Objetivo: Avaliar a implantação da filosofia paliativista no cuidado de enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e verificar a crítica das(os) enfermeiras(os) sobre suas vivências.
Metodologia: Revisão integrativa da literatura. Os dados foram coletados de artigos acadêmicos publicados de 2009 a 2019, seguindo-se os critérios de seleção estabelecidos. A amostragem totalizou 21 artigos elegidos.
Resultados: Os achados foram elencados em três categorias: O Cuidado de Enfermagem; A Filosofia Paliativa; A Morte e o Morrer. Encontramos lacunas relativas à teoria e prática paliativa. Bem como às condições estressantes de trabalho e às dificuldades subjetivas. Mas, ações tímidas para uma assistência mais humanizada estão em curso.
Considerações Finais: Espera-se que movimentos como o paliativismo ganhem mais atenção diante de cenários críticos onde o cuidado integral se faz premente.
Estes são os estimados trabalhos submetidos e publicados no primeiro Congresso Nacional de Humanização na Saúde: I CONAHUS, trabalhando em conjunto com a Editora Lion Publication. Em prol da democratização do Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária.
link do DOI: http://doi.org/10.55664/conahus2022
ISBN registrado: 978-65-998917-1-7 .
Título: I° Congresso Nacional de Humanização na Saúde
Subtítulo: I° CONAHUS
Formato: Livro Digital
Veiculação: Digital
Comissão Organizadora
Editora Lion
Comissão Científica
Cristiano Pereira Sena
Eduarda Albuquerque Vilar
(92) 99321-7846
Cristiano Sena, Ceo da Editora Lion Publication