POR QUE PARTICIPAR DE LIGAS ACADÊMICAS?

  • Autor
  • João Victor Matos de Assis
  • Co-autores
  • Francisca Jorlanna da Silva Rocha , Isadora Sayonara Ferreira Coelho , Jessianne Laís de Sousa Silva , Emily Karen Miranda Rocha , Lenilson Ricardo Oliveira Campos , Natália Rodrigues Da Silva
  • Resumo
  • RESUMO: INTRODUÇÃO: A Liga Acadêmica é uma importante forma de interação entre

    acadêmicos de diversos cursos, promovendo uma interação multidisciplinar entre os

    universitários, desenvolvendo experiências no meio extracurricular, e de aperfeiçoamento de

    tais componentes que abrangem a formação acadêmica (SILVA et al, 2018). Logo, as ligas

    desenvolvem a prática, melhora do currículo e outros benefícios, são benefícios que motivam

    o estudante a participar, tornando cada vez mais viável a criação de diversas Ligas Acadêmicas

    no país (GEORGEN, 2017). OBJETIVO: Mostrar aos acadêmicos a importância de se

    participar de uma liga acadêmica ao longo da graduação. METODOLOGIA: Para a realização

    desta revisão da literatura foi realizado uma busca de artigos em variadas bases de dados

    nacionais. Entre elas, Scielo e PubMed no idioma português, entre os anos de 2017 a 2022.

    RESULTADO E DISCUSSÃO: Ligas Acadêmicas são entidades vinculadas a uma instituição

    de ensino superior, sem fins lucrativos ou filantrópicas, compostas por discentes e orientadas

    por um docente vinculado. Podem ser multiprofissional ou oniprofissional e têm como principal

    norte viabilizar aos participantes vivências que abrangem a integração entre ensino, pesquisa e

    extensão, proporcionando mais aprendizagem sobre determinada área, bem como autonomia

    aos acadêmicos (SILVA et al., 2018). As ligas passaram a ser uma opção adotada pelos

    acadêmicos para montar um currículo diferenciado, que se configurando como base

    complementar na formação do graduando, não obrigatória, que, todavia, contribui para o

    desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes (MERCÊS et al, 2019). E são formadas

    por estudantes, geralmente, do mesmo curso ou multidisciplinar, onde ocorre o aprofundamento

    do aprendizado em determinado tema, visando o aperfeiçoamento do conhecimento pessoal em

    prol da sociedade (SOUZA et al, 2022). CONCLUSÃO: O aluno quando membro de uma Liga

    Acadêmica é considerado ligante, sendo notável a diferença de um aluno ligante para um aluno

    comum, este traz consigo noções de, protagonismo e engajamento, tendo uma maior

    experiência nas relações interpessoais, mas também, o conhecimento a respeito da área

    escolhida, através de maior submersão nos assuntos tratados, o que engrandece e enriquece

    ainda mais o seu currículo e seu crescimento pessoal.

  • Palavras-chave
  • Liga Acadêmica; Interação; Acadêmicos; Conhecimento.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Resumo simples, Humanização no Ensino Superior, Saúde e Educação
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Estes são os estimados trabalhos submetidos e publicados no primeiro Congresso Nacional de Humanização na Saúde: I CONAHUS, trabalhando em conjunto com a Editora Lion Publication. Em prol da democratização do Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária.  

link do DOI: http://doi.org/10.55664/conahus2022

ISBN registrado: 978-65-998917-1-7 .

Título:  I° Congresso Nacional de Humanização na Saúde 

Subtítulo:  I° CONAHUS 

Formato:  Livro Digital 

Veiculação:  Digital 

  • Capítulo de Livro, Políticas Sociais, Administração e Recursos na Saúde
  • Capítulo de Livro, Ciência Política, Humanização e Inovação
  • Capítulo de Livro, Humanização nos Sistemas de Saúde
  • Capítulo de Livro, Importância da Humanização no Contexto Hospitalar
  • Capítulo de Livro, Humanização no Ensino Superior, Saúde e Educação
  • Capítulo de Livro, Elaboração do Aprendizado em Política e Planejamento
  • Capítulo de Livro, Humanização no Contexto da Atenção Primária e Saúde Coletiva
  • Capítulo de Livro, Atenção Primária à Saúde
  • Capítulo de Livro, democracia e Participação Social nos Serviço de Saúde
  • Capítulo de Livro, Economia na Saúde
  • Capítulo de Livro, Direito na Saúde, ética e bioética
  • Capítulo de Livro, Gestão Humanizada dos Recursos Humanos
  • Capítulo de Livro, Prevenção e Promoção da Vigilância em Saúde
  • Capítulo de Livro, Universalização, Equidade e Integralidade do Cuidado
  • Capítulo de Livro, Sistema Único de Saúde, Saúde Pública
  • Capítulo de Livro, Atenção Secundária, Terciária e Sistemas de Saúde
  • Resumo simples, Políticas Sociais, Administração e Recursos na Saúde
  • Resumo simples, Ciência Política, Humanização e Inovação
  • Resumo simples, Humanização nos Sistemas de Saúde
  • Resumo simples, Importância da Humanização no Contexto Hospitalar
  • Resumo simples, Humanização no Ensino Superior, Saúde e Educação
  • Resumo simples, Elaboração do Aprendizado em Política e Planejamento
  • Resumo simples, Humanização no Contexto da Atenção Primária e Saúde Coletiva
  • Resumo simples, Atenção Primária à Saúde Democracia e Participação Social nos Serviço de Saúde
  • Resumo simples, Economia na Saúde
  • Resumo simples, Direito na Saúde, ética e bioética
  • Resumo simples, Gestão Humanizada dos Recursos Humanos
  • Resumo simples, Prevenção e Promoção da Vigilância em Saúde
  • Resumo simples, Universalização, Equidade e Integralidade do Cuidado
  • Resumo simples, Sistema Único de Saúde, Saúde Pública
  • Resumo simples, Atenção Secundária, Terciária e Sistemas de Saúde

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