Introdução: O Transtorno Bipolar diz respeito a uma condição psiquiátrica caracterizada por alterações graves de humor, envolvendo períodos de euforia e depressão, associando-se a sintomas cognitivos, físicos, bem como comportamentais. Dividem-se em tipo I, tendo no mínimo um episódio maníaco e o tipo II, definido pela presença de episódios depressivos maiores e pelo menos um episódio hipomaníaco e também o tipo Inespecífico, onde não se encaixam nas características dos tipos anteriores, entretanto, apresentam características claras. Logo, baseando-se no conhecimento científico, os cuidados de enfermagem são considerados de suma importância para a humanização da intervenção em qualquer campo profissional, sobretudo quando prestado no âmbito do adoecimento mental. Objetivo: relatar a vivência de acadêmicos de enfermagem na assistência à usuária da Rede de Atenção Psicossocial com diagnóstico de Transtorno Afetivo Bipolar. Metodologia: a experiência deu-se durante estágio da disciplina de Saúde Mental, em prática de atenção à pessoa em sofrimento psíquico, e realizada por discentes do quinto período do curso de Enfermagem de Instituição de Ensino Superior, sob supervisão das docentes e pós-graduandas da disciplina, em um hospital psiquiátrico de referência, localizado no Piauí. Assim, realizou-se o planejamento do Processo de Enfermagem a uma das usuárias do serviço com diagnóstico de Transtorno Bipolar. Inicialmente os alunos tiveram contato teórico com a temática em sala de aula; em seguida receberam o roteiro, elaborado pelas docentes, contendo orientações sobre como avaliar o estado mental da paciente. Resultados: os acadêmicos realizaram três momentos de conversa para avaliar a evolução da cliente, nessas, sucederam orientações sobre a importância da adesão ao tratamento e os benefícios da continuidade após alta hospitalar, cuidados de higiene e orientações para a manutenção de habilidades sociais. O momento também possibilitou um espaço de acolhimento, afeto e escuta para as necessidades relatadas pela usuária do serviço, como o desejo de retornar ao seu lar e a tristeza por não ter visitas de seus familiares. A partir das informações levantadas, elencou-se diagnósticos e intervenções de enfermagem para um possível retorno dos acadêmicos ao local. Conclusão: a vivência possibilitou importante experiência para os acadêmicos, uma vez que a aproximação com a cliente e com o serviço permitiu a quebra de estigmas e preconceitos acerca do público atendido. Quanto às limitações, nota-se a dificuldade do contato com a família para aprofundamento dos antecedentes à internação da paciente. Entretanto, o presente estudo evidenciou a importância do contato direto com os usuários e despertou a reflexão sobre a necessidade de humanização do cuidado por parte dos profissionais que ali atuam, permitindo que o indivíduo não seja um mero ouvinte, mas sim, protagonista no seu processo de cuidado.
Estes são os estimados trabalhos submetidos e publicados no primeiro Congresso Nacional de Humanização na Saúde: I CONAHUS, trabalhando em conjunto com a Editora Lion Publication. Em prol da democratização do Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária.
link do DOI: http://doi.org/10.55664/conahus2022
ISBN registrado: 978-65-998917-1-7 .
Título: I° Congresso Nacional de Humanização na Saúde
Subtítulo: I° CONAHUS
Formato: Livro Digital
Veiculação: Digital
Comissão Organizadora
Editora Lion
Comissão Científica
Cristiano Pereira Sena
Eduarda Albuquerque Vilar
(92) 99321-7846
Cristiano Sena, Ceo da Editora Lion Publication