Avaliação de Substratos no Desempenho da Massa Verde da Parte Aérea da Alface

  • Autor
  • Bruno José Leite Fernandes
  • Co-autores
  • Allison Ferreira Barbosa , Iara Kely Brito dos Santos , Igor Gabriel Lacerda da Silva , Vitório Augusto Lima
  • Resumo
  • A alface, cultivada em todas as regiões do Brasil, é consumida preferencialmente na forma de salada. Sua aceitação se deve ao sabor agradável, valor nutricional, fácil preparo e preço atrativo ao consumidor. No Brasil a alface é a terceira hortaliça em valores de produção, perdendo apenas para a melancia e o tomate, sua produção é superior a 1,5 milhões de toneladas, gerando uma movimentação no comercio de 8 bilhões de reais ao ano. É uma hortaliça de semeadura indireta, em que a produção de mudas consiste em uma etapa essencial para o sucesso do seu cultivo. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar substratos no desempenho da massa verde da parte aérea da alface. O experimento didático foi conduzido durante a disciplina de Experimentação Agropecuária, em casa de vegetação do Instituto Federal de Alagoas – Campus Piranhas. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro tratamentos: Carolina Soil® (comercial), e por substratos enriquecidos por solo e compostos orgânico, nas seguintes proporções: 75% - 50% - 25%. Os tratamentos foram submetidos a cinco repetições, totalizando 20 parcelas experimentais. Cada parcela experimental foi composta por quatro plantas. O substrato com 25% de solo e 75% de composto orgânico, proporcionou o melhor desempenho, com mudas apresentando 0,7469 gramas, não diferindo estatísticamente dos demais subtratos alternativos a 5% de probabilidade pelo teste de Tukey. Esses resultados mostram a superioridade dos substratos alternativos, que podem ser formulados pelos produtores de mudas da região, pois o substrato comercial, Carolina Soil®, foi o que proporcionou o pior desempenho para a variável massa verde da parte aérea da alface.

  • Palavras-chave
  • Lactuca satica., substratos, produção de mudas, sustentabilidade
  • Área Temática
  • 7. Produção Vegetal
Voltar Download

A IV Semana Acadêmica de Engenharia Agronômica (SEAGRO), realizada pelo IFAL Campus Piranhas, no período de 10 a 13 de dezembro de 2024, com o tema O desafio da produção agroalimentar no cenário das mudanças climáticas. A IV SEAGRO busca disseminar o conhecimento técnico-científico e o intercâmbio entre pesquisadores, técnicos e agricultores na realização de discussões sobre os desafios encontrados para a produção de alimentos no meio rural diante das tendências do clima.

Configurações Gerais do Texto: fonte Times New Roman (tamanho 12), formato do papel A4, espaçamento de 1,5 entre linhas, margens da página (superior e inferior: 2,5 cm; esquerda e direita: 3,0 cm), corpo do resumo sem parágrafos e alinhamento justificado.

Estrutura Geral do Resumo Deverá Estar na Seguinte Ordem: Título, Autor (es), Nome da Instituição de cada Autor, Corpo do Resumo, Palavras-Chave, Área de Conhecimento, Fonte de Financiamento (somente para os trabalhos que tiveram auxílio financeiro). Não deve conter gráficos, figuras ou tabelas.

Título: deve ser escrito com letras maiúsculas, em negrito e centralizado. Não exceder o número de 15 palavras. Nomes científicos de espécies devem seguir as regras de nomenclatura.

Autor (es): os nomes ficarão localizados com o espaçamento de uma linha abaixo do título do trabalho e devem ser escritos em letra maiúscula e iniciando com o sobrenome, seguido das iniciais maiúsculas do restante do nome do autor. Deverão estar centralizados e separados por ponto e vírgula. O nome do apresentador do trabalho deverá estar sublinhado. O apresentador também deverá estar inscrito no evento. Os trabalhos deverão conter no máximo seis autores.

Nome da Instituição de Cada Autor: deve ser indicado após o nome de cada autor, sobrescrito e número arábico com ordem crescente (nova instituição). As informações sobre os vínculos institucionais (nome da faculdade e/ou universidade, cidade e um e-mail para contato; não colocar categoria: graduando, pós-graduando, professor, pesquisador, técnico, etc.) de cada autor devem ser inseridas na linha abaixo do nome dos autores. Autores que pertencem à mesma instituição escrever apenas uma vez esta descrição, com um único e-mail.

Corpo do Resumo: deverá conter mínimo de 200 e máximo de 300 palavras, abordando as principais informações do trabalho em ordem cronológica na seguinte estrutura: introdução, objetivo, material e métodos, resultados e conclusão. Não indicar esta estrutura no texto, mas escrever as informações do trabalho de forma sucinta, clara e objetiva (consultar MODELO DE RESUMO com link disponível no site do evento).

Palavras-chave: as palavras deverão iniciar com letras maiúsculas e separadas por ponto final. Devem conter mínimo de três e máximo de cinco palavras simples ou composta. Não devem ser as mesmas contidas no título.

Fontes de Financiamento: escrever apenas a sigla da agência de financiamento (exemplo: CNPq, CAPES, FAPEAL, IFAL).

Envio do Resumo Simples: O resumo deve ser salvo em formato Documento do Word (arquivo de extensão doc) e enviado para o e-mail: trabalhos.seagro2018@gmail.com. Antes de anexar o arquivo deve-se nomeá-lo de forma padronizada com nome do apresentador.

  • 1. Biotecnologia e Melhoramento Genético
  • 2. Clima e Produção Agropecuária
  • 3. Energias Renováveis
  • 4. Fitossanidade
  • 5. Impactos Ambientais e Desertificação
  • 6. Manejo do Solo e Nutrição Mineral de Plantas
  • 7. Produção Vegetal
  • 8. Produção Animal
  • 9. Recursos Hídricos e Manejo da Irrigação
  • 10. Sanidade Animal
  • 11. Tecnologia de Alimentos
  • 12. Administração, Empreendedorismo e Ecoturismo
  • 13. Segurança do Trabalho

Antonio Francelino de Oliveira Filho

Kleyton Danilo da Silva Costa

Alex Santiago Nina

Braulio Crisanto Carvalho da Cruz

Danielle Braga Tavares Vasconcelos da Silva

Ênio Gomes Flôr Souza

Fábio José Marques

Francilene de Lima Tartaglia

Pablo Fabrício da Conceição

Saniel Carlos dos Santos

Instituto Federal de Alagoas

Contato geral: (82) 3194-1150

Reitor: Carlos Guedes de Lacerda


Campus Piranhas

Diretor-Geral: Antonio Iatanilton Damasceno de França

Diretor Acadêmico: Fabiano Barbosa de Souza Prates


Realização
Presidente da Seagro: Alex Santiago Nina

Curso de Graduação em Engenharia Agronômica

Coordenador: Michelangelo de Oliveira Silva