RESUMO: Introdução: Dentro do sistema de saúde, a Humanização é entendida por gestos que compreendem três âmbitos interligados: Solidariedade, Compaixão e Sensibilização. Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o surto do novo coronavírus constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Essa decisão buscou aprimorar a coordenação, a cooperação e a solidariedade global para interromper a propagação do vírus (OPAS, 2021). Durante o surto pandêmico, houve-se em casos mais graves a hospitalização de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que se tornou um ambiente fundamental nas práticas de Humanização. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por um Técnico em Enfermagem em uma UTI durante o surto pandêmico de COVID-19. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência de caráter observatório durante o período de janeiro a maio de 2021. O local de ação foi extraído do cotidiano profissional de um técnico em enfermagem em um hospital referência no tratamento de COVID-19 em Manaus/AM. Resultados: Com grande número de internações decorrentes a COVID-19, principalmente em UTI tornou-se necessário uma assistência cada vez mais consolidada e treinada nos diferentes perfis de pacientes. Diante do cenário trazido pela pandemia e as mudanças no atendimento, como a criação de fluxos e protocolos próprios, restrição de visitas hospitalares e a adoção de boletim médico por chamadas telefônicas, ações como a conversa beira-leito com o paciente, musicoterapia como uma prática de relaxamento, prática de visitas multiprofissionais beira-leito e liberação para realização de vídeo chamadas fizeram parte por mais que simples, de ações de humanização dentro não só de UTI mas de todos os estabelecimentos de saúde durante a pandemia de COVID-19. Tendo em vista a humanização e o foco na reabilitação da saúde do paciente, ações simples mais de carácter efetivo no cuidado fizeram toda a diferença. Conclusão: No cotidiano dos serviços de saúde, percebe-se que práticas profissionais estão caracterizadas por relações entre profissionais e pacientes, e são nessas relações que há uma abertura para o desenvolvimento das práticas de humanização. As ações de humanização na saúde são vistas por relações saudáveis entre profissional e o paciente, na qual há uma interação do profissional que cuida e do paciente que é cuidado, no contexto da pandemia de COVID-19 houve um grande advento de novas práticas no cuidar, principalmente em uma UTI que adotou novas práticas de humanização centradas na relação profissional-paciente. Ações simples que possam melhorar os dias de internação do paciente, levando bem estar, solidariedade, compreensão e até sorriso muda a assistência no momento de medo como foi enfrentado na pandemia não só pelos profissionais, mas principalmente pelos pacientes que recebem o cuidado.
Estes são os estimados trabalhos submetidos e publicados no primeiro Congresso Nacional de Humanização na Saúde: I CONAHUS, trabalhando em conjunto com a Editora Lion Publication. Em prol da democratização do Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária.
link do DOI: http://doi.org/10.55664/conahus2022
ISBN registrado: 978-65-998917-1-7 .
Título: I° Congresso Nacional de Humanização na Saúde
Subtítulo: I° CONAHUS
Formato: Livro Digital
Veiculação: Digital
Comissão Organizadora
Editora Lion
Comissão Científica
Cristiano Pereira Sena
Eduarda Albuquerque Vilar
(92) 99321-7846
Cristiano Sena, Ceo da Editora Lion Publication