Objetivo: O presente relato tem por objetivo apresentar a experiência vivida como preceptor do curso de Medicina no desenvolvimento de ações educativas no contexto da saúde da mulher, por intermédio da disciplina Integração em Saúde e Comunidade – IESC. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência (Gil, 2010), acerca das ações de educação em saúde proposta como requisito obrigatório da disciplina IESC, do curso de graduação em Medicina do Centro Universitário Fametro, desenvolvidas nos meses de março e outubro de 2021. As ações foram planejadas em alusão as campanhas referentes aos respectivos meses (março lilás e outubro rosa), além disso, o dia da semana em que havia atendimento específico para o público alvo, em prol que fosse atingido o maior número possível de mulheres no corredor de espera da Unidade Básica de Saúde da Família, no município de Manaus/AM. RESULTADOS: As ações foram planejadas e executadas em grupos de cinco alunos, de acordo com a proposta do preceptor em campo, previamente as ações, encontros foram realizados em uma sala exclusiva na unidade, seguido de quatro momentos, o primeiro momento foram com os estudantes em exposição dialogada acerca dos temas selecionados; segundo momento, com a proposta da produção de pôsteres, material impresso (panfleto) e confecções de lembranças e brindes para sorteios, com o intuito de chamar a atenção do grupo; o terceiro momento era propriamente o dia da realização da ação, onde as mulheres eram convidadas a entrar na unidade, tomar seus assentos e em seguida orientadas sobre a importância de assistir a palestra sobre o tema, selecionado de acordo com a campanha, ambos os meses em alusão a prevenção do CA de mama e colo uterino (SALCI, 2013), no decorrer das atividade eram compartilhados sentimentos, dúvidas, experiências com a doença e reforço verbal por partes das participantes acerca da doença com os alunos e profissionais envolvidos, durantes as ações identificava-se que, muitas sequer faziam o autoexame das mamas e o exame Papanicolau (BUSHATSKY, 2015); o quarto momento era o mais esperado, onde ocorreram os sorteios de sextas básicas, kits de higiene pessoal, confeccionados pelos próprios alunos. CONCLUSÃO: As ações de promoção da saúde na Atenção básica é uma excelente estratégia de alcançar à população feminina contribuindo para obter os melhores desfechos na saúde. As orientações realizadas pelos acadêmicos de Medicina, e preceptor, favoreceram às mulheres a percepção da importância e necessidade do auto cuidado. Enquanto os alunos juntamente com o apoio do preceptor, por sua vez, puderam aplicar o conhecimento adquirido no contexto da sala de aula com preceitos éticos e com bastante afinco. Logo, as ações de educação em saúde no âmbito da APS não significaram apenas disseminação de conhecimentos, mas possibilitou a consolidação de laços com o território pertencente a UBSF, criando-se um espaço de respeito, confiança e uma fonte de aprendizado.
Estes são os estimados trabalhos submetidos e publicados no primeiro Congresso Nacional de Humanização na Saúde: I CONAHUS, trabalhando em conjunto com a Editora Lion Publication. Em prol da democratização do Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária.
link do DOI: http://doi.org/10.55664/conahus2022
ISBN registrado: 978-65-998917-1-7 .
Título: I° Congresso Nacional de Humanização na Saúde
Subtítulo: I° CONAHUS
Formato: Livro Digital
Veiculação: Digital
Comissão Organizadora
Editora Lion
Comissão Científica
Cristiano Pereira Sena
Eduarda Albuquerque Vilar
(92) 99321-7846
Cristiano Sena, Ceo da Editora Lion Publication