RESUMO: INTRODUÇÃO: O ingresso no ensino superior é marcado por várias
possibilidades proporcionadas pelo ambiente acadêmico, uma dessas possibilidades é a
monitoria acadêmica, que estimula e reforça a importância da pesquisa científica, além de
facilitar o processo ensino-aprendizagem (CARVALHO, 2019). O Programa de Monitoria é o
primeiro contato do aluno com o mundo da docência, é utilizado na prática também como
espaço para o surgimento de novas perspectivas profissionais e pessoais. Como cita HAAG et
al (2009), a monitoria na graduação se define como um serviço de contribuição pedagógica
visando oportunizar o desenvolvimento de habilidades técnicas e aprofundamento teórico,
proporcionando o aperfeiçoamento acadêmico. OBJETIVO: Mostrar a importância da
monitoria acadêmica. METODOLOGIA: Este resumo simples se trata de uma revisão
bibliográfica, nas bases de dados scielo e Lilacs, onde foram selecionados artigos entre os anos
de 2008 a 2019, no idioma português. RESULTADO E DISCUSSÃO: O aluno monitor ocupa
uma posição de troca constante, seja com o professor-orientador ou com os demais alunos, e
isso o auxilia na hora de trilhar seu caminho profissional. A monitoria acadêmica é uma
modalidade de ensino aprendizagem que atende às necessidades de formação universitária à
medida que envolve o graduando nas atividades de organização, planejamento e execução do
trabalho docente. A monitoria tende a ser representada como uma tarefa que solicita
competências do monitor para atuar como mediador da aprendizagem dos colegas, contando,
para sua consecução, com a dedicação, o interesse e a disponibilidade dos envolvidos
(BATISTA; FRISON, 2009). CONCLUSÃO: A prática da monitoria acadêmica é essencial
para formação universitária, tendo em vista que a monitoria proporciona uma ajuda efetiva ao
professor em suas atividades de ensino aprendizagem, em todas as etapas do processo
pedagógico, ale, disso, proporciona ao aluno a possibilidade de ampliar o conhecimento em
uma determinada disciplina, despertar o interesse para a docência e desenvolver aptidões e
habilidades no campo do ensino, se tornando um profissional dedicado e humanizado.
Estes são os estimados trabalhos submetidos e publicados no primeiro Congresso Nacional de Humanização na Saúde: I CONAHUS, trabalhando em conjunto com a Editora Lion Publication. Em prol da democratização do Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária.
link do DOI: http://doi.org/10.55664/conahus2022
ISBN registrado: 978-65-998917-1-7 .
Título: I° Congresso Nacional de Humanização na Saúde
Subtítulo: I° CONAHUS
Formato: Livro Digital
Veiculação: Digital
Comissão Organizadora
Editora Lion
Comissão Científica
Cristiano Pereira Sena
Eduarda Albuquerque Vilar
(92) 99321-7846
Cristiano Sena, Ceo da Editora Lion Publication