas rodadas, sendo cada grupo responsável por responder uma pergunta com o valor de 2 pontos em ambas as rodadas. O tempo para a resposta era de 2 minutos e, em casos de atraso da resposta ou erro, a pergunta poderia ser respondida ou complementada por outro grupo, o qual obteria a pontuação. Ao final das duas rodadas, o grupo que obtivesse a pontuação máxima receberia “genemoedas”, podendo usá-las como bônus para obter vantagens na dinâmica. Entre diversos temas abordados nas disciplinas, estavam: replicação, transcrição, tradução, mutações e reparo, mendelismo, regulação gênica, mecanismos de apoptose e epigenética. Resultados e Discussão: Alguns indicadores educacionais apoiam a ideia de que o ensino remoto mediado por tecnologia digital é uma medida circunstancial de emergência, longe de atender as demandas de uma proposta educacional que garanta possibilidades satisfatórias. Portanto, foram elaboradas adaptações metodológicas que permitiram cumprir o aprendizado em genética, uma disciplina base das ciências biomédicas. Essa experiência foi importante por exigir do monitor não somente o estudo, mas também a criatividade para confeccionar a dinâmica, e por cobrar dos alunos, segundo relato dos mesmos, maior dedicação em seus estudos para cumprirem as etapas das dinâmicas. Conclusão: A educação mediada pela monitoria durante o ensino remoto, na presente experiência, foi capaz de ir além da instrução de exercícios prescritos, evoluindo para uma formação de metodologia ativa que produz dinamicidade na construção do conhecimento acerca da genética.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino Remoto; Genética; Pandemia; Monitoria.
  • Área Temática
  • Ensino de Genética
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